Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

horaciocs

Som Básico Para Corsa

Recommended Posts

Olá, eu tenho um corsa sedan modelo novo, carro de família, e gostaria de colocar um som legal nele.

Não tenho muita experiência com montagem de som, por isso vim pedir a ajuda de vcs. Eu queria colocar um som de qualidade, não quero potência, não vou agitar nenhuma festa com o carro, eu só quero um som claro, de qualidade e que não vá estourar os graves quando eu me empolgar um pouco ;)

Por enquanto, o carro ainda não tem nada de som. Na frente tem espaço pra dois auto falantes de 6" e atrás são dois de 6"/9".

O que vocês recomendam? Eu não pretendo gastar muito dinheiro nisso, queria investir no máximo uns 300-400 reais. Tb não tenho interesse em adquirir um subwoofer, estou mais afim de caixinhas que cubram bem os graves msm.

Aceito qq ajuda!

Um Abraço!

Horacio

Edit: Outra coisa, a concessionária que me vendeu o carro quer fazer a instalação lá msm, se não eu perco a garantia do sistema elétrico, vocês têm noção de quanto custa uma instalação normal, de até quanto eu consigo chorar lá? :rolleyes: Alguma indicação especial a fazer para o pessoal na hora em que forem instalar o som, tipo que cabos usarem ou qq outra coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, bem vindo ao fórum amigo

também tenho um corsa, porém hatch

Posta pra nós quais equipamentos você já possui, com marca, modelo (se possível) e potência pra começarmos a dar uma forcinha...

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
O que vocês recomendam? Eu não pretendo gastar muito dinheiro nisso, queria investir no máximo uns 300-400 reais. Tb não tenho interesse em adquirir um subwoofer, estou mais afim de caixinhas que cubram bem os graves msm.

300-400 ?

Difícil.... só um player mediano já quebra esse orçamento ...

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Fala, blz??

Então, de som eu não tenho nada ainda nesse carro, tá zerado msm :P

300-400 sem nada? :blink:

Cara.. vamos ver se dá pra tirar leite de pedra aqui...

Um player pioneer usado, uns 250 reais (até dá pra comprar um novo no PY por esse valor)

Um par de triaxiais 6tra Selenium ou Bomber Top: R$ 70,00 Mercado Livre

Um par de triaxiais 6x9 Bomber ou Selenium: R$ 99,00 Mercado Livre

Antena: R$ 15,00

Total: R$ 434,00

Mas seu som terá alguns graves somente dos 6x9, e tem que colocar capacitor em todos os falantes pra não tocarem frequências abaixo de 100-120hz

Se não puder gastar os R$ 434,00, corte os 6x9 e guarde o dinheiro

No player não economize com marca ruim

É isso aí... hand26

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente.. 400,0 (E nada mais) eh complicado! Acho que ele quis dizer 400,0 e com algumas quantias depois (alguns pequenos investimentos)!

Se for assim, (400 e algo mais aos poucos dps) ateh rola de fazer um som maneiro! Mas 400,0 e nada mais eh complicado! Pelo menos se fossem 400 e vc jah tivesse HU (Head Unit, player) era mais facil!

Compartilhar este post

Link para o post

Poi é

Lembrei do meu primeiro som, que coloquei no meu Voyage em 2000

Comprei tudo junto de um amigo que tava apertado:

Era um player JVC kdgs6-alguma-coisa (não lembro)

Um par de coaxiais 6x9 ultimate Bravox 60wrms (que foram pro tampão personalizado que veio no carro)

Um Booster Stetsom AMX14 (ECAA)

Paguei em tudo R$ 300,00 na época hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

É, bem... :rolleyes:

Não tinha pensado no player, adiciona então uns 300-400 reais, fazendo um total de uns 800 reais pra tudo, já melhora?

Compartilhar este post

Link para o post
É, bem... :rolleyes:

Não tinha pensado no player, adiciona então uns 300-400 reais, fazendo um total de uns 800 reais pra tudo, já melhora?

opa com 800 eu montaria

Pioneer DEH P3800MP 399,00

Midbass Bass 6" Selenium 70W [6MB8A] 139,00 (par)

Bomber Quadriaxial 6x9 Top 100W 125,00 (par)

Selenium Tweeter 3/4TW1 75,00 (par) por nas portas. (nao sei se é necessário)

um módulo cairia bem mas estoura os R$ 800

caso queira por um modulo procure por um mos-fet

tenho um moódulo booster e me arrependo de ter comprado

preços da leosound

Compartilhar este post

Link para o post

Com R$ 800,00

Kit 2 vias CS60B: R$ 189,00

Bomber 6x9 : R$ 100,00 (ML)

Até aqui 289,00

E agora? priorizar Player (R$400,00) ou um Amp (O HBM4100 parcelado custa 343,00 no Autoz)???

