Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogeriomusic

Eletronica, Amplificadores E Fontes

Recommended Posts

Estou testando alguns diagramas que andei catando pela internet de amplificadores pequenos ( 2 a 7 Watts ) com componentes discretos...não se encontram muitos, inclusive;

Amp3.GIF

O problema é que ainda estou engatinhando nos softwares para PCB (Eagles , etc) e resolvi fazer em "aranha" as ligações...

Para tanto, eu sigo exatamente as ligações do diagrama; Dá até pra casar os componentes soldados em cima do diagrama impresso, fica uma cópia exata mesmo...

A droga é que já montei uns 4 ou 5, e a unica coisa que consigo escutar é um TUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMM :banghead

Inclusive mandei um falantinho de 2 pol. pro cemitério, dava pra sentir o cheiro da bobina torrada; mas som mesmo, nada até agora. :banghead:banghead

Alguém pode me dar um toque sobre o caso ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou testando alguns diagramas que andei catando pela internet de amplificadores pequenos ( 2 a 7 Watts ) com componentes discretos...não se encontram muitos, inclusive;

Amp3.GIF

O problema é que ainda estou engatinhando nos softwares para PCB (Eagles , etc) e resolvi fazer em "aranha" as ligações...

Para tanto, eu sigo exatamente as ligações do diagrama; Dá até pra casar os componentes soldados em cima do diagrama impresso, fica uma cópia exata mesmo...

A droga é que já montei uns 4 ou 5, e a unica coisa que consigo escutar é um TUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMM :banghead

Inclusive mandei um falantinho de 2 pol. pro cemitério, dava pra sentir o cheiro da bobina torrada; mas som mesmo, nada até agora. :banghead:banghead

Alguém pode me dar um toque sobre o caso ?

Fala!

Cara, esse zumbido que você está ouvindo pode ser causado por vários motivos, mas nessa potência, provavelmente por dois:

- O circuito está mal dimensionado e estão ocorrendo oscilações...

- A fonte de alimentação não está suficientemente filtrada e o zumbido da rede elétrica está impedindo o funcionamento...

Neste último caso, você precisa adicionar uma filtragem melhor nesta fonte. Tente ligar o amplificador numa bateria de carro (sei que o ampli é 24V, mas funcionará em 12V, só pra teste...) e veja se o zumbido some.

Se funcionar, é a fonte o problema.

Reveja, com atenção, a entrada do circuito, onde está o potenciômetro de volume, pois o mesmo zumbido de 60Hz pode entrar por aí.

Qualquer coisa, diga aê...

Falou,

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa por usar seu tópico mas eu também to com um problema desses. Fiz um ampli com o TDA 2002 (que por sinal o lay-out das placas era iguais em todos os sites que eu encontrei na net) e a porcaria do amplizinho não funcionou bem. Eu liguei elle no PC e em volume mínimo no Winamp ele dá uma distorção horrível, e só toca "meia" música, fica baixa na maior parte do tempo e nos graves faz um Trarccccmmmmm. (Hehe). Ah, e o ci tá muito quente, como se estivesse tocando música há muito tempo já. Liguei ele em 12V. Alguém poderia nos ajudar???

Ps: Desculpa denovo por usar seu espaço rogeriomusic.

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpa por usar seu tópico mas eu também to com um problema desses. Fiz um ampli com o TDA 2002 (que por sinal o lay-out das placas era iguais em todos os sites que eu encontrei na net) e a porcaria do amplizinho não funcionou bem. Eu liguei elle no PC e em volume mínimo no Winamp ele dá uma distorção horrível, e só toca "meia" música, fica baixa na maior parte do tempo e nos graves faz um Trarccccmmmmm. (Hehe). Ah, e o ci tá muito quente, como se estivesse tocando música há muito tempo já. Liguei ele em 12V. Alguém poderia nos ajudar???

Ps: Desculpa denovo por usar seu espaço rogeriomusic.

Opa, sem problemas usar o tópico, a união faz a força,é até melhor que talvez mais pessoas opinem....

Inclusive estive viajando nesta semana, cheguei agora, portanto desculpem a falta de respostas.

Viu, djimi, testei numa bateria de carro e infelizmente não rolou, acho que o circuito está errado...Devo ressaltar que este que eu coloquei aqui é um dos tres que eu tentei, este nem tocou nada, fica simplesmente mudo :huh: ...o que deu o zumbido é um outro de 2 WATTs, mas acabei descobrindo que os transistores que usei nele não tem a base, coletor e emissor nas posições "usuais" (nem sei se existe um padrão para essas posições) daí consultando os datas dos transistores percebi que havia montado tudo invertido! :banghead

Colocando os transistores nas posições corretas que o diagrama pede, funcionou, porém está com um pouco de distorção, acho que acabou ferrando um dos transistores quando tentei funcionar com eles invertidos.

