Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

karrylho

Caixa Trapezoidal X Retangular

Recommended Posts

Postado em

Amigos qual a vantagem ou desvantagem entre usar caixa trapezoidal ou Retangular com os Over 15/800. Com as caixas retangular da para conseguir maior litragem ocupando menos espaço na mala. dutos de 4' X 22 cm, e o som sera que fica legal? Deem suas opinioes ai para me ajudarem blz.

Postado em

cara eu acho que a caixa trapezoidal que tu pega mais litragem e ocupa menos espaço, pq tu faz a parede traseira inclinada, acompanhado os bancos traseiros...

Postado em

cara, eu acho que com a trapezional que da pra conseguir maior litragem e ocupar menos espaço, visto que ela se acomoda "justo" com o banco traseiro que é inclinado, e a retangular deixa um vão ali...

tanto uma como a outra acho que tem o mesmo rendimento se seguirem as mesmas especificações de litragem e duto..é tudo uma questão de uso do seu espaço..

bem, se eu falei bestera nem da bola [^]

Postado em

eu lí uma vez num artigo sobre som onde dizia que quanto menos paredes paralelas em caixa melhor seria o som, aí dizia que por isso a melhor caixa, levando em conta essa teoria, seria a BAZUCA, onde ela é circular, ainda sim com a parte de trás em trapézio acomodada com o banco, assim não teria nenhuma parede paralela, isso é verdade ?

Postado em
eu lí uma vez num artigo sobre som onde dizia que quanto menos paredes paralelas em caixa melhor seria o som, aí dizia que por isso a melhor caixa, levando em conta essa teoria, seria a BAZUCA, onde ela é circular, ainda sim com a parte de trás em trapézio acomodada com o banco, assim não teria nenhuma parede paralela, isso é verdade ?

pois é, agora tambem fiquei curioso...eu pensei em uma basuca com o fundo em fibra tipo "bola" (como se pegasse uma bola e cortasse ao meio e colocasse ali)

seria essa a caixa perfeita? :blink:

Postado em
cara, eu acho que com a trapezional que da pra conseguir maior litragem e ocupar menos espaço, visto que ela se acomoda "justo" com o banco traseiro que é inclinado, e a retangular deixa um vão ali...

tanto uma como a outra acho que tem o mesmo rendimento se seguirem as mesmas especificações de litragem e duto..é tudo uma questão de uso do seu espaço..

bem, se eu falei bestera nem da bola [^]

olha so fazendo o calculo no link abaixo

http://www.autosom.net/artigos/box_design.htm

a retangular ficou com a litragem final de 93,15

a trapezoidal ficaou com a litragem de 67,34

usando os seguintes parametros externos F= 49 H= 50 E= 49

Ja a retangular foi calculado usando os parametros internos e o resultado 93,15

usando parametros internos como pede o programa.

F= 49 B= 45 C= 46

externamente ficou com E= 49 F=49 ou seja largura e altura que disponho na mala de um Bora.

Postado em

tambem ja li essa materia mas o lançe e alitragem que se consegue com uma retangular e pouco espaço o problema e exatamente o que se fala sobre a melhor resposta em tudo com a trapezio

Postado em

bom, eu nunca calculei nada por esse link, é tudo via esforço cerebral..pela LÓGICA a trapezional teria uma litragem maior, pense comigo..

se você faz uma caixa retangular (de altura "X" e profundidade superior "Y") que venha até o limite do porta malas, na parte de traz ela vai encostar no banco na parte superior e na parte inferior vai fica um vão ali (ja que sua profundidade inferior sera "Y"), visto que o banco é inclinado certo?

Uma trapezional que vier até o limite do porta malas e tiver a mesma altura ("X") e estiver rente ao banco (profundidade superior "Y" e profundidade inferior "Z"), vai utilizar o espaço que estava sendo disperciçado até então pela retangular, não deixando aquele vão sabe?

Bem, pela minha lógica descrita, a trapezional teria uma litragem maior que a trapezional :blink:

ou eu to muito enganado mesmo e minha lógica tem muitos erros e eu não to percebendo nada :banghead ou então tu calculo isso errado [^]

vamo espera que alguem venha esclarecer isso..

Ps. como foi dito acima, a trapezional seria melhor..

EDIT. Fiz um calculo rapido aonde A=100, B=50, C=30 e D=50 (na trapezional), e o resultado foi 200 litros na trapezional contra 150 na retangular...