Eu, Cirso, compraria um Player pioneer com MP3, 400 reais aqui (se comprar por fora ou no ML sai mais barato) e parcelaria um HBM4100

o total ficaria R$ 1032,00 (parte parcelada em prestaçoes do preço de uma pizza + coca) e o som ficaria bem gostoso e fortinho, e depois você tem um amp pra ligar um sub na mala se quiser mais graves...

Mas se quiser pode desconsiderar o amp, e ouvir só no player, já dá pra ouvir o som interno, mas não largue mão do 2 vias pq dá muita diferença no som :D

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fala HoracioCS... seguinte, se vc não quer gastar muito e tbn não abre mão da qualidade acho que o sfalantes Bravox da linha original são muito bons pra quem quer ligar tudo no player, sem um amplificador... Temos um Palio com triaxiais TR6 dessa linha, os mesmo para o Corsa sedan, e não fazem feio nos graves não pra um triaxial, chega a tremer as portas e o retrovisor... no caso do Corsa sedan ainda os 6x9 na traseira garante melhor reprodução dos graves... mas mesmo assim, com esse valor que passou, eu investiria nos CS60B que o Cirso indicou pra parte da frente, só estava mesmo dizendo pq acho que esse kit 2 vias merece um amp...

Link - Linha Original Bravox

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, cirso!

bom, lá vou eu, o que é o 2 vias? :huh:

Em relação ao bomber, bem, eu tb não sei exatamente o que é, vc pode explicar um pouquinho? :P é q eu num tenho noção msm, eu procurei um pouco na net e achei alguns auto falantes quadriaxiais, existe alguma marca em especial para procurar?

quanto ao player, eu tava pensando em pegar um pioneer 4780mp (nao acho esse modelo na net de maneira alguma, ele tá listado como 3700), eu tenho um desses em uma scenic e ele me agradou bastante, o que vcs acham? (Tb vi um DEH-3880MP, é praticamente igual ao 3700)

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu, cirso!

Em relação ao bomber, bem, eu tb não sei exatamente o que é, vc pode explicar um pouquinho? :P é q eu num tenho noção msm, eu procurei um pouco na net e achei alguns auto falantes quadriaxiais, existe alguma marca em especial para procurar?

quanto ao player, eu tava pensando em pegar um pioneer 4780mp (nao acho esse modelo na net de maneira alguma, ele tá listado como 3700), eu tenho um desses em uma scenic e ele me agradou bastante, o que vcs acham? (Tb vi um DEH-3880MP, é praticamente igual ao 3700)

Cortando no meio, kit 2 vias é um par de mid-bass e tweeter com o crossover, que seria o divisor de freqüencia. Como você quer qualidade, procure os da marca brasileira Bravox, especificamente o modelo CS60D para ser colocado na sua porta.

Bom, como recomendaram o cs60b, que é outro modelo, por causa do preço, procure o cs50d, que é mais barato, mas tem menos potência que o cs60b. Acho que vale mais a pena já que você não quer muita potência, preferes qualidade (assim falado ali acima)

Quando ao "Bomber", é uma marca também.

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. coloca um kit duas vias na frente.. um hurricane HIC4000 pra eles e o player.. jah vai ficar um som perfeito e sem mt incomodo!

Ja atras tu pode colocar um par de coaxiais ligados diretos no player.. mas isso eh dispensavel!

Creio q um sub tipo keybass panther de 8' na mala tb seria boa pedida! Liga ele num bridge do hurricane.

Vamos aos preços:

player: 400,0

kit 2 vias: 200,0

Hurricane HIC4000: 150,0

Sub keybass: 80,0

-------------------------------

Total 830,0

Fora isso.. vai pagar algo pela caixa e instalaçao.. mas eh o de menos... e o coaxial pra traseira, caso resolva compra-lo, liga direto no player.. mas deixa isso pra dps! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu, cirso!

2 vias é um sistema de som composto por 1 mid bass + 1 tweeter (2 vias)

Os modelos intermediários possuem crossover que divide o que cada falante deve tocar: médio graves pro mid e agudos pro tweeter... o som não fica embaralhando...

