Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Amplificador Gem... Montado....!

Recommended Posts

Ola... a todos...

estou meio sumido do forum... por algumas razões... q alguns sabem... e outras pq estava meio ocupado essas semanas..... estava montando... um amplificador.. pra mim... pq o meu ultimo q tinha montado acabei vendendo pro meu chefe... vendi o meu NAD e o meu ampli... acabei ficando sem nada....

com o dinheiro... consegui... finalizar minhas tqwt... q estão quase lah... o caixinha dificil de se ajustar... creio agora q falta mto pouco msm.... jah estão e agradando e mto....

pra naum invadir... o topico do Subsonic... resolvi abri esse....

basicamente... o amplificador... escolhido... foi o GEM.... que eh classe A / A/B...

q como foi dito em outro topico... basicamete... ele tem 2 estagios... o single end... e o AB... bem simples...

os ajustes são meio chatinhos.. pq são 2 ajustes de bias... entaum... o mais facil encontrado por mim.. foi o seguinte... tirei a base do classe A.... e ajustei o bias... depois religuei... e ajustei o bias.. do Classe A.... no final das contas deu tudo certo.....

o circuito em si... jah foi postado......

gem100.png

e soh acrescentei alguns capacitores...

gemlayoutcomponentszf2.th.png

todos os resistores utilizados.... são de filme metalico... e 1% pq alem de serem mais prescisos... teoricamente... os de filme e de oxido de metal.. são considerados naum indutivos.... nas saidas... coloquei 2 resistores em paralelo de 1ohm de oxido de metal....

esse eh o lay out fiz em dupla face...

gemlayoutoe5.th.png

gemlayoutbottombn5.th.png

gemlayouttoptf6.th.png

placas... corroidas... e com verniz....

dsc00012se8.th.jpg

gem montado... esse eh um dos canais....

gemmontadoww9.th.jpg

o gabinete... e os 2 amplis... estava ajustando o bias dos amplificadores... detalhe no banco capacitivo... esses grandões... entre os trafos... cada um eh de 15mF... se alguem quiser... me avise... estou fazendo um preço bom.... [¨]

o total do banco capacitivo... somando os 2 amplificadores... tem se aproximadamente... uns 0.13F..... [""]

dsc00050yb8.th.jpg

outra foto... essa dah pra ver melhor o choke.... mandei fazer... na lider transformadores... ele... eh feito com fio 28.... teoricamente aguenta uns 28mA... deveria... ser 0.5A... mas fica kilometrico... falei isso pro Carlos... e ficaria extremamente grande... acabei optando por esse msm... e aumentei.. a resistecia do conjunto para limitar a corrente q passa por ele....

Basicamente... eh soh... estou terminando de montar... os dois jah estão tocando... mto bem sim...

naum vou passar nenhum review agora... pra naum influenciar... ninguem pq esse fds tem audição aki em ksa.... hehehehehe.... entaum.. depois... eu posto.. e os q vierem em ksa tb postam os comentarios... da caixas.. e do ampli...

mto vão me perguntar quanto q gastei pra montar o ampli... pra falar a verdade... os gastos pra mim foram quase nulos....

pq tinha a maioria das peças em ksa... soh prescisei mandar reformar os toroidais... q estavam parados por aki... enrolar o choke... os resistores... e capacitores... e os transistores de driver.... os caps de 15mF tenho um monte em ksa.... heheehehehehe....

ainda tenho q montar um receptor de IR... e presciso de alguem q tenha um programador de PIC se alguem tiver me dah um toque.... e montar o controle de volume.... semana q vem.... presciso... fazer alguns calculos... pros snubbers tanto a indutancia quanto a capacitancia dos secundarios dos trafos... isso vai ser um saco... mas sei mto bem q o retorno sera otimo.....

daqui a pouco o Carlos... estara comentando mais a fundo sobre esse ampli... e semana q vem... alguns convidados... q vierem em ksa...

a tava esquecendo o layout do psu.... eh mais ou menos assim... tah faltando os snubbers... q ainda presciso calcular... mas provavelmente sera um cap de 10nF e um RC de 110ohms... com cap de 68nF.... acho q eh isso... presciso... realmente medir isso pra ter certeza... mas a preguiça impera... e o tempo eh escasso....

psu1sv6.th.png

pra quem naum viu minha TQWT ai vai...

dsc00023bm5.th.jpg

ela naum esta riscada... e sim suja msm... esse dia tinha acabado de subir da garagem.... estou usando os falantes do Paulo Ramos... os Akron 6 e os TW OW1

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

e esse eh o cross...

dsc00013kq2.th.jpg

antes q me ataquem pedra.... esse fio cristall naum esta mais ai... foi apenas pra teste....

