Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mciola

Kit Bravox Cs 60k Nas Portas No Palio G3 4 Pts.

Recommended Posts

Postado em

Galera, to numa duvida...

Eu tinha um Celta, quer dizer, tive tres, por 4 anos, e ultimamente usava pezinhos selados feitos em fibra, não eram as merdas da DN Sound ou LEOSOUND, eram feitos por encomenda mesmo, com litragem de 3 lts e tocavam meus midbass de 6 e 1/4" Bravox CS 60K (kevlar), empurrados por um RF Punch 600.4, tweeters 1 e 1/2" nas colunas, Player Alpine 7995. Um ótimo sistema de som pra qualidade. Ah! esqueci, o sub era um JL Audio 10w6 (6+6 ohms) em caixa selada de 28 lts.

O problema agora é q troquei o Celtinha por um Palio 1.4 Flex ELX série 30 anos, 4 pts preto vesuvio, lindão mesmo, muuuito melhor q o Celta em relação à estabilidade e conforto... ja de motor não consegui esperar pelo Celta 1.4 Flex, então fui pro Fiasa mesmo, mas a GM de motor não tem igual, principalmente em relação peso/potência.

Deixando essas particularidades de lado, o problema é q fui colocar este sistema no Palio (claro, sem os pezinhos e sem a caixa selada lateral, q são exclusivos pro Celta) e os midbass não entraram nas portas, e os tweeters tb não, então cheguei à conclusão q o furos das portas são de 6" e dos tweeters (coluna em A, junto com acionamento dos retrovisores) são de 1".

Aí vai a minha apelação à galera do Clube, sou novo aqui e to descobrindo o Palio aos poucos e antes de deixar em alguma loja pra fazer (é a minha ultima opção pois no Celta eu mesmo fazia tudo, e com qualidade) queria saber se vale mesmo a pena colocar os midbass nas portas do Palio (só as dianteiras, claro), se vale a pena esmirilhar um pouco as bordas do furo pra aumentr o diametro, ja ouvi falar q as portas do Palio tocam mto bem, e no caso dos tweeters se na coluna em A tb fica legal dar uma adaptada. Ou se é melhor e onde faço e quanto custa aqui em SP pezinhos selados de 5 litros e coluna de tweeters nas colunas mesmo?

Segundo calculos meus, o palco ficaria mto bom pois as distancias entre tweeter e midbass são quase as mesmas, coisa de alguns poucos centimetros de diferença.

Valew galera!!

Postado em
Galera, to numa duvida...

Eu tinha um Celta, quer dizer, tive tres, por 4 anos, e ultimamente usava pezinhos selados feitos em fibra, não eram as merdas da DN Sound ou LEOSOUND, eram feitos por encomenda mesmo, com litragem de 3 lts e tocavam meus midbass de 6 e 1/4" Bravox CS 60K (kevlar), empurrados por um RF Punch 600.4, tweeters 1 e 1/2" nas colunas, Player Alpine 7995. Um ótimo sistema de som pra qualidade. Ah! esqueci, o sub era um JL Audio 10w6 (6+6 ohms) em caixa selada de 28 lts.

O problema agora é q troquei o Celtinha por um Palio 1.4 Flex ELX série 30 anos, 4 pts preto vesuvio, lindão mesmo, muuuito melhor q o Celta em relação à estabilidade e conforto... ja de motor não consegui esperar pelo Celta 1.4 Flex, então fui pro Fiasa mesmo, mas a GM de motor não tem igual, principalmente em relação peso/potência.

Deixando essas particularidades de lado, o problema é q fui colocar este sistema no Palio (claro, sem os pezinhos e sem a caixa selada lateral, q são exclusivos pro Celta) e os midbass não entraram nas portas, e os tweeters tb não, então cheguei à conclusão q o furos das portas são de 6" e dos tweeters (coluna em A, junto com acionamento dos retrovisores) são de 1".

