Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rafaelgak

Fotos :) Ajudem Nos Cabos E Instalação Por Favor..

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal nao sei se posso considerar meu som hi-fr haeuihea, ou um sqpl :P

O carro é um Citroen C3

DSC00027.jpg

Abaixo a lista das peças :

Stereo

Mid 6" Nar Kevlar

Mid 5" Nar Kevlar

Coaxial Hi-Pass Nar Kevlar

Tweeter Nar Titanium

Crossover 3 vias "artesanal" ( deve chegar amanha )

Grave

2 UXP 12" Bobina DRUPA :D

Ampli Stereo : Audiobank 4100

Ampli Sub : SounDigital1000 ( falta comprar )

Pois bem, vou colocar os mids de 5" em pezinhos e queria saber qual a litragem para esses nar renderem bem. vou fazer um "kit" 3 vias com os 2 mid's, tw e o crossover.

O coaxial to pensando ainda se coloco ele no tampao, ou na porta dianteira.

O que eu queria saber de voces é qual seria a metragem de cabos a usar, e quais cabos. eu devo comprar ou na leosound.com.br, ou com o wagner da somcuritiba, ou o rodizzi que peguei os kits da nar..

Faltando pra finalizar o som a bateria impact 80A ou uma moura 75A que deve ficar no porta-malas e os cabos que ainda nao decidi

Pensei nessa relaçao, vejam se esta certo :

20 metros Pompéia - Cabo Cristal Paralelo Para Falantes 2x2,50mm²

7 metros Pompéia - Cabo Alimentação 04AWG / 21mm² Preto

7 metros Pompéia - Cabo Alimentação 06AWG / 16mm² Vermelho

7 metros Pompéia - Cabo 1mm² para Remote

Pra instalacao

Hurricane Porta Fusivel XB1142 c/ 1 Fuse 100A ANL AFS

Terminal para o Terra

Terminal Alongador de Bateria Anel

Hurricane Distribuidor de Energia 2 Vias XB-1240

Ta faltando mais alguma coisa ?

A conecxao com os modulos, pensei em colocar o AB4100 em Brigde 2x220WRMS 4ohms com os mid's + tw, e o coaxial ligado no Pioneer 670MP.. o que acham ?

O SD mandando 500rms pra cada uxp..

Aguardo a ajuda de voces.. valeu pessoal ...

:legal:

Postado em

C3...

Bem, não sei quais foram os cortes que vc escolheu pro crossover... dependendo do corte, o ideal seria eixar o 6" em pezinhos, e montar o 5" e o tweeter em peitinhos...

Na porta o mid não vai descer tanto... e já que vc tá com 3 vias, é melhor deixar o médio num lugar mais alto.

A segunda opção é fazer um pezinho "duplo". Uma câmara grande pro 6", uma pequena pro 5". Aí vai depender do corte escolhido.

Outra possibilidade é fazer um doorpod selado pro 6", e usar um pezinho pro 5".

Postado em

"da frequcnia media o corte e de 40hz ate 400hz , no mid a de 400 ah 3khz e tw 3khz pra cima"

Foi isso que ele falow haeaeui,

e sobre a metragem dos cabos e os componentes pra instalacao ta tudo certo ?

Postado em

E aí Rafa, aqui é o Edu (msn).

Tô vendo que esse bichinho do som automotivo pegou mesmo você né?

E o C3, continua por enquanto com o mesmo som ou já vendeu tudo e partiu pra esses novos falantes?

Cara, não aconselharia colocar um 3 vias não... muito mais chato de acertar... ainda mais que o mid de 6" precisa de um bom volume para descer bem...

Mas já que comprou, precisamos instalar né?

E aí, decidiu o que fazer? Cara, tem um post no DIY do Rodrigo onde ele montou doorpods para o Palio e meu, que coisa linda ficou... parece original de fábrica... e acredito que ele conseguiu um bom volume.

O Kleber sugeriu acima colocar os mids de 5" em peitinhos, mas acredito ser inviável pois com baixos volumes esse mid tem um pico entre 130 e 300hz mais ou menos... petinhos acredito que fiquem melhores com médios de 3" ou 4"... minha sugestão é montá-los em pezinhos com 5 a 6 litros, ambos direcionados para seus ouvidos. Os tweeters você coloca na coluna dianteira do C3 e os mids de 6", em doorpods.

Os subs são de 10" ou 12"? Pela foto parecem de 12". Dá uma pesquisada que acho que o Sandro (sepacheco) já calculou algumas caixas para esse modelo. Qualquer coisa dá um grito no MSN que calculo pra você.