Compartilhar este post

Link para o post

Esse setup com certeza eu vou querer ouvir!!!

Parabéns Eddie! Com certeza a dedicação e o esforço vai valer a pena, e muito!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Eddie! Parabéns, meu caro!

Onde mandou fazer esta placa? Ela tem furos metalizados, ou as passagens de um lado pro outro são soldados? Gostei da placa!

Ah, e qual o consumo de corrente? Tô com um gabinete / trafo parado aqui... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Eddie! Parabéns, meu caro!

Onde mandou fazer esta placa? Ela tem furos metalizados, ou as passagens de um lado pro outro são soldados? Gostei da placa!

Ah, e qual o consumo de corrente? Tô com um gabinete / trafo parado aqui... :vts

Ola Kleber... como vão as coisas????

entaum... a plaquinha foi feita por mim msm em ksa... nossa!!!!!!!!!

hehehehe.....

arranjei um eskema mto bom de se fazer placas... eh uma tinta fotosensivel q se passa na placa.... depois vc imprime em folha de transparencia... e banho de luz por 5min... depois eh soh retirar... o excesso de tinta na placa.... ficando assim... a parte apenas exposta na luz.... bem legal e bem facil... otimo acabamento.... a prescisão eh tanto q eh possivel fazer trilhas de 1mm.... isso depende do fotolito... e da pratica.. do aplicador..... bem simples... se quiser depois me manda MP q entro em detalhes...

a placa... naum tem furos metalizados.. pq isso teria q ser um processo industrial msm... o eskema foi usar jumpers... msm.. e solda... se olhar com cuidado as fotos das placas vera q tem alguns pontos de soldas... essa placa ficou um pouco... riscada... pq.... queriaacelerar o processo de corrosão... com um pincel... ai sem querer tirei a tinta... hehehehehe... o percloreto ai tava mto mas mto fraco msm... a outra foi q foi... um beleza.... mas naum gosto mto de percloreto novos.... acho q dependendo corroem ate a tinta... prefiro elas... na segunda usada... hgehehehehehehe.....

a corrente quiescente do amplificador... em si... eh consideravelmente alta... pq ela tem um estagio single end... portanto sobe pra 600mA... se fosse soh AB (jah fiz o teste desliguei o A.. e deixei soh o AB) ela seria de 100mA....

posso te adiantar... q esse amplificador... superou algumas expectativas minhas... o bias dele eh meio chatinho... de ajustar... tem q se tomar cuidados... pricipalmente com a oscilação.... esses transistores.. q estou usando são os originais antigos da toshiba... 2SC3281 e o 2SA1302.... mas tem uma capacitancia.. meio alta... estou pensando em usar alguns mais.. novos e melhores... quem sabe ate partir pra um Lateral Mosfet com algumas adptações eh claro.... mas creio q por equanto... esta mto agradavel e suficiente....

naum vou entrar em mais detalhes... sobre como o som eh pq... como disse naum vou influenciar ninguem q vem em ksa escutar.... depois q todos escutarem... postarei meus comentarios.. e talz...... mas com certeza absoluta... q esses transistores de saida vão sair.....

os drivers... q estou utilizando... são tb da toshiba... mto bons... são os 2SC1349 e o 2SA1837.... e no lugar nos BCs estou utilizando... transistores duplos.. q tinha em ksa... mas como pode-se ver na foto... esta em uma child board... pq assim.... se der pau um dia... (meio impossivel) posso trocar com facilidade pros BCs... são transistores q nunca mais vi na vida... quase raridade.... tenho mais 2 pares em casa...

são os 2SC3381 e o 2SA1349... o ganho deles são bons... quase 700... e oq me optou por utilizar eles foi a baixa capacitancia... e fixa de 4.2pF....