Aí vai a minha apelação à galera do Clube, sou novo aqui e to descobrindo o Palio aos poucos e antes de deixar em alguma loja pra fazer (é a minha ultima opção pois no Celta eu mesmo fazia tudo, e com qualidade) queria saber se vale mesmo a pena colocar os midbass nas portas do Palio (só as dianteiras, claro), se vale a pena esmirilhar um pouco as bordas do furo pra aumentr o diametro, ja ouvi falar q as portas do Palio tocam mto bem, e no caso dos tweeters se na coluna em A tb fica legal dar uma adaptada. Ou se é melhor e onde faço e quanto custa aqui em SP pezinhos selados de 5 litros e coluna de tweeters nas colunas mesmo?

Segundo calculos meus, o palco ficaria mto bom pois as distancias entre tweeter e midbass são quase as mesmas, coisa de alguns poucos centimetros de diferença.

Valew galera!!

realmente seu tweeter não entra, e quanto ao mid bass, embora de pouca indicação, talveis aneis de mdf, ou plastico façam ele entrar!

uma possibilidade é colocar seus tweeters ou no painel, ou adapta-los nas colunas

aguarde mais respostas!

esse motor do palio não é o mesmo do celta não? acho q é! [¨]

Postado em

então fui pro Fiasa mesmo

desviando do topico, desde quando os palio novos tem motor Fiasa, ou foi

só modo de falar, uma brincadeira. O motor é Fire, não tem absolutamente

NADA a ver com o Fiasa que existiu nas versões 1.0 e 1.5 até o ano 2000 e

que é uma pequena evolução do Fiat 147

Postado em
então fui pro Fiasa mesmo

desviando do topico, desde quando os palio novos tem motor Fiasa, ou foi

só modo de falar, uma brincadeira. O motor é Fire, não tem absolutamente

NADA a ver com o Fiasa que existiu nas versões 1.0 e 1.5 até o ano 2000 e

que é uma pequena evolução do Fiat 147

ja tava digitando isso aki qdo vi sua resposta ahehaehhaae...

minha opinião: FRIRE > VHC

masssss....

qto ao som... a porta do palio eh 6" sim, tamanho certinho p 60B e D.. c vc nao quiser fazer adaptações, faz uns pezinhos msm (eu nao gosto pq tira o conforto dos pes e chama mta a atenção dos nossos colegas meliantes hehehe) embora de uma qualidade sonora bem melhor.

c for na porta mesmo, faz um tratamento q melhora mais ainda.

Postado em

Também sobre o motor, o Fire é superior que o VHC na minha opinião. Como sempre, a Chervrolet no Brasil opta por tentar melhorar algo velho, diga-se os 1.8 família 1 que são os mesmos de 20 anos atrás e os VHCs que são os mesmo m.p.f.i. dos primeiros Corsas, apenas com aumento na taxa de compressão basicamente.

É verdade que o Fire foi desenvolvido na Europa na década de 80, mas é melhor que os VHCs...

Ah, e o Fiasa existiu em versões 1.3 e 1.4 também.

Postado em

Fala mciola... eu acho que posso te ajudar. E MUITO!!

Comprei um Palio desse modelo tbm, em dezembro do ano passado (po***, o tempo passa!). Desde então resolvi dar um novo direcionamento nos meus conceitos de som automotivo.

Logo, mudei praticamente tudo o que tinha de equipamentos e a princípio, iria mandar fazer tudo em instaladora. As idéias iniciais foram amadurecendo e as dúvidas eu ia garimpando com o pessoal daqui.

Não foi fácil, muita coisa surgiu... mas resolvi meter a cara de vez na coisa: eu instalei tudo em casa mesmo! Foi a primeira vez... tirando a parte do acabamento, tudo, tudo mesmo foi eu quem realizei. Fiação, direcionamento dos falantes, dimensionamento elétrico, furações, ajustes... Tudo mesmo. E vou te falar: ficou ANIMAL. Muito melhor do que qualquer instaladora da minha cidade.

Tive algumas idéias no começo. Não desisti delas, apenas fui lapidando com o que lia aqui, perguntava ali, etc...

Bom, vou postando alguma coisa por aqui. Mas se vc quiser, tenho 120 fotos do que fiz em casa e em loja (acabamento, bem simplesinho mesmo).

