Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PassatVR6

Carro Velho X Carro Semi-novo X Carro Novo

Recommended Posts

Por gostar de carros com muito motor e trabalhar no mercado financeiro, fiz o racional abaixo para a decisão de compra do meu Passat VR6... o que vocês acham? Fiz bobagem?

Toda compra de carro gera impacto financeiro em diversos pontos de análise. A tabela abaixo mostra o saldo final da compra de três veículos, um 95 (velho), um 2004 (semi-novo) e um zero:

Preço de compra:

Passat VR6 1995 - R$15.000

Golf 2.0 Sport 2004 - R$45.000

Bora 2.0 zero - R$60.000

Manutenção inicial - pra deixar zerado

Passat VR6 1995 - R$4.000 (susp + pneus + funil. básica + trocas básicas)

Golf 2.0 Sport 2004 - R$1.500 (revisão na concessionária)

Bora 2.0 zero - R$0

Manutenção extra nos primeiros dois anos

Passat VR6 1995 - R$500 (manutenção + barata - peças mercado secundário)

Golf 2.0 Sport 2004 - R$1.000 (troca de óleo e filtros + um conserto simples)

Bora 2.0 zero - R$500 (troca de óleo e filtros)

Preço de venda em 2009

Passat VR6 1995 - R$13.000

Golf 2.0 Sport 2004 - R$35.000

Bora 2.0 zero - R$45.000

Seguro (2 anos)

Passat VR6 1995 - R$2.600

Golf 2.0 Sport 2004 - R$2.600

Bora 2.0 zero - R$4.500

Custo de capital

Passat VR6 1995 - R$2.100(dinheiro próprio) / R$4.000 (financ. a 1,90%a.m.)

Golf 2.0 Sport 2004 - R$5.800 (dinheiro próprio) / R$11.500 (financ. a 1,90%a.m.)

Bora 2.0 zero - R$7.800 (dinheiro próprio) / R$15.200 (financ. a 1,90%a.m.)

IPVA (2 anos)

Passat VR6 1995 - R$1.200

Golf 2.0 Sport 2004 - R$3.500

Bora 2.0 zero - R$4.000

Resultado de caixa líquido (prejú) após a venda dos carros em 2009 (após dois anos de uso):

Passat VR6 1995

Dinheiro próprio: - R$ 12.400

Financiado: - R$ 14.300

Golf 2.0 Sport 2004

Dinheiro próprio: - R$ 24.400

Financiado: - R$ 30.100

Bora 2.0 zero

Dinheiro próprio: - R$ 31.800

Financiado: - R$ 39.200

Dá vontade de andar de bicicleta...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

por isso eu ando de carro velho...

Brasil e osso mesmo... :(

Compartilhar este post

Link para o post

hueheuheuheuheue se todo mundo fizesse ia antes de comprar carro realmente ia andar de bike msm.. hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa...

Fazer essas contas é coisa de masoquista! rs...

Sei lá... acho que vale o gosto e seu bolso. O bom do VR6 é que sobra a grana p/ ficar canhão!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho justo o preço do IPVA e dos Veículos 0km no brasil, afinal, tanto o fusca quanto o vectra cumprem e muito bem sua função principal: "transportar pessoas".

"Se Queres um carro que ostente poder econômico, então pague o preço da soberbidade e seja feliz..."

Tenho um carro vw Antigo(1984) a alcool e o unico aborrecimento que tenho é a dupla carburação, e isso nao é constante, pois até as peças que a cada dois anos tenho que trocar são bem baratos...

Compartilhar este post

Link para o post

As contas são validas.

Mas se vc tiver dinheiro, compre logo um bom 0km, use até acabar a garantia e depois passa p/ frente.

Melhor coisa que tem é conseguir se segurar nesse ciclo.

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado de pegar carro 95 é que, por mais bem cuidado que esteja, é um carro velho. E não importa se tem 30 mil kms rodados... é um carro com 12 anos. MUITO componente chegando ou além da vida útil... queira ou não, sempre é uma bombinha prestes a dar uma dor-de-cabeça.