por equanto... creio q seja isso.... o gabinete... realmente me foi mto util... jah estava pensando em colocar o ampli e a fonte separados... teoricamente e praticamente melhor... mas ocupa-se mto espaço util.... entaum... acabei... conseguindo ageitar tudo certinho... no lugar.... no começo achei q naum ia caber....

mas como digo "no final da tudo certo" agora tah faltando levar a tampa de cima pra um serralheiro fazer uns furos de respiro.... colocar uma ventoinha... q na verdade eh um ventilador AC de 110/220VAC (prefira AC q DC pra essa finalidade) de 80mmx80mm fazer o eskema de volume (q tah me matando de dor de cabeça pq naum tenho como programar um PIC)

os conectores... dos falantes... naum vão ser banana nem msm... outro plugue...

vou abolir isso... inclusive das caixas... vou colocar conectores... de parafusos diretos... pq medi a resistencia de alguns encontrados no Brasil e me assustei.... a maioria... naum presta....

to ate pensado em fazer isso com o RCA.... mas naum tenho tanta certeza....

Montei meus cabos.... RCA.... com fio de prata e cobre.... com malha de 90% e um fio força... tb.... todos revestidos... com corda ficou bem legal.... o fio força basicamente eh um fio pp com blindagem... depois coloco um ferrite q tem sobrando por aki... no fio... tb....

hj instalo os snubbles... e vejo a diferença...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

eskeci de mencionar q todos os capacitores.... sem ser os eltroliticos... são de poliester metalizado e de mica com prata....

os capacitores... eletroliticos... tem capacitores... de menor valor.. em paralelo... pra tentar abaixar a ESR do capacitor...

principalmente... na fonte..... o meu trafo... eh de 30VDC 300VA estabilizado... entaum a potencia do ampli chega a ser de 35Wrms em 8Ohms....

creio q naum prescise mais q isso... sempre tive amplificadores... de no maximo 40Wrms.. em 4ohms.... agora esse eh mais fortinhu..... hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Tira o ponto do teclado do Eddie e ele morre... sem reticências... o-o-

O ampzinho tá bem parrudo heim? E esse banco capacitivo deve fornecer uma bela reserva pra picos de dinâmica. Quando der dou uma passada por aí Eddie! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

estou curioso pra saber como ficou esse amp....

esse final de semana mesmo eu estava falando com meu primo de montarmos um amp,... dai disse que procuraria alguns livros pra gente se aprofundar mais (eu e ele fazemos engenharia).... dai caiu como uma luva esse post =)

hehehehe

agora so quero saber se ta tocando mto...

e vc fez alguns testes com outros amps, pra ver + ou - qual a potencia dele (tipo, nao dizer que tem XX wrms, e sim que tocou mais q Y modulo e menos que o modulo Z)???

edit:

tem como vc me indicar uns livros especificos para amplificadores automotivos??

Compartilhar este post

Link para o post
estou curioso pra saber como ficou esse amp....

esse final de semana mesmo eu estava falando com meu primo de montarmos um amp,... dai disse que procuraria alguns livros pra gente se aprofundar mais (eu faco engenharia civil e mecatronia, e meu primo faz engenharia eletrica).... dai caiu como uma luva esse post =)

hehehehe

agora so quero saber se ta tocando mto...

e vc fez alguns testes com outros amps, pra ver + ou - qual a potencia dele (tipo, nao dizer que tem XX wrms, e sim que tocou mais q Y modulo e menos que o modulo Z)???

edit:

tem como vc me indicar uns livros especificos para amplificadores automotivos??

bem minhas referencias... auditivas... de amplificadores... tenho diversas....

e posso te garantir q toca mto mas mto mais q mtos amplificadores comerciais... pricipalmente os nacionais.....

Compartilhar este post

Link para o post
mas vc conhece algum livro bom especifico pra amplificadores?

como assim??? vc quer livros... de montagens ou explicação de funcionamento??

creio q exista sim... jah vi um por ai... se naum me engano era uns 50 conto...

mas creio q automotivo... do q entendi... q esta pensando são outros quinhetos... co amplificador em si.. eh facil... a fonte... q eh complicada...

eh uma fonte pwm... dc dc.... enrolar toroidais... naum eh facil... e tem q se tomar diversos cuidados... como saturação... e correntes de repouso... creio... q seja o mais dificil num amplificador... inclusive no residencial... a fonte... eh o coração de tudo....

