Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogeriomusic

Eletronica, Amplificadores E Fontes

Recommended Posts

Nossa cara, perfeito esse método de confecção de placa heim?? [-]

Putz, to de cara, perfeito mesmo. :o

Conheço um cara por aki que mexe com fotografia, e vou ver se ele me passa esses produtos.......

Se eu fizer eu posto aki, e se alguém fizer antes de mim, poste aki tbm, hehe....... T+........msn tá de pé??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa, Leandro, tudo bom?

Cara, fico realmente grato pela força, a intenção foi ótima [-]

Mas no caso minha duvida diz respeito mesmo é a parte anterior da coisa toda, ou seja, como chegar na imagem final de impressão dentro do software EAGLE...

É que no EAGLE, quando finalizamos o arquivo BRD (board) ele fica assim:

eagle44_01.gif

Mas para imprimir a imagem que vai passar pelo processo que voce descreveu, preciso chegar no seguinte arquivo (pcb):

Pcb.gif

O arquivo pcb é o que eu chamo de finalização, onde a imagem em preto e branco é impressa ao contrário, para ficar na posição certa na placa cobreada...E é este arquivo que não sei como chegar :(

E falando de processos para passar do papel para a placa cobreada, veja este link mostrando o passo a passo para fazer placas perfeitas, coisa fina mesmo, e creio não ser muito dificil :

http://www.inape.org.br/circuito.html

Quando eu tiver oportunidade, (ou seja, quando eu estiver com o arquivo pcb do Daniel pronto) vou tentar este processo.

Se caso voce fizer primeiro, poste aí, tá legal? []-[]

No mais, te adiciono no MSN para trocar figurinhas, beleza?

Té breve

Cara desculpa ai nao ter conversado contigo no msn, meu irmao tava aqui e tava usando o pc. Mas intão sobre o metodo fotográfico, tem um custo muitooo alto! eu uso metodo a laser, que leva um tempo pra você pega a manha, mas eu uso transparencia em vez de papel glossy, keria testar com papel vegetal mas ainda nao tive oportunidade. O metodo laser com tranparência é tranquilo, o lance é ter os cuidados que o leandro citou com a placa, colocar um papel no verso da transparencia pro plastico nao grudar no ferro e ir testanto os tempos...t++

Compartilhar este post

Link para o post

Ai guiHF, achei uma tabela +- com as referencias sobre trilhas

esse onça/pé é a espessura de cobre sobre a placa. Flow

clipboard0112xl2.jpg]tabela[/url]

Compartilhar este post

Link para o post
Ai guiHF, achei uma tabela +- com as referencias sobre trilhas

esse onça/pé é a espessura de cobre sobre a placa. Flow

clipboard0112xl2.jpg]tabela[/url]

achei tbm aki, acho que isso http://www.controle.eng.br/CIRCUITO%20IMPRESSO.pdf, resume tudo ou muita coisa...

em breve o circuito do meu amplificador + fonte + filtro LP ou HP estará pronto.. []-[]

acho que esta tabela também ajuda um pouco:

1 QUILOGRAMA (kg) 1000 g

1 TONELADA (T) 1000 kg

1 QUILATE 0,205 g

1 ONÇA (oz) 28,352 g

1 LIBRA (lb) 16 oz

1 LIBRA (lb) 453,6 g

1 ARROBA 32,38 lb

1 ARROBA 14,687 kg

1 METRO 100 cm

1 QUILÔMETRO (km) 1000 m

1 POLEGADA 2,54 cm

1 PÉ 30,48 cm

1 JARDA 0,914 m

1 MILHA 1,6093 km

1 MILHA MARÍTIMA 1,853 km

1 BRAÇA 2,2 m

cara saber oque significa cada unidade de medida, a unica coisa que ainda não consegui foi a espessura em mm de cada onça/pé²... to a procura pra colocar no eagle...

