Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

caduprado

Diy - Tweeters Nas Colunas

Recommended Posts

Postado em

Bom galera, to criando esse tópico pra mostrar meu passo a passo das colunas que estou fazendo pro meu carro (Um Uno Fire 2003) e pedir ajudas aos mestres do DIY :rever1:

Bom, comecei o trampo, mas já deu errado [^]:banghead

Comprei as 2 colunas num ferro velho pra não correr riscos. Tinha aqui em casa um tubo de papel alumínio que é EXATAMENTE o diâmetro do suporte dos tweeters do kit B da bravox. Exatamente. Aí cortei eles em diagonal, um diferente do outro, cada um apontando prum ouvido do motorista. Ficou perfeito como molde. Marquei o lugar de colocar nas colunas, fiz 2 furinhos para passar os cabos e taquei massa plástica por cima, grosseiramente.

Secou blz, rapidinho tava igual pedra.... Mas aí só de encostar, saiu TUDO na minha mão... Molde, papelão, tudo!

Vou começar de novo com fibra, pq to vendo q a massa não vai aderir na superfície plástica das colunas. Vou só dar acabamento com massa.. Minha idéia é cobrir com courvim preto no final para deixar parecido com o original. Não posso engrossar demais a coluna pq preciso de uma certa flexibilidade para encaixá-la no carro (não vai nenhum parafuso, só na pressão mesmo) e os encaixes são bem justos tb.

Por favor, me dêem dicas. Quero saber qual a melhor forma de fazer isso. QUal massa, fibra, lixa, cola..

(com o tempo vou colocando as fotos e o desenrolar da história)

Muito obrigado antecipadamente!

:legal:

Postado em

da uma boa lixada no plastico, depois limpa com tyner, pra sair todos possiveis resíduos e gorduras e depois pode mandar a massa pra fazer o molde, da uma lixada, e depois manda a fibra por cima aos pouquinhos pra nao engrossar muito. Depois que secar, lixa.. se ver que ficou fraco, bota mais uma camada de fibra, depois lixa denovo. depois taca massa pra tirar as imperfeiçoes, e dale mais lixa, indo da media pra mais fina a água. Isso se quiseres que fique bem lisinho mesmo, pois se realmente vais botar o courvin, talvez nem seja necessario uma lixa mais fina.

boa sorte ai.

Postado em

esqueci dos materiais: massa pode ser massa plástica mesmo de reparos automotivos a base de PU, manta de fibra de vidro normal, resina poliester e lixa acho que 80, 120 e 200 já da conta do recado.

Postado em

valeu caipa. hj comprei a fibra, vou começar o trampo... mas to achando q vou começar na fibra.... pra fixar direito o tubo de papelão no plástico... a massa não aderiu... saiu tudo....

vou usar a massa só como acabamento....

Postado em

Fiz minhas colunas direcionadas com fibra de vidro também, depois de seco fica muito bom, e para acabamento use massa plástica. Revesti com corvim emborrachado perfurado.....ficou demais!!! Vou tirar uma foto amanhã e postar aqui!!!!

abraço

Postado em

blz markto.. faz isso mesmo...

bom, hj eu comecei direito:

- lixei toda a coluna com lixa 180 ou 120, não lembro...

- colei o tubinho na coluna com supercola

- comecei a resinar logo após para "pregar" direito o tubinho na coluna (a cola é só pra mantê-lo no lugar enquanto resina, senão ele escorreg)

- com uma camada de fibra já tá com um formato legal e uma resistência ducararalho...

mas amanhã vou lixar e aplicar uma segunda camada (e postar fotos tb [¨] )

Postado em

Cadu, cadê as fotos??? :P

Eu tinha pensado em uma solução que você podia usar para fixar a massa na coluna, só que o forum deu pau e eu não pude te responder. Mas para não passar de liso, vou postar assim mesmo. Quem sabe isso ajuda algúem.

Você poderia furar as colunas que você comprou no ferro velho e colocar um parafuso de dentro para fora para segurar os suportes de massa plástica. Isso funcionaria como uma âncora e ficaria muito mais difícil de soltar, ainda mais se você usar uma porca na ponta do parafuso. Fiz uma imagem para esclarecer o que eu quis dizer:

fsdoh3.jpg

[]

Crawling Chaos

Postado em

FOTOS [-]

Materiais - resina, catalisador, trinchas, coluna já marcada para posicionar o suporte do tweeter, estilete, tesoura de costura da mamãe pasmafaute , massa plástica)

