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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Salvador

Som No Celta

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Edit: postei mais fotos na página 2

 

 

E aí Galera, beleza?

 

Montei o som do meu Celtinha e tirei algumas fotos para que vocês acompanhem. Espero que gostem e que ajude em algo na construção e nas idéias de vocês. Valeu!!!! :legal:

 

 

Subwoofer Bomber DUB 12" 4ohms

Kit 2 vias Hurricane NR55 (eu já tinha)

Amplificador Audiobank 4100

Unidade principal Kenwood MP572CR (eu já tinha)

Cabo de Alimentação 16mm2

Cabo kit 2 vias: 2.5mm2 mid e 1.5mm tweeter

 

 

Preparando o pezinho

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Unidade central

 

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Subwoofer

 

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Preparando a caixa do Sub

 

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Rack do Amplificador

 

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Tendo uma noção do posicionamento do falante no pezinho

 

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Cabo de alimentação do Amplificador protegido por fusível

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Resinando a caixa do Sub

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Preparando a coluna para os Tweeters

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Resinando o pezinho

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Resinando a caixa do Sub com fibra de vidro

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Resinando os pezinhos com fibra de vidro

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Testando os pezinhos para ver se não pegariam na porta

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Passando massa plástica nos pezinhos

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Colunas lixadas

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Testando o encaixe da caixa do Sub

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Pezinhos lixados

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Pezinhos e rack do Amplificador

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Preparando o rack para ser revestido com courvim

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Rack revestido

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Testando encaixe do rack e Amplificador

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Pezinho revestido com courvim

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Crossover's

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Pezinho resultado final

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Coluna resultado final - usei courvim branco para que não atrapalhe no campo de visão quando estiver dirigindo, pois percebi que tons escuros não ajudam muito

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Passando massa plástica na caixa do Sub

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Resultado final do rack do Amplificador

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Tampa do Estepe - fazendo o alto-relevo

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Solução para o triângulo de segurança, para quem não sabe ele ficava onde a caixa do Sub está

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Detalhe do porta-fusível

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Resultado final da caixa do Sub

SV302079.jpg

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Perfeito veio.. é exatamente isso qe vou qerer se eu não conseguir comprar um corsa, ai vou atras do celta;;..

Vou pedir ajuda a vc dai...

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Perfeito veio.. é exatamente isso qe vou qerer se eu não conseguir comprar um corsa, ai vou atras do celta;;..

Vou pedir ajuda a vc dai...

Firmeza, se precisar de qualquer dica é só gritar! []-[]

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Parabéns pelo trabalho!

Valeu! Depois vou tirar algumas fotos por onde passam os cabos e elucidar um pouco mais a instalação.

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nossa cara ficou muito fera esse DIY!

 

que tipo de courvim está usando?! dificil de aplicar sobre a fibra? ficaram imitando a textura de plástico. Muito bom!

 

 

 

Parabens! com paciência e capricho fica show de bola!

 

abraços!

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cara... parabens pelo trabalho... a parte de caixa, pezinhos, acabamento tah perfeito!!!! mtuuuu bommmmmm meeeeeesmooo!!

mais acho que na parte eletrica vc falhou um pouco... vc esqueceu que os eletrons fluem do negativo para o positivo... se vc naum tem um cabo de saida na bateeria de 16mm ligado ao chassi... de que adianta vc liga o positivo com 16mm?!?! sem conta que a tua bateria eh de uns 35ah... o modulo puxa une 60, e player mais uns 15... falta energia nisso ai!!

e o sub, baum de troca hein, po, bomber dub num ab4100, pega um bass selenium, bomber upgrade e ai vai!!

tah ai a dica

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cara... parabens pelo trabalho... a parte de caixa, pezinhos, acabamento tah perfeito!!!! mtuuuu bommmmmm meeeeeesmooo!!

mais acho que na parte eletrica vc falhou um pouco... vc esqueceu que os eletrons fluem do negativo para o positivo... se vc naum tem um cabo de saida na bateeria de 16mm ligado ao chassi... de que adianta vc liga o positivo com 16mm?!?! sem conta que a tua bateria eh de uns 35ah... o modulo puxa une 60, e player mais uns 15... falta energia nisso ai!!

e o sub, baum de troca hein, po, bomber dub num ab4100, pega um bass selenium, bomber upgrade e ai vai!!

tah ai a dica

E aí grande, beleza?

