Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

robertão

Diferença Entre Alguns Modelos Mbquart

Recommended Posts

Postado em

Eu gostariia de obter uma pequena ajuda para ajudar a me decidir.

Estou a fim de comprar um kit MB e quero saber se tem muita diferença de qualidade entre os kits PCE 216, QSC 216 e QSD 216.

Os falantes serão utilizados nas portas e os tweeters estou a fim de colocar nas colunas.

Pode ser que este tópico não seja digno do Hi-Fi, mas achei o mais adequado para pedir ajuda relativa a qualidade sonora.

Obrigado e um FELIZ NATAL a todos !!!

Postado em

Cara, ainda estamos na expectativa de ouvir o QSD, mas em pezinhos.

Eu tenho experiência do RCE, DSC, PCE, PSD na porta, todos mandando muito bem.

Não sei onde vc vai comprar, nem a diferença de preço entre os kits, mas te adianto que o PCE, usando na porta, é um kit que pode satisfazer quem busca fidelidade de audio. Claro que um tratamento na porta, ou quem sabe até um direcionamentozinho no falante podem melhorar o som.

Então minha sugestão seria usar o kit mais barato, e com o incremento $$ fazer uma melhoria na porta!

Postado em

Não sei onde vc vai comprar, nem a diferença de preço entre os kits, mas te adianto que o PCE, usando na porta, é um kit que pode satisfazer quem busca fidelidade de audio. Claro que um tratamento na porta, ou quem sabe até um direcionamentozinho no falante podem melhorar o som.

Então minha sugestão seria usar o kit mais barato, e com o incremento $$ fazer uma melhoria na porta!

Roberto eu já tive a chance de ouvir o Kit RCE 213 na porta e gostei dos mids trabalhando ali...Mid de 5" que responde bem e um bom timbre,mas o TW é meio ardido...Nada que não possa ser escutado tranquilamente,só se você tiver ouvidos sensívéis...Agora não espere que os mids façam, milagre, descendo na porta isso não existe,você consegue ouvir musica tranquilamente.

O QSD 216 ouvi nas botas seladas é um Kit mais parrudinho e com mids de 6" são mais pesados e tocam com mais presença e força...Não chegou a empolgar no dia que ouvir,talvez fosse necessário ouvir de novo para te dar uma resposta mais precisa..Ele me deixou a impressão de tocar bem parecido com o Kit Infinity Reference que já tive no Gol,contudo o preço dele é o dobro do Infinity.Na minha opinião se for colocar nas portas vai de RCE e fica tranquilo.

Abs

Fernando

Postado em

É, Fábio, talvez seja uma boa idéia pegar o PCE e aproveitar para fazer o tratamento da porta. Aliás, o próprio local original da porta eu acho que terei que alterar, pois é um espaço um pouco pequeno.

Eu só pensei no seguinte: será que o QSC e D são muito superiores ao PCE em termos de qualidade? Nesse caso seria melhor quebrar o porquinho e já comprar esses de linha superior.

De qualquer forma gostei da idéia do PCE e tratamento das portas.

*** A propósito, se alguém puder indicar uma casa que faça um trampo legal na porta, dê um alô.

Aguardo mais sugestões.

Obrigado.

Postado em

Se não usar bi-amp nem pense em direcionar o tweeter na cara, velhinho... Muda muito (tanto que até o timbre soa diferente) o bicho com uma reflexão, vale a pena testar.

Para o mid seria ideal dar uma direcionada porque o tw não desce tanto, então peca um cadinho nos médios (perdidos na porta).

Não ouvi a linha Q ainda, mas a Premium é sensivelmente superior às outras, vale a pena.

E trampo na porta é a coisa mais boba que existe, numa manhã de sábado você mesmo resolve. Tem uns tópicos no DIY, se não me engano!

Abraço

Postado em

É, Fábio, talvez seja uma boa idéia pegar o PCE e aproveitar para fazer o tratamento da porta. Aliás, o próprio local original da porta eu acho que terei que alterar, pois é um espaço um pouco pequeno.

Eu só pensei no seguinte: será que o QSC e D são muito superiores ao PCE em termos de qualidade? Nesse caso seria melhor quebrar o porquinho e já comprar esses de linha superior.

De qualquer forma gostei da idéia do PCE e tratamento das portas.

*** A propósito, se alguém puder indicar uma casa que faça um trampo legal na porta, dê um alô.

Aguardo mais sugestões.

Obrigado.

Opa.... te indico e bem o "dr." Lazaro, da Heavy Sound ( (11) 3872-8471 )....

Postado em

Premium não ouvi.