Blz?

Abraço

Postado em
Fala mciola... eu acho que posso te ajudar. E MUITO!!

Comprei um Palio desse modelo tbm, em dezembro do ano passado (po***, o tempo passa!). Desde então resolvi dar um novo direcionamento nos meus conceitos de som automotivo.

Logo, mudei praticamente tudo o que tinha de equipamentos e a princípio, iria mandar fazer tudo em instaladora. As idéias iniciais foram amadurecendo e as dúvidas eu ia garimpando com o pessoal daqui.

Não foi fácil, muita coisa surgiu... mas resolvi meter a cara de vez na coisa: eu instalei tudo em casa mesmo! Foi a primeira vez... tirando a parte do acabamento, tudo, tudo mesmo foi eu quem realizei. Fiação, direcionamento dos falantes, dimensionamento elétrico, furações, ajustes... Tudo mesmo. E vou te falar: ficou ANIMAL. Muito melhor do que qualquer instaladora da minha cidade.

Tive algumas idéias no começo. Não desisti delas, apenas fui lapidando com o que lia aqui, perguntava ali, etc...

Bom, vou postando alguma coisa por aqui. Mas se vc quiser, tenho 120 fotos do que fiz em casa e em loja (acabamento, bem simplesinho mesmo).

Blz?

Abraço

Parabens pelo trampo [-] , queria eu ter esta vontade. :(

Postado em

Minha vez de vir aqui defender meu carro (tb tenho um Palio 1.4 Flex). Falar que os motores da GM são bons é que nem falar que o Lula é uma boa pessoa!!! Pelamordideus. Projetos mais antigos que a Dercy Gonçalvez, recauchutados de cá e de lá, muda taxa de compressão, troca três parafusos, mas a mer** é a mesma. Como já falaram, o mpfi dos primeiros corsas. O carro JURA que tem 70 cavalos, mas não rende 60 (a própria 4Rodas colocou no dinamômetro e a diferença potência declarada - potência real da GM foi a MAIOR disparada!!).

Outra coisa. O projeto do motor 1.4 Flex do Palio não é o mesmo do 1.0 nem do 1.8. É um projeto novo, europeu, feito lá para 1.4 16V, e aqui 8V pra substituir o 1.3 Flex. Eu comprei meu carro logo que saiu esse motor novo, tem 1 ano agora, e adoro ele. Também é preto, aliás!

Voltando ao som...

A porta diz que é 6" mas eu tentei colocar, no começo do ano, um CS60D e não entrou, nem com anel de MDF. Tem gente que diz que colocou, mas nunca tive certeza se cortaram um pouco da lata ou não... Na época optei por trocar o CS60D por um Visteon 5" em anéis de MDF. No momento estou com um RCE216 no armário, esperando o carro voltar da revisão dos 15mil e acabarem as provas da faculdade pra eu poder levar numa loja pra instalar. Se a porta toca bem eu realmente não sei, o Visteon está adaptado e não é boa referência.

Se for usar o CS60K eu acho que o melhor é usar a porta sim. Pezinho legal pra ele ia ter que ser enorme, e já ouvi comentários de que esse kit fica melhor em porta. Mas eu recomendo tratar a porta! Isso é possível no seu orçamento?

Postado em
Minha vez de vir aqui defender meu carro (tb tenho um Palio 1.4 Flex). Falar que os motores da GM são bons é que nem falar que o Lula é uma boa pessoa!!! Pelamordideus. Projetos mais antigos que a Dercy Gonçalvez, recauchutados de cá e de lá, muda taxa de compressão, troca três parafusos, mas a mer** é a mesma. Como já falaram, o mpfi dos primeiros corsas. O carro JURA que tem 70 cavalos, mas não rende 60 (a própria 4Rodas colocou no dinamômetro e a diferença potência declarada - potência real da GM foi a MAIOR disparada!!).

