Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lobomau-Gyn

Carregador Para Baterias

Recommended Posts

Estou precisando de um carregador para carga lentas em bateria, e durante pesquisas na internet achei um q é bem simples... no fórum q o achei os caras falam q dá certo e tal, mas eu queria saber se pode danificar a bateria...

segue os comentários de lá, com o passo a passo ...

ktulu27 de junho de 2005, 14:51

Vou te ensinar a fazer um carregador de baterias o mais barato e fácil possível.

Voce vai precisar:

fios

1 lâmpada 110 ou 220V de 80W (esse valor pode ser mudado, vou explicar depois)

1 plug macho de tomada.

1 soquete pra lampada.

2 diodos 1N4007

2 garras tipo jacaré (pra ligar nos polos da bateria).

O esquema é o seguinte:

liga o fio no plug da tomada, liga os 2 fios normais.

pega 1 dos fios, corta ele, liga os 2 diodos juntos (em paralelo), e depois dos diodos liga o soquete da lampada. O diodo vai ficar com o lado da faixa virado pro soquete da lampada.

Depois do soquete da lampada voce liga o resto do fio e na ponta dos fios voce liga as garras.

Pra carregar a bateria é só colocar uma lampada, ligar as garras na bateria e ligar na tomada 110 ou 220v.

É uma carga lenta, mas carrega direitinho. Voce pode aumentar a corrente que vai pra bateria (diminuindo o tempo de carga) colocando lampada mais potente.

Funcionamento: os diodos vão cortar a componente negativa da tensão. Entao só vai cicular corrente para a bateria.

A lampada servirá como limitador de corrente que vai para a bateria, e nela que ficará a diferenca de tensao da rede eletrica para a bateria.

angelodn01 de julho de 2005, 19:01

Este carregador a lâmpada é muito bom, fornece uma carga lenta e não danifica a bateria, mas devem ser observados alguns poréns nele pois não deve ser utilizado junto com un circuito, pois não tem isolação da rede elétrica, se vc ligar ele em cima de uma bateria de carro por exemplo o carro fica energizado com uma fase da rede e se vc tocar na lata pode levar um choque, então tem que cuidar em desligar os 2 polos da bateria antes de ligar o carregador, no mais ele é exelente carrega muito bem!!!

Se vc optar por uma carga rápida com por exemplo 25% da carga total deve reduzir o tempo de carga e sempre observar o aquecimento das placas que não deve ser elevado.

Boa Sorte.

tem esse tb...

http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/carr...0de%20carro.gif

será q ficaria caro mandar fazer um circuito desses???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara esse circuito da lampada em série é pra matar alguém ainda, nao sei como deixam venderem essa porcaria.

funciona? sim, mas vc nao tem isolação alguma da rede, ou seja se sem querer encostar no positivo levará um belo choque heheeh

o segundo circuito é o mais "sensato" de se fazer, é de otima estabilidade e regulação...

se tiver algum amigo com um pouco de experiência de eletronica, pode montar um circuito com o LM350 que é um regulador para 3 Ampéres

abaixo segue o link do datasheet do mesmo onde é sugerido vários circuitos de aplicação.

http://cache.national.com/ds/LM/LM150.pdf

[]s!

Compartilhar este post

Link para o post
cara esse circuito da lampada em série é pra matar alguém ainda, nao sei como deixam venderem essa porcaria.

funciona? sim, mas vc nao tem isolação alguma da rede, ou seja se sem querer encostar no positivo levará um belo choque heheeh

o segundo circuito é o mais "sensato" de se fazer, é de otima estabilidade e regulação...

se tiver algum amigo com um pouco de experiência de eletronica, pode montar um circuito com o LM350 que é um regulador para 3 Ampéres

abaixo segue o link do datasheet do mesmo onde é sugerido vários circuitos de aplicação.

http://cache.national.com/ds/LM/LM150.pdf

[]s!

o choque seria o "único" risco???

e se isolasse as partes condutoras de energia???

ainda teria o risco iminente de choques???

este carregador pode chegar a danificar a bateria???

esqueci de mencionar... tenho uma fonte de energia, usando ela em uma altura mediana, q sobre potência para alimentar a bateria, eu posso usá-la como carregador (com som ligado) ?