Reference para QSD muda consideravelmente, só que a diferença de um bravox para o reference é muito maior que de um reference para o QSD. O tweeter do QSD não é mil maravilhas, mais é muito mais detalhado que do reference. Agora o midbass pelo menos em porta é bem superior, principalmente no médio.

Se bem que não testei com o mesmo amp.

Acho o reference melhor custo benefício que o QSD.

Como o tiba comentou, tweeter para usar offaxis.

Agora, se não gostou do tweeter do reference, nem pense em pegar o QSD pq o tweeter tem o mesmo jeitão.

Ahhh ... o corte do QSD é mais baixo que o premium. Como vai usar na porta isso talvez seja uma pequena vantagem.

Sou da opnião do Arisa, talvez compense pegar um mais em conta e economizar pra uma boa instalação e/ou um amp de bom nível.

edit: esse QSC veio depois que a mbquart foi "vendida". Acho menos arriscado pegar os outros.

Postado em

Para o mid seria ideal dar uma direcionada porque o tw não desce tanto, então peca um cadinho nos médios (perdidos na porta).

Quais são os cortes do PCE-216?

Eu achava que estavam em torno dos 2.5K/12dB... mid e tweeter.

Postado em

Testa o tweeter on e off axis antes de mandar fazer a coluna. Os que já ouvi eram nervosos demais on-axis... sensação de ter um le-son enfiado na cara. Já off axis melhora infinitamente... Squizzyto pode falar mais a respeito dos testes que fizemos. Coisa de mudar o timbre e o seu humor. Definitivamente, deixaria um olhando pro outro, mas aí vc testa e vê se gosta.

Postado em

humm .. confundi.

os reference são bem mais altos (+4000 .. 5000). PCE é 2500hz pelo site.

Postado em

humm .. confundi.

os reference são bem mais altos (+4000 .. 5000). PCE é 2500hz pelo site.

Exato... pelo site são esses valores. Será que é isso mesmo?

Bom, meus tuítas estão on-axis. No meu sistema, até que me provem o contrário eles estão um tiquinho brilhante, que aparecem somente em certas gravações. No mais estão muito agradáveis.

Atenuados em -4,5dB, as vezes falta um pouco de impacto... principalmente em cimbals e pratos, por exemplo.

Postado em

Bom, meus tuítas estão on-axis. No meu sistema, até que me provem o contrário eles estão um tiquinho brilhante, que aparecem somente em certas gravações. No mais estão muito agradáveis.

Se está no site, no manual e são os caras que fizeram o kit que tão dizendo ... acho q o jeito é confiar ;)

Nunca ouvi o PCE, mais o RSD e QSD pelo pouco que testei preferi off-axis mesmo. E off já é um pouco ardido.

Postado em

Se está no site, no manual e são os caras que fizeram o kit que tão dizendo ... acho q o jeito é confiar ;)

Nunca ouvi o PCE, mais o RSD e QSD pelo pouco que testei preferi off-axis mesmo. E off já é um pouco ardido.

Bom , sou o atual proprietário destes RSD que eram do Z3h e a minha percepção é a mesma que a dele...

On-axis não dá...Mesmo em -6 dB.

Também testei alguns posicionamentos antes de fazer as colunas (que devem estar prontas em breve) e o que achei melhor foi um de frente pro outro mesmo , na região central da coluna (em termos de altura) , o que acaba ficando meio que na linha do rosto...

Postado em

tb to com a mesma dúvida... acho q vou mandar buscar um discus de 5 polegadas....

será q nem atenuando o tweeter fica legal on-axis??

na minha cabeça os agudos devem ser direcionados.

Postado em

O meu já é atenuado em -6 dB no crossover e mesmo assim , pro meu gosto , não dá...

Tb não sei se o resto do setup contribui pra isso.

Postado em

O meu já é atenuado em -6 dB no crossover e mesmo assim , pro meu gosto , não dá...

Pois é... e te juro que, assim como a esmagadora maioria, detesto tweeter gritante, daqueles que te faz achar que arranhar o vidro com metal é musica de ninar.

Postado em

Nem atenuando mesmo. O problema é que o timbre on-axis é escroto mesmo. Le-son wannabe mesmo.

Quer fazer um teste MUITO legal? Bota uma música com médios "quentes"... Ana Caram (Postcards From Rio, faixa 12 - Africando) é uma preferida neste teste, sem falar que o disco é do ca*****. Terceira vez q eu tenho que gravar pra mim, pq ninguém quer devolver... :vts Então, solte a música, deixe o volume mais alto, e coloque a mão na frente do tweeter, a uns 10cm... uma mão na frente de cada tweeter. NA HORA a ardência desaparece, o médio surge e até aparenta subir mais.

