Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bassatack

Será Que Vai Ficar Desequilibrado?

Recommended Posts

Postado em

Fala povo, tudo certo?

Seguinte, to fechando meu projeto e até agora as coisas estão caminhando bem. A idéia inicial era voltar o sistema pra SQ, mas pelo que tenho lido é muuuuuuuuito complicado, então fico satisfeito em ter um som dia-a-dia buscando muita qualidade (um som bem equilibrado, sem exigir muito potencia, bem claro e definido)

O carro é um corsa hatch 4 portas (eita portinha chatha que só ) e os equipos são os seguintes:

- Pionner 7780 (eu sei que não tem nada de SQ nele, mas comprei antes de conhecer o forum......heheheh)

- CS60D nas portas, tratadas com manta.

- NAR 10" 180W ( comprei dois e pretendo usar um só, pois caso não goste deles no carro vão para a minha cygnus de casa mesmo)

- Punch 60ix

- procurando um amp pro estereo.

A configuração que penso é utilizar o bridge do 60ix pro sub e mais um RF (4.6x) pro estereo.Será que o som não vai ficar desequilibrado?

Estou com receio de que o grave não aparaça (fique coberto pelo estereo).O que vocês acham?

Outra duvida é quanto a ligação do 4.6. Seria melhor bi-amplificar o kit ou fazer o bridge dos canais, passando para 2 X 120W? Não iria ter problemas devido a associação em paralelo dos kit's serem em 2 ohms?

Abração e grato.

Postado em

É, se bobear não está na seção certa. Mas de qualquer maneira não se preocupe, o sub não vai encobrir o kit. O conselho geral é deixar a chave do crossover em -3dB, e já li até alguma coisa de colocar uma folha de lenço de papel na frente do twt pra ficar mais agradável. Procure pelo fórum que têm varias dicas pra esse kit!

Você controla o volume do sub pelo player, não se preocupe! E esse amp vai ficar muito bom para o kit, principalmente bi-amplificando.

Postado em

Opá, gazolli, valeu meu velho.

Já li bastante a respeito do kit e do amp (4.6), mas nenhum comentario sobre este tipo de instalação.

Postei aqui por achar que o projeto está mais voltado para qualidade, sei que não tem a pretenção de ser um SQ, mais o intuito é chegar proximo.

O pessoal vai acabar me crucificando pelo comentario (principalmente por ser pouco conhecido, participo mais lendo), acho o mundo SQ automotivo fantastico, porém UTÓPICO....(POR FAVOR NÃO ME INTERPRETEM MAL... :legal: )... gosto desta parte do forum devido ao nivel técnico apresentado, principalmente por ser formando em engenharia elétrônica e fissurado em DIY.

O pessoal das outras vertentes conhecem muito tb, mas sempre fico com um pé atrás, os projetos são todos parecidos, chegando a mesmice (OLHA EU PROCURANDO ENCRENCA DE NOVO.....POR FAVOR NÃO ME LEVEM A MAL....É A MINHA OPNIÃO), basicamente com os mesmos equipos, então imaginei que aqui seria o local mas indicado.

Não quero criar discussões desnecessarias.

Abração a todos.

Postado em

Já li bastante a respeito do kit e do amp (4.6), mas nenhum comentario sobre este tipo de instalação.

Postei aqui por achar que o projeto está mais voltado para qualidade, sei que não tem a pretenção de ser um SQ, mais o intuito é chegar proximo.

O pessoal vai acabar me crucificando pelo comentario (principalmente por ser pouco conhecido, participo mais lendo), acho o mundo SQ automotivo fantastico, porém UTÓPICO....(POR FAVOR NÃO ME INTERPRETEM MAL... :legal: )... gosto desta parte do forum devido ao nivel técnico apresentado, principalmente por ser formando em engenharia elétrônica e fissurado em DIY.

O pessoal das outras vertentes conhecem muito tb, mas sempre fico com um pé atrás, os projetos são todos parecidos, chegando a mesmice (OLHA EU PROCURANDO ENCRENCA DE NOVO.....POR FAVOR NÃO ME LEVEM A MAL....É A MINHA OPNIÃO), basicamente com os mesmos equipos, então imaginei que aqui seria o local mas indicado.

Abração a todos.

Não te levo a mal não. Na verdade penso igual - e às vezes sou até mais radical. O lado bom é que (até agora) não fui crucificado.

Vale lembrar que Hi-Fi é de alta fidelidade. Conceito diferente de "qualidade" (muitos confundem). E mais diferente ainda de Hi-End. O mundo do Hi-End é que é realmente UTÓPICO!!!

Por coincidência também curso engenharia, mas no meu caso a Civil.

No mais acho que seu projeto está excelente! Mais alguma questão?

Postado em

Abração a todos.

Não te levo a mal não. Na verdade penso igual - e às vezes sou até mais radical. O lado bom é que (até agora) não fui crucificado.

Vale lembrar que Hi-Fi é de alta fidelidade. Conceito diferente de "qualidade" (muitos confundem). E mais diferente ainda de Hi-End. O mundo do Hi-End é que é realmente UTÓPICO!!!

Por coincidência também curso engenharia, mas no meu caso a Civil.

Poxa antes de mais nada, VALEU BROTHER, pelo que já havia lido tinha uma noção de que estava no caminho certo.......mas ainda tenho uma duvida.......heheheheheh.......quanto a ligação do amp.

No manual fala que o bridge deve ser utilizado para cargas de 4 ohms, como conheço um pouco sobre eletricidade, sei que a impedancia da carga estaria fora do especificado, pois no caso, os kits trabalhando em paralelo seriam 2 ohms.

Lendo pelo forum muita gente indica o bridge deste amp para alimentação destes kits, mas não estariamos pondo em risco o amp? Ou sem problemas?

Postado em

Eu uso um CSD50... simpatizei com esse sub tb, mas tive a mesma dúvida... será que pra igualar ao kit não necessitaria de um sub de uns 300rms? (uxp 10" é oq tenho pensado)

E... a porta tratada ficou bem melhor???

Abraços,

Israel Wolf.

Postado em

Abração a todos.

:+1 concordo , mas o seu sistema eh mais voltado para fidelidade q geral , nessa atual disposição do forum , teria de ser aki mesmo , e tah bem legal o sistema !!!!mto bom pro valor investido tah mto bom! Pode por osub sossegado! eu usaria o estereo em 2 bridges , nada de bi-amp hehehe :legal:

Postado em

Abração a todos.

Caro bassatack,

Em primeiro lugar, gostaria de dizer q naum ha nenhum motivo para crucificar voce; pelo contrario, o interesse e a busca pela qualidade devem ser elogiados sempre!!!

Depois, na minha opiniao; o SQ naum eh tao utopico assim... Eh claro que a perfeiçao eh outra estoria, mas pra mim o SQ começa no conceito, na mudança de pensamento. Ou seja, se voce ouvia triaxial na porta com uma "tweeta" no meio do painel e tudo tocado por 1 Aquarios mono e de repente parte pra 1 kit 2 vias e 1 modulo mosfet; voce deu o primeiro passo na direçao do SQ. Nao se preocupe que isso eh uma doença contagiosissima, e mais cedo ou mais tarde voce vai estar pensando em cabos de altissima qualidade e capacitores de estroncio com purê de nabos e etc; mas cada coisa a seu tempo.

Ah, sem falar no fato de que algumas pessoas aki so conseguem se sentir realizadas sexualmente quando fazem de tudo pra convencer as pessoas que obter 1 som de alta qualidade eh praticamente impossivel; eh dadiva reservada apenas para certos seres superiores... Naum de ouvidos para tudo uq se diz por ai e va em frente.

Quanto ao seu sistema, achei simples e eficiente e se posso dar uma dica; comece com um modulo de boa qualidade com apenas 2 canais para alimentar seu kit. Mais para a frente, se voce quiser partir para amplificaçao independente dos falantes; voce deve pensar tambem num crossover especifico e de maior qualidade que os comerciais. Quase sempre a soluçao eh utilizar crossovers artesanais com componentes de qualidade superior.

Outra dica legal eh voce procurar instalar o amp do kit na parte da frente do carro, usando cabos RCA e Speaker do menor tamanho possivel. Alem de economizar uma grana consideravel, voce vai perceber que uma atitude extremamente simples pode fazer milagre...

1 grande abraço e boa sorte com seu sistema!!! :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...