Compartilhar este post

Link para o post
Eddie, quanto ficou os chokes?

Depende mto do q vc quer.... se for montar um choke identico... de 2.5H.. com fio 28 q aguenta aproximadamente... 0.28A... e ter alguem confiavel pra montar... utilizando-se um bom nucleo e talz... entaum o preço eh uma coisa... relativa.. nesse termo...

eu paguei 40 cada... um preço aceitavel... pq no amplificador em si naum gastei nada.... investi em capacitores... como Auricap... e mica com prata....

mas sei q upgrades... estão a vista... msm sabendo... q esse ampli jah esta tocando bem... eh uma coisa... estranha... sempre querendo buscar melhorar e melhorar.....

o Doug... adoro as reticencias (...) sei lah... creio q seja caracteristica minha msms...... hehehehheheheh e dah um espacinho.. melhor pra ler... e naum fica.. espaços..... =*

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Woow! Parabéns Eddie!!! :D

Espero fazer algo assim um dia! :D

O que são snubbers?

Compartilhar este post

Link para o post
Depende mto do q vc quer.... se for montar um choke identico... de 2.5H.. com fio 28 q aguenta aproximadamente... 0.28A... e ter alguem confiavel pra montar... utilizando-se um bom nucleo e talz... entaum o preço eh uma coisa... relativa.. nesse termo...

eu paguei 40 cada... um preço aceitavel... pq no amplificador em si naum gastei nada.... investi em capacitores... como Auricap... e mica com prata....

mas sei q upgrades... estão a vista... msm sabendo... q esse ampli jah esta tocando bem... eh uma coisa... estranha... sempre querendo buscar melhorar e melhorar.....

o Doug... adoro as reticencias (...) sei lah... creio q seja caracteristica minha msms...... hehehehheheheh e dah um espacinho.. melhor pra ler... e naum fica.. espaços..... =*

[]s

Vc deve ser uma pessoa que fala muito pausadamente... pq no meio de cada frase tem 3 reticências... :vts

Assim... fica... meio... quebrado... o... texto... he... he...he...he... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

[]s

Vc deve ser uma pessoa que fala muito pausadamente... pq no meio de cada frase tem 3 reticências... :vts

Eu também faço uso das reticências..... acho que ela propicia uma pausa que a vírgula não dá..... tempo para reflexão e absorção da informação.....pede leitura mais atenta....ninguém vai direto fazendo leitura dinâmica..... os pensamentos acabam melhor ordenados.

Também sou chegado.

Ahahahahha...ou ha...ha...ha....

Bem melhor...Rá....Rá....Rá.....isso é diferente de Rarará!

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

[]s

Eu também faço uso das reticências..... acho que ela propicia uma pausa que a vírgula não dá..... tempo para reflexão e absorção da informação.....pede leitura mais atenta....ninguém vai direto fazendo leitura dinâmica..... os pensamentos acabam melhor ordenados.

Também sou chegado.

Carlos

Relaxa... mal de redator publicitário... o-o-

Se bem que eu tb uso bastante (não deveria). Outro dia sem querer escrevi um título e usei reticências... como tava na pressa, acabei deixando passar, e tomei a famosa "comida" do professor. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

[]s

Também sou chegado.

Carlos

nossa....falou tudo....!!

hahahah, tb uso as retcencias indiscriminadamente...!

como se tivesse um tempo maior ....entre a virgula e o ponto.....heheheh

quanto ao amp.....eddie esta de parabens.....!!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Vlw... a todos...

os elogios.... realmente as reticencias.... fornecem... uma pausa q as virgulas naum dao... por isso.. sempre as usei... mas naum vem ao caso....

o amplificador... esta em 60% completo....

jah esta funcionando... mas ainda esta faltando o controle do pot motorizado... e do IR.... pra mute... e volume... ainda naum descidi oq faço com os RCAs... naum sei se colocaco conector... RCA msm... BNC... q estou pensado... mas se naum me engano a impedancia eh de 75ohms...

