Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogeriomusic

Eletronica, Amplificadores E Fontes

Recommended Posts

Olha amigo Steel...eu não aprendi sem ajuda...tive muitos tutores, desde o Exercito Brasileiro, quando servi em 1970, como em muitos outros lugares.

Eu estou aqui mesmo para ajudar...lista as perguntas e manda pro meu mail..eu mando resposta em audio MP3...ou algum rascunho para explicar.

Acho que é pré-condição, parar entender essa tralha, conhecer calculo simples aritmético...equação de primeiro gráu..... razão e proporção...saber multiplicar e dividir.... sendo assim vai dar pra esclarecer qualquer dúvida...sem esse conhecimento, vou poder ajudar pouco.... infelizmente.

nanabrother@yahoo.com

Agora vou colocar a imagem da placa, lado de filete cobreado, opção onde não se usam condensadores eletrolíticos, foram removidos, suprimidos, exonerados, expulsos e banidos porque mostraram se desnecessários durante o teste comparativo tipo A- B cego..... onde compara se dois amplificadores, um chamado de A, e outro chamado de B.... você não sabe quem é o A e não sabe qual amplificador é o B...sendo assim é cego e justo...na comparação...nada se verificou durante a audição sem os condensadores de filtragem de linha de alimentação...que é o positivo de 35 volts e o negativo de 35 volts.

Carlos

post-47-1174671428.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

Aqui vai a ultima imagem...esta feita em Preto e Branco com alto contraste...serve para aquêles que já desenvolveram o método de produção de placas pelo processo fotográfico.

Nesse processo produz-se uma transparência....isso na própria impressora....a placa recebe uma solução sensível à luz (não sei qual é!).... a solução é pintada sobre o cobre e espera secar.

Daí coloca-se uma luz possante...de 250 watts ou mais encima do conjunto constituído da placa com o cobre pra cima...placa pintada com material foto sensível (quase incolor)...placa essa que vai ter a transparência colocada encima dela.... aonde a luz atravessar a transparencia irá deixar material exposto que será frágil quando da corrosão do cobre.... corrosão essa a ser feita com material químico (percloreto de ferro e outros).

O local onde a luz não tocou..ficará protegido da solução diluidora de cobre...depois de pronto, saíndo do banho corrosivo eliminador de cobre...você lava, passa Bom Brill...seca, faz os furos e monta o circuito..parece simples né...mas dá no saquinho fazer assim...eu mesmo faço à mão..com canetinha mesmo, desenhando as linhas do impresso no "olhômetro"

Carlos

post-47-1174671791.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não mordo, não sou malvado, não dou porrada em criançinhas, nunca matei ninguém, não tenho passagem pela polícia, não bebo mas gosto de garotas.

Sou velhusco, não esnobo gente que vem pedir informação...mas detesto gente burra e pretenciosa que acha que sabe muito.... ninguém sabe é de nada...todo dia aprendemos.

Sabedoria é concluir que sabemos muito pouco...e esquecer do orgulho, já que logo, logo aparece quem conheça mais pra mostrar pra gente que não passamos de bobocas pretenciosos.

Também não curto menino imaturo.... perto do quinze anos, alguns espécimens semi idiotizados, que pede informações e aprende o basico, logo o danado começa a querer competir com o professor...bobocas.

Mas tou pra ajudar quem quiser ajuda..é só pedir...vai ser bem recebido se não der uma de gostoso.

Não estou aqui pra mostrar conhecimento...sòmete pra divulgar meu amplificador que acho ser bom..que deverá fazer muita gente feliz...não estou pra duelar conhecimento com o "papa do pedaço".... viro a esquerda e cáio fora se aparecer bobalhão pra torrar o meu saquinho....nos foruns internacionais tem boboca que não dá pra contar..são milhares the bobalhões pretenciosos, que pouco sabem e entram numa de dar consultoria...é um saquinho você ter que ouvir "um mais um" dos caras que querem mostrar que são alfabetizados nos princípios basicos da eletrônica...pra mim enche...já que princípios eu já aprendi fazem quase 50 anos!

Mas tou aqui...pra gente que precise de ajuda....o pagamento é consideração e respeito apenas.

O "dedo" na imagem, é mensagem clara dedicada à um gringo boboca que cismou de tentar ensinar o que é feedback pro velhusco aqui...PUTZ!

Gostoso aqui só tem um...papai do céu amigo!

Carlos

post-47-1174672648.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
[

Aqui está a placa que contem os condensadores eletrolíticos na extrema direita...seja encima ou seja embaixo...são filtros de linha de alimentação.

É mostrado o lado cobreado apenas.....sòmente os filetes após feitura da placa.