Agora vou montar outro novo pra ver no que dá.

Sem querer abusar, djimi, voce percebe alguma coisa meio fora neste diagrama que apresentei? Estranho ele não manifestar nem mesmo uma distorção pura, nem qualquer ruido, não é :blink:

Estou ligando os componentes direto um no outro, na sequencia exata do diagrama, será que tem que haver alguma "separação" em dado momento, mesmo que no diagrama esteja os componentes todos interligados?

BigNoseMan, estes sintomas que voce apresentou ocorreram comigo também em outro amplizinho que tentei montar (3WATTs) e o problema também era esses lances de emissor e coletor invertidos...no meu caso foram 3 transistores, e o primeiro que estava no caminho do sinal da fonte sonora era o que esquentava pra caramba; Logo, por analogia, possivelmente há uma ou duas "perninhas" aí do TDA que talvez esteja invertida, dá uma checada pelo site do fabricante,( o pior que CI é mais complicado, né? ;) )

Obrigado pela força, até breve :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É, parece que aqui ninguem se interessou por esse tópico :unsure: ...Creio que neste forum consegue-se mais resultados quando se fala em carros.

Mas na esperança de que os entendidos em amplificadores (sei que tem vários aqui) queiram me dar uma pequena ajuda, vou postar aqui outro diagrama que não deu certo :

2w_amp1.png

Este aconteceu o seguinte : Montei um com os transistores invertidos; depois de reverter a burrada, começou a funcionar bem, mas após alguns minutos começou a distorcer.

Pensei que havia sido algum dano num dos transistores que eu funcionei invertido, então fiz outro com componentes novos, e soldei exatamente como antes (óbviamente respeitando posições de transistores, desta vez).

Daí não virou !! :blink: Sai um som todo mastigado... E muito pior do que o anterior, que suspeito esteja com um dos transistores danificados, mas funciona pelo menos!! :blink::blink:

Agora tenho dois mini amplificadores montados de maneira identica, com os mesmos componentes vindos da mesma loja, sendo que um funciona mas as vezes distorce, e o outro mastiga todo o som.

Alguém sabe me explicar que p* é essa? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Afffi, se souber me explica também, hehe....Tenta ver novamente essas ligações, pra ver se não falta nada ou se não sobra né, sei lá...........Eu também to apanhando com um circuito ke fiz, que logo na primeira etapa já não funciona. É uma fonte de 1,5V, 3V, 5V, 9V, 12V, mais um amplificador e com stand-by. O stand-by não funcionou bem...hehe......é ele quem liga tudo. É uma mer** mesmo. Mas amanha axo que vejo tudo, a minha fonte e o meu amplificador antes falado, com o CI TDAzinho. Havendo melhoras no circuito eu posto aki, mas a princípio axo que é a entrada, vou por um potenciometro entre a entrada e o terra pra ver o q q dá.... Só pode ser isso. No seu caso, eu tentaria isso, rever trilhas, componentes e coisas do gênero. Me parece que amplificador é realmente o cão.......uma bosta, quando não é zumbido, não dá nada.........hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

E aí?? Algum progresso com seu circuito?? Eu tive, hehe. Consegui fazer funcionar o stand-by do meu circuito....... [-] Agora à tarde vou verificar o meu ampli e se der certo to aki denovo. Se não der certo to aki também, hehehe...Realmente parece que o interesse maior é em carro, e não nesses tipos de coisas, mas continua aí, vamos trocando idéias e talvez assim resolveremos nossos problemas, ok? Só uma pergunta, esse circuito acima é de 15V ou +15V e -15V?? Vlw :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, tudo bem?

Fico contente de saber que voce conseguiu resolver a parada do stand by (se bem que para ser sincero não sei bem o que é isso ou como se implementa) :huh:

Pior que nem sei também a diferença entre 15v e +15 -15v, :blink: pensei que a alimentação sempre fosse o velho positivo/negativo por padrão ( se voce manja essa parte, por favor me de uma dica).

Comigo acontece o seguinte : Sempre "namorei" eletronica voltada pra audio, mas nunca tive vergonha na cara pra ir pra cima e aprender; Uma que os cursos não tem uma diretividade para o que eu quero aprender, outra que são longos ou caros, e da impressão que no fim voce vai se tornar um mero "consertador" de bugigangas eletronicas.