Compartilhar este post

Link para o post

Aeeeeeee galera, hj to feliz [-]

No tédio do dia-dia sem nada pra fazer, resolvi desenrolar um transformador velho e enrolá-lo (na mão, hehe). Ele tinha vários fios, dentre eles um fino e outro mais grosso, os quais decedi usar. Sei que existe um cálculo compliacado, com espessura do fio do primário e secundário, área do núcleo, etc, mas, na loucura, fiz como eu tinha em mente. Eu sempre pensei: "Se um transformador tem 400 voltas no primário, e 200 no secundário, ele terá uma voltagem de saída metade da de entrada. Intaum foi nesse pensamento. Fiz um "complicadíssimo" cálculo (regra de 3, hauhauhua), e cheguei a um resultado legal. Como a rede daki é de 220 V e queria 12 + 12 na saída, pensei assim: Farei 600 voltas no primario, e no secundário farei> 600 X 12 : 220 = 32,72. Resolvi então por 40 voltas. Intaum fiz o seguinte: 650 voltas no primário e 40 + 40 no secundário. E..............Voilá...

Funfou... [-] kkkkkkkkkkk

Entra 220 e sai 12,2V + 12,2V......... :vts

Nem precisei pagar nada.......... Segue foto dele.....qualidade ruim, mas segue...hehe

post-47-1169157432.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

o seu vagal :P e nem procuro o toroide pra min neh???? fico inrrolando trafo hauiahuahau..

to pensando em desinrrola um aki e inrrola denovo... mais varias coisas que impede hehehe... q pena q eu não conhecia mais sobre transformadores antes de jogar o meus fora... =\

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava pensando se um desses amplificadores TDA, não poderiam alimentar um amplificador booster..

E com 10 TDA1518BQ sobrando aki (sem destino nenhumm...) Pensei em montalo para ver se funciona... Cada um tem 2 canais e direito a Bridge []-[][-]

O esquema que eu usei esta no datasheet também, http://www.sparta.lu.se/~bjorn/whitney/com...nts/tda1518.pdf

Montei ele na protoboard... O consumo deve ser de uns 2A, pois com 0,5v na entrada o consumo maximo foi de 500mA e a voltagem de saida maxima 7v a 4ohms... (maxima = a pico de 1 segundo ou mais)

Coloquei conectores e tudo mais agora vou montar no carro..

FOTOS AMANHA!!

Compoenentes:

1 CI TDA1518BQ

1 Capacitor Despolaricado Ceramico 100nF x 400v

2 Capacitores 1000uF x 35v

1 Capacitor Poliester (Caneca plastica) 150nF x 63v

1 Dissipador de Fonte queimada (para 3 TO-220)

1 Cooler 4x4cm (12v)

1 Barra de terminais (15pinos :blink: Q isageiro soh usei 5 :banghead )

1 Conector Femea RCA

É isso pessoal...

Em Breve fotos e atualições...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galera.....Num entendi o motivo do tópico estar tão "morto". Vamu postar aê povo. Tópico legal pode ser deixado de lado assim não....Sacanagem.

Mas inda à minha dúvida....Estava aki a pensar...Será possível usar um ci amplificador de uns 10 W a 20 W, e após ele, um par de transistor? Seria um amplificador de potência só q sem akele bando de "transistim", capacitores e resistores........

Seria isso possível? como realizar isso, tipo ligações e tal.......favor me ajudem.

FLW

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a confecção de placas, eu sempre faço assim:

1º pego o desenho impresso ou faço o desenho conforme o esquema, a mão mesmo.

2º ao inves de laser ou fotolito ( que sai caro) aprendi uma vez na revista Eletronica Total a fazer desse modo: pegasse o desenho , coloca ele sobre a placa virado pra cima em contato com o cobre com um PAPEL CARBONO, desenha, contorna todas as trilhas e ilhas e depois tira tudo fora e torna a desenhar com uma caneta de retroprojetror.

Claro qua a primeira vista não fica tão profissional, mas para nos praticantes não precisa ser absurdamente perfeito. Só tem q ser bem caprixado para evitar ruidos, não deixar as trilhas encostadas e tal, mas eu sempre faço assim e fica bom.......... abçs.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais fácil que isto: Pega papel couché (tem gente que faz com aquele papel liso que vem com as etiquetas coladas), imprime numa impressora laser, em qualidade alta, coloca face com a face da placa, ferro de passar por cima até o toner grudar no cobre, e aí é só corroer.