Postado em

Olha pra quem não gosta de Tweeter ardido (como eu), eu recomendo o meu kit, o JL XR..

O Tweeter dele é uma maravilha, não tenho absurdas referências, mas o som agradou a todos que o ouviram, um som muito natural, tem peso e sobe bem. Um som muito controlado mesmo..

Estou usnado a -1,5, pois em Hard Core ou musicas mais poluidas, no 0 fica ruim..

Agora pra Jazz, Blues, um Manazinho, em 0 fica uma maravilha.

Acredito que o mid deve ser um pouco mais fraco que o Mb Quart, (Só ouvi o Discus) mas sei que o mid é o ator principal dos kits Mb Quart.

Mas o Timbre da JL é uma coisa que conquista a maioria dos que ouve, e ainda que meu sistema está limitado, sem TA ou regulagem alguma..

Um kit desse com um 7998, 7892, etc, deve ficar uma coisa excepcional mesmo..

Ta ae a minha dica :legal:

Abraços..

Postado em

Na verdade eu estava partindo para o MB por ser menor que os audiophile que tenho, alé de ser um equipamento que todo mundo fala bem.

Como eu gosto dos meus "velhinhos" resolvi dar uma chance a eles: Comprei um dos porta-trecos das laterais da porta do Doblo, onde tambpém fica o falante e deixei com meu instalador como cobaia para ele poder cortar, mexer no que precisar para ver se consigo aproveitar meu kit.

Para as portas, seguindo a orientação de vocês, comprei dois rolos de manta asfáltica adesiva para dar uma vedada na bagaça.

Os tweeter eu já usava na coluna (no pálio) e estavam muito bons. Acho que vou repetir a receita no Doblo. O bom é que esses tweeters que tenho têm mobilidade. Dá para acertá-los já instalados.

Se esse esquema der certo, vou procurar ajuda e partir somente para a construção de novos divisores de frequência.

Assim, acho que estarei aproveitando bem a grana que iria gastar em um kit novo.

Se não der certo essa adaptação eu acabo comprando os MB.

O que acham?

Postado em

Nem atenuando mesmo. O problema é que o timbre on-axis é escroto mesmo. Le-son wannabe mesmo.

Quer fazer um teste MUITO legal? Bota uma música com médios "quentes"... Ana Caram (Postcards From Rio, faixa 12 - Africando) é uma preferida neste teste, sem falar que o disco é do ca*****. Terceira vez q eu tenho que gravar pra mim, pq ninguém quer devolver... :vts Então, solte a música, deixe o volume mais alto, e coloque a mão na frente do tweeter, a uns 10cm... uma mão na frente de cada tweeter. NA HORA a ardência desaparece, o médio surge e até aparenta subir mais.

Em certas gravações ele é estridente mesmo, percebi isso com um certo desânimo. Mas não sei, no meu sistema dá pra levar.

Todas as linhas da MbQuart possuem esse timbre característico nos tweeters?

Postado em

Bem acertado, acho os tweeters da Mb muito bons para o nivel automotivo.

Inclusive o Celso Jr, quando colocou um Tw Mb no carro, melhorou excepcionalmente os agudos do som dele, e no carro dele está on-axis. O player é o Clarion 955 e o amp um Clean Audio.

Postado em
Bem acertado, acho os tweeters da Mb muito bons para o nivel automotivo.

Sempre recomendei utilizar os tweeters MbQuats on-axis.

Em sistemas bem resolvidos(afinados, bem projetados, sem deficiências críticas) nunca decepcionou.

Do Discus ao Premium(nunca escutei um Q-Line).

Não importa o que seja feito, se o tweeter estiver off-axis vc perde um bom bocado do detalhamento.

E vale a pena deixar registrado que a partir da série Premium os tweeters melhoram bastante.

E os kits mais recentes em especial apresentam um resultado bastante superior aos antigos, tanto o mid como o tweeter.

Um dos últimos que escutei foi um Reference dos novos, e tocou consideravelmente mais que um Premium de linhas mais antigas.

Postado em

É a primeira vez q ouço falar q os novos MBs pós venda tocam melhor que os antigos made germany!

Boa notícia!!!

Crasher, sua referência de Mb em tweeter on axis era com bi ampli ou não? Pois assim, acredito q seja mais fácil domar os bixinhos!!

Pq de maneira geral, eu concordo q os Mb tem tweeter meio estridentes, mesmo em off axis não consegui deixar em 0db!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...