 

Quanto à parte elétrica ela foi planejada também, e como disse em mensagem anterior ainda faltam algumas fotos para elucidar ainda mais o que foi feito.

Na saída da bateria, originalmente, saem 2 cabos de 13mm2 um para a caixa que alimenta sistemas prioritários (injeção eletrônica e outros) e outro para o motor de arranque, então ele irá suprir as necessidades. O cabo de 16mm2 negativo foi preso ao chassi no ponto onde ficaria o mecanisco de recolhimento do cinto de segurança (que no celta 2 portas não existe, o cinto é fixo e não retrátil), ou seja, é uma chapa grossa o suficiente para aguentar o consumo.

 

Quanto a bateria, ela é de 45A/h, o alternador de 55A/h e o consumo do Amplificador é de no máximo 40A, então como não vou estar escutando sempre no talo, o consumo fica abaixo desse patamar.

 

Quanto ao Sub, minha primeira opção nem era pelo DUB e sim pelo Eros, mas.... infelizmente a Eros deu mancada e não entregou o meu pedido, então acabei trocando pelo Bomber. Como a potência dispensada pelo Ampli é de 220WRMS em Bridge e a potência do Sub é de 200WRMS, usei esse critério na escolha e acredite, está tocando bem pra caramba, partindo de 26Hz com pico em 36hz. Com absoluta certeza pode ser melhorado, mas por enquanto tá atendendo aos meus anseios.

 

Ah, vou tirar algumas fotos do cabeamento para elucidar melhor como foi feito.

 

Grande abraço brother e valeu as dicas.

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nossa cara ficou muito fera esse DIY!

 

que tipo de courvim está usando?! dificil de aplicar sobre a fibra? ficaram imitando a textura de plástico. Muito bom!

 

 

 

Parabens! com paciência e capricho fica show de bola!

 

abraços!

E aí Adriano, firmeza?

 

Seguinte brother, eu comprei esse courvim no centro de Sampa e como faz tempo não vou saber te especificar a marca pois foi um lance de olhar e saber o que estava procurando e na realidade era para ser da cor Cinza Charcoal (cor original do painel do carro) mas eles não tinham.

 

Quanto a aplicação sobre a fibra, repare que em tudo, menos na tampa do estepe, tem massa plástica para que o acabamento fiquei perfeito, sem buracos ou ressaltos, então o processo é massa plástica e um ótimo lixamento subindo as granas da lixa gradualmente (36 para 50 para 80).

 

Fiz um curso de acabamento na S9 e aprendi as técnicas lá. O courvim tem uma manha ao se aplicar: pegue um pedaço e observe que de um lado ele estica e de outro ele não estica muito, então na peça que você vai revestir veja que onde ele vai precisar ser esticado e deixe o lado certo para isso.

 

Escolha um courvim que seja maleável, não muito grosso e que estique bem.

 

Dica, em alguns casos, o soprador térmico pode dar uma força para essssssticar um pouco mais.

 

Valeu brother!

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ai ta de parabens cara, eu me amarro em fazer minhas proprias coisas tb e sei o trabalho q da, mas como meu corro muda o som sempre não tenho mas paciencia pra acabamento não , tb né jah tive 11 configurações diferentes de som, e tb em 3 carros diferentes hehehehe infelizmente meu saco acabo pra essas coisas,mas digo e repito ta muito legal, parabens

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cara, ta de parabens! mto bom,

eu tbm instalo meu som no meu celta, mas sua pratica na fibra de vidro ta otima hein!

soh fiz o pezinho 2 vezes, mas o acabamento num ficou bom assim (ainda bem q troquei de celta e agora cabe na porta rs)

depois tiro uma foto da mala q to fazendo e posto aki

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Fala Salvador, blz cara?