Já fiz muito, nunca teve falha depois que eu peguei o tempo do ferro.

Compartilhar este post

Link para o post
Mais fácil que isto: Pega papel couché (tem gente que faz com aquele papel liso que vem com as etiquetas coladas), imprime numa impressora laser, em qualidade alta, coloca face com a face da placa, ferro de passar por cima até o toner grudar no cobre, e aí é só corroer.

Já fiz muito, nunca teve falha depois que eu peguei o tempo do ferro.

Sim, mas pra quem não tem impressora laser como eu ? por isso q faço assim.

Ate da um pokinho de trabalho né, mas pra me quebrar o galho dá. Se bem q faz horas q não faço nada.........

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Ae galera.....Num entendi o motivo do tópico estar tão "morto". Vamu postar aê povo. Tópico legal pode ser deixado de lado assim não....Sacanagem.

Mas inda à minha dúvida....Estava aki a pensar...Será possível usar um ci amplificador de uns 10 W a 20 W, e após ele, um par de transistor? Seria um amplificador de potência só q sem akele bando de "transistim", capacitores e resistores........

Seria isso possível? como realizar isso, tipo ligações e tal.......favor me ajudem.

FLW

Não entendi a parte de transistores na saida... acho q não é necessario....

Po topico bom mesmo.... deu um problema no meu pc, e nem sei aonde ta o eagle.... acho q até perdi os projetos.... mais agente az denovo neh....

agora eu to com um quarto soh pra min e posso fazer um sonzinho legal =D

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, por exemplo, um CI libera cerca de 20 W normalmente. A minha idéia seria a seguinte..... Usa esses 20 W já liberados pelo CI e faz uma outra etapa amplificadora com transistores, mas transistores bem potentes mesmo.

O CI serviria para eliminar akeles transistores, resistores e capacitores de pré.

Usaria uma fonte de uns 35+35. Regularia pra a voltagem do CI, para ligar apenas ele (para akela fumacinha mágica não fugir). E os 70 V seriam usados na etapa de transistores.

Fica aí a pergunta: Seria isso possível?

Tá certo, eu sei que não ia diminuir muito o preço, mas o tamanho da placa, o numero de componentes e o trabalho que teria para desenhar a placa quase toda se reduziria a apenas um CI.

Ae, ajudem aí, rsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to usando o Traxmaker, que vem junto com o Circuit Maker. To gostando. Não cheguei a usar o Eagle.

Li em um site uma vez, que na técnica da impressão a laser + ferro, também pode usar papel de revista!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q não daria mto certo não.... Pois fiz um amp, com ci... para controlar o ganho dele de qualquer modo é necessario um pre-amp (amp. op.) a não ser que tenha um modo controlar a entrada sem pre-amp..

a minha ideia seria parecida.. exemplo:

pre-amp-filtro subsonico-filtro comun-amplificação-AMPLIFICADOR BOOSTER

seria para ligar um amplificador booster com filtros (principalmente subsonico!!) nada demais... mais acho q a ideia seria a mesma,..

Compartilhar este post

Link para o post

Aew pessoal, só pra frizar akio que aconteceu comigo e se ocorrer com alguém a dúvida já está meio resolvida.

Fiz um reguladorzinho de voltagem com um potenciômetro e um transistor. No momento ficou perfeito. Ela ia de 0 V a 12 V.

Após um tempo (tipo uns 3 dias) fui medir a voltagem de saída do reguladorzim e o mínimo que ela estava dando era 4,1 V, ou seja não caía pra 0V. Lá fui eu, abri, pensei, pensei, e como não tinha nada mais para fazer troquei o transistor. E qual foi o resultado? 4,1 V.

Indignado com isso e sem nada de tão importante em mente, resolvi colocar um resistor de 10K entre a base e o emissor do transistor. E..............Pronto, resolvido!