Como será a ligação dos alto-falantes com o Audiobank? 2 canais para mid + tweeter e dois para os mid-bass? Ou dois canais para o kit 3 vias e outros dois canais para os coaxiais?

E o player, trocou?

Estou acompanhando para ajudar com o que precisar.

Abraço camarada.

Edu Nicácio

Santo André - SP

Postado em

Uma bota pros de 6" + tw seria realmente a melhor saída. Os de 6" na porta provavelmente terão menos grave que os de 5" no pezinho, e o médio do de 5" no pezinho também será melhor que os médios de 6". Ele vai ficar "sobrando", sem ter uma faixa em que ele se saia melhor que os mids de 5" instalados no pezinho.

Postado em
E aí Rafa, aqui é o Edu (msn).

Tô vendo que esse bichinho do som automotivo pegou mesmo você né?

E o C3, continua por enquanto com o mesmo som ou já vendeu tudo e partiu pra esses novos falantes?

Cara, não aconselharia colocar um 3 vias não... muito mais chato de acertar... ainda mais que o mid de 6" precisa de um bom volume para descer bem...

Mas já que comprou, precisamos instalar né?

E aí, decidiu o que fazer? Cara, tem um post no DIY do Rodrigo onde ele montou doorpods para o Palio e meu, que coisa linda ficou... parece original de fábrica... e acredito que ele conseguiu um bom volume.

O Kleber sugeriu acima colocar os mids de 5" em peitinhos, mas acredito ser inviável pois com baixos volumes esse mid tem um pico entre 130 e 300hz mais ou menos... petinhos acredito que fiquem melhores com médios de 3" ou 4"... minha sugestão é montá-los em pezinhos com 5 a 6 litros, ambos direcionados para seus ouvidos. Os tweeters você coloca na coluna dianteira do C3 e os mids de 6", em doorpods.

Os subs são de 10" ou 12"? Pela foto parecem de 12". Dá uma pesquisada que acho que o Sandro (sepacheco) já calculou algumas caixas para esse modelo. Qualquer coisa dá um grito no MSN que calculo pra você.

Como será a ligação dos alto-falantes com o Audiobank? 2 canais para mid + tweeter e dois para os mid-bass? Ou dois canais para o kit 3 vias e outros dois canais para os coaxiais?

E o player, trocou?

Estou acompanhando para ajudar com o que precisar.

Abraço camarada.

Edu Nicácio

Santo André - SP

Graaaande edu, eu troquei de msn e acabei perdendo o seu e nao lembrava o nick hehe, e ae, tudo bem com voce meu velho ? :)

Entao aquele primeiro som eu ja vendi sim, foi para um amigo meu ai to montando este aos poucos. Bom como ja ta tudo comprado mesmo vai ter que ser assim.

O doorpord nao vai da pra fazer mesmo, pq nao confio mto em ninguem pra fazer isso aqui em bh, e eu nao me arriscaria a fazer, entao pensei em deixar os de 6" mesmo na porta

Os pezinhos eu pensei em 5l , nao ficaria nao gigante e nao atrapalharia tanto, e o tw na coluna mesmo, direcionados...

Os 2 uxp sao de 12" sim, aquele de 10 vendi junto com meu som para um amigo, sobre a ligacao no audiobank, eu ainda nao sei qual seria a melhor por isso postei aqui..

unica coisa que ja decidi hoje . ahha os cabos vao ser Santo Angelo PSW12AWG pros falantes, o resto nao sei qual uso , pensei em rca hurricane mas e mto fudididinho neh ? e qual a metragem e marca comprar para ampli, sub, e bateria ?

sobre a bateria pensei em colocar no porta mala, seria o melhor lugar , ate mesmo para economizar cabo estou certo ?

O player ua pegar outro premier mas acabou nao dando certo, ai estou com o 670Mp mesmo.. ta me satisfazedno bem heeh

aguardo mais ajuda do forum

valeu pessoal

hand26

Postado em
Graaaande edu, eu troquei de msn e acabei perdendo o seu e nao lembrava o nick hehe, e ae, tudo bem com voce meu velho ? :)

Entao aquele primeiro som eu ja vendi sim, foi para um amigo meu ai to montando este aos poucos. Bom como ja ta tudo comprado mesmo vai ter que ser assim.

O doorpord nao vai da pra fazer mesmo, pq nao confio mto em ninguem pra fazer isso aqui em bh, e eu nao me arriscaria a fazer, entao pensei em deixar os de 6" mesmo na porta

Os pezinhos eu pensei em 5l , nao ficaria nao gigante e nao atrapalharia tanto, e o tw na coluna mesmo, direcionados...