Pode ser muito vantajosa a compra? Pode. Mas o risco que se corre, ao meu ver, inviabiliza qualquer possibilidade de vantagem. Se for um carro de fim-de-semana, aí é diferente. Mas carro pro dia-a-dia, sou mais pegar um popular pelado e 0km que carro luxuoso com mais de 10 anos de vida.

Tudo isto sem falar do problema chamado "peças de reposição".

Ao final das contas, vc pode perder uma graninha vendendo um carro novo ou semi novo, mas em compensação vc pode ficar 2 anos com ele gastando apenas com manutenção preventiva e ítens de desgaste natural, como freios e pneus.

Pode não ser financeiramente mais vantajoso, mas a tranquilidade de saber que o carro não vai quebrar naquele mês que vc tá mais fodido de grana compensa.

Compartilhar este post

Link para o post
Complicado de pegar carro 95 é que, por mais bem cuidado que esteja, é um carro velho. E não importa se tem 30 mil kms rodados... é um carro com 12 anos. MUITO componente chegando ou além da vida útil... queira ou não, sempre é uma bombinha prestes a dar uma dor-de-cabeça.

Pode ser muito vantajosa a compra? Pode. Mas o risco que se corre, ao meu ver, inviabiliza qualquer possibilidade de vantagem. Se for um carro de fim-de-semana, aí é diferente. Mas carro pro dia-a-dia, sou mais pegar um popular pelado e 0km que carro luxuoso com mais de 10 anos de vida.

Ao final das contas, vc pode perder uma graninha vendendo um carro novo ou semi novo, mas em compensação vc pode ficar 2 anos com ele gastando apenas com manutenção preventiva e ítens de desgaste natural, como freios e pneus.

Pode não ser financeiramente mais vantajoso, mas a tranquilidade de saber que o carro não vai quebrar naquele mês que vc tá mais fodido de grana compensa.

Isso é relativo, meu sogro comprou um Vectra zero, veio na plataforma até, com uma semana deu uma pane elétrica no carro...

Meu pai teve um Gol Power 2003, comprou zero, com 3 mil rodado teve que mandar pra VW pra abrir o motor, por um vazamento de óleo que ninguém encontrava...

Meu Corsa é 96 tem 11 anos de uso, e turbo adaptado ainda, nunca me deixou na mão... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim tem mta conta inventada aí

vc tá prevendo gastos q não sabe se realmente vai ter com o golf e com o bora e subestimando gastos com manutenção do passat... se der algum problema mais sério no vr6 vai ser bem caro

Compartilhar este post

Link para o post

Maas por que vender depois dde 2 anos se o Passat é 95 e você vai arrumar todo. Você vai vender depois de 2 anos e comprar 1 97 para começar tudo de novo?

Compartilhar este post

Link para o post
Por gostar de carros com muito motor e trabalhar no mercado financeiro, fiz o racional abaixo para a decisão de compra do meu Passat VR6... o que vocês acham? Fiz bobagem?

Toda compra de carro gera impacto financeiro em diversos pontos de análise. A tabela abaixo mostra o saldo final da compra de três veículos, um 95 (velho), um 2004 (semi-novo) e um zero:

Preço de compra:

Passat VR6 1995 - R$15.000

Golf 2.0 Sport 2004 - R$45.000

Bora 2.0 zero - R$60.000

Manutenção inicial - pra deixar zerado

Passat VR6 1995 - R$4.000 (susp + pneus + funil. básica + trocas básicas)

Golf 2.0 Sport 2004 - R$1.500 (revisão na concessionária)

Bora 2.0 zero - R$0

Manutenção extra nos primeiros dois anos

Passat VR6 1995 - R$500 (manutenção + barata - peças mercado secundário)

Golf 2.0 Sport 2004 - R$1.000 (troca de óleo e filtros + um conserto simples)

Bora 2.0 zero - R$500 (troca de óleo e filtros)

Preço de venda em 2009

Passat VR6 1995 - R$13.000

Golf 2.0 Sport 2004 - R$35.000

Bora 2.0 zero - R$45.000

Seguro (2 anos)

Passat VR6 1995 - R$2.600

Golf 2.0 Sport 2004 - R$2.600

Bora 2.0 zero - R$4.500

Custo de capital

Passat VR6 1995 - R$2.100(dinheiro próprio) / R$4.000 (financ. a 1,90%a.m.)