 

Antes de mais nada, meus sinceros parabéns. Você realizou no seu carro um trabalho que pouquíssimos profissionais em lojas de som realizariam com tal esmero.

 

Realmente está de parabéns. Acabamento totalmente profissional.

 

Aproveito a oportunidade para agradecer a dica que postou no meu tópico sobre a laminação com fibra. Se eu conseguir 50% do acabamentoq eu você fez no seu pezinho, já estarei totalmente satisfeito.

 

Te adicionei no MSN prá gente trocar umas idéias.

 

Abração cara!

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ai ta de parabens cara, eu me amarro em fazer minhas proprias coisas tb e sei o trabalho q da, mas como meu corro muda o som sempre não tenho mas paciencia pra acabamento não , tb né jah tive 11 configurações diferentes de som, e tb em 3 carros diferentes hehehehe infelizmente meu saco acabo pra essas coisas,mas digo e repito ta muito legal, parabens

E aí Bombardeiro, firmeza?

 

Cara, realmente deu um trampo danado fazer o som, mas no final das contas gostei do resultado e acho que o esforço valeu à pena, agora.. 11 configurações [""] CARACCCAAA realmente posso entender que você esteja cansado.

Mas valeu a força! :legal::legal:

 

Abraços,

 

Salvador

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cara, ta de parabens! mto bom,

eu tbm instalo meu som no meu celta, mas sua pratica na fibra de vidro ta otima hein!

soh fiz o pezinho 2 vezes, mas o acabamento num ficou bom assim (ainda bem q troquei de celta e agora cabe na porta rs)

depois tiro uma foto da mala q to fazendo e posto aki

Valeu aí Vhmakino!!

 

Cara vc sabe que foi a coisa que mais me chamou a atenção no novo Celta foi o som na porta, por que convenhamos instalar alto-falante no lugar original do antigo o cara tem de ser artista pela quantidade de fio que existe do lado do motorista mas na boa.

 

Quando a mala ficar pronta, posta aí a foto!

 

Valeu a força. :legal:

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Fala Salvador, blz cara?

 

Antes de mais nada, meus sinceros parabéns. Você realizou no seu carro um trabalho que pouquíssimos profissionais em lojas de som realizariam com tal esmero.

 

Realmente está de parabéns. Acabamento totalmente profissional.

 

Aproveito a oportunidade para agradecer a dica que postou no meu tópico sobre a laminação com fibra. Se eu conseguir 50% do acabamentoq eu você fez no seu pezinho, já estarei totalmente satisfeito.

 

Te adicionei no MSN prá gente trocar umas idéias.

 

Abração cara!

E aí Faster, firmeza?

 

Cara, eu acompanho este fórum desde que ele era pequenininho [-] acho que deste 2002 mas somente em 2004 eu me registrei e desde então ouço muito falar de ESTALADORES e quer queira quer não, tem muiiiiiitoooo mas muuuuuuito Zé Mané trabalhando no ramo.

 

Já tinha feito algumas experiências em outros carros, mas só de brincadeira sem levar muito à sério até que um dia eu decidi fazer um curso e tava pra escolher entre o Lázaro Lopes da Heavy Sound e o pessoal da S9 e apesar de serem caminhos diferentes pq um se aplica mais a instalação e outro mais ao acabamento (segundo me disseram) o horário foi o fator determinante, pois na S9 o curso é aos domingos, perfeito para o que eu precisava. Fiz o curso e aprendi muito, muito mesmo: técnicas de como usar a tupia, fibra de vidro (eu já havia trabalhado com fibra mas lá aperfeiçoei a técnica), massa plástica, como trabalhar com o courvim, como fazer o porta-malas, o direcionamento dos falantes, como determinar a posição, como prender os pezinhos para que fiquem estáveis e de fácil manutenção , detalhes que você tem de observar na hora de fazer os anéis para os falantes, medidas entre outras coisas. Fiz esse curso em 2005 e até então não havia utilizado esses conhecimentos até que decidi por a mão na massa e ver no que daria.