Então to tentando me virar por conta própria (aliás, só consigo aprender na pratica ou na marra, esse negocio de apostila ou livro não da certo comigo)...Comecei construindo pequenos filtros para caixa acustica, dai os diagramas começaram a entrar na minha cabeça; Depois que parei de chamar capacitores eletroliticos de "bujãozinhos" o-o- , ficou mais fácil entender outros componentes, mas as marditas placas de circuito ainda são meio estranhas para mim; foi quando comecei a ler (neste forum mesmo) sobre ligações ponto a ponto (ou aranha) e resolvi testar montando alguns amplis pequenos soldando diretamente um componente no outro, seguindo os diagramas fielmente.

E infelizmente não está dando certo.

Pior que aqui neste forum tá cheio de caras que entendem muito do assunto, tem até um rapaz de apenas 16 anos que parece saber tudo sobre amplificadores; Mas acho que ou não leram nossas mensagens ou não se interessaram em dar uma força.

Ou vai ver que eu devia ter colocado o titulo como " Diferença entre ligação aranha e pcb GOL BOLA"...a essa hora teria uns 200 posts [¨]

Até breve

Compartilhar este post

Link para o post

cara,

estranho não funcionar!

eu tbem naum sou nenhum expert mas pelo jeito vc fez tudo certo, confere as ligações, soldas, fiação que usou, confere os resistores...

qto a fonte com + e - são fontes simétricas, onde vc tem um fio q é neutro (neutro mesmo) e de um lado vc tem um com carga + e outro com carga -, no caso do carga + ele tem uma "deficiencia" de eletrons, e vai "puxar" eletrons do neutro, e o - tem escesso de eletrons e dai é o neutro quem "puxa" eletrons dele!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Ae cara, seguinte, o meu ampli aqui funcionou perfeitamente (exceto por um pequeno ruído). Na primeira vez em que o liguei estava com um ruído horrível, mal dava pra escutar a música. O áudio que eu usava para excitá-lo saía de um CD-ROM (que faz parte do conjunto, depois postarei fotos de tudo aqui no D.I.Y). A solução foi simples: Usei um resistor de 150 KOhms (150000 Ohms) entre a entrada do ampli e a saída do cd-rom. O som está 100000000 vezes mais nítido, apenas persistindo um baixo ruído, o qual tentarei tirar depois. Tente fazer isso e use cabos blindados. Os resistores estão na entrada "positiva", a que não vai pro terra..........Tenta aí e posta depois, flw?

Compartilhar este post

Link para o post
...fontes simétricas, onde vc tem um fio q é neutro (neutro mesmo) e de um lado vc tem um com carga + e outro com carga -, no caso do carga + ele tem uma "deficiencia" de eletrons, e vai "puxar" eletrons do neutro, e o - tem escesso de eletrons e dai é o neutro quem "puxa" eletrons dele!

Virge!!!, esse negocio da fonte é meio "compricado" O.O

Não sei se compreendi bem, mas no caso da fonte simetrica, eu teria 3 fios? Ou positivo, um negativo e um neutro, onde os fios que entram no ampli é positivo e neutro, enquanto o negativo ficaria "escondido"?

No caso aqui eu tenho uma fonte de 12v com 45 amperes (isso mesmo, 45 amperes, é grande e pesada) onde saem um negativo e 1 positivo (acho eu :blink: ); eu usava ela numa potencia de carro (os tal de módulo) e é com ela que estou testando os amplizinhos.

Curiosidade :Como seria então uma fonte assimetrica? Qual é mais viável para amplificadores? :unsure:

Quanto aos componentes, eu medi com o multi resistor por resistor, ta tudo em ordem (medi os transistores no sistema diodo) só não deu pra checar os capacitores, porque meu multi é digital; Mas são todos componentes novos...Vou dar mais uma checada nas polaridades, de repente...

Outra : Voce ja montou algum ampli assim, sem placa de circuito? Como ficou?

Aliás, voce conseguiu finalizar aquele P3A ? ( Fiquei curioso sobre o desempenho dele )Acompanhei o tópico de longe, tentei até entrar em contato com aquele cara do amplificador GEM, mas ele não respondeu (inclusive ele está meio sumido, né)

Pior que esses lances desanimam, se não consigo fazer um ampli de 2 Watts funcionar, como vou encarar projetos maiores? ;)

meu ampli aqui funcionou perfeitamente (exceto por um pequeno ruído). Na primeira vez em que o liguei estava com um ruído horrível, mal dava pra escutar a música. O áudio que eu usava para excitá-lo saía de um CD-ROM (que faz parte do conjunto, depois postarei fotos de tudo aqui no D.I.Y). A solução foi simples: Usei um resistor de 150 KOhms

Cara, taí um lance que me deu uma luz, estou excitando a entrada direto da placa de som do computador (DELTA 66) será que o nível é baixo para entrar no ampli? Ou talvez muito alto, pois consigo fazer um triaxial da bomber falar direto da placa...Vou tentar esse esquema do resistor na saída da placa

Pessoal, valeu mesmo :legal: , vou tentar montar mais um, enquanto aguardo mais posts, até breve

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta usar resistor porque o áudio que está entrando no amplificador deve estar muito alto. Ponha resistores de valores elevados. Vá testando vários.

Uma fonte simétrica é mais ou menos assim......

Onde, nesse exemplo o transformador seria de 15-0-15 (aqueles que no secundário possui 3 fios.). Muitos amplificadores usam esse tipo de fonte, por isso sempre procuro um que seja preferencialmente de apenas 12V e não de por exemplo +25 e -25, por causa do transformador (mais difícil de encontrar pronto e tem que mandar fazer).

Espero que seu ampli funcione.........Eu mesmo quebrei a cabeça por um bom tempo, trocando os fios de entrada por cabo blindado e tal, até ver que eram os resistores...... Axo que o nível aí deve estar muito alto...tocar um triaxial?? HEHEHEHAUXHEIJHAU...............pode ser também um potenciometro de valor bem alto, e vá regulando até axar o ponto......Poste resultados......

post-47-1168046807.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Tenta usar resistor porque o áudio que está entrando no amplificador deve estar muito alto.

FUNCIONOU!!! [-][-]

Coloquei um resistor de 100k (era o mais alto disponivel) e o som parou de mastigar; Claro que não é um estrondo, o amplizinho é de apenas 2 Watts, mas, po, até que enfim algum deles funcionou.

Dica irada essa do resistor na entrada :legal:

Não havia percebido essa questão do nivel alto, me parece analogo a erguer um volume no talo...Alias voce sabe se tem como medir os miliamperes de saida da fonte sonora com multimetro digital comum?

nesse exemplo o transformador seria de 15-0-15

Esta me resolveu uma duvida que eu tinha : Tenho aqui uma fonte de um gravador antigo (acho que é 6v) que tem na saida os 3 fios que eu não tava sacando porque; Alias, como se liga estes 3 fios na alimentação do ampli?

Agora vou cair matando no ampli de 5 watts (o primeiro diagrama que postei) mas esse acho que vai dar mais trabalho, pois não ta saindo nada, nem zumbido, nem distorção, muito menos som...Tudo bem que pede-se 25v, mas deveria ter rolado qualquer coisa em 12v, não é?

O autor do diagrama diz que é um classe A a base de transistor, será que este fator altera a situação em algo?

Cara, isso me animou, vou tentar partir para um pre simples para incrementar esse de 2 watts que funcionou.

Alguma sugestão?

Grande abraço, continuamos a postar :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara fico feliz por isso.....Como ligar é fácil.......pegue o exemplo acima.....+25 vai no positivo, 0 V vai no neuto e -25 vai no negativo.

É só vc pegar um circuito desse tipo que fica bem mais fácil de ver. Ahh, postei mei D.I.Y, passa lá de vez em quando pra dar uma olhada.

Parabéns pelo ampli....até que enfim funcionou né?? Hehe. Também axo que o meu feito com o CI, antes falado é esse problema também, vou ver se arrumo e posto aqui os resultados........HAUAHAUHAUHUA.....quem diria, um resistor.........Espero ter ajudado.......

Compartilhar este post

Link para o post

Procurem informações sobre ground loops. Eu me ferrei bastante até aprender a lidar com esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí cara, blz?? Vc não teria por aí uns esquemas de amplificadores ou um site onde possa conseguí-los?? Me animei um pouco com isso.......hehehe........Desde já agradeço........Flw

Compartilhar este post

Link para o post
informações sobre ground loops

Sim, já esta rolando aqui o zumbido por baixo do som (HUUUUMMMMM) mas vou experimentar colocar os dois amplizinhos no mesmo terra (não sei se é viavel) e vamos ver no que dá...Como é um projeto simples há apenas um terra em cada saida.

Vc não teria por aí uns esquemas de amplificadores ou um site onde possa conseguí-los??

Sim, vou te passar os mais confiáveis :

http://sound.westhost.com/projects-1.htm

http://www.redcircuits.com/

Se construir algum poste ai, falou? []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
É, parece que aqui ninguem se interessou por esse tópico :unsure: ...Creio que neste forum consegue-se mais resultados quando se fala em carros.

opa... não sabia da existencia do topico... e ja to aqui marcando presença [-]

o melhor projeto que tenho juntando performanceXqualidadeXcusto é o TDA2040

algumas especificações:

Vcc: 2,5v -- 20v

Po: 20w

Rl: 4Ohms

TDH: 0,5% (acho que é mentira..)

Imax: 4a

É isso o esquma esta abaixo..

post-47-1168222275.gif

Compartilhar este post

Link para o post
opa... não sabia da existencia do topico... e ja to aqui marcando presença [-]

Beleza, creio que agora chego lá [-] ...Mais gente aqui significa mais orientações, troca de idéias e portanto mais caminhos desbravados :rolleyes:

Espero que voce não suma também [¨]

Vou aproveitar o ensejo e fazer perguntas : Voce montou este ampli ? É que pelo diagrama parece que consigo monta-lo em proporções diminutas, o que viria bem a calhar para usa-lo pra empurrar uma caixa pequena de 2 vias bi amplificada; Como é para 20 watts, pretenderia usa-lo com o tweeter, e para empurrar o falante de 6 pol, outro com 50 watts, completando a biamplificação.

Voce sabe se este tem uma resposta plana a partir de 3,5 khz até 20 khz? Esta é a faixa dinamica que pretendo colocar para o tweeter trabalhar; a questão da resposta plana é que a caixa seria um monitor de referencia, onde existiria um filtro ativo em cada amplificador.

O que voce acha?

Compartilhar este post

Link para o post

dae pessoal.. neste forum aqui sou mais leitor do que participante.. mas se tem uma coisa que eu curto é eletronica, e em especial.. fabricar meus proprios amplificadores.. eu limito eles aos que consomem até 5 amperes.. devido a inviabilidade de se comprar um trafo comum ou até mesmo um trafo com nucleo toroidal, para correntes maiores.. acho que já montei uns 8 amplificadores diferentes mas tem 2 em especial que curti muito: um com dois tips funcionando em simetria complementar, com um capacitor ajudando na amplificação do semi-ciclo negativo do sinal, funcionando com uma fonte "siimples" (+vcc e terra) que dava uns 5w mas com um som gostoso de se ouvir. O outro poreto é um com 2 tips 3055 na saída com fonte simetrica, também trabalhando em simetria complementar, amp classe ab, com 35w , um som muito alto e muito bom! perfeito, sem ruidos, e mto puro! excelente a qualidade do audio, porem sinto que falta um cross pra diminuir um pouco os agudos., que estão se sobressaindo. Mas é isso ai quem quiser os esquemas e só falar, dicas pra fzer o layout no eagle, fazer aterramento ( aplaca toda ser o terra) no eagle, simulaçoes no multisim, e duvidas ai na construção, é so falar, vo fica ai de olho no topico e boa sorte ai para os hobbystas de plantão! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

legal kra... mais pra min... até hj todos projetos servem, mais oque quero mesmo é carro e fazer uma fonte pro carro é mto complicado além que eu não consigo o toroidal......

então sobre o tda2040 nunca utilizei então não posso dizer... mais como não é mto do meu interesse ainda não vou tentar fazer... tem uma loja que vende esse ci por 5 reais (pelo q eu me lembre.. www.reidosom.com.br) se vc for buscar pode ser qualquer compra se for pedido pela net tem minimo...

perdi o site que peguei esse projeto ai pois tinha varios outros projetos pra tda.. ;)

to atraz de alguém q saiba bastante de eletronica pra me explica sobre os nucleis toroidal...

muda o nome do topico... acho q seria interessante, deixar esse topico falando sobre amplificadores e cia... E chamaria bem mais pessoas... qdo eu li eu falei ligação aranha e Pcb eu pensei q q é isso hauahua... entrei por curiosidade e gostei do topico =D

Sumir... se eu sumir é soh me chamar pelo msn... mais so sumo em meses de prova ou meses de praia, SOM e mar :P

Compartilhar este post

Link para o post

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=70257&st=0

esse tópico é de quando eu comecei a fazer o meu p3a, q até hj não saiu por um motivo, depois outro, e outro... enfim, tá empacado!

o tópico rendeu muita coisa legal, inclusive as AULAS do Destroyerx!

vale a pena dar uma lida com calma no topico!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

po o topico do Gabriel tem muita informação... até cansa de ler...

to atraz dos transformadores, pra faze alguns amps. boosters..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...