Olha ele aqui: http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...hes.asp?cod=763

Ele custa um pouco mais, mas compensa o gasto

Porém se quiser montar um sistema triaxial na porta, você pode colocar um 6tr4 ou Bomber TOP (Bomber é uma marca, TOP o modelo e 6TR4 é um modelo de um triaxial da marca selenium)

Um exemplo do triaxial Bomber pra porta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470...wrms-o-par--_JM

e da Selenium:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478...-novo-6tr2a-_JM

R$ 69,00 (Eu simpatizo mais com o selenium)

Esse aqui é o 6x9 da marca Bomber que falei:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46673981-_JM R$ 88,00

Acho que com esse som você já ficará bem satisfeito... Não adianta te indicar um Kit 2 vias e talz se pra você basta um sonzinho gostoso no carro... o ideal seria você escutar um carro com Kit 2 vias pra sentir se acha que vale a pena o SEU investimento a mais sacou?

O segredo do som é o Player, nele que começa tudo, tendo um bom player você já tem praticamente meio caminho andado...

Se começar por esse sistema mais simples, você gastaria:

R$ 88,00 6x9 Bomber

R$ 69,00 triaxial Selenium

R$ 419,00 Pioneer 2880, parcelado em sites como submarino, americanas, shoptime ou compra um 4800 por 390 no mercado Livre (porém as condições de pagto não saõ tão boas)

Total: 576,00... já dá pra começar... depois você vai acrescentando coisas que seriam um amp de 4 canais com bridge (como o que sugeri lá em cima) e um sub de 12 numa dutada pro porta malas...

Aconselho que você dê uma lida nos artigos em www.autosom.net/artigos que vão te ajudar a entender muita coisa antes de sair gastando quase mil reais em som...

Qualquer coisa estamos aí com a galera Autosom :vts

Compartilhar este post

Link para o post
cara.. coloca um kit duas vias na frente.. um hurricane HIC4000 pra eles e o player.. jah vai ficar um som perfeito e sem mt incomodo!

Ja atras tu pode colocar um par de coaxiais ligados diretos no player.. mas isso eh dispensavel!

Creio q um sub tipo keybass panther de 8' na mala tb seria boa pedida! Liga ele num bridge do hurricane.

Vamos aos preços:

Sub keybass: 80,0

Total 830,0

Fora isso.. vai pagar algo pela caixa e instalaçao.. mas eh o de menos... e o coaxial pra traseira, caso resolva compra-lo, liga direto no player.. mas deixa isso pra dps! :legal:

Boa idéia também

Mas acho que o sub de 8" vai ficar péssimo no porta malas do corsa sedan, muito fraco

Seria mais negócio ter um grave, nesse caso, vindo dos 6x9 do tampão, e depois colocar um sub mais parrudo com um amp mais parrudo pra dar conta do sedan

6x9 Bomber : 88,0

Total 838,0

Esse ficou jóia :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu, cirso!

bom, lá vou eu, o que é o 2 vias?  :huh:

Cortando no meio, kit 2 vias é um par de mid-bass e tweeter com o crossover, que seria o divisor de freqüencia. Como você quer qualidade, procure os da marca brasileira Bravox, especificamente o modelo CS60D para ser colocado na sua porta.

Bom, como recomendaram o cs60b, que é outro modelo, por causa do preço, procure o cs50d, que é mais barato, mas tem menos potência que o cs60b. Acho que vale mais a pena já que você não quer muita potência, preferes qualidade (assim falado ali acima)

Quando ao "Bomber", é uma marca também.

Mas pra instalar na porta do corsa tem que ser o de 6", vai ficar na porta mesmo... o CSD já sai do orçamento e é muito som pra pouca exigência...

Compartilhar este post

Link para o post
eu tava pensando em pegar um pioneer 4780mp (nao acho esse modelo na net de maneira alguma, ele tá listado como 3700),

se ta procurando modelos do ano passado, fora de linha, ai não acha mesmo

4780 e 3700 eram o mesmo modelo, um nacional e o outro importado (eu tenho o 3700)

os que tem agora, nesse ano, são com o segundo digito 8, 2880, 3880, e assim por diante.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos aos preços:

player:                  400,0

kit 2 vias:              200,0

Sub keybass:            80,0

Total                        830,0

Boa idéia também

Mas acho que o sub de 8" vai ficar péssimo no porta malas do corsa sedan, muito fraco

Seria mais negócio ter um grave, nesse caso, vindo dos 6x9 do tampão, e depois colocar um sub mais parrudo com um amp mais parrudo pra dar conta do sedan

Total 838,0

Eu sou contra o uso de 6x9 no tampao.