 

Deu um trampo mas no final gostei muito do resultado, tanto na parte de acabamento quanto no som.

 

Agora quando observei o seu tópico vi que você está se esmerando muito para deixar ele profissional, é visível que você o está fazendo com muito capricho e sendo bem detalhista. Confesso, gosto muito disso.

 

Quanto a apostila, foi por lá que comecei e foi de grande ajuda, por isso te mandei o link, para que te ajude ainda mais.

 

Qualquer dica que precisar é só dar um alô.

 

Ah... já te adicionei no MSN.

 

Grande abraço e parabéns pelo seu trampo, tá ficando muitooooooooo louco!! :rever1::rever1:

 

Salvador

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cara... parabens pelo trabalho... a parte de caixa, pezinhos, acabamento tah perfeito!!!! mtuuuu bommmmmm meeeeeesmooo!!

mais acho que na parte eletrica vc falhou um pouco... vc esqueceu que os eletrons fluem do negativo para o positivo... se vc naum tem um cabo de saida na bateeria de 16mm ligado ao chassi... de que adianta vc liga o positivo com 16mm?!?! sem conta que a tua bateria eh de uns 35ah... o modulo puxa une 60, e player mais uns 15... falta energia nisso ai!!

e o sub, baum de troca hein, po, bomber dub num ab4100, pega um bass selenium, bomber upgrade e ai vai!!

tah ai a dica

Como havia dito anteriormente, vou postar mais algumas fotos para elucidar alguns pontos que ficaram obscuros:

 

Ponto onde instalei o negativo. No espaço onde ficaria o mecanismo de recolhimento do cinto, que no Celta 2 portas não tem.

SV302086.jpg

 

Cabos originais do negativos da bateria. São 2 cabos de 13mm2, onde 1 deles tem apenas 10cm até ser conectado ao chassi. Mais detalhes podem ser vistos no artigo Relação de fusíveis, baterias e cabos

SV302106.jpg

SV302109.jpg

 

Local por onde passei o cabo do positivo, onde o objetivo era deixar com a aparência de original

 

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SV302113.jpg

SV302111.jpg

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Opa Salvador BLZ?

 

Primeiramente, PARABENS pelo seu trabalho, ficou show de bola...

 

Agora fiquei curioso, como e com o que voce fez aquele alto-relevo?

 

Estou pra iniciar o DIY de um tampão de um amigo q tbm tem um celta, e a parte do stereo do meu trio, q o ESTALADOR fez muito do feio...

 

sds

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Opa Salvador BLZ?

 

Primeiramente, PARABENS pelo seu trabalho, ficou show de bola...

 

Agora fiquei curioso, como e com o que voce fez aquele alto-relevo?

 

Estou pra iniciar o DIY de um tampão de um amigo q tbm tem um celta, e a parte do stereo do meu trio, q o ESTALADOR fez muito do feio...

 

sds

Fala aí Saci, tranquilo?

 

Fazer o relevo é bastante simples: escreva no Word ou em outro programa de texto o que você quer, escolha a fonte e o tamanho desejado, depois imprima e cole em courvim, papel cartão ou em outro material para ficar o ressalto, corte as letras e cole no tampão. Quando você for cobrir, ele ficará em relevo em relação ao restante.

 

Como usei courvim para cobrir a tampa, acabei usando courvim para fazer o relevo, agora se for carpete, você pode escolher outro material mais grosso para que fique destacado. :legal::legal:

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

 

Salvador

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