O regulador voltou a funcionar perfeitamente. É meio ridículo isso mas está postado aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal de ver a turma montando com discretos....eu gosto muito desse tipo de montagem...tanto que venho fazendo isso nos ultimos 46 anos (desde os 9 de idade)

Eu criei meu próprio amplificador, à partir de um desenho (topologia) tradicional dos anos 80...está vastamente publicado no www.diyaudio.com o tópico é Dx amplifier....my amplifier.

Caso interesse, por lá já tem fotos de quem construíu.... tem placas de impresso e muita informação....no entanto, caso necessário, eu posso informar aqui mesmo...tirar dúvidas para ajudar algum candidato a montá-lo

É garantido, eu mesmo calculei cada circuitinho....e funciona mesmo!... em 4 ohms pode entregar mais de 100 watts rms.... cento e pouquinhos na dependência da fonte ser forte o suficiente...usa fontes simétricas, que podem variar de 25 mais 25 volts até 49 mais 49 volts.

A fonte standard é de 35 volts DC positivos, terra e 35 DC negativos....onda completa usando o central dos três fios presentes no secundário como terra...dois electrolíticos são usados...qualquer coisa maior que 4700uF para cada lado vai funcionar.

Eu não visito o forum com muita constancia, já que mantenho um segmento no fórum gringo e tenho que estar por lá com muita constância, já que seu responsável pro aquela coluna que lá abri...perguntas chegam, e eu tenho que estar lá disponível para responder.

Caso desejem falar comigo, vão direto para o meu Mail:

nanabrother@yahoo.com

..... não tem nenhum crente aqui não!...eu sou é Quente!....o nanabrother significa irmão da Nana (eliane) minha queridíssima irmã...uma homenagem que ela merece.

O P3A do Rodd Elliot é muito bom....mas o meu é ainda um pouquinho melhor.

Porque da escolha de um tipo de diagrama tão antigo?...porque tem sonoridade excelente...chuva no telhado soa como chuva no telhado...e o som é tão bem caracterizado (fiél) que não vai parecer aplausos....é chuva mesmo!

Dependendo do interesse do pessoal....eu publico placas, fotos e detalhes por aqui.

Não tenho nenhum preconceito ou resistência com relação aos foruns brasileiros, no entanto, outros permitem maiores imagens em kilobytes, com melhor definição para esquemas...tem muito mais gente, e o principal, idéias do mundo tôdo..enquanto que aqui só pinta gente de lingua portuguesa...por melhor que nossa raça possa ser...limita um pouco a quantidade de dôidos, fanáticos e aloprados como eu mesmo sou.

Saudações,

Carlos

post-47-1174668438.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo reduzir, com qualidade, o esquema para 25K.

Sendo assim, complica um pouco, e quem precisar entre em contato comigo.

Veja uma imagem do amplificador.

Carlos

post-47-1174669111.gif

Compartilhar este post

Link para o post
[

Mais uma imagem do amplificador...que pena...não consigo resolução nesse tamanho.....deve ser burrice minha!

Carlos

post-47-1174669206.gif

Compartilhar este post

Link para o post
[

Vou tentar de nôvo....melhor resolução.

Carlos

post-47-1174669927.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tens a placa de circuito impresso com os componentes no local....a placa é feita de forma transparente para possibilitar o exame das trilhas de cobre que ficam por baixo.

Carlos

post-47-1174670721.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tens uma placa modificada...os condensadores eletroliticos que filtram as linhas de alimentação....os postos na placa anterior, acima e abaixo, no extremo direito...no caso foram removidos para permitir "deitar" os transistores de saída sobre aluminio em perfil de letra "L"....esse aluminio fica por debaixo dos transistores de saida (que precisarão de isolamento) e é aparafusada no dissipador principal.

Carlos

post-47-1174670951.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, apesar de eu não entender praticamente nada das informações que você posta, gosto de ler e correr pro google pesquisar [-]

Só como dica, se quiser colocar fotos maiores com qualidade, basta upar no imageshack :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
[

Aqui está a placa que contem os condensadores eletrolíticos na extrema direita...seja encima ou seja embaixo...são filtros de linha de alimentação.

É mostrado o lado cobreado apenas.....sòmente os filetes após feitura da placa.

Carlos

post-47-1174671063.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...