Outra coisa. O projeto do motor 1.4 Flex do Palio não é o mesmo do 1.0 nem do 1.8. É um projeto novo, europeu, feito lá para 1.4 16V, e aqui 8V pra substituir o 1.3 Flex. Eu comprei meu carro logo que saiu esse motor novo, tem 1 ano agora, e adoro ele. Também é preto, aliás!

Voltando ao som...

A porta diz que é 6" mas eu tentei colocar, no começo do ano, um CS60D e não entrou, nem com anel de MDF. Tem gente que diz que colocou, mas nunca tive certeza se cortaram um pouco da lata ou não... Na época optei por trocar o CS60D por um Visteon 5" em anéis de MDF. No momento estou com um RCE216 no armário, esperando o carro voltar da revisão dos 15mil e acabarem as provas da faculdade pra eu poder levar numa loja pra instalar. Se a porta toca bem eu realmente não sei, o Visteon está adaptado e não é boa referência.

Se for usar o CS60K eu acho que o melhor é usar a porta sim. Pezinho legal pra ele ia ter que ser enorme, e já ouvi comentários de que esse kit fica melhor em porta. Mas eu recomendo tratar a porta! Isso é possível no seu orçamento?

É isso aí!! O meu é o ELX 1.3, peguei um semi-novo (+ novo do semi!). É um pôta de um carro pra categoria. Acho ele muito confortável, silencioso e... potente! Tenho um Astra Sedan na familia... e acho meu carro mais macio e silencioso, de verdade.

Bom, o fo** é que não tirei fotos recentes da minha "idéia" no porta-trecos original do carro. Mas agilizo pra amanhã. Aí posto tudo detalhado. Só pra esclarecer, tô com um MbQuart PCE-216 nele, que tá tocando muitíssimo bem ( a partir de uns 34hz já aparece com intensidade).

A idéia inicial pra esse meu carro foi a que não queria pezinho, custe o que custar. Acho incomodo, pro motorista, pro carona, pra mãe que as vezes pega o seu carro, para aquele seu amigo de trabalho que pesa 102 quilos e pede carona toda tarde e mete o pezão no falante, pra quando vc que usa o carro para outras coisas [¨], etc...

Postado em
É isso aí!! O meu é o ELX 1.3, peguei um semi-novo (+ novo do semi!). É um pôta de um carro pra categoria. Acho ele muito confortável, silencioso e... potente! Tenho um Astra Sedan na familia... e acho meu carro mais macio e silencioso, de verdade.

Bom, o fo** é que não tirei fotos recentes da minha "idéia" no porta-trecos original do carro. Mas agilizo pra amanhã. Aí posto tudo detalhado. Só pra esclarecer, tô com um MbQuart PCE-216 nele, que tá tocando muitíssimo bem ( a partir de uns 34hz já aparece com intensidade).

A idéia inicial pra esse meu carro foi a que não queria pezinho, custe o que custar. Acho incomodo, pro motorista, pro carona, pra mãe que as vezes pega o seu carro, para aquele seu amigo de trabalho que pesa 102 quilos e pede carona toda tarde e mete o pezão no falante, pra quando vc que usa o carro para outras coisas [¨], etc...

Falando do carro de novo...

Pra categoria dele ele não tem concorrência. O acabamento é muito bom, painel, computador de bordo completíssimo, porta-luvas duplo, bla bla bla. Carro silencioso, anda bem, bebe pouco, macio... eu adoro ele, com certeza! Depois que comprei só me arrependi de não ter comprado a versão Weekend! Já andei de Celta, Gol, Fiesta, 206 - principalmente pra escolher qual deles comprar - e achei todos MUITO inferiores ao Palio Novo.

E do som...

Você transformou o porta-mapas em doorpod? A primeira vez que bati o olho nele pensei em fazer isso! Mas adoro aquele espaço, cabe certinho meu porta cds, e eu acho prático pacas. Se puder postar fotos aí de como ficou vai ser legal demais!! Abraço

Postado em

Bom galera desculpem aí de ter falado bem do Celta, foi mal, só achava ele mais ligeirinho, só isso. Se a GM faz motores em cima de projetos antigos e faz isso bem, é pq o projeto é bom e eles continuarão a fazer isso. Fora isso o acabamento do Celta é uma mer**a, copnforto baixíssimo, Palio Fire é mais carro, mais pesado e mais beberrão, mas vale mto a pena, o conforto é inigualavel e nem parece carro popular, barulho interno quase zero.

