Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pertheus

Construindo Minha Caixa Selada

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal. Acessei a pag. "http://www.autosom.net/artigos/box_design.htm" e lá calculei o tipo e litragem da minha caixa. O tipo, foi selada. Na litragem deu um probleminha, o volume calculado "Vb" (o que é esse volume?) para caixa selada deu 295.83...é maior que o vol. da porta-malas do meu carro, um Pálio EX 2002 (G2)!

Pergunto I

Como pode isso? É isso mesmo? E ai? Como eu faço? Ou não faço (heheh)?

Aqui vão as especificações do meu auto-falante:

Marca/Modelo: Hinor Star Pp 8" (polegadas);

Impedância: 4 ohms;

Potência RMS (ABNT 10300): 75W;

SPL(dB/W/m): 87;

SPL(dB/2.83V/m): 90;

Resp Freq. (-10dB): 45 - 4500Hz

Volume Ocupado pelso falante: 1.0 Litro;

Parametros Thielle & Small:

Fs; 49 Hz;

Re: 3.8 Ohms;

Qms = 4.06;

Qes: 0.823;

Qts: 0.684;

Vas: 20.23 Litros; ( o que é isso?)

Vd: = 0.0424 litros;

Xmax: 3.5 mm

BL: 6.70 Tm

Essa caixa se destina apenas para um reforço de graves no interior do veículo, por isso comprei um auto falante de 8" - 75W RMS.

Detalhe, além do auto-falante, tenho:

Toca-cd sony CDX-GT407X com volume e saidas idependentes para subwoofer; Amplificador Boog AB 2100H com entrada RCA, controle de volume, seletor de frequencia (HI, Low, Full Range) e saída em bridge p/ sub a 90W RMS;

Pergunto II:

Será que, mesmo que eu não usando toda a potência do toca-cd (que tem volume independente para subwoofer), corro risco de queimar meu auto-falante????

Pergunto III:

Qual a posição do seletor, no aplificador, devo colocar: Full Range ou Low? èrgunto pois o rádio já tem volume idependente p/ sub, será que desde lá as frenquencias já não são baixas????

Puxa, coisa pra caramba. né??? Mas, desde já agradeço a ajuda de vcs!

SDS

Pertheus

Postado em

De cara o QTS do falante já indica uma caixa dutada, mas pode ser feita a selada na boa, que com certeza nao vai ter uma litragem tão grande quanto a q vc obteve.

Artigo sobre falantes HINOR vai te ajudar com certeza.

Quanto a potência, fique tranqüilo que sub queimar por excesso de potência é difícil (mas não impossível), inclusive tem colunistas que recomendam que o ampli tenha 50% a mais de potência em relação ao que o sub aguenta, para que você aproveite o sub ao máximo.

Para o sub a posição é LOW, mesmo com o controle para o sub (a vantagem é que você pode controlar o volume do sub e ajustar melhor o som).

Abraços,

Edit: tirei a pergunta pois estava tomando muito espaço

Postado em
De cara o QTS do falante já indica uma caixa dutada, mas pode ser feita a selada na boa, que com certeza nao vai ter uma litragem tão grande quanto a q vc obteve.

Artigo sobre falantes HINOR vai te ajudar com certeza.

Quanto a potência, fique tranqüilo que sub queimar por excesso de potência é difícil (mas não impossível), inclusive tem colunistas que recomendam que o ampli tenha 50% a mais de potência em relação ao que o sub aguenta, para que você aproveite o sub ao máximo.

Para o sub a posição é LOW, mesmo com o controle para o sub (a vantagem é que você pode controlar o volume do sub e ajustar melhor o som).

Abraços,

Edit: tirei a pergunta pois estava tomando muito espaço

Mas no site....a equação que define se dutada ou selada... aponta selada. Como vc afirma que "de cara" a caixa é dutada...quais os parametros que vc usa?

Na Hinor aparece tem um doc...que mostra vários projetos para som de várias marcas...e tem um do palio que é o mesmo que o meu...2 midbass cruzade 6" 400w(hinor)+2 tweeters(originais do carro) - frente e 2 coaxias 5" JBL 100W RMS... aieles sugerem uma caixa selada ba hinor...ela é bem pequena...será que é boa?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...