Golf 2.0 Sport 2004 - R$5.800 (dinheiro próprio) / R$11.500 (financ. a 1,90%a.m.)

Bora 2.0 zero - R$7.800 (dinheiro próprio) / R$15.200 (financ. a 1,90%a.m.)

IPVA (2 anos)

Passat VR6 1995 - R$1.200

Golf 2.0 Sport 2004 - R$3.500

Bora 2.0 zero - R$4.000

Resultado de caixa líquido (prejú) após a venda dos carros em 2009 (após dois anos de uso):

Passat VR6 1995

Dinheiro próprio: - R$ 12.400

Financiado: - R$ 14.300

Golf 2.0 Sport 2004

Dinheiro próprio: - R$ 24.400

Financiado: - R$ 30.100

Bora 2.0 zero

Dinheiro próprio: - R$ 31.800

Financiado: - R$ 39.200

Dá vontade de andar de bicicleta...

Muito legal...

Também sou da opinião de ter um carro não tão novo e um pouco melhor...

Tipow.. Nego para 30pau num carro 1.0, as vezes seco...

ta certo que dará menos manutenção, é mais economico... mas eu ainda prefiro um carro melhor, mais potente, completo...

Mas tudo vai da situação e do gosto de cada um...

O que seria do Azul se todos gostassem do amarelo não é mesmo??

heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar o carro 95 realmente traz um risco atrelado mais alto, porém a margem de gasto que você tem é bem maior... Dependendo dos problemas (aqui olhando apenas pela ótica financeira) você ainda sai ganhando.

Agora, se tiver um problema com carro novo fora da garantia... já era a grana foi pro saco...

O que eu estou percebendo é que o comportamento do preço das peças é bem típico e chega uma hora que ficam mais acessíveis. Por exemplo:

Trocar a suspensão de um Passat 99: R$5.000

Trocar a suspensão de um Passat 95: R$1.500

Chega uma hora que a peça do carro despenca, seja por que o mercado secundário já absorveu a tecnologia e produz mais barato, seja pela relação oferta X procura, onde dono de carro velho só troca se for mais barato...

Claro que o bom mesmo é ter dinheiro suficiente pra não precisar ficar fazendo conta...

Agora, popular pelado, nem pensar...

Compartilhar este post

Link para o post
pra mim tem mta conta inventada aí

vc tá prevendo gastos q não sabe se realmente vai ter com o golf e com o bora e subestimando gastos com manutenção do passat... se der algum problema mais sério no vr6 vai ser bem caro

Refaça as contas com as suas premissas...

Ponha mais custos no Passat, tire do Bora...

No fim, tudo é uma aposta... mas acho díficil financeiramente sair mais barato (mesmo porque um custa R$60 mil e o outro R$15mil)...

Compartilhar este post

Link para o post
Maas por que vender depois dde 2 anos se o Passat é 95 e você vai arrumar todo. Você vai vender depois de 2 anos e comprar 1 97 para começar tudo de novo?

A venda após dois anos foi apenas uma premissa para fechar um ciclo financeiro...

O ponto que quis mostrar é que trocar um carro velho a cada dois anos, sempre reformando tudo, é mais barato que comprar um zero a cada dois anos...

Eu pessoalmente estou me divertindo em zerar meu Passat VR6, pois tenho grana sobrando pra cuidar dele e não preciso ficar procurando pneu recondicionado, ou deixando peça arrebentado porque tô sem grana...

Fico mais feliz ainda quando passo com meu Passat de 250cv, air bag duplo, teto solar elétrico, banco elétrico, ar digital, DH, tudo elétrico, couro, sonzão, roda BBS, interior impecável, pintura brilhando e rodando macio do lado dum 1.0 pelado e sei que o cara gastou R$10.000 a mais do que eu no carro... e na hora de vender vai sobrar mais dinheiro no meu bolso... (contando todos os gastos)...