troquei a maioria dos cabos... solidos q estavam mais me dando dor de cabeça... e coloquei fio pp... estava tb dando um loop de corrente q naum estava entendendo... e descobri q esta dando com o proprio radiador...

estou pensando seriamente se coloco cooler ou naum... provavelmente se colocar... vou ter q instalar mais um circuito... pra naum ficar ligado direto... se naum incomoda... creio... q prescise mais quando... realmente se exige mais do amplificador.. esquenta... bem os radiadores....

como modifiquei os radiadores... o cooler naum podera ficar embutido... nele... e vou ter q colocar externo... e tapas alguns furos do gabinete e fazer outros... pra melhor o rendimento de fluxo de ar.. interno...

opa estava esquecendo de responder ao Deed....

basicamente... o snubble eh um filtro contra ripple.... trocando em miudos.... q normalmente.. eh um capacitor... em paralelo com uma resistencia alta... mas o meu vai ser um capacitor... em paralelo com um RC.... calculado.. em relação aos valores... de indutancia e capacitancia do secundario do trafo....

com isso... tem se uma melhora... na qualidade sonica e redução de ruidos... isso acontece... pq a frequencia de "ring" eh mto menor...

o complicado q terei q arranjar um gerador... de sinais q vai ate os 10Mhz... pra poder medir a capacitancia do secundario do trafo... osciloscopio eu tenho.... vou ver com meu amigo... ai o snubber... ficara completo...

Compartilhar este post

Link para o post

fotinhus novas...

cabo de força... e RCA...

cabosrp4.th.jpg

Cabos com termo retratil....

cabodetalhelw7.th.jpg

Ampli geral....

ampligeralkm6.th.jpg

Detalhe da placa do ampli..... os radiadores jah estão fixos....

gemgeraldi9.th.jpg

Vista fronta... com a placa do psu... e o enorme banco capacitivo....

vistafrontalig8.th.jpg

e o porta fuse....

fusetf1.th.jpg

ainda falta tb... aterrar os 2 circuitos na carcaça... e fazer um "loop break"... mas isso... vou fazer quando montar o circuito do IR...

por equanto eh soh....

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

oia fioti , vc realmente é um LOKOOOOOOOOOOO retardado japoneis hahahah !

Então , agora eu li o topico todo e realmente é um saco esses (...) , mais vc é gente boa hahahaha

bom vc já tá sabendo que vc vai turbinar minha cygnus PA400 né ??? se não sabia , agora tá sabendo japa loko hahahahahahahahahahah

parabéns e vamos escutar as crianças hahaha !

Compartilhar este post

Link para o post
oia fioti , vc realmente é um LOKOOOOOOOOOOO retardado japoneis hahahah !

Então , agora eu li o topico todo e realmente é um saco esses (...) , mais vc é gente boa hahahaha

bom vc já tá sabendo que vc vai turbinar minha cygnus PA400 né ??? se não sabia , agora tá sabendo japa loko hahahahahahahahahahah

parabéns e vamos escutar as crianças hahaha !

hAUhuHAuhUAhuHAuHUAhuAh.... as reticencias... diriamos... seria um momento de reflexão... pra por fim a isso...

em relação ao upgrade... sim... posso dar uma olhada... no q podemos fazer... o custo... tb... eh na converssa... pq de mim tem apenas a mao de obra... o investimento de um geito ou outro eh seu...

tb naum teria como eu cobrar mto por uma coisa... q gosto de fazer...

sim gosto de audio... sim gosto de eletronica...

realmente seria incapaz de tentar ganhar... alguma coisa... com isso... por 2 motivos...

1- eh apenas um hobby...

2- naum sobrevivo disso... tenho meu salario...

3- vc eh amigo... XD

loko eu magina.... apenas uma pessoa sedenta de conhecimento... e coragem...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

:o

Esse projeto está muito show Eddie! :o

Novamente de Parabéns!

Valeu pela explicação sobre snubbers.

Que ignorância esses capacitores centrais! E o banco ali, lateral, também!

E os cabos, houve algum macete também?

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens hein Eddie, fiquei com inveja agora :D , sou tecnico em eletronica, mas não tenho habilidades e paciencia para estas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...