Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Caluta

Mtl-1

Recommended Posts

Ivo, você não tem uns artigos falando de efeito manifold ai não? a audiolist ta fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gustavo Zanatta

colocar 50L pra cada alto falante de 18 é loucura, o ideal é 70~80L

edit: estou falando isso pra caixa tipo manifold, estilo a que o gboff postou acima.

gboff

tenta colocar os dutos redondos pois fica mais facil de sintonizar...

mais q 50 acho que sem condicoes! tava afim de tentar! se acaso vcs acham q fica pior q o sistema normal! nem me arrisco

3 dutos de 10" taria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo essa MTL-2 jah consigo estrair 94 litros quase o dobro da mtl-1

será q consigo um grave bom? perto e longe?

cara quero tremer tudo e nao acho jeito. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
fazendo essa MTL-2 jah consigo estrair 94 litros quase o dobro da mtl-1

será q consigo um grave bom? perto e longe?

cara quero tremer tudo e nao acho jeito. hehehe

o fo** pra nos é espaço

:(

agente qué um projeto diferente, mas as vezes tem que cai fora da ideia por causa de espaço

<_<

com quais medidas ficariam essa mtl-2?

edit:

fiz um calculo bem chulo no site da bravox botei como medidas pra uma camara

altura: 50cm

largura: 50cm

PM: 80cm

pm:0cm

E: 2 cm

litragem deu em torno de 76L

se for desse jeito vo faze caixas dutadas mesmo acho, ou entao leva um bom tempo na audiolist procurando projetos ou lendo artigos e tenta inventa algo (de invenção so bom, só tenho que intende os artigos :pirou:)

nao da pra ultrapassar 50cm de altura e uns 60cm de profundidade, largura até uns 115cm ta de bom tamanho

:legal:

edit 2:

viajei legal

:vts

as medida sao essas

A 50 cm P 60 cm

LM 50 cm E 2 cm

Lm 20 cm Vol ~80 litros

sera que ficaria de bom tamanho?

onde LM seria a parte traseira da camara e Lm a parte dianteira

amanha faço desenho pra explicar melhor

Compartilhar este post

Link para o post

comprimento = 102 cm = largura da strada

largura = 19 cm = da frente do sub até a lateral

altura = 49 cm = do assoalho até a maritima

102*19*49 = 94 litros

o comprimento ficou maior, mas reduziu a largura!, senao nao cabe 2 caixa dessa!

duvida?? o som vai bater pra fora?? mais longe?

Compartilhar este post

Link para o post
comprimento = 102 cm = largura da strada

largura = 19 cm = da frente do sub até a lateral

altura = 49 cm = do assoalho até a maritima

102*19*49 = 94 litros

o comprimento ficou maior, mas reduziu a largura!, senao nao cabe 2 caixa dessa!

duvida?? o som vai bater pra fora?? mais longe?

essa conta ta errada

nao tnho mt ideia de como calcula agora pq to meio sem tempo, mas denoite eu tento

Compartilhar este post

Link para o post
pq errada?

acho que teira que fazer esse calculo tomando por base uma caixa trapezoidal

se tu imaginar a caixa mtl é do seguinte formato

__ __

|_\_/_|

logo formam 2 trapezios tu poderia usa a formula pra calcular volume em qualquer site de fabricantes de falantes, eu uso da bravox no caso pois é simples de encontra-lo,

pelo que intendi tu soh multiplico largura X altura X profundidade

essa largura que tu uso que ta errada, tu uso como base menor 19cm e como base maior 102cm

^^

pelas medidas que tu informo a profundidade da tua caixa teria 40cm

e no desenho ela ficaria assim

imagemdme.th.png

tu tem que dividi a caixa ao meio na hora de calcular pelo trapezio e nao faze com todas medidas totais

http://www.bravox.com.br/calculos_Trapezoidal.asp

chutando o calculo com tds medidas da caixa com 50cm e largura menor com 19 cm tu teria apenas 53L

Compartilhar este post

Link para o post
acho que teira que fazer esse calculo tomando por base uma caixa trapezoidal

se tu imaginar a caixa mtl é do seguinte formato

__ __

|_\_/_|

logo formam 2 trapezios tu poderia usa a formula pra calcular volume em qualquer site de fabricantes de falantes, eu uso da bravox no caso pois é simples de encontra-lo,

pelo que intendi tu soh multiplico largura X altura X profundidade

essa largura que tu uso que ta errada, tu uso como base menor 19cm e como base maior 102cm

^^

pelas medidas que tu informo a profundidade da tua caixa teria 40cm

e no desenho ela ficaria assim

imagemdme.th.png

tu tem que dividi a caixa ao meio na hora de calcular pelo trapezio e nao faze com todas medidas totais

http://www.bravox.com.br/calculos_Trapezoidal.asp

chutando o calculo com tds medidas da caixa com 50cm e largura menor com 19 cm tu teria apenas 53L

A MTL-1 teria q fazer o calculo trapezoidal

jah a MTL-2 a camaras sao quadradas!

mas to me desanimando jah!

eu pergunto aqui no forum se essa caixa vai render bem para som aberto e longe! e ninguem sabe!

e precisa de caixas grandes!