Mas o tópico q abri não é preparação e mecânica, então vamos voltar ao tópico.

Galera, fica bom com anel em mdf (bafle)? Qual o problema com eles, pq se tiver, meto a drill set na porta, abro o burado e mudo a furação num tem galho!!

E meu orçamento ta em gastar até 200,00 pra esse kit tocar, esse lance de preparar a porta do q se trata?

Ah! Pezinho, desencana, atrapalha à beça e os nego cresce mto os zóio, mas q desce bem, desce. E onde coloco os tweeters? NA coluna em A? To pensando seriamente em colocar la, e onde fica ese espaço do ventilador q mtos falam? Tem fotos????

Abs!!!

Postado em

Bão... meu computador tá uma mer**. Travou 3 vezes escrevendo o post.

Vamos lá: na porta do Palio o que notei foi que falantes com mais de 5 1/2" ficam praticamente impossíveis de serem instalados no local original. A não ser que role uma esmerilhada, mas não acho muito legal isso. Além do mais, o forro atrapalha a vedação do falante, pois as presilhas que aparafusam o mesmo na porta ficam meio que por dentre o forro. Não tem como vedar as laterais que ficam abertas diretamento no forro, este sim em contato direto com a lataria.

Fiz um anel de MDF para o mid e colei na superfície do porta-trecos, direcionando-o discretamente para o motorista. De ambos os lados. A superfície perfurada original que dá vazão ao falante na porta eu cortei...

instalaodosompalioelxflex075ou0.th.jpg

instalaodosompalioelxflex079fm0.th.jpg

instalaodosompalioelxflex082lc9.th.jpg

Os dois lados foram perfurados, um foi depois que o outro...

Com a base do falante já direcionada, fibrei essa nova "estrutura", com massa plástica (todo o procedimento que envolve... lixar, etc.) e acabamento em courvin cinza, bem próximo do original do carro (que aliás fui atrás na Fiat e não achei).

instalaodosompalioelxflex097ks6.th.jpg

instalaodosompalioelxflex110pm7.th.jpg

instalaodosompalioelxflex149gc8.th.jpg

Essa mantinha branca aê tira fora, foi só pra tirar a foto

A porta foi tratada com manta asfáltica auto-adesiva de 1mm, tanto por dentro quanto por fora (lata junto ao forro). Duas camadas foram o suficiente, deixando apenas o local original do falante (não tenho foto desse processo, mas tem vários tópicos aqui que dá pra ver certinho como faz).. Com o forro no lugar, instalei o porta-mapas. É aí que tá o barato...

Toda aquela área de saída do falante que criou-se no porta-mapas eu vedei junto à circunferência da porta. Furo na porta e porta mapas virou uma coisa só. Comecei primeiro com a porção que fica junto a abertura da lata: fui colocando camadas de manta de modo a ficar como se fosse uma extensão da porta, uma peça única. Aí pra terminar forrei até o anel de MDF, continuando o "furo" da porta.

[FALTA AS FOTOS DESSE PROCESSO]

Foi aquele área do porta-mapas que fica de frente pro falante foi que virou um "door-pod". O porta-trecos em si continua funcional, ainda dá pra colocar carteira, livros, mapas, bolinhas de gude, seja lá o que for... A peça fica irreversível com tudo isso. Na hora de vender a caranga é comprar outra mesmo...

Agora, o terror mesmo foi na hora de passar a fiação pra DENTRO da porta... Pânico mesmo. Pensei 253 vezes antes de meter a broca no chicote original do carro!

EDIT: problemas de travamento... guenta aê as fotos

Postado em
OPA!!! E aé kra?

Olha uma porta com um belo bafle e os tws nas saídas de ar do painel em "tetinhas" fica mto bom! Acho que sei até quem tem umas dessas!

Opa! Graaande Henrique!!