(reparem no tubo de papel alumínio já cortado obliquamente)

dsc01305rg1.th.jpg

Coluna já com o tubo e com a primeira camada já aplicada e seca

dsc01300dz4.th.jpg

dsc01299pe2.th.jpg

dsc01301rd4.th.jpg

Lixas (vacilei, comprei apenas uma lixa de ferro 100.. é a melhor delas. tem uma d'água 120 q quebra o galho tb.. mas nesse começo tem q ser bem grossa)

dsc01304di9.th.jpg

Lixando colunas (essa é a pior parte :banghead )

dsc01307kt8.th.jpg

Preparando a resina para a 2a camada

dsc01312hz4.th.jpg

Eu retalhei bastante a manta de fibra pra poder moldar a peça. Acho que ajudou muito.Sobrepus cada retalho em alguns milímetros para conferir resistência.. Eu estou tomando cuidado com a região onde aplico, pq a coluna tem umas abas que vão encaixar sob as borrachas de vedação da porta.. se eu engrossar demais essas abas, ficará bem complicado para prender a coluna depois.

Gostei demais da resistência e leveza da fibra comparado à massa. Valeu Crawling pela dica, mas a massa tem que ser só pra acabamento mesmo. Caso contrário a peça fica muito pesada, mais difícil ainda de lixar :blink: e corre o risco de trincar. Mas fica a dica ae pra quem quiser tentar...

Daqui a pouco mais fotos, essa é só a primeira coluna

Postado em

a quanto se conseguiu as colunas +/-, to pensando em fazer o mesmo no meu golzin, mais os cara de ferro velho eh traiçoeiro, jah tenho que chega com o preço que eu to afim de paga, mais naum tenho ideia de quanto o pessoal custuma paga!!

tb to afim de pega dois foro de porta (direita e esquerda) pra faze uns doorpood massa!!

acha facil esse tipo de coisa (acho que nunca parei num ferro velho) :P

i parabens pelo trabalho, tah tomando uma forma legal, acho que vai fica dez!!

Postado em

bom "eletronica itaipu", eu tb não tinha muita idéia. aqui em belo horizonte, tem uma avenida que só tem loja de carro (ferro velho, loja de som, auto peças, auto elétricas, enfim)....

fui lá e saí rodando procurando as colunas (tb queria os porta-objetos pra fazer justamente os doorpod, como vc).... achei num desmanche q tinha 2 unos batidos.... o cara queria 20 nas 2 colunas....

eu chorei e levei por 15... e ainda achei caro! depois vou sair à caça das bolsas laterais tb (qdo terminar as colunas)

a dica é comprar sempre as peças que deseja trabalhar.. assim vc não corre o risco de danificar nada do carro se der errado. e ainda pode depois, na hora de vender o carro, trocar pela peça original e vender a DIY

Postado em

Ficou show markto! É exatamente minha intenção.. só que a minha vai ficar mais "magrela"... a não ser q eu encha de massa depois... mas to com trauma de massa plástica, hehehehehehe

Qual o segredo pra encapar com curvim??? Pa fazer curva deve ser difícil. Tem q aquecer, esticar??

Postado em
Ficou show markto! É exatamente minha intenção.. só que a minha vai ficar mais "magrela"... a não ser q eu encha de massa depois... mas to com trauma de massa plástica, hehehehehehe

Qual o segredo pra encapar com curvim??? Pa fazer curva deve ser difícil. Tem q aquecer, esticar??

Então, desculpe pela foto, não ficou tão claro....eu comprei num ferro velho de Indaiatuba, cidade perto de casa, por 20 paus o par das coluninhas. Daí fiz 2 anéis plásticos para colocar os suportes originais que vem junto com o tweeter do cs 60d. Daí, utilizei cola quente, para direciona-lo, sem perder a flexibilidade que o suporte original dá( ou seja, posso redirecioná-lo a qualquer momento, com as mãos). Ficou muito Dez!!

Sobre o corvim, realmente é difícil, mas o segredo??

he he he

encapei ela toda e no final "sobrou" corvim bem atrás so suportinho. Não tem como não sobrar!! fica um desnível muito alto por causa do tweeter. Daí recortei e retirei esse excesso, colei e ficou muito bom. Ficou por trás do tweerter, não tem como aparecer. Enfim arrumei uma solução fácil e de bom acabamento.

Pra finalizar, compensa fazer o suporte, dá um ar de carro importado, diferente, todo mundo que senta fala: " Nossa....que massa....demais...." e o som fica muito bom. Pra melhorar mais um pouquinho uso o kit biamplificado e com zobel.

Simplesmente perfeito. Nem parece aquele tweeter ardido e berrão do 60d.

Falou!! qualquer dúvida que eu puder ajudar, fala aê!!!

Postado em
Aí Cadu, você tem uno também, não é? Onde você instalou o amplificador nele?