Carlos

posta ai com resolução maior pra galera ... vou tentar montar esse ampli .. tem ideia mais ou menos do custo dele?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Uns trinta e oito reais para cada canal...preço das peças...alguma coisa assim...

Caro mesmo são os saídas que custam 10 reais cada um..os outros transistores são de 1,50 ou menos.

Resistores custam 20 centavos cada um, e condensadores grandes e caros podem ser eliminados usando o circuito que tem transistor deitado na horizontal.... a placa virgem custa uns 2.50.

Não é caro...já que pode produzir 100 watts de som..isso significa, na propaganda PMPO...alguma coisa da ordem de 6000 watts PMPO para uma unidade de dois canais, stereo.

Dentro dos gabinetes dos amplificadores de carro, daqueles que usam fonte chaveada...daqueles que aparece 50, ou 60 , ou 80 amperes no fuzível de alimentação (13.8 Volts) você vai encontrar amplificadores convencionais como este.... usando mais transistores em paralelo na saída...para aguentar 2 ohms ou menos de impedancia....produzindo 200 watts rms para cada um dos canais.

Isso resulta em amplificadores de mais de 800 watts RMS....que na propaganda...nos valores loucos PMPO (Potencia musical para otários)...ou Peak Musical Power Output....Pico de Potencia Musical....coisa louca, sem nenhum sentido, mas que afeta muita gente que se baseia nela....esse mesmo amplificador, contando com 8 canais do meu esquema dentro...apareceria na propaganda como 48000 watts (48 mil watts!!!...pura maluquice..isso não existe!..derreteria a fiação elétrica dos carros se fosse verdade...a baterial derreteria também...se ligado, a bateria duraria 1 microsegundo....pura doideira!

O transformador, de 220 ou 110 volts para 27 mais 27 volts e 400 watts de potencia pode custar bem caro....isso torna a coisa complicada, ....porisso mesmo eu enrolo meus próprios transformadores ou compro sucatas de amplificadores de som antigos para a remoção do útil transformador.

Para a pessoa partir do zero...não tendo o transformador e os condensadores de filtro, a coisa fica bastante complicada se o indivíduo não for "abonado"...vamos dizer assim.

Bom e barato é dificil...qualidade e baixo custo não são compatíveis...porisso mesmo não compras uma Ferrari pelo preço de um Gol..... uma opção de muito menos qualidade, que pode usar os 13.8 volts da bateria...mas que custaria bem baratinho....produzindo 14 wats limpinhos em cada canal...seria o TDA2030A...uma droga em comparação com o amplificador que eu publico aqui nesse segmento de diy......mas que satisfaz o binômio bom e barato....meio débil em som..fracote, magrelo e pálido....mas que mexe os diafragmas dos alto falantes....o meu não..cospe o diafragma pra fora que parece querer saír voando e se bobear derrete a bobina e solta fumaça!

8 canais com o TDA2030A pode entregar 8 X 14 watts limpos com baixa distorção.... 112 watts rms totais somando as 8 saidas (4 saídas por canal)...em PMPO isso dá um número bonito.... 3360 Watts PMPO (tremenda mentira!)

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Pôxa...se eu soubesse como postar com melhor resolução..bem que eu o faria.

25K é bastante difícil pra meus recursos...quero dizer...copiar imagens reduzindo para 25K e mesmo assim ter resolução.....pra mim é coisa de mágico.....quero dizer, quem sabe fazer isso ou é magico ou sabe mesmo lidar com computadores e programas de imagens.

Aqui eu uso o ACD See.....é moderno é bom.....mas não consigo.....fica uma droguinha mesmo.

Se alguem precisar, eu faço o upload para o endereço do colega...é só entrar em contato comigo que eu "subo" uma imagem com uns 500K ou mais.

Meu E mail pessoal, à disposição dos colegas é:

nanabrother@yahoo.com

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Pôxa...se eu soubesse como postar com melhor resolução..bem que eu o faria.

25K é bastante difícil pra meus recursos...quero dizer...copiar imagens reduzindo para 25K e mesmo assim ter resolução.....pra mim é coisa de mágico.....quero dizer, quem sabe fazer isso ou é magico ou sabe mesmo lidar com computadores e programas de imagens.

Aqui eu uso o ACD See.....é moderno é bom.....mas não consigo.....fica uma droguinha mesmo.

Se alguem precisar, eu faço o upload para o endereço do colega...é só entrar em contato comigo que eu "subo" uma imagem com uns 500K ou mais.

Meu E mail pessoal, à disposição dos colegas é:

nanabrother@yahoo.com

Carlos

Use o bom companheiro, imageshack (www.imageshack.us). É só escolher o arquivo, mandar fazer o upload, eescolher um dos thumbnais (aqui só funciona o thumbnail 1), ou o link direto (neste caso, tem que apertar o botão IMG que aparece quando vc está postando, e colar o link).