Tá certo que vai dar os graves mas vem muita voz também.

Como os falantes dianteiros do Corsa ficam quase lá nos pés (parte de baixo da porta), sinto que os 6x9 matam o som dianteiro principalmente pela area do cone ser maior. A não ser que atenue no Fader, mas aí vai diminuir os graves junto.

Eu iria na sugestão do blOom. Talvez, usando um sub de 10" numa caixa dutada pra aumentar um pouco a pressao. O problema é o orçamento de 800 contos.

Mas, apenas como sugestão para o amigo que está com dúvidas, tente comprar um bom player para evitar de ter que comprar 2 vezes.

Eu já passei várias vezes por isso. No inicio a gente compra um baratinho achando que quebra o galho. Mas aí vc se empolga e vê que o que vc comprou não atende mais às suas expectativas.

Compartilhar este post

Link para o post

no tampao nao ficaria melhor 2 desse ao ives de usar triaxial

Woofer Hinor 8HTS600 PP (75 W RMS/8 pol.)

Características do produto:

• Potência RMS: 75 watts

• Impedância: 4 ohms

• SPL: 87 dB/W/m

• SPL: 90 dB/2,83v/m

• Fs: 49 Hz

• Resposta de freqüência: 45-4.500 Hz

será q fica bom?

Compartilhar este post

Link para o post

A questão dos 6x9 no tampão é porque o SUb já vai sair muito do orçamento, primeiro pq precisa de um bom sub pra mandar graves pro corsa sedan (carro sedan é soda), segundo q precisa de um amp pro sub (aí já compensa comprar um mosfet, 4 canais, com bridge) e terceiro pq além do sub ainda vai mais caixa e fiação pro amp... só com isso vai mais uns R$ 600,00 (Sub + cx + amp)

Então o 6x9 supre um pouco os graves, mas não está errada a afirmação de que os 6x9 vão se sobrepor aos falantes dianteiros...

O ideal seriam coaxiais 6x9, como os Bravox q tenho em casa, mas hj em dia tá difícil achar coaxial 6x9 e os que tem são mais caros que os triaxiais bons do mercado (vai entender né???)

Esse woofer que o Marcos citou deve ficar legal, colocando-se um corte pra ele trabalhar com frequências abaixo de uns 500hz, mas será q tem qualidade nesse falante???

Compartilhar este post

Link para o post

Total 838,0

entao vai nessa cara.. sem duvidas! :legal: Se demorar a comprar, vai acabar mudando de ideia! rs

Compartilhar este post

Link para o post

vou meter meu bedelho!

o player pioneer mp3 é o suficiente para iniciar, vai agradar!

kit duas vias, é importante, pois pra quem busca qualidade, é primordial por serem altofalantes de alta qualidade, que são balanceados para fornecer a melhor resposta nas diversas frequencias.

o amplificador, se vc puder coloca-lo, vai servir para dar volume ao sistema.

o amp pode ser de 4 canais, 2 canais, ou de 4 canais ligado 2 em bridge para o sub. existem tb amplificadores mono só para o sub!

a questão de atenuar os meia 9, é por causa do palco sonoro, que resumidamente, é vc ouvir um som, no qual está virado de frente para o palco, onde vc terá percepção melhor dos instrumentos, e quando o som fica mais forte atraz, é como vc estivesse de costas para esse palco!

eu na tua pele, ia de:

player pioneer mp3 mod 3800- 400,00 http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=511

kit 2 vias bravox cs 60b/d - 179,00/265,00

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=450

coaxiais para os traseiros bravox cx60s - 139,00

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=397

e a instalação que não é muito complicada, vai custar algo em torno de 100 a 150 reais com fiação inclusa.

esse set já permite upgrades futuros como um amplificador mosfet 4 canais e um sub!

abraços e boa sorte! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

olha, acho que o lugar original do corsa sedâ na traseira é pra falante de 6", mas se couber o 6x9" tudo bem.

já tive e já houvi sistemas com 6" na frente e 6x9" atras e achei muito bons, tocam legal, gravezinho razoável, o palco fica deslocado pra tras, fica, mas num sisteminha simples, onde se procura um som que toque alto, sem distorção, não acho que isso seja tão primordial assim, é coisa mais pros que se preocupam com fidelidade

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...