Compartilhar este post

Link para o post

O carregador com usando lâmpada é bem procurado por causa do custo baixo ... mas fuçar em eletricidade fazendo economias não é uma boa. A única coisa boa que esse carregador vai fazer é iluminar tudo ao redor.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, vc pode usar esse carregador com lâmpada numa boa, desde que não abuse na potência da lâmpada e não deixe carregando além do tempo estimado, senão ferve mesmo. E tomar cuidado pra não tomar choque, é simples, a não ser que vc tenha espírito de menino buchudo que fica futricando tudo.

Ah, e NUNCA, NUNCA MESMO, MAS NEM EM SONHO (ou seja: nunca) sonhe em ligar isto aí com a bateria conectada ao carro. Senão é adeus para tudo o que há de eletrônico no carro.

Eu faria o segundo, por comodidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, vc pode usar esse carregador com lâmpada numa boa, desde que não abuse na potência da lâmpada e não deixe carregando além do tempo estimado, senão ferve mesmo. E tomar cuidado pra não tomar choque, é simples, a não ser que vc tenha espírito de menino buchudo que fica futricando tudo.

Ah, e NUNCA, NUNCA MESMO, MAS NEM EM SONHO (ou seja: nunca) sonhe em ligar isto aí com a bateria conectada ao carro. Senão é adeus para tudo o que há de eletrônico no carro.

Eu faria o segundo, por comodidade.

mas esse circuito ficaria caro???

ando gastando muito dinheiro com som, então gastar pra mim agora é a última hipótese ...

e tb não entendo quase nada de eletrônica ....

Compartilhar este post

Link para o post

bem a parte mais cara do projeto de uma fonte linear sempre será o transformador, pesquisei aqui e achei esse modelo:

Transformador 2A 110/220V 15Vac - R$ 21,70

no site www.blucolor.com.br

mas creio q na santa efigênia vc encontrará muito mais em conta um trafo desse, lembrando que para esse regulador vc pode usar um de até 3 Ampéres de corrente.

o regulador que lhe propuz sairá em torno de 7 reais no máximo creio eu...

o capacitor de entrada de 10000 uF x 25V (que é muito exagerado até para sua aplicação) sai en torno de R$ 5,30

o diodos são baratinhos no máximo 2 reais os 4 (exagerando hehe)

mais os ítens de segurança como:

Porta Fusível Rosqueado Vermelho - R$1,00

Fusível Comum Pequeno 5x20mm /Vidro 1 A - R$0,25

falta mais o cabo de força que é barato, fios para ligação, as pontas do tipo "jacaré" para conectar na bateria e uma chave geral para ligar e desligar o circuito...

acho q exageradamete vc gastará no máximo R$80,00 (mas muito difícil)

espero q tenha ajudado!

[]s!

Compartilhar este post

Link para o post
bem a parte mais cara do projeto de uma fonte linear sempre será o transformador, pesquisei aqui e achei esse modelo:

Transformador 2A 110/220V 15Vac - R$ 21,70

no site www.blucolor.com.br

mas creio q na santa efigênia vc encontrará muito mais em conta um trafo desse, lembrando que para esse regulador vc pode usar um de até 3 Ampéres de corrente.

o regulador que lhe propuz sairá em torno de 7 reais no máximo creio eu...

o capacitor de entrada de 10000 uF x 25V (que é muito exagerado até para sua aplicação) sai en torno de R$ 5,30

o diodos são baratinhos no máximo 2 reais os 4 (exagerando hehe)

mais os ítens de segurança como:

Porta Fusível Rosqueado Vermelho - R$1,00

Fusível Comum Pequeno 5x20mm /Vidro 1 A - R$0,25

falta mais o cabo de força que é barato, fios para ligação, as pontas do tipo "jacaré" para conectar na bateria e uma chave geral para ligar e desligar o circuito...

acho q exageradamete vc gastará no máximo R$80,00 (mas muito difícil)

espero q tenha ajudado!