Compartilhar este post

Link para o post

No forum Internacional..eu já coloquei muitos detalhes...tem muitas imagens por lá tambem...todas de 100K.... qualidade bem razoável.... chegando a 1000 por 1000 pixels que são reduzidas em qualidade para caber em 100K.

Aqui tem um link para o fórum..espero que não haja ciumeira nesse forum quanto a linkar com outro forum....caso haja...avisem me que eu apago esse link.

http://www.diyaudio.com/forums/showthread....016#post1134016

Espero que funcione e não cause problemas com a gerencia deste forum.

abraços

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
No forum Internacional..eu já coloquei muitos detalhes...tem muitas imagens por lá tambem...todas de 100K.... qualidade bem razoável.... chegando a 1000 por 1000 pixels que são reduzidas em qualidade para caber em 100K.

Aqui tem um link para o fórum..espero que não haja ciumeira nesse forum quanto a linkar com outro forum....caso haja...avisem me que eu apago esse link.

http://www.diyaudio.com/forums/showthread....016#post1134016

Espero que funcione e não cause problemas com a gerencia deste forum.

abraços

Carlos

Pode linkas à vontade! (bom) conteúdo é sempre desejável.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

Boa noite...

vc poderia explicar como é o sinal de um amplificador?

pega os 12V e depois?

como podemos dizer que um amp é robusto?

o que faz o amp suportar 1 ou 2 ohms de saída?

o que um mosfet diferencia de um bipolar? posso trocar um por outro?

Abçs e obrigado!

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Eu raramente visito esse forum...desculpa pela demora, já que estou ocupadão mantendo um segmento no forum Internacional, www.diyaudio.com

O que é sinal de amplificador é uma pergunta hiper cabeluda.

Amplificadores são dispositivos "manipuladores" da energia proveniente da fonte de alimentação.... essa fonte é normalmente de corrente contínua....essa corrente continua é manejada através da variação da resistencia dos transistores....que são resistores de transferência.... isso tudo acontece referenciado pelo sinal de audio que entra em um determinado circuito amplificador....esse sinal aciona os transistores que por sua vez manejam a energia da fonte (muito grande) produzindo o que chamamos de amplificação.....não é bem uma "aumentação"...na verdade uma energia pequena (a fonte sonora...o CD, or radio, or microfone..ou seja lá o que for.... é o elemento acionador dos transistores de potencia que controlarão enorme potencia elétrica, que é o produto da voltagem multiplicado pela corrente.

Nos amplificadores de automóveis, nos realmente bons, existem dispositivos osciladores, bastante modernos e controlados por um Chip, que eleva a voltagem para cerca de 40 volts positivos e 40 volts negativos.... voltagem simétrica essa...tem três fios.. o positivo, o negativo e o fio terra.....essa maior voltage aciona amplificadores convencionais, iguais os que temos nos aparelhos de som domésticos.....por serem alimentados por tensão (voltagem) maior, também produzem maior energia na sáida...um amplificador como este....apenas um deles, pode produzir 300 watts rms...um canal apenas com essa potência.... em PMPO isso pode ser entendido como 9000 watts por canal.....potência essa para cada uma das saídas.

Usando 12 volts você fica limitado...já que mesmo que o amplificador seja capaz de transformar os 12 volts da bateria em 12 volts de som...isso não resultaria grande coisa...já que 12 volts de som resultam em 72 watts rms (2000 PMPO) no máximo por canal..isso porque a carga mínima costuma ser de 2 ohms.

Potencia é a voltagem que vái para o alto falante.... voltagem alternada, tensão alternada, multiplicada por ela mesma (ao quadrado) e dividida pela impedância do alto falante..no caso... 2 ohms como o mínimo que costumamos encontrar.... pelo menos o que é "standard"...padrão, nos ultimos 40 anos.

12 X 12= 144 ............ 144 divididos por 2 ohms vai resultar em 72 watts rms (reais).

Já no caso dos amplificadores que possuem fonte eletrônica, chaveada, quando são alimentados internamente por 50 positivos e 50 negativos, conseguem produzir mais de 30 volts limpinhos encima de um falante de 2 ohms....vamos calcular.

30 X 30= 900...............900 divididos por 2 ohms vai resultar em 450 watts rms (reais)...isso cada canal que tiver lá dentro!

Mas não tem mágica não!.... 4 canais desses, de 900 watts vão resultar em 60 amperes de consumo na bateria...ou seja...corrente bem parecida com o motor de arranque...tua bateria vai acabar em 25 segundos!.