Acho que você esta se equivocando em seus calculos..

Postado em
bom, eu nunca calculei nada por esse link, é tudo via esforço cerebral..pela LÓGICA a trapezional teria uma litragem maior, pense comigo..

se você faz uma caixa retangular (de altura "X" e profundidade superior "Y") que venha até o limite do porta malas, na parte de traz ela vai encostar no banco na parte superior e na parte inferior vai fica um vão ali (ja que sua profundidade inferior sera "Y"), visto que o banco é inclinado certo?

Uma trapezional que vier até o limite do porta malas e tiver a mesma altura ("X") e estiver rente ao banco (profundidade superior "Y" e profundidade inferior "Z"), vai utilizar o espaço que estava sendo disperciçado até então pela retangular, não deixando aquele vão sabe?

Bem, pela minha lógica descrita, a trapezional teria uma litragem maior que a retangular :blink:

ou eu to muito enganado mesmo e minha lógica tem muitos erros e eu não to percebendo nada :banghead ou então tu calculo isso errado [^]

acho que vc tem razão porque no ponto inicial da parte superior da profundidade comecaria de zero a 50 por exemplo na parte de baixo teria que diminiur uns 25 cm para alinhar a frente ai ficaria a lacuna em baixo que e exatamente a diferença do encosto do banco :banghead não compensaria pois não teria ganho no espaço que preciso. :banghead Rssssssssss

Postado em

calculei usando os mesmos parametros por vc sugerido e vc tem razão

200 trapezio x 150 retangular o que tenho que fazer e colocar maior profundidade superior e inferior ate conseguir um maximo de uns 80 litros creio que fique bom para os Overs . to com meu som comprado desde julho e sem tempo de montar agora quero ver se pego para valer antes do carnaval.

Postado em
calculei usando os mesmos parametros por vc sugerido e vc tem razão

200 trapezio x 150 retangular o que tenho que fazer e colocar maior profundidade superior e inferior ate conseguir um maximo de uns 80 litros creio que fique bom para os Overs . to com meu som comprado desde julho e sem tempo de montar agora quero ver se pego para valer antes do carnaval.

no caso a profundidade inferios será maior que a superior...o certo seria você ver a angulação do seu banco, depois faz tipo um "triangulo" ali pra ver qual a relação de profundidade superior~inferior (exemplo, se a superior for 0cm a inferior sera 20cm), depois é só ir jogando os valores até conseguir uma boa caixa para você..

Postado em

Agora calculei com A-45 B-45 C-26 D- 54 Internos

Externos ficou : E- 49 F- 49 G- 29,11 H- 59,6 total 81 litros. acho que vai ser o melhor.

Valeu galera pela participação e se tiverem alguma ideia postem ai blz.

Postado em

bom, agora basta ver se essa litragem é boa para os over, da uma olhada na seção DIY ou até em alguns posts por aqui, varias pessoas possuem oversound e podem te indicar uma boa litragem...coloque o modelo do seu aqui pra ver se alguem pode dar uma dica tambem..

:legal:

Postado em
bom, agora basta ver se essa litragem é boa para os over, da uma olhada na seção DIY ou até em alguns posts por aqui, varias pessoas possuem oversound e podem te indicar uma boa litragem...coloque o modelo do seu aqui pra ver se alguem pode dar uma dica tambem..

:legal:

Blz to seguindo as orientações do RodrigoCarvalho ele sempre coloca topicos sobre varios Modelos de falantes. vou fazer uma e ver como se comportatem que ser duas caixas separadas uma caixa com dois não entra na mala do Bora.

Abraços Karrylho

Postado em

Bem, pela minha lógica descrita, a trapezional teria uma litragem maior que a trapezional :blink:

EDIT. Fiz um calculo rapido aonde A=100, B=50, C=30 e D=50 (na trapezional), e o resultado foi 200 litros na trapezional contra 150 na retangular...