[]s!

é ... mais caro do q eu estava esperando ....

tenho uma fonte q uso no som... sei q não é recomendável fazer carga com ela, pois a corrente dela é muito maior q os 10% da bateria .... mas fiz um teste esses dias q deu certo ... ela não suporta meu som na potência total... logo, escutei música em um altura mediana, q dava pra tocar o som e ainda sobrar um pouco de carga ... escutei assim durante umas 3 horas... deu uma carga na bateria ... será q isso estraga a bateria???

Compartilhar este post

Link para o post

qual a corrente do carregador e qual a corrente total da bateria?

se respeitar a quantidade de horas certas que vai usar pra carregar nao vejo problema algum passar um pouco dos 10% da bateria

Compartilhar este post

Link para o post

se respeitar a quantidade de horas certas que vai usar pra carregar nao vejo problema algum passar um pouco dos 10% da bateria

a corrente total da fonte eu não sei .... penso q seja entre uns 50 a 60 amperes...

já a bateria tenho duas uma Moura de 70A (que já está velha e nem segura muita carga) e uma Cargo de 150A (nova) ...

Compartilhar este post

Link para o post

a corrente total da fonte eu não sei .... penso q seja entre uns 50 a 60 amperes...

já a bateria tenho duas uma Moura de 70A (que já está velha e nem segura muita carga) e uma Cargo de 150A (nova) ...

uuuu rapaizz!! deve ser um trafão pra dar essa corrente ehehehhe

faz o seguinte, o método mais barato de limitação de corrente eh com resistor mas vai precisar de um "bananão" pra dissipar a potência

por exemplo se for limitar em 5A presisará de um resistor de 2,4Ohms com uns 60W de potencia no mínimo, pode tentar usar aquelas resistências de chuveiro, mas vai precisar de um balde de água hehheeh pq o bichinho vai esquentar.

é o metodo mais barato (enjambração) que dá pra fazer sem que vc leve um baita choque

pode testar a resitencia sem agua com algum ventilador fonrçãndo a refrigeração mas fique olhando pra ver se nao aquece mto.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

eu to pensando em soca a fonte q montei aquela de PC q tem um tutorial falandosobre ela... pra v ce vai carregar uma bateria q ta parada aqui em casa...

[¨]

so pra ve o tombo []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
eu to pensando em soca a fonte q montei aquela de PC q tem um tutorial falandosobre ela... pra v ce vai carregar uma bateria q ta parada aqui em casa...

[¨]

so pra ve o tombo []-[]

Use um resistor em série com a bateria pra limitar a corrente de carga, senão não dá certo. Pra 14V vc precisa de 2,8 ohms, com 70W de dissipação total (superdimensionando)... ou seja, vc vai ter que associar uns resístores em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

[¨]

so pra ve o tombo []-[]

Use um resistor em série com a bateria pra limitar a corrente de carga, senão não dá certo. Pra 14V vc precisa de 2,8 ohms, com 70W de dissipação total (superdimensionando)... ou seja, vc vai ter que associar uns resístores em paralelo.

uns???

uns quantos???

Compartilhar este post

Link para o post

sobre essa primeira com a lampada, posso colocar um interruptor antes dos diodos e da lampada?

preciso achar a faze e o neutro na tomada ou tanto faz?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

sobre essa primeira com a lampada, posso colocar um interruptor antes dos diodos e da lampada?

preciso achar a faze e o neutro na tomada ou tanto faz?

vlw

Fala coveiro, blz? :vts

Brincadeira a parte, esses carregadores de lampada vende ja prontinho por uns 15 a 20 reais...eu tenho um e funciona direitinho...

é so usar conforme o manual, senao o choque é forte.

Compartilhar este post

Link para o post

pekqwo foi mal por desenterra o topico galera

mas eu quero sabe pq tenho tudo pra faze aqui em casa, só queria sabe esse detalhe

no manual diz que vc tem que procura a fase e o neutro na tomada?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...