Amplificadores que "aguentam" dois ohms sem queimar são aqueles que tem transistores parrudos, ou muitas unidades ligadas em paralelo para aguentar a cacetada de calôr que vai ser gerado durante a produção de som...são específicos, projetados para usar essa impedancia.

Mas cuidado... alto falantes, até mesmo pra tocar alto, possuem impedancia (que é a resistência medida quando o alto falante recebe um sinal de 1000 ciclos por segundo...é uma resistência que leva em conta o recebimento de sinal alternado, sinal de audio) muito complexa essa impedância...tendo picos e vales de impedancia...de repente o alto falante é de 4 ohms para 1000 ciclos, mas tem a impedância de 2 ohms na frequencia de 50 ciclos...daí o amplificador que não é feito para aguentar 2 ohms queima.

Eu acho que respondi...mas a pergunta é muito ampla...pra responder isso eu precisaria escrever um livro, eu demoraria 2 anos para escrever o danado, e você levaria alguns dias pra ler e outros tantos dias para entender tôda essa tralha.

O meu amplificador...o Amplificador DX está publicado no forum Internacional...mas também tem uma home page agora....todas as informações estão lá...como a lingua Internacional é o Inglês, vocês tem que meter bronca pra entender..tá lá tudo em inglês...no entanto, esquema elétrico é esquema elétrico..seja em Japonês, Chines, Russo ou Português, dá pra entender.

Ta aqui o endereço eletronico da home page..eu não sei usar os truques aqui do forum para colocar endereço...vou digitar aqui e acho que vocês vão ter que digitar para chegar lá.

http://users.tpg.com.au/users/gerskine/dxamp/

Abraços,

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos... pelo que vi do esquemático...

Estava tentando identificar os blocos...

Na saída observei o Q6 e Q7 como um estágio de saída push-pull... ele é classe B?

Ou o estágio de saída é formado pelos Q4, Q5, Q6 e Q7?

O estágio de ganho tás fazendo no Q1? O Q2 é o que? Realimentação?!

Eles me lembram um Par Diferencial... :P

Para polarizar tás usando algum espelho de corrente? Ou só resistores mesmo?

Qual a função do Q3?

Desculpa tnts perguntas! :P

Recentemente montei um operacional de testes com 2n3904/06 e lm3045...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Carlos,

Respondeu sim!

é impressionante, sua paciência e clareza nas explicações!

Apareça mais aqui dando essas dicas!

Ps.: se vc lançar um livro... rs rs ... eu compro! hehehe

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

galera vi q tem um pessoal q manda mto bem em eletronica aki....

seguinte... eu tenho um receiver gradiente... mto bom.. jah keimo 3 vezes por cabaçada....

e cobram mto caro pra arruma essa po***... to de saco cheio ja...

essa ultima tava de boa e algm aki em casa puxo a caxa... grudando os fios da saida dele... agora ele liga e nao amplifica... fica dando uns xiados... deve ter torrado alguma coisa... vo posta umas fotos da placa e dos componentes

algm q manja soh olhando deve saber oq ocorreu , e pode entrao me ajudar ... ? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Estou testando alguns diagramas que andei catando pela internet de amplificadores pequenos ( 2 a 7 Watts ) com componentes discretos...não se encontram muitos, inclusive;

Amp3.GIF

O problema é que ainda estou engatinhando nos softwares para PCB (Eagles , etc) e resolvi fazer em "aranha" as ligações...

Para tanto, eu sigo exatamente as ligações do diagrama; Dá até pra casar os componentes soldados em cima do diagrama impresso, fica uma cópia exata mesmo...

A droga é que já montei uns 4 ou 5, e a unica coisa que consigo escutar é um TUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMM :banghead

Inclusive mandei um falantinho de 2 pol. pro cemitério, dava pra sentir o cheiro da bobina torrada; mas som mesmo, nada até agora.  :banghead  :banghead

Alguém pode me dar um toque sobre o caso ?

Fala!

Cara, esse zumbido que você está ouvindo pode ser causado por vários motivos, mas nessa potência, provavelmente por dois:

- O circuito está mal dimensionado e estão ocorrendo oscilações...

- A fonte de alimentação não está suficientemente filtrada e o zumbido da rede elétrica está impedindo o funcionamento...

Neste último caso, você precisa adicionar uma filtragem melhor nesta fonte. Tente ligar o amplificador numa bateria de carro (sei que o ampli é 24V, mas funcionará em 12V, só pra teste...) e veja se o zumbido some.

Se funcionar, é a fonte o problema.

Reveja, com atenção, a entrada do circuito, onde está o potenciômetro de volume, pois o mesmo zumbido de 60Hz pode entrar por aí.

Qualquer coisa, diga aê...

Falou,

olá pessoal sou novo nessa area

e estou tendo problemas para entender esses sinbolos

sera que alguem pode me explicar? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...