Cara me explica direito onde vão os tweeters... q negócio é esse de tetinha? eu quero! hahaha

Cara comprei uma ticotico da black&decker legal, to loco pra fazer os bafles e mtas coisas mais... ve esse lance das teta aí!!

Postado em
OPA!!! E aé kra?

Olha uma porta com um belo bafle e os tws nas saídas de ar do painel em "tetinhas" fica mto bom! Acho que sei até quem tem umas dessas!

Opa! Graaande Henrique!!

Cara me explica direito onde vão os tweeters... q negócio é esse de tetinha? eu quero! hahaha

Cara comprei uma ticotico da black&decker legal, to loco pra fazer os bafles e mtas coisas mais... ve esse lance das teta aí!!

Tenho que tirar foto do meu processo de contrução das "tetinhas"... hehe!

Mas é mais ou menos isso, nosso carro é fera pra construí-las: sabe umas tampinhas que tem nas extremidades do console? Dá uma construção perfeita para os tweeters. Vc consegue trabalhar legal o direcionamento pra montar o palco.

oggi04mt6.th.jpg

Essa foto é de uma amigo do NoiseSteel

Tô pra postar meus suporte de tweeters e a vedação do porta-mapas.

Postado em
OPA!!! E aé kra?

Opa! Graaande Henrique!!

Tenho que tirar foto do meu processo de contrução das "tetinhas"... hehe!

Mas é mais ou menos isso, nosso carro é fera pra construí-las: sabe umas tampinhas que tem nas extremidades do console? Dá uma construção perfeita para os tweeters. Vc consegue trabalhar legal o direcionamento pra montar o palco.

oggi04mt6.th.jpg

Essa foto é de uma amigo do NoiseSteel

Tô pra postar meus suporte de tweeters e a vedação do porta-mapas.

Po moska valew!!

c tem um blog com as fotos ou photobucket ou algo assim?

Idéa]ias são mto bem vindas...

Adorei o q fez na porta, não hesitarei de fazer na minha tb, claro, com mta ajuda q sou competamente iniciante com massa e fibra.

E esse lance do door pod o q seria/

Obs: as tetas são bem melhores q eu imaginava...

Postado em

Não tenho blog. Tenho os arquivos aqui no meu computador. Preciso de uma máquina fotográfica digital urgente!

Falta complementar com as fotos dos suportes dos tweeters e do porta-mapas.

Mas dá um toque aí, se precisar de ajuda.

Postado em
Moska, parabéns pela instalação, seu som deve estar muito legal! Qual o sistema??

Meu sistema HOJE (18/09 ás 00:08) está assim: 7892, Clean tocando MbQuart PCE-216, RCA Bullet e speaker Santo Ângelo SIL-XP.

Daqui a algumas horas estarei instalando o Blau 2150 recém chegados do Leopsorth no lugar do Clean. O meu set de graves está no armário: Punch 300x e 2 JL 10W0.

Tá muito legal pra mim o meu estéreo. Vamos ver como toca com o Ponto Azul...

Postado em

Mciola, você já conseguiu instalar os falantes ??? Estou interessado no processo pois também tenho um Palio e estou extremamente curioso sobre este Kit. Eu possuo hoje um Kit Sony. Você poderia me passar as suas impressões sobre o seu Kit ???

Moska, esse kit que vc tem é muito superior ao Bravox ??? Vale a pena pagar a diferença ??

Obrigado,

Ivan

Postado em
Mciola, você já conseguiu instalar os falantes ??? Estou interessado no processo pois também tenho um Palio e estou extremamente curioso sobre este Kit. Eu possuo hoje um Kit Sony. Você poderia me passar as suas impressões sobre o seu Kit ???

Moska, esse kit que vc tem é muito superior ao Bravox ??? Vale a pena pagar a diferença ??

Obrigado,

Ivan

Ivan, gosto mto desse kit, fala macio, da conta do recado, não sei te responder em parametros de frequencia e blablabla, ms gostei mto dele com meu RF 600.4 empurrando ele. Nunca testei outros kits, porem estou mto satisfeito pois optei por comprar um kit top nacional do que um simples importado, sob recomendação do meu amigo audiófilo Henrique (Almofala).

