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Fabinho

Projeto De Lei Autoriza O Uso De Película

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Projeto de lei autoriza o uso de película mais escura nos vidros dos carros

Mauro Cezar Pereira

04/09/2006

 

Vidros escuros eram apenas moda e se espalharam pelos automóveis desde que foram autorizados por lei. Contudo, o que atraía jovens em busca de um visual mais arrojado tornou-se acessório de segurança, levando de executivos a donas-de-casa a instalarem as películas negras nas janelas de seus veículos. A legislação em vigor limita o grau de transparência das películas. Mas os vidros poderão ficar mais escuros se for aprovado projeto de lei que tramita em Brasília.

Julio Bittencourt/Valor Lázaro Lopes: "Se os vidros mais escuros forem permitidos, as vendas crescerão até 30%"

 

A legislação atual que regula o uso de películas em vidros automotivos - Resolução 73 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 1998 - determina que o grau de transparência não pode ser inferior a 75% no pára-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 50% no traseiro. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal já aprovou o PL 5472/2005, do deputado federal Capitão Wayne (PSDB-GO), que reduz os níveis de visibilidade para 70%, 28% e 15%, respectivamente. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e depois ao Senado.

 

"Essas porcentagens não atrapalham a visibilidade, além de oferecer segurança. Com a película mais escura, fica difícil enxergar o que há dentro do carro, quantas pessoas estão no veículo", alega Edson Maia, diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv).

 

Para Guilherme Ribeiro de Oliveira, presidente da Associação Nacional das Empresas e Películas Protetoras (Anepp), a proposta corrige "um equívoco da atual legislação". Ele observa que o país tem cerca de 10 milhões de veículos com os vidros escurecidos, dos quais cerca de 90% fora do padrão pedido pela legislação. "Inclusive os oficiais que, para terem segurança, burlam as regras do Contran", afirma.

 

Na análise da associação, os índices atuais são tão inadequados que a versão mais clara do mercado (70%) não poderia ser aplicada no pára-brisa cristalino dos veículos. "Isso denuncia o erro técnico do Contran na resolução da forma como se encontra hoje", reforça Oliveira. Redução de calor entre 30% e 55%, melhor rendimento do ar-condicionado e conseqüente economia de combustível; queda da claridade ofuscante, filtragem de 98% dos raios UV e proteção contra os estilhaços dos vidros são outras vantagens mencionadas pelos adeptos dos filmes.

 

Dono da Heavy Sound, loja de acessórios e som automotivo em São Paulo (SP), Lázaro M. M. Lopes detecta a mudança no comportamento do consumidor de algum tempo para cá. Não são mais apenas os jovens, mas um público mais adulto que agora está atrás das películas. "É mais difícil quebrar o vidro se ele tem filme. Além disso, quando a pessoa pára diante de um sinal vermelho ela é menos visada", destaca.

 

O comerciante tem clientes que o procuraram para instalar o acessório após um assalto no trânsito, mas outros que não o colocam devido ao limite no percentual de visibilidade, que consideram insatisfatório. "Se os vidros mais escuros forem permitidos, as vendas crescerão rapidamente até 30%", estima.

 

A gerente de produtos da área de automóveis da SulAmérica, Simone Sartor, também crê no aquecimento das vendas, "embora existam muitos carros com vidros escurecidos que não seguem a resolução do Contran". Já a Carglass, empresa especializada em vidros automotivos, admite que uma película mais escura tende a aumentar a segurança dos ocupantes dos veículos. "Além dos assaltantes que têm receio da reação dos ocupantes, pedintes e vendedores ambulantes nos cruzamentos evitam carros com películas ", analisa o diretor comercial, Milton Bissoli. Ele ressalta que, por outro lado, vidros escurecidos podem dificultar a identificação por parte da polícia.

 

Fernando Cheade, superintendente da Bradesco, lembra o risco de eventual redução da visibilidade por produtos de qualidade inferior, mas frisa que, para quem vive em cidades quentes, como o Rio de Janeiro, a redução na temperatura interna faz diferença. Claudio Afif Domingos, vice-presidente da Indiana, também acredita que a redução dos efeitos dos raios solares seria um dos benefícios. "Quanto menor o calor interno, haverá menos exigência do ar-condicionado, o que diminui o desgaste de peças como painéis e bancos", raciocina.

 

Outro efeito causado pelas películas, na visão de Walter Pereira, diretor da Tokio Marine, é de caráter psicológico. "Cria-se a sensação de que ao se esconder, a pessoa elimina a exposição ao risco ", destaca. A Sul América, que mantém parceria com redes de vidros automotivos para desconto na instalação de películas, considera possível a ação dos assaltantes ser desestimulada em virtude da maior dificuldade de enxergar quem está no carro. "No entanto, é importante avaliar se este escurecimento comprometerá a visão do motorista à noite e em dias de chuva", adverte a gerente da empresa, Simone Sartor.

 

Lázaro Lopes concorda: "Se você exagera, fica com a visibilidade baixa e não consegue rodar em segurança". Para ele, os percentuais propostos no projeto de lei são compatíveis com o que o mercado procura e não afetariam a dirigibilidade dos automóveis.

 

O presidente da Anepp acredita que, se o texto passar, os usuários que utilizam as películas de teor médio ficarão dentro da lei.

 

Fonte: http://www.valoronline.com.br/valoreconomi...81,3880440.html

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opa.. melhor intao!

mas o problema nao é a pelicula e sim os pé de porco quando empombam com alguma coisa.. ex: pelicula, altura.. etc..

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Deviam libera tudo de uma vez. Os ricões la na suas carangas com tudo fechado eles nunca embaçam... só pra gente mais comum msm...

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Opa! Vou colocar a 3ª camada :vts

UAEHEAHUAEUHAEHUUAEHUAEUHAE

 

pode crer

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Por isso que ando com vidros verdes originais :P

 

Não coloco película nem se liberarem G5 e pagarem pra mim usar

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ando de G5 e nao to nem ae pra lei e os escambal ! ainda se tivesse alguma segurança esse Pais, quem sabe.... porem...

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Por isso que ando com vidros verdes originais :P

 

Não coloco película nem se liberarem G5 e pagarem pra mim usar

por + q seja fo** pela segurança

carro aquario rulez

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G5 sempre, dificil a policia parar só se for em rodovia e mesmo assim se pegar um coxinha chato !!!!!!

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Tô ficando "filiz"........... vou lacrar o carro quando liberarem......... só que agora, tenho de arrancar o engate....... boxta.

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poutz, e eu to dividido entre andar no aquario ou lacrado na g8 metalizada..

 

aquario acho mais bonito, mas lacrado acho bem mais confortavel pela privacidade...

só nao curto meio termo, mto normal :)

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mas enfim, a lei autoriza até qual pelicula ??

naum consegui ver ali...

 

posso continuar com meu G5 e G35 no para-brisas ?? :pirou:

 

hahahahaha [-]

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