Compartilhar este post

Link para o post

isso acho que é muito valido quando se vai financiar um carro e ou nao se tem grana pra trocar de carro de ano em ano ou a cada dois anos...

em casa trocamos de carro a cada 2a no max... tiramos 0km e trocamos a cada dois anos... gastos com manutenção praticamente nao tem se souber usar o carro nem pneus tem que trocar... so OLEO e pronto... alguma revisaozinha mais nada de mais nao... bom em todos os carros que tivemos valeu sim a pena... pelo simples fato que se quizessemos pegar o carro e viajar era pegar e ter certeza que nao teriamos problemas... isso tanto é verdade que meu irmao segue o mesmo pensamento e trocou seu astra 2003 por um siena HLX 1.8, foi mto criticado por todos mais trocou pq esta construindo e queria um carro zero, completo bom desempenho mais nao podia pagar 60.000 em um carro do nivel do astra entao preferiu "baixar o nivel" mais ter um carro zero sem dar problemas... pois continuando com o astra tirado zero alem da desvalorização que nao teve quase nenhuma teria gastos bem maiores com peças...

eu como nao tenho esse poder ainda ando de carro 98 com motor bom e completo e tb sigo o sistema prefiro carro com motor e completo usado do que zero pelado e manco...

porem indico pra todos meus amigos que querem comprar um carro financiado comprar um ZERO KM comprei um usado e me lasquei gosto mto do meu carro mais o combo de pagamento: prestação do carro, pagamentos de eventuais corsertos, seguro, ipva etc... tem me deixado sempre sem grana... em um zero o custo de eventuais conserto nao existe... isso faz valer mto a pena!

Compartilhar este post

Link para o post
isso acho que é muito valido quando se vai financiar um carro e ou nao se tem grana pra trocar de carro de ano em ano ou a cada dois anos...

em casa trocamos de carro a cada 2a no max... tiramos 0km e trocamos a cada dois anos... gastos com manutenção praticamente nao tem se souber usar o carro nem pneus tem que trocar... so OLEO e pronto... alguma revisaozinha mais nada de mais nao... bom em todos os carros que tivemos valeu sim a pena... pelo simples fato que se quizessemos pegar o carro e viajar era pegar e ter certeza que nao teriamos problemas... isso tanto é verdade que meu irmao segue o mesmo pensamento e trocou seu astra 2003 por um siena HLX 1.8, foi mto criticado por todos mais trocou pq esta construindo e queria um carro zero, completo bom desempenho mais nao podia pagar 60.000 em um carro do nivel do astra entao preferiu "baixar o nivel" mais ter um carro zero sem dar problemas... pois continuando com o astra tirado zero alem da desvalorização que nao teve quase nenhuma teria gastos bem maiores com peças...

eu como nao tenho esse poder ainda ando de carro 98 com motor bom e completo e tb sigo o sistema prefiro carro com motor e completo usado do que zero pelado e manco...

porem indico pra todos meus amigos que querem comprar um carro financiado comprar um ZERO KM comprei um usado e me lasquei gosto mto do meu carro mais o combo de pagamento: prestação do carro, pagamentos de eventuais corsertos, seguro, ipva etc... tem me deixado sempre sem grana... em um zero o custo de eventuais conserto nao existe... isso faz valer mto a pena!

Baixar o valor do carro zero tem um efeito econômico muito bom, com dois pontos que você deve se questionar:

1) Qual a desvalorização que eu terei no zero;

2) Quanto tempo eu consigo ficar andando num carro sem personalidade antes de fazer uma loucura e torrar tudo em outro carro vendendo o atual por qualquer preço...

No meu caso aprendi que a razão, pra alguem que curte carros não é o melhor caminho... são dois meses falando pra mim mesmo que fiz a coisa certa e seis meses me perguntando porque comprei um carro tão sem graça... o final da história é o item 2...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...