Bom, vou falar aqui o q fiz:

Como disse, gosto de fzer tudo eu mesmo e tenho mto orgulho do meu trabalho terminado, mesmo q isso se tenha q fazer varias vezes até chegar o resultado desejado.

Comprei uma serra tico-tico da Black& Decker e sabadão pus a mão na massa.

Achei um velho tampão de mdf q tinha no meu antigo celta e reaproveitei-o pois não deu tempo de passar numa madeireira. Gostei mto desse trampo, pois tirei o mofo do compasso, da régua e todo meu material de Desenho Geométrico, adorava esta matéria. O que fiz:

-Segui as recomendações dos camaradas e fiz 4 anéis em mdf, os chamados bafles, USEI 2 PRA CADA MIDBASS. As medidas foram as seguintes: raio externo da circunferencia: 8,75 cm, raio interno: 7,25 cm ou seja, espessura de 1,5 cm do anel.

O trabalho foi mto divertido, com prendedores de mesa, fixei a madeira, com o compasso fiz os desenhos das circunferencias maior e menor (claro, uma dentro da outra afinal, é um anel). Faz-se um furo com uma broca do tamanho da largura da serrinha da tico-tico para dar inicio ao corte. O restante vai da sua coordenação, atenção e capricho e claro, mto carinho.

Ao final obtive 4 anéis, "quase" simétricos, e encaixavam firmemente ao falante de 6 e 3/4" q são os midbass do CS 60k, com as furações.

Como não tive em mãos parafusos maiores, vou passar essa semana pra comprar parafusos mais longos pra furar a lataria e fixar os falantes. Pra isso vou precisar cortar um pouco da forração da porta pra não vazar tanto.

Queria saber o que eu teria q usar entre o anel de mdf e o midbass e entre o anel e a lata da porta pra não dar ruidos ou vazar ar.

E tb como faço uma preparação decente de portas.

Creio q va ficar bom, a unica coisa q não sei é se o porta-trecos lateral vai encaixar originalmente sem nenhuma gambi, pois o falante fica saltado um pouco pra fora da porta.

Bom, fora isso cortei um pedaço quadrado de compensado nautico do tamanho exato do meu RF 600.4, furei e fixei com parafuso no banco traseiro madeira e com outros 4 parafusos fixei o ampli na madeira, evitando o contato direto do ampli com a lata pra não dar xibiu no aterramento.

Depois posto fotos do acabado, ainda falta saber onde vou colocr os tweeters e onde escondo os cross. E q raio de doorpod é esse??

Postado em

Obrigado,

Ivan

Ivan, foi mal a demora. Mas AINDA não consegui uma máquina fotográfica pra concluir as fotos do que fiz no meu carro...

Bom, estou tendo um contato mais sério com SQ agora. Parti para um kit bastante conhecido e respeitado pela maioria que tem muito mais experiência do que eu.

O kit é um MbQuart PCE-216 e minhas impressões, de acordo com a MINHA experiência em som automotivo é o seguinte: mid muito bom, desce o suficiente para acompanhar um sub com corte bem baixo. Intensidade sonora e precisão tonal ótimas, o cross bem preciso. Não embola nem um pouco, som aberto.

O tweeter que todo mundo falava que era gritante me agradou muito! Não tem nada de sibilante ou metálico (e olha que estão on-axxis), é bem suave e preciso. Sem distorcer nada, mesmo com algum SPL.

Acho que foi uma escolha bastante feliz eu ter pego esse kit. Comparando com os da Bravox... não sei, o MbQuart seria superior sim. Mas dá uma pesquisada por aqui pra ver o que a turma fala. Eu acho que vale a pena, mas depende de todo o seu conjunto.

Abraços

Postado em

Obrigado,

Ivan

Ivan, gosto mto desse kit, fala macio, da conta do recado, não sei te responder em parametros de frequencia e blablabla, ms gostei mto dele com meu RF 600.4 empurrando ele. Nunca testei outros kits, porem estou mto satisfeito pois optei por comprar um kit top nacional do que um simples importado, sob recomendação do meu amigo audiófilo Henrique (Almofala).