Os 2 uxp sao  de 12" sim, aquele de 10 vendi junto com meu som para um amigo, sobre a ligacao no audiobank, eu ainda nao sei qual seria a melhor por isso postei aqui..

unica coisa que ja decidi hoje . ahha os cabos vao ser Santo Angelo PSW12AWG pros falantes, o resto nao sei qual uso , pensei em rca hurricane mas e mto fudididinho neh ? e qual a metragem e marca comprar para ampli, sub, e bateria ?

sobre a bateria pensei em colocar no porta mala, seria o melhor lugar , ate mesmo para economizar cabo estou certo ?

O player ua pegar outro premier mas acabou nao dando certo, ai estou com o 670Mp mesmo.. ta me satisfazedno bem heeh

aguardo mais ajuda do forum

valeu pessoal

hand26

Então Rafa... as medidas para os cabos (tanto dos falantes quanto os RCA e de energia) podem ser definidas depois que você especificar um layout, sempre contando um pouco a mais no comprimento para evitar qualquer imprevisto.

Por exemplo:

Cabos RCA (não Hurricane) pelo meio do carro;

Cabos de energia pela lateral esquerda;

Cabos de falantes pela lateral esquerda;

Caixa com os UXP com os dois subs de frente para quem abre o porta malas;

Lateral esquerda do porta-malas: Audiobank;

Lateral direita do porta-malas: Soundigital;

Agora você poderá usar um barbante, fita métrica, corda, etc, para definir as medidas dos cabos a serem usados.

Por exemplo

- para ligar os falantes na parte da frente, você gastará uns 4 metros para o lado direito e uns 5,5 metros para o lado esquerdo;

- para ligar os falantes traseiros, você gastará uns 4 metros para o lado direito e uns 5,5 metros para o lado esquerdo;

- para ligar os subwoofers, você gastará aprox. 1,5 metros para cada (já contando a parte interna e a parte externa à caixa);

- para alimentar o Audiobank e o Soundigital recomendo que você use um bloco divisor que aceite cabos de 33 a 50mm². Use um cabo grosso (entre as duas medidas acima, ou calculado na página dos artigos sobre cabos) baseado no consumo total de ambos os amplificadores. Não instale um porta fusível ainda. Usando esse bloco divisor, derive as duas saídas com cabos de 21mm² para ambos amplificadores (+- 3 metros de cabo 21mm resolvem). Entre a saída do bloco divisor e os amplificadores, use dois porta fusíveis, ou um porta-fusível duas vias, com os respectivos fuses para cada amplificador. Use terminais para conectar os cabos de energia nos amplis (acabamento).

Para os subs você pode usar cabos de 6 a 8 mm², e para os falantes (quaisquer deles) use cabos de no mínimo 2,0 mm². Esses Sto Ângelo que vc mencionou são muito bons.

Não use Hurricane não... você consegue montar cabos melhores gastando um pouco mais... aliás, muito melhores.

Uma outra opção é comprar cabos bons já prontos:

Sto Ângelo (som curitiba)

Stinger, Monster (Rodizzi)

Abraço.

Qualquer coisa dá um grito aí...

ecnicacio@hotmail.com

Postado em

Contornável.

Usando o corte que ele citou (500Hz) vc já está fora do pico... mais um pouco de preenchimento com material leve, como manta acrílica, deve dar uma aliviada nos médios... mas aí já é acerto.

Bom, um sistema desses eu faria biamplificado, por ser mais fácil acertar os cortes. É possível modificar o crossover passivo que vc já tem para permitir a biamplificação, utilizando tweeter + 6" num canal, e 5" no outro. Desta forma, o acerto é coisa de minutos. Pra isto basta separar a ligação dos corrosvers, adicionando mais uma entrada. O próprio rodizzi pode providenciar.

Bom... eu montaria desta forma... dá pra fazer um peitinho legal, ou mesmo um acabamento na porta pra permitir que o mid ficasse lá em cima.

Postado em

Opa edu e kleber

a caixa eu to pensando em fazer +/- como essa do usuario aqui do forum que esqueci o nome

DSCN0388.jpg

amanhna vou na loja ve se da pra fazer na mala do c3

os cabos vou compra essa semana os 20m do psw12 santo angelo, e vou procurar um rca melhorzinho tb

de resto kleber, isso que voce fazer no cross, e facil de fazer ? sera que o pessoal da loja iria entender hehe ?

abraço

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...