Compartilhar este post

Link para o post
A MTL-1 teria q fazer o calculo trapezoidal

jah a MTL-2 a camaras sao quadradas!

mas to me desanimando jah!

eu pergunto aqui no forum se essa caixa vai render bem para som aberto e longe! e ninguem sabe!

e precisa de caixas grandes!

conversando com um amigo da area profissional falou que as caixas tipo mtl são usadas para grave de ataque perto ou seja e de alcance proximo predendo eficiencia para grandes distancias

ja as cornetadas e ao contrario seu alcance e longo mas de preto o grave e meio emboladão

sendo que coversando rapido com ele o alcance das mtl e de 20 mts para menos onde se tem sua melhor eficiencia já as cornetadas e o dobro disso em corbetura

ele mesmo citou falando que as melhores caixas até hoje para PA são as cornetadas

sendo que mtl para som ao vivo e uma inhaca e otima para som mecanico quando bem processadas

Compartilhar este post

Link para o post
conversando com um amigo da area profissional falou que as caixas tipo mtl são usadas para grave de ataque perto ou seja e de alcance proximo predendo eficiencia para grandes distancias

ja as cornetadas e ao contrario seu alcance e longo mas de preto o grave e meio emboladão

sendo que coversando rapido com ele o alcance das mtl e de 20 mts para menos onde se tem sua melhor eficiencia já as cornetadas e o dobro disso em corbetura

ele mesmo citou falando que as melhores caixas até hoje para PA são as cornetadas

sendo que mtl para som ao vivo e uma inhaca e otima para som mecanico quando bem processadas

opa muito obrigado piazao

era isso q eu precisava saber

Compartilhar este post

Link para o post

Vai monta a caxa e fica colocando vários falantes até acha um que fique bom???

Eita... =//

Compartilhar este post

Link para o post

mas mesmo nao sendo tao boa para longas distancias é melhor que uma simples dutada?

se for melhor ja vale a pena por mais que o ganho nao seja estrondoso

vlw pela previa explicaçao

Compartilhar este post

Link para o post

olha aqui na minha cidade o Bonatti vende essas caixas, ele ja teve um projeto com 8 striker de 18' nessas T-18 com 4 SD 8000, e posso afirmar pra vcs que o SPL e subgrave em um ambiente aberto e muuuuuito insano, serio mesmo pessoal, mto forte mesmo, boa sorte ai pro pessoal que ta pretendendo fazer elas, caixas de PA sao tudo de bom =D

link do site dele com as caixas, olhem no fim da pagina

http://www.*****.com.br/produtos/caixas.asp

link de um video com os 8 striker de 18 nas T-18, eu passei mal na frente daquilo ...mto insano, isso que onde e a loja dele agora tem uma escola estadual grande hehe

nos asteriscos la coloquem s.o.m s.c sem os pontos

Compartilhar este post

Link para o post
mas mesmo nao sendo tao boa para longas distancias é melhor que uma simples dutada?

se for melhor ja vale a pena por mais que o ganho nao seja estrondoso

vlw pela previa explicaçao

sim é bem melhor sim , inclusive uso uma variante que num chega a ser mtl e uma band pass de 6 ordem

e deu uma diferença de 4 dbs com os mesmo equipamentos e falantes apenas trocando o tipo de caixa, sendo que tanto mtl ou band tem sua frequencia de banda bem estreita sendo que e obrigatorio o uso de caixas para grave, medio grave pois ambas tem suas plenas eficiencia bem abaixo de 120 hz quanto quer cornetadas vai até uns 200hz e frontal dependendo do falante sobe bem mais só que com menor eficiencia nos graves mas baixos mas com muito mais força e timbre nos altas graves mas altos

Compartilhar este post

Link para o post
http://photofile.name/users/tda-audio/1823.../#mainImageLink

essa caixa nao aparenta ser ruim! e ali tem somente 45 litros, conforme a foto

tenho uma duvida em relação a essas caixas, tem alguma diferença usa-las deitadas ou de pé?