Acho que você esta se equivocando em seus calculos..

e ae cara blz ?

tira uma duvida minha , a respeito desse mesmo topico

eu to com 2 tornados 1.100 de 15 na saveiro , porem minha caixa tem que ficar no fundo , porque futuramente vem mais coisa , e o unico espaço que eu tenho é no fundo . atualmente tenho uma caixa trapezoidal , ta dando 69litros , mais não é indicado e tambem nao to satisfeito , aindei projetando uma caixa retangular com 90 litros que de acordo com o projeto foi onde eu consegui maior rendimento ( e um bom rendimento em relaçao a caixa que estou atualmente ) mais a questao é , ja ouvi dizer muito que caixa retangular nao é boa , por gerar ondas estacionarias , e na trapezoidal , eu nao consigo um bom rendimento nessa litragem , no caso eu iria modificar minha caixa , nao fazer outra , como eu nao quero ficar sem lona , quero tudo guardado de baixo da lona , o maximo que eu consegui pra atingir os 90 litros e ficar guardado foi com a caixa retangular , e mesmo assim a caixa passa 2cm da lona ( vai esticar um poquinho mais da pra colocar )

oque voce acha ? sera que compensa modificar para retangular ?

na trapezoidal o maximo que consigo é 80litros e também nao fica legal pela simulaçao .

Postado em
e ae cara blz ?

tira uma duvida minha , a respeito desse mesmo topico

eu to com 2 tornados 1.100 de 15 na saveiro , porem minha caixa tem que ficar no fundo , porque futuramente vem mais coisa , e o unico espaço que eu tenho é no fundo . atualmente tenho uma caixa trapezoidal , ta dando 69litros , mais não é indicado e tambem nao to satisfeito , aindei projetando uma caixa retangular com 90 litros que de acordo com o projeto foi onde eu consegui maior rendimento ( e um bom rendimento em relaçao a caixa que estou atualmente ) mais a questao é , ja ouvi dizer muito que caixa retangular nao é boa , por gerar ondas estacionarias , e na trapezoidal , eu nao consigo um bom rendimento nessa litragem , no caso eu iria modificar minha caixa , nao fazer outra , como eu nao quero ficar sem lona , quero tudo guardado de baixo da lona , o maximo que eu consegui pra atingir os 90 litros e ficar guardado foi com a caixa retangular , e mesmo assim a caixa passa 2cm da lona ( vai esticar um poquinho mais da pra colocar )

oque voce acha ? sera que compensa modificar para retangular ?

na trapezoidal o maximo que consigo é 80litros e também nao fica legal pela simulaçao .

amigo sou um pouco leigo mais da uma lida mas coixas manifold , que vao te dar uma boa quallidade e como vc tem espaço de largula e pouco de altura ela iria ser ideal para vc , procura os topicos do caradosom que vc vai ver

me desculpe se estiver enganado , aproveitando coloca ai pro pessoal ver qual as medidas maximas que vc poder usar da casamba pra os dois de 15" iria ajudar nos calculos

Postado em
amigo sou um pouco leigo mais da uma lida mas coixas manifold , que vao te dar uma boa quallidade e como vc tem espaço de largula e pouco de altura ela iria ser ideal para vc , procura os topicos do caradosom que vc vai ver

me desculpe se estiver enganado , aproveitando coloca ai pro pessoal ver qual as medidas maximas que vc poder usar da casamba pra os dois de 15" iria ajudar nos calculos

opa ta ae cara

atualmente ta trapezoidal segue as medidas em cm

altura 39

profundidade base 44

largura 130,5

profundidade da tampa 29,5

total :69litros

2 dutos por camara : 10x11

oque eu consigo é o seguinte :

caixa retangular segue as medidas em cm

altura : 41 no maximo ( passando 2 cm da altura da lona , vai esticar um pouco mais da pra colocar )

profundidade base : 44

largura : 130,5

profundidade da tampa : 44

total : 90,5 litros

2 dutos por camara : 10x11

pela simulaçao bo bassbox 6 pro com 90,5 litros descontando os 8,6 do tornado daria um resultado bom

o melhor que eu consegui , testando varias litragens e configurações de duto , ia atende bem oque eu procuro

ia dar um otimo subgrave , descendo a 43hz na f3 ( o tornado começa a 38hz ) , e eu teria um otimo pico a 80hz , 100hz ( 5 db e 5,5 db respectivamente ) e a 125hz teria 4db. nada mal pela minha caixa atual que responde o f3 a 60hz mto pouco subgrave e um pico quase igual ao dessa nova caixa 80hz 100hz , 6,5 db

ou seja eu perderia cerca de 1db nessas frequencias ( oque ao meu ver é pouco considerando o alto ganho em subgrave)

PS : cara se possivel encaminhar esse topico para esse cara que voce mencionou eu agradeço e muito .

Postado em

to querendo saber tambem , porque to pra mande corrigi minha caixa , mais nao posso fazer isso sem saber se vai dar bom ou não , caso contrario perco a caixa

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...