Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Começando Um Upgrade.... Dv-578

Recommended Posts

entaum... comprei um DV-578As novinho em folha por apenas R$300,00

abri ele... naum resisti....

e estou pensando em fazer uns upgrades.... mais ou menos assim....

DV-575 e 578

vou usar uns AD823 q tenho em casa e provavelmente mudarei... o DAC do stereo...

q eh um PCM1742 para um DSD1702.... tem uns pinos a mais mas eh soh dsp.... entaum fica de lado....

os capacitores da fonte... vao ser substituidos... por melhores e presciso procurar alguns diodos retificadores melhores.... acho q na farnell tem....

vou trocar os cap da fonte... por uns auricap de 0.47uF.. 600V

este eh o plano basico para as mudanças....

agora eh melhor... eu....

trocar o DAC.... pegar as saidas e liga-las