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dmaumau

Melhorando O Tempra 16v

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Meu primeiro tópico aqui no fórum

 

Tenho um Tempra SX 16V 97 (outubro ) todo original, com 83.000 km originais, nunca batido, que está comigo desde 99, comprado com 23.000km e por muito tempo só cuidado em autorizadas e com direito a manutenções preventivas.

 

Há alguns anos atrás me mudei pro Rio e o carro ficou um bom tempo parado, tendo queimado a pintura do teto, a cachorrada, temos 6, arranhou ele inteiro, então não dava muito ânimo em cuidar do carro.

 

Recentemente me animei e dar um trato no bichão, pintura, polimento, troca de algumas mangueiras, etc. etc.

 

Ele tem as rodas originais do SX, aro 14, e pneus Michelin XT 195/60.

 

Gostaria de algumas dicas de como melhorar o carro para o uso no dia a dia e talvez pra deixa-lo um pouco mais "esperto", sem grandes pretensões ou gastos.

 

Será que um filtro esportivo faria diferença ? Em caso positivo, qual, como instalar e aproximadamente quanto custaria ?

 

Nos "bons tempos" já cheguei aos 230 (de velocímetro, claro) nele, mas hoje já aos 160/70 ele não me transmite a mesma sensação de "carro na mão" de antes (ou talvez eu tenha ficado mais ajuizado aos 36 ;) )

 

Está na hora de trocar as velas. Alguma boa recomendação ?

 

Em 2004 minha noiva, hoje esposa, gastou uma grana na suspensão dele, mas depois como ficou muito tempo parado, hoje ela range toda. Imagino que as buchas tenham ressecado todas.

 

A correia dentada foi trocada aos 40.000, mas isso foi lá em 2001, se não me engano. Será que preciso troca-la novamente, mesmo com uso BEM esporádico desde então ?

 

Ele tem uma "mania" desde sempre, que, por exemplo, ao desacelerar / reduzir marcha pra parar no farol, virar uma esquina, por exemplo, ele morre.

 

Não acontece sempre, mas sempre que acontece é nessas situações. Nunca consegui solucionar esse problema de vez. Alguma ideia ?

 

Bom, acho que já escrevi demais.

 

Um forte abraço à todos e obrigado antecipadamente pelas dicas.

 

Mauricio

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Cara. primeiramente bem vindo ao fórum!!

 

Quanto ao seu carro, antes de fazer alguma "malcriação" nele você deveria levar em um mecanico confiável e ver tudo que tem que ser feito no carro, uma geral nervosa mesmo. Compensa muito mais fazer isso do que gastar dinheiro com filtro, chip e escape (coisa que eu aconselharia pra você fazer e deixar ele um pouquinho mais esperto).

 

Tempra 16V é chato mesmo em baixa rotação, mas chegar a morrer deve ser algum problema de sensor de rotação, nao sei... leva ele no mecânico e faz aquela revisão completa. Com certeza com isso ele ja vai dar uma boa melhorada. Depois você pensa em mexer no motor.

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Oi Pistol,

 

Já fiz isso "parcialmente" ;)

 

Ele ficou 3 semanas em um mecânico de confiança pra dar um trato na pintura (teto e riscos) e pra dar uma geral no motor e adjacências.

 

Agora que já dei uma geral "no geral" ;), pretendo mesmo leva-lo na JF, especializada Fiat, aqui de Campinas pra uma revisão geral, regulagem do motor, limpeza de bicos, velas (ele costumavam indicar as NGK, há algo melhor ?), sonda lambda, etc, etc, etc

 

Passando dessa fase é que eu gostaria de algumas dicas para melhorar o desempenho do carro (menor consumo, melhor frenagem, mais disposição, etc).

 

Quanto ao tal sensor de rotação, é uma dica interessante, pois como disse antes ele tem esse problema desde que o comprei e nenhuma oficina, durante todas preventivas ou corretivas, conseguiu solucionar esse problema.

