Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ADM_TONA

Duvida Sobre Crossover

Recommended Posts

OLA GALERA, ESPERO QUE VCS ME AJUDEM, TENHO DUVIDAS SE DEVO UTILIZAR CROSSOVER E TAMBÉM SOBRE QUAL UTILIZAR

TENHO UMA POWER ONE E PRETENDO LIGAR NELA OS SEGUINTES EQUIPAMENTOS:

2 PW3

4 DRIVES D250X

2 ST HINOR

E TENHO UMA RS 1200D PARA OS SUBS, MAS AINDA NÃO SEI QUAL VOU USAR

MINHA DÚVIDA É SE REALMENTE SERIA BOM UTILIZAR UM CROSSOVER NESSE SISTEMA, E SE A RESPOSTA FOR POSITIVA, QUAL SERIA A MELHOR ESCOLHA?

E COMO FICARIAM AS LIGAÇÕES?

DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO E A AJUDA DE VCS.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai cara blz? Minha opinião é a seguinte, se os pw3 for 8 ohms ligue em um dos brigle e utilize o crossover do modulo (passa alta) que corta em 80 hz, ligue 2 driver e 1 st em um canal, p/ os driver utilize 1 capacitor de 47Uf/100v p/ cada ou 1 de 100Uf/100v p/ os dois, e os st 2,2Uf....

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. tenho uma opiniao meio diferente (sugestao):

Como tu tem canais de sobra.. coloca os pw3 num bridge do power one.. e drives + tw nos outros canais em estereo! Tipo.. um drive + um tweeter por canal!

Aih coloca um crossover ATIVO nele.. sendo q a saida medio grave (passa banda) pros pw3 e a passa alta (em 2khz) pros drive/tw... e nos tweeeters, beem proximos a eles, coloca um capacitor, pra fazer com q o tweeter soh toque de 6khz (+/-) pra cima!

jah pros graves, coloca o RS1200D com 2 street 15' ou 4 street 12', dependendo do espaço q vc tem! Se possivel, 4 street 15' ficariam perfeitos! :legal:

Ah, os cortes.. coloca os street tocando ate 180hz, de 180hz ate uns 1200hz os pw3.. e de 1200hz pra cima os drive / tweeter... sendo que como cada tweeter vai ter um capacitor, vai tocar de 6khz +/- pra cima!

Ps.: Os valores q dei quanto aos cortes nao devem ser tomados como 'definitivos', e sim, apenas uma 'base' para suas regulagens! A regulagem final deve ser feita de acordo com o gosto/ouvido do proprietario do som! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. tenho uma opiniao meio diferente (sugestao):

Como tu tem canais de sobra.. coloca os pw3 num bridge do power one.. e drives + tw nos outros canais em estereo! Tipo.. um drive + um tweeter por canal!

Aih coloca um crossover ATIVO nele.. sendo q a saida medio grave (passa banda) pros pw3 e a passa alta (em 2khz) pros drive/tw... e nos tweeeters, beem proximos a eles, coloca um capacitor, pra fazer com q o tweeter soh toque de 6khz (+/-) pra cima!

jah pros graves, coloca o RS1200D com 2 street 15' ou 4 street 12', dependendo do espaço q vc tem! Se possivel, 4 street 15' ficariam perfeitos! :legal:

Ah, os cortes.. coloca os street tocando ate 180hz, de 180hz ate uns 1200hz os pw3.. e de 1200hz pra cima os drive / tweeter... sendo que como cada tweeter vai ter um capacitor, vai tocar de 6khz +/- pra cima!

Ps.: Os valores q dei quanto aos cortes nao devem ser tomados como 'definitivos', e sim, apenas uma 'base' para suas regulagens! A regulagem final deve ser feita de acordo com o gosto/ouvido do proprietario do som! ;)

bloom, obrigado pelas dicas, mas fiquei com algumas duvidas.

vc disse para colocar os pw3 em um bridge, até ai tudo bem, mas depois vc falou pra colocar 1 drive e um st em cada canal restante do power one certo?

mas são 4 drives e 2 st e só sobrariam 2 canais pra ligá-los por isso acho que talves seria melhor então 2 drives e 1 st por canal, ou será q eu estou errado?

quanto aos subs, como é porta malas acredito que só vai ter espaço pra 2 de 12 mesmo.

pelo que eu entendi vc acha que o crossover ativo ajudaria bem nos cortes né, mas pelo que eu entendi do que vc alou seria um crossover de 3 vias é isso?

como fazer a ligação de 2 módulos nas três vias?

seria ligar o bridge do power one onde vão ficar os pw3 em uma via (para o médio grave) e os outros 2 canais com os drives e st na outra via (para as frequencias mais altas) e o outro módulo que seria a rs 1200d na via restante (para o sub)

se tiver errado isso, por favor alguem me de uma explicação melhor, pois lembro que sou bem leigo no assunto

Compartilhar este post

Link para o post
E ai cara blz? Minha opinião é a seguinte, se os pw3 for 8 ohms ligue em um dos brigle e utilize o crossover do modulo (passa alta) que corta em 80 hz, ligue 2 driver e 1 st em um canal, p/ os driver utilize 1 capacitor de 47Uf/100v p/ cada ou 1 de 100Uf/100v p/ os dois, e os st 2,2Uf....

cara a idéia inicial erra essa mesmo, mas ai surgiu a idéia vinda de um amigo de colocar um crossover ativo, ai então resolvi postar aki no forum pra ver a opinião de vcs sobre usar ou não o crossover e se a resposta for positiva, qual usar, e como ligá-lo, se vc puder me ajudar agradeço.

desde ja obrigado pela colaboração

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho exatamente a sua configuração e fiz da seguinte maneira:

02 pw3 em bridge

04 drivers em paralelo resultando 02ohms em um canal Stereo

02 super tweeters em paralelo resultando 04 ohms em um Stereo

Uso um crossover ativo da STETSOM 4 vias e fiz as seguintes ligações nele:

Canal FLAT: liguei os super tweeter com um capacitor de 2,2uF em cada um para que fique um passa alta d uns 5khz neles.

Canal MID: liguei os PW3 e fiz o corte passa alta de 150hz e passa baixa 2khz

Canal HIGH: liguei os drivers e fiz o corte passa alta de 900hz.

Abraço

ARTHUR

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela ajuda arthur, acho q vou acabar comprando um crossover, mesmo gastando um pouco mais, acho que o som vai ter mais qualidade né.

a respeito dos cortes do player ficam no zero?

Compartilhar este post

Link para o post

O corte no player vc pode deixar pra dar uma 'refinada' na hora. Tipo.. coloca o low pass do Amp em 200hz.. e no player vc regula de acordo com seu gosto! Quanto ao cross.. faz como o arthur falou mesmo! Pode ter certeza que um cross ativo eh bom investimento, pois custa menos de 200,0 (pouco perto do resto dos equipamentos) e traz muuuitas melhorias! Excelente custo x beneficio.

Eu so acrescentaria uma coisa no projeto do arthur: da pra ligar os tw no passa alta dos drives.. pq vai estar com capacitor mesmo! Ou seja.. tanto faz flat como HP 900hz! Vai sempre tocar o que precisa!

Eu usaria o cross assim:

HP -> 900hz pros drive e tweeter (2 canais do Power One)

BP -> 150-> 1000hz pros pw3 (2 canais do P.one em bridge)

LP -> 200hz pros subs (bridge do RS1200D) sendo q o corte pode ser 'refeito' no player, ligando os subs ao canal subdrive do player!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

valeu bloom, acho qua vai ficar legal desse jeito que vc disse.

vc poderia me indicar alguma marca/modelo de crossover?

mais uma vez, valeu pela ajuda galera

Compartilhar este post

Link para o post

STETSOM STX84 4 vias... o melhor de todos!

Tenho e aprovo! :legal:

Abraço

ARTHUR

Compartilhar este post

Link para o post

tava vendo um da mtx de um amigo meu, só não lembro do modelo agora, será que presta?

quanto será q da pra pagar em um usado?

valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Usado, pode ser! Contanto q nao esteja danificado (fisicamente) nem com mal contato.. queimado! Mas isso, vc testando pode saber! Outra coisa.. procura ver si ja foi consertado.. conversa com o dono.. mas MTX geralmente eh sinonimo de boa compra! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bloom, o cross não esta danificado não, o dono dele é meu vizinho, e sei que ele comprou novo, colocou na saveiro dele e agr ele desmontou o som, vendeu quase tudo, e ta querendo vender o cross pra mim. ai ele me disse que se eu tivesse interesse era pra fazer uma cotação de preço, e ai o que vc acha.

quanto será que da pra pagar num cross desse hein?

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. a menos q tu faça questao pelo cross.. creio q o maximo a pagar por ele eh uns 180~200.. pq no mercado livre, com 200 tu consegue um cross novo, com garantia e completasso! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

VALEU BLOOM, VOU CONVERSAR COM ELE E VER QUANTO ELE PEDE NO CROSS, PRA EU AVALIAR, MAS NA PIOR DAS HIPOTESES DA PRA IR AO PY BUSCAR UM QUE ACHO QUE SAI BEM MAIS BARATO DO QUE AKI NÉ

MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELA DICAS

Compartilhar este post

Link para o post
04 drivers em paralelo resultando 02ohms em um canal Stereo

02 super tweeters em paralelo resultando 04 ohms em um Stereo

up!

tava pensando em faze assim tbm..mas com duas cornetas em um canal e dois tweeters no outro..

mas nao fica estranho esse efeito stereo??

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, o EFEITO estereo vc so conseguiria se desse pra distinguir, atraves dos ouvidos->falantes de onde vem o canal direito e esquerdo! pra isso.. com os falantes a 2m de vc.. deveriam ter no minimo 1m de distancias e ser direcionados ao seu ouvido!

o fato de ter um drive e um tweeter falando cada canal (L e R) significa apenas que, tanto os instrumentos gravados no canal L quanto no R serao ouvidos da mesma forma no seu som! O mesmo pode-se conseguir se fizer um brigde L + R! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
OLA GALERA, ESPERO QUE VCS ME AJUDEM, TENHO DUVIDAS SE DEVO UTILIZAR CROSSOVER E TAMBÉM SOBRE QUAL UTILIZAR

TENHO UMA POWER ONE E PRETENDO LIGAR NELA OS SEGUINTES EQUIPAMENTOS:

2 PW3

4 DRIVES D250X

2 ST HINOR

E TENHO UMA RS 1200D PARA OS SUBS, MAS AINDA NÃO SEI QUAL VOU USAR

MINHA DÚVIDA É SE REALMENTE SERIA BOM UTILIZAR UM CROSSOVER NESSE SISTEMA, E SE A RESPOSTA FOR POSITIVA, QUAL SERIA A MELHOR ESCOLHA?

E COMO FICARIAM AS LIGAÇÕES?

DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO E A AJUDA DE VCS.

amigo eu sou a favor do uso de crossovers pq vc evita prejuisos futuros e tbm dar menos distorção... no mercado livre tem uns crossovers napoli sde 5 vias ele e mto bom eu uso e garanto ele sai por mais ou menos 140reais

Compartilhar este post

Link para o post

galera, surgiu mais uma pequena dúvida, me falaram que pra usar o cross ativo eu não poderia usar a saida de sub do player pq os cortes dele não chegam até onde chegam os do cross.

ex: os cortes pro sub do player só iriam até 125hz ai o corte do cross não teria como ficar acima disso.

essa informação ta certa?

se for assim e eu realmente comprar o 680mp da premier vou ter que deixar a saida de sub dele desligada, ai não vou ter um controle do nivel do sub pelo player.

não gostei dessa idéia.

me ajudem mais uma vez

valeu galera

Compartilhar este post

Link para o post

A GALERA, SEM QUERER ABUSAR DA BOA VONTADE DE VCS, PINTOU MAIS UMA DUVIDA COM RELAÇÃO AO GANHO DOS CANAIS DO CROSS, DEIXO TUDO NO MÁXIMO E REGULO PELOS AMPLI, OU DEIXO OS AMPLI MAIS ABERTOS E CORTO PELO CROSS?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...