[]

Crawling Chaos.

sim, tenho um uno...

no momento está provisoriamente (há um ano já o-o- ) atrás da caixa do sub.

eu não gosto por causa do acesso difícil. além do que não posso tirar a caixa do sub (senão o amp vai junto e fico sem som)

pretendo ainda fazer um rack pra ele na lateral.. aí fica fácil de mexer e se precisar tirar a caixa, ainda tem som no kit

Postado em

Continuando...

Hj já apliquei a segunda camada reforçando pontos fracos e acertando o formato.

Depois de seco, mais lixa! Como dói o braço e não dá pra desgastar mto, apelei pro esmeril! O.O Que beleza [-] Muito mais fácil.. O único problema é que a peça não é plana, então vc tem que se dobrar pra alcançar os pontos a serem lixados e mesmo assim tem lugares que não tem como ;)

Tá bem lisinho

Depois de lixado

dsc01314gb5.th.jpg dsc01316em4.th.jpg dsc01317vf1.th.jpg

Com o acabamento do tw

dsc01326vn6.th.jpg dsc01325ys5.th.jpg

Acho que acabou a primeira parte dessa coluna. Falta ainda acertar uns detalhes (cobrir uns pequenos buracos, ajeitar partes onduladas). Depois é só cobrir com o curvim, que ainda não foi comprado [^]

Agora vou começar a outra coluna. Como está escuro, só deu pra colar o tubo no lugar demarcado. Amanhã passo a 1a camada de fibra

dsc01319gt1.th.jpg dsc01321ww5.th.jpg

Postado em
Aí Cadu, você tem uno também, não é? Onde você instalou o amplificador nele?

[]

Crawling Chaos.

sim, tenho um uno...

no momento está provisoriamente (há um ano já o-o- ) atrás da caixa do sub.

eu não gosto por causa do acesso difícil. além do que não posso tirar a caixa do sub (senão o amp vai junto e fico sem som)

pretendo ainda fazer um rack pra ele na lateral.. aí fica fácil de mexer e se precisar tirar a caixa, ainda tem som no kit

Eu estou com um problema semelhante. Tanto a caixa do sub quanto a caixa do amplificador estão soltas no porta-malas. Eu pretendo, num futuro próximo, arrumar essas coisas, mas acho que no uno fica difícil colocar o(s) amplificador(es) na lateral do carro. Uma coisa que me deu calafrios foi que, após um pequeno acidente de trânsito onde bateram na minha traseira, percebi que se o amplificador estivesse na lateral teria ido para o saco...

[]

Crawling Chaos

Postado em

Fotos da coluna 2 depois da primeira cama de fibra.

dsc01328gq7.th.jpg dsc01329vl3.th.jpg dsc01330gw2.th.jpg

Essa foi mais difícil, pq devido ao direcionamento (egoísta, diga-se de passagem: um tweeter apontado pro ouvido oposto do MOTORISTA o-o- ) que tornou o "tubinho" maior. Tive que tomar um cuidado maior para não engrossar demais as "abas" da coluna que ficam encaixadas nas borrachas... Mas depois posso corrigir na lixa (ou esmeril [¨] )

A outra coluna nem mexi. Vou seguir a sua dica, Crawling e usar um dremmel para fazer os ajustes finais. :legal:

Postado em

Lixar, lixar, lixar....

Nisso se resumiu meu trabalho ontem e hoje

A primeira coluna foi mais difícil pq eu deixei pra acertar depois de feita a segunda camada.. Na segunda coluna, percebi o erro e já lixei bem logo depois da primeira camada seca. Fica mais fácil deixar o formato lisinho depois (lixar uma camada é mais fácil que duas [¨] )

Na segunda coluna deu pra corrigir um erro. Um calombo maior de fibra foi lixado até sumir. Abri um buraco na coluna pra poder consertar.. Depois tampei na segunda camada. Ficou beleza, bem firme.

Estão prontas, eu acho :blink: .. Falta cobrir e instalar

Acho que não vou acertar com massa plástica não. Estão bem lisas. O curvim tampa qquer imperfeição. Se fosse pintar, tudo bem. Mas como vou revestí-las, acho q não tem necessidade

Queria dicas de como encapar com o curvim. Nunca trabalhei com ele. To com medo das curvas e de ter que fazer emendas.Isso não quero, senão fica feio

E aí?

PS: Fotos mais tarde, as pilhas estão recarregando

Postado em

pra mexer com o courvin é soh utilizar cola de contato mesmo (cascola®) , passar na coluna e passar no courvin, esperar um pouco até dar o "tac" , ou seja, quando ela começa a ficar grudenta, e ai você vai aplicando o courvin e o aquecendo com um soprador termico (pode ser um secador de cabelo se não possuir um soprador) vai esticando e moldando. Seria bom experimentar em alguma outra peça como teste, pois este trabalho é realmente chato em peças com muita elevação e curvas. até pegar a manha, mas depois que pega vai tranquilo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...