 

Forte abraço

 

Mauricio

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pelo visto, o carro ficou muito tempo parado...

 

na manutenção q vc fez, eles olharam óleos, filtros, velas, cabos, e etc?

já rodasse quantos km com ele? será q não era uma gasolina velha e ruim?

 

quanto a estabilidade; molas, amortecedores, buchas, alinhamento, balanceamento, pneus, e etc tão ok? (pneu tem vida útil de 5 anos!!)

 

tirando as questões de manutenção e etc, o carro quanto mais velho fica, mais tende a perder desempenho.

 

leve num bom mecânico, e se resolver, poste pra nós a solução!

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... velas (ele costumavam indicar as NGK, há algo melhor ?) ...

Ngk são boas pode ir tranquilo ...

 

se precisar cotar preços, essa loja é especializada em fiat, só trabalha com produtos originais e preços mt bons... fica em Osaco...

 

3685-0239, as vezes, se vc precisar comprar varias peças, vale a pena vir buscar :legal:

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bom lugar pra vc tirar suas duvidas....

 

www.temprabr.com

 

eu ja tive tempra 16V... hoje tenho um stile turbo.... não tem essa do 16V ser mais "chato".... o problema é os mecanicos não saberem mexer....

 

o problema de marcha lenta uma boa limpeza do corpo da borboleta, tbi, sensor de marcha lenta e bicos deve resolver....

 

sobre mexer na potencia.... complicado.... tem q saber o q vc está disposto a gastar.... eu aconselho um turbo!!!! :)

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Olá pessoal,

 

Meu primeiro tópico aqui no fórum 

 

Tenho um Tempra SX 16V 97 (outubro ) todo original, com 83.000 km originais, nunca batido, que está comigo desde 99, comprado com 23.000km e por muito tempo só cuidado em autorizadas e com direito a manutenções preventivas.

 

Há alguns anos atrás me mudei pro Rio e o carro ficou um bom tempo parado, tendo queimado a pintura do teto, a cachorrada, temos 6, arranhou ele inteiro, então não dava muito ânimo em cuidar do carro.

 

Recentemente me animei e dar um trato no bichão, pintura, polimento, troca de algumas mangueiras, etc. etc.

 

Ele tem as rodas originais do SX, aro 14, e pneus Michelin XT 195/60.

 

Gostaria de algumas dicas de como melhorar o carro para o uso no dia a dia e talvez pra deixa-lo um pouco mais "esperto", sem grandes pretensões ou gastos.

 

Será que um filtro esportivo faria diferença ? Em caso positivo, qual, como instalar e aproximadamente quanto custaria ?

 

Nos "bons tempos" já cheguei aos 230 (de velocímetro, claro) nele, mas hoje já aos 160/70 ele não me transmite a mesma sensação de "carro na mão" de antes (ou talvez eu tenha ficado mais ajuizado aos 36 ;) )

 

Está na hora de trocar as velas. Alguma boa recomendação ?

 

Em 2004 minha noiva, hoje esposa, gastou uma grana na suspensão dele, mas depois como ficou muito tempo parado, hoje ela range toda. Imagino que as buchas tenham ressecado todas.

 

A correia dentada foi trocada aos 40.000, mas isso foi lá em 2001, se não me engano. Será que preciso troca-la novamente, mesmo com uso BEM esporádico desde então ?

 

Ele tem uma "mania" desde sempre, que, por exemplo, ao desacelerar / reduzir marcha pra parar no farol, virar uma esquina, por exemplo, ele morre.

 

Não acontece sempre, mas sempre que acontece é nessas situações. Nunca consegui solucionar esse problema de vez. Alguma ideia ?

 

Bom, acho que já escrevi demais.

 

Um forte abraço à todos e obrigado antecipadamente pelas dicas.

 

Mauricio

Observei atentamente sua história.

 

Pois é! Comprei um Tempra SX 1997 16V em janeiro desde ano.

O carro muito bem cuidado nunca batido estado excepcional. Fiz as trocas normais que todos temos que fazer ao adquirir um usado. Velas, Cabos, Correias, Trocas de Filtros, Óleo e geometria balanceamento etc...

 

Fui a Praia com o carro. Arzinho ligado, a família faceira na estrada. De repente o "bendito" apagou. Bati a chave e ele funcionou beleza.

Mais um engarrafamento... Pé na embreagem....ele apagou, simplesmente desligou.

 

Tudo bem.... :banghead Depois desse dia, levei a vários mecânicos e nada de acharem o defeito.

 

Ontem um mecânico mexeu no carro.... :unsure:

 

SINTOMAS: 1) Esse apagão.

2) Oscilação na Marcha Lenta

3) Um certo travamento ao acelerar, ele tranca a aceleração, não anda e depois vai normal.

 

O cara trocou a SONDA LAMBDA.

 

Hoje pela manhã ao sair com o carro continuava do mesmo jeito. Estou achando que cai no conto do Vigário..

 

Alguém poderia me dar uma luz...

 

Desde já agradeço e aguardo as respostas.

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Olá pessoal,

 

Meu primeiro tópico aqui no fórum 

 

Tenho um Tempra SX 16V 97 (outubro ) todo original, com 83.000 km originais, nunca batido, que está comigo desde 99, comprado com 23.000km e por muito tempo só cuidado em autorizadas e com direito a manutenções preventivas.

 

Há alguns anos atrás me mudei pro Rio e o carro ficou um bom tempo parado, tendo queimado a pintura do teto, a cachorrada, temos 6, arranhou ele inteiro, então não dava muito ânimo em cuidar do carro.

 

Recentemente me animei e dar um trato no bichão, pintura, polimento, troca de algumas mangueiras, etc. etc.

 

Ele tem as rodas originais do SX, aro 14, e pneus Michelin XT 195/60.

 

Gostaria de algumas dicas de como melhorar o carro para o uso no dia a dia e talvez pra deixa-lo um pouco mais "esperto", sem grandes pretensões ou gastos.

 

Será que um filtro esportivo faria diferença ? Em caso positivo, qual, como instalar e aproximadamente quanto custaria ?

 

Nos "bons tempos" já cheguei aos 230 (de velocímetro, claro) nele, mas hoje já aos 160/70 ele não me transmite a mesma sensação de "carro na mão" de antes (ou talvez eu tenha ficado mais ajuizado aos 36 ;) )

 

Está na hora de trocar as velas. Alguma boa recomendação ?

 

Em 2004 minha noiva, hoje esposa, gastou uma grana na suspensão dele, mas depois como ficou muito tempo parado, hoje ela range toda. Imagino que as buchas tenham ressecado todas.

 

A correia dentada foi trocada aos 40.000, mas isso foi lá em 2001, se não me engano. Será que preciso troca-la novamente, mesmo com uso BEM esporádico desde então ?

 

Ele tem uma "mania" desde sempre, que, por exemplo, ao desacelerar / reduzir marcha pra parar no farol, virar uma esquina, por exemplo, ele morre.

 

Não acontece sempre, mas sempre que acontece é nessas situações. Nunca consegui solucionar esse problema de vez. Alguma ideia ?

 

Bom, acho que já escrevi demais.

 

Um forte abraço à todos e obrigado antecipadamente pelas dicas.

 

Mauricio

Observei atentamente sua história.

 

Pois é! Comprei um Tempra SX 1997 16V em janeiro desde ano.

O carro muito bem cuidado nunca batido estado excepcional. Fiz as trocas normais que todos temos que fazer ao adquirir um usado. Velas, Cabos, Correias, Trocas de Filtros, Óleo e geometria balanceamento etc...

 

Fui a Praia com o carro. Arzinho ligado, a família faceira na estrada. De repente o "bendito" apagou. Bati a chave e ele funcionou beleza.

Mais um engarrafamento... Pé na embreagem....ele apagou, simplesmente desligou.

 

Tudo bem.... :banghead Depois desse dia, levei a vários mecânicos e nada de acharem o defeito.

 

Ontem um mecânico mexeu no carro.... :unsure:

 

SINTOMAS: 1) Esse apagão.

2) Oscilação na Marcha Lenta

3) Um certo travamento ao acelerar, ele tranca a aceleração, não anda e depois vai normal.

 

O cara trocou a SONDA LAMBDA.

 

Hoje pela manhã ao sair com o carro continuava do mesmo jeito. Estou achando que cai no conto do Vigário..

 

Alguém poderia me dar uma luz...

 

Desde já agradeço e aguardo as respostas.

tenta verificar sensor de rotação....

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se fosse sensor de rotação o carro nao pegaria..

 

eh motor de passo... atuador de marcha lenta ou o nome que quiser dar...

 

leve numa oficina de confiança pra fazer a revisao, troca de correia dentada, oleo e filtro (devido ao tempo parado), filtro de combustivel, limpeza de valvulas injetoras

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se fosse sensor de rotação o carro nao pegaria..

 

eh motor de passo... atuador de marcha lenta ou o nome que quiser dar...

 

leve numa oficina de confiança pra fazer a revisao, troca de correia dentada, oleo e filtro (devido ao tempo parado), filtro de combustivel, limpeza de valvulas injetoras

ahhh isso msm q eu qria falar heheh errei o sensor...

 

2 carros aki de casa ja tiveram problema nesse motor de passo..

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Pelo que já li em fóruns pela internet é que o Tempra geralmente da problema de curto no sensor de fase.

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Pelo que já li em fóruns pela internet é que o Tempra geralmente da problema de curto no sensor de fase.

problema eh que alguns tem 2 sensores de fase.. no comando e no vira...

 

e pode ser tbm a valvula de controle da marcha lenta (uma que utiliza mangueiras do ar... esqueci o nome.. acho que eh

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bom lugar pra vc tirar suas duvidas....

 

www.temprabr.com

 

eu ja tive tempra 16V... hoje tenho um stile turbo.... não tem essa do 16V ser mais "chato".... o problema é os mecanicos não saberem mexer....

 

o problema de marcha lenta uma boa limpeza do corpo da borboleta, tbi, sensor de marcha lenta e bicos deve resolver....

 

sobre mexer na potencia.... complicado.... tem q saber o q vc está disposto a gastar.... eu aconselho um turbo!!!! :)

Tenho tambem um tempra stile 96, esta com 1.2 bar, bico auxiliar, e anda no alcool, ja gastei bastante nele e acho que ta fraco, pois quando esta com o turbo cheio ele da falta, e a marcha lenta variando, vc tem alguma ideia do que seja, pois não sei o que fazer mais !!!

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www.temprabr.com

 

eu ja tive tempra 16V... hoje tenho um stile turbo.... não tem essa do 16V ser mais "chato".... o problema é os mecanicos não saberem mexer....

 

o problema de marcha lenta uma boa limpeza do corpo da borboleta, tbi, sensor de marcha lenta e bicos deve resolver....

 

sobre mexer na potencia.... complicado.... tem q saber o q vc está disposto a gastar.... eu aconselho um turbo!!!! :)

Tenho tambem um tempra stile 96, esta com 1.2 bar, bico auxiliar, e anda no alcool, ja gastei bastante nele e acho que ta fraco, pois quando esta com o turbo cheio ele da falta, e a marcha lenta variando, vc tem alguma ideia do que seja, pois não sei o que fazer mais !!!

O TT tem sensor MAF, não?

 

Dê mais informações sobre sua prep... O que vc alterou em bicos, injeção, ignição, pressão de comb, etc para aumentar a pressão??? Houve troca da turbina?

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vixi tempra turbo quando mexe tem que fuçarno debimetro maior complicado.

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