Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Valle

E2k + Nitro 700 Juntos?

Recommended Posts

Tenho um modulo RS-1200D, e inicialmente tive um nitro 700 4+4 12" ligado em paralelo, e agora tenho um E2K 700W 12" 4+4 em paralelo.

Com o nitro o grave era otimo pra fora, e pra dentro era bom, e com o E2K o grave pra dentro e perfeito.

Principalmente colocando o sub virado para frente do carro, mas pra fora fica fraco de qualquer maneira.

Estou pensando em colocar outro sub, a primeira vista era mais um E2K, mas hj tive a ideia de colocar um nitro 700.

A ideia é a seguinte, uma caixa retangular, com uma parede dividindo em duas formas trapezionais, cada lado com um sub, o E2K virado para frente do carro, e o nitro virado para tras.

(segue anexo de um esboço)

Colocando todas as bobinas em paralelo cairia para 1 ohms, assim o modulo fornece 1200W, 600 para cada sub.

Obviamente terei que calcular exatamente a litragem de cada lado do sub.

Agora quero saber de vcs, quem ja viu algo parecido? será que da certo?

Vou ter grave pra dentro e pra fora, um não vai interferir no outro?

post-28-1169342903.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, o que eu vi parecido com isso foram dois sub de 12 virados para fora e um de 15 pra dentro, nao na mesma caixa, mas com a divisória ali nao da diferenca (acho)

e tambem nao vi em forma de trapezio assim nao :rolleyes:

nao lembro as marcas dos subs pois tava passando só, a noite, e o carro tava parado, ai nao deu de reparar.

mas tocava ABSURDO!

Compartilhar este post

Link para o post
cara, o que eu vi parecido com isso foram dois sub de 12 virados para fora e um de 15 pra dentro, nao na mesma caixa, mas com a divisória ali nao da diferenca (acho)

e tambem nao vi em forma de trapezio assim nao :rolleyes:

nao lembro as marcas dos subs pois tava passando só, a noite, e o carro tava parado, ai nao deu de reparar.

mas tocava ABSURDO!

Se for viavel fazer esse tipo de ideia acho que fica bom com esse desenho de caixa.

Pois não vai ter paredes paralelas para criar ondas estacionarias, e tb pratica pois será uma só.

Primeiro quero opiniões do pessoal mais experiente se fica bom o som, depois disso irei fazer o projeto do tamanho, espessura da madeira e tudo mais...

Espero respostas pessoal...

Se eu fizer vou tirar fotos e postar os resultados aqui...

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Soh pra aproveitar, tenho um roadstar 4210 (840 roxo) pra médio e agudo, eu sei que ele trabalha em 4 x 70W a 4ohms, e a 2ohms, alguem sabe quando ele trabalha?

Ajudem ai... to loco pra colocar em pratica minha ideia...

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse tipo de ligação além de vc estar perdendo pressão sonora no E2k virado para a frente do carro, vai estar havendo cancelamento de ondas e fases devido as sonoridades diferentes dos dois subs se estiverem ligados ao mesmo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Nesse tipo de ligação além de vc estar perdendo pressão sonora no E2k virado para a frente do carro, vai estar havendo cancelamento de ondas e fases devido as sonoridades diferentes dos dois subs se estiverem ligados ao mesmo tempo.

A perda de pressão sonora com o E2K virado pra dentro eu discordo, pois eu ja tenho ele instalado virado para a traseira do carro, e este sabado eu fiz um teste virando ele para frente do carro, dentro do carro teve um ganho significativo de pressão, e para fora do carro ele perdeu um pouco.

Em questão de cancelamento de ondas pelo fato de dois subs diferentes, ai eu não sei, pode ser que tenha pelo fato de estar um de costas para o outro, mas pelo fato de serem diferente não tenho certeza, pois ja vi carros com mais de um tipo de sub ligado batendo junto...

O que vcs acham???

Compartilhar este post

Link para o post
A perda de pressão sonora com o E2K virado pra dentro eu discordo, pois eu ja tenho ele instalado virado para a traseira do carro, e este sabado eu fiz um teste virando ele para frente do carro, dentro do carro teve um ganho significativo de pressão, e para fora do carro ele perdeu um pouco.

Em questão de cancelamento de ondas pelo fato de dois subs diferentes, ai eu não sei, pode ser que tenha pelo fato de estar um de costas para o outro, mas pelo fato de serem diferente não tenho certeza, pois ja vi carros com mais de um tipo de sub ligado batendo junto...

O que vcs acham???

mas pelo fato de serem diferente não tenho certeza, pois ja vi carros com mais de um tipo de sub ligado batendo junto...

funcionar, funciona, eu ja usei dois subs diferendes, eu tinha um de uma marca e comprei outro de outra por ser mais barato, ganhei spl, mas jamais vai ficar como deveria, ou seja se os dois fossem iguais

Compartilhar este post

Link para o post

eu não so muito fan de usar 2 subs diferentes pelos varios motivos que podem levar a uma perda de qualidade~potencia~etc

mais eu acho que é tudo uma questão de testar sabe, fazer uma caixa certa pra o que voce quer, acertar a sintonia de cada camara de acordo com o resultado que você queira com cada sub..acho que poderia ficar legal sim..

Apenas uma dica, pense a respeito, mais não seria legal voce fazer 2 caixas tipo "piramide", fazer elas do mesmo tamanho (por exemplo, se o nitro pedir 60 litros e o e2k 50, fassa 2 de 60 e depois coloque algo no interior da caixa do e2k pra acertar, lembrando que falei isso com valores meramente teoricos, um exemplo!) dai voce poderia deixar uma virada para dentro e a outra pra fora, depois deixar as 2 viradas pra fora, ou as 2 pra dentro..vai depender do que voce quiser mesmo, e depois ficaria mais facil, quando precisar de um pouco de porta malas, retire uma, ou se depois quiser se disfazer delas, podera vender separado..existem grandes vantagens em se fazer as caixas assim..é apenas uma idéia

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
eu não so muito fan de usar 2 subs diferentes pelos varios motivos que podem levar a uma perda de qualidade~potencia~etc

mais eu acho que é tudo uma questão de testar sabe, fazer uma caixa certa pra o que voce quer, acertar a sintonia de cada camara de acordo com o resultado que você queira com cada sub..acho que poderia ficar legal sim..

Apenas uma dica, pense a respeito, mais não seria legal voce fazer 2 caixas tipo "piramide", fazer elas do mesmo tamanho (por exemplo, se o nitro pedir 60 litros e o e2k 50, fassa 2 de 60 e depois coloque algo no interior da caixa do e2k pra acertar, lembrando que falei isso com valores meramente teoricos, um exemplo!) dai voce poderia deixar uma virada para dentro e a outra pra fora, depois deixar as 2 viradas pra fora, ou as 2 pra dentro..vai depender do que voce quiser mesmo, e depois ficaria mais facil, quando precisar de um pouco de porta malas, retire uma, ou se depois quiser se disfazer delas, podera vender separado..existem grandes vantagens em se fazer as caixas assim..é apenas uma idéia

:legal:

Eu calculei com 50 litro o E2k e 45 o nitro, nos "programinhas" que tem no site do autosom, na parte de duvidas-artigos.

Ja vi o tamanho extado dos dutos e talz, a divisoria da caixa não vai ser perfeitamente no meio, vai ficar um pouco mais pro lado, pra dar litragem a mais no lado do E2K.

Eu estou ciente que os dois não vão bater como deveria, um vai bater mais que o outro, mas como os dois são de 700Wrms, o modulo vai fornecer 1200Wrms, 600 pra cada, se ajustar bem vai bater bem...

de qualquer forma se eu colocar dois E2K eles vão trabalhar a 600Wrms e não a 700Wrms como esta agora com somente um sub.

A minha duvida agora eh se eles estando de lados opostos, podem criar ondas estacionarios?? Alguem sabe se isso pode acontecer?

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Valle ?

tava lendo seu topico, e pensei no seguinte: colocar uma chave pra alternar os subs. Assim o 2k nao ficaria com "fome" e o Nitro muito menos

Mas caso queira os dois tocando ao mesmo tempo esqueca minha ideia

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post
Blz Valle ?

tava lendo seu topico, e pensei no seguinte: colocar uma chave pra alternar os subs. Assim o 2k nao ficaria com "fome" e o Nitro muito menos

Mas caso queira os dois tocando ao mesmo tempo esqueca minha ideia

Abracos

O problema da chave seletora eh ter que ficar regulando o som toda hora na troca.

A ideia da chave seletora eu ja tive em fazer com os alto falantes da porta, quando abrir o porta mala ativa um rele pra cortar o som das portas e jogar para as cornetas e tw... normalmente quem abre o porta mala eh pra fazer festa e ninguem fica dentro do carro... [¨]

O objetivo de colocar os dois sub, eh, o nitro eh mais barato, e bate muito bem pra fora, o bravox eu ja tenho, e tem otima qualidade e bate muito pra dentro...

queria unir os dois pra ficar com um som legal, pois de qualquer forma pretendo colocar mais um sub.

Mas fica a duvida, mais um bravox, ou um nitro, ou outro q seja parecido com o bravox mas que seja barato q bata pra fora...

Duvidas... duvidas... ahhhh :banghead

Não quero comprar um nitro e depois descobrir que não da certo, eu sei q vou saber somente testando, mas se alguem tiver objeção da ideia q eu tive eu ja desisto de fazer, e nem gasto com o nitro...

Preciso de mais ideia...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Ressuscitando o tópico;

nao poderia ser usado um eros de 12` junto com o e2k???

Assim teria um otimo falante para graves internos e um otimo falante para graves esternos^^

O que vcs acham???

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...