Como disse, gosto de fzer tudo eu mesmo e tenho mto orgulho do meu trabalho terminado, mesmo q isso se tenha q fazer varias vezes até chegar o resultado desejado.

Achei um velho tampão de mdf q tinha no meu antigo celta e reaproveitei-o pois não deu tempo de passar numa madeireira. Gostei mto desse trampo, pois tirei o mofo do compasso, da régua e todo meu material de Desenho Geométrico, adorava esta matéria. O que fiz:

-Segui as recomendações dos camaradas e fiz 4 anéis em mdf, os chamados bafles, USEI 2 PRA CADA MIDBASS. As medidas foram as seguintes: raio externo da circunferencia: 8,75 cm, raio interno: 7,25 cm ou seja, espessura de 1,5 cm do anel.

O trabalho foi mto divertido, com prendedores de mesa, fixei a madeira, com o compasso fiz os desenhos das circunferencias maior e menor (claro, uma dentro da outra afinal, é um anel). Faz-se um furo com uma broca do tamanho da largura da serrinha da tico-tico para dar inicio ao corte. O restante vai da sua coordenação, atenção e capricho e claro, mto carinho.

Ao final obtive 4 anéis, "quase" simétricos, e encaixavam firmemente ao falante de 6 e 3/4" q são os midbass do CS 60k, com as furações.

Como não tive em mãos parafusos maiores, vou passar essa semana pra comprar parafusos mais longos pra furar a lataria e fixar os falantes. Pra isso vou precisar cortar um pouco da forração da porta pra não vazar tanto.

Queria saber o que eu teria q usar entre o anel de mdf e o midbass e entre o anel e a lata da porta pra não dar ruidos ou vazar ar.

Creio q va ficar bom, a unica coisa q não sei é se o porta-trecos lateral vai encaixar originalmente sem nenhuma gambi, pois o falante fica saltado um pouco pra fora da porta.

Bom, fora isso cortei um pedaço quadrado de compensado nautico do tamanho exato do meu RF 600.4, furei e fixei com parafuso no banco traseiro madeira e com outros 4 parafusos fixei o ampli na madeira, evitando o contato direto do ampli com a lata pra não dar xibiu no aterramento.

Depois posto fotos do acabado, ainda falta saber onde vou colocr os tweeters e onde escondo os cross. E q raio de doorpod é esse??

Legal mciola... vou ter que refazer meu rack para o novo amplificador.

Olha, com o falante diretamente na porta não sei se vc consiguirá colocar o porta-mapas até o final. Dá uma testada antes de começar furar a lata. Pra vedar o anel, use manta-asfáltica. Ou massa de calafetar, se tiver mais capricho.

Ponha o cross em cima do porta-luvas. Dá certinho... não atrapalha fiação nem nada.

Postado em

Obrigado,

Ivan

Legal mciola... vou ter que refazer meu rack para o novo amplificador.

Olha, com o falante diretamente na porta não sei se vc consiguirá colocar o porta-mapas até o final. Dá uma testada antes de começar furar a lata. Pra vedar o anel, use manta-asfáltica. Ou massa de calafetar, se tiver mais capricho.

Ponha o cross em cima do porta-luvas. Dá certinho... não atrapalha fiação nem nada.

O valeu moska!

Manda asfaltica, ou massa de calafetar...

Certo, mas creio q o porta-mapas não de certo mesmo, talvez terei q ficar sem, por enquanto até eu me arriscar e fazer um esquema igual ao seu. Oq me falta é só material, e tempo claro, só tenho sabado e domingo...

em cima do porta-luvas seria assim, eu retiro do lugar o porta-luvas superior e fix os cross com velcro em cima do porta-luvas e depois ponho o port-luvas superior de volta, isso mesmo?

E com relação aos tweeters, onde os ponho? Compro uma tetas? Ou onde tem um tutorial explicndo como faço as teta?

Abs!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...