EDIT:

nao lembro se foi aqui que pediram projeto das mtl-2 ou em algum outro topico

http://www.4shared.com/file/96388415/304dd0f6/mtl2b.html

http://www.4shared.com/file/96388426/8269d...v_mtl2b_2d.html

eu tinha esse pdf em casa

=D

Compartilhar este post

Link para o post
e os 18sw1p guentam nessas caixas?

ou qq um pode ser colocado

posso procurar saber se eles se comportam bem nessa caixa aqui no rio o que mais da nessas caixas e o oversound sub 600 e sub 800, mas é obrigatorio o uso de filtro sub sonico para não danificar os falantes por excesso de excursão abaixo da frequencia de sintonia da caixa

Compartilhar este post

Link para o post
posso procurar saber se eles se comportam bem nessa caixa aqui no rio o que mais da nessas caixas e o oversound sub 600 e sub 800, mas é obrigatorio o uso de filtro sub sonico para não danificar os falantes por excesso de excursão abaixo da frequencia de sintonia da caixa

bom saber que os over sao mais usados nessas caixas, no meu caso eu iria usar aquele 18-700 sera que teria problemas?

parametros.th.jpg

http://www.oversound.com.br/index.php?ling...23&pro=3352

se já nao for pedir demais, tu nao conseguiria um projeto dessa caixa pros over com teus conhecidos?

ou eu teria que faze-lá com aproximadamente 80-90L na camara pra cada falante e depois sintoniza-la apartir dos dutos?

se nao me engano quem falo de usar no minimo 80-90L foi o "ivoacioly"

agradeço desde já

Compartilhar este post

Link para o post
bom saber que os over sao mais usados nessas caixas, no meu caso eu iria usar aquele 18-700 sera que teria problemas?

parametros.th.jpg

http://www.oversound.com.br/index.php?ling...23&pro=3352

se já nao for pedir demais, tu nao conseguiria um projeto dessa caixa pros over com teus conhecidos?

ou eu teria que faze-lá com aproximadamente 80-90L na camara pra cada falante e depois sintoniza-la apartir dos dutos?

se nao me engano quem falo de usar no minimo 80-90L foi o "ivoacioly"

agradeço desde já

entra nesse link e digite as letrinhas para vc poder baixar o arquivo esse projeto e o original da eletrovoicer

CLIQUE AQUI PARA PAGINA DE DONWLOAD

Compartilhar este post

Link para o post

quanto denovo deixar os sub-sonico?

mais uma duvida!

to comprando um sd5000, vou colocar os 4 sub de 800 rms e queria ver se nao dava pra colocar junto com eles 2 - GTX600 de 600 rms??

daria 4400 rms no total! mas e guentaria os subs de 600 rms? em termos de potencia e frequencia?

Compartilhar este post

Link para o post
quanto denovo deixar os sub-sonico?

mais uma duvida!

to comprando um sd5000, vou colocar os 4 sub de 800 rms e queria ver se nao dava pra colocar junto com eles 2 - GTX600 de 600 rms??

daria 4400 rms no total! mas e guentaria os subs de 600 rms? em termos de potencia e frequencia?

tenho aqui uma ranger montada com uma caixa parecida com a mtl so que e band pass de sexta ordem e claro que são projetos bem diferentes ; ms em ambos os casos e necessario o uso de sub sonico

aqui esta cortado em 30 hz

já na mtl poderia variar de 30hz a 40 hz

antes te ter sub sonico no carro parecia que os cones ia voar fora do gap em algumas musicas ; limitando a potencia aplicada em cima dos falantes agora ta tranquilo cones controlado com potencia maxima dos powers

potencia até suportariam sim ; mas são falantes para aplicações diferentes misturar falantes de sub com falante para grave medio grave no mesmo ampli num rola né ai e melhor adiquirir outro modulo só para os gtx

Compartilhar este post

Link para o post
tenho aqui uma ranger montada com uma caixa parecida com a mtl so que e band pass de sexta ordem e claro que são projetos bem diferentes ; ms em ambos os casos e necessario o uso de sub sonico

aqui esta cortado em 30 hz

já na mtl poderia variar de 30hz a 40 hz

antes te ter sub sonico no carro parecia que os cones ia voar fora do gap em algumas musicas ; limitando a potencia aplicada em cima dos falantes agora ta tranquilo cones controlado com potencia maxima dos powers

potencia até suportariam sim ; mas são falantes para aplicações diferentes misturar falantes de sub com falante para grave medio grave no mesmo ampli num rola né ai e melhor adiquirir outro modulo só para os gtx

ok obrigado piazao!

foi melhor perguntar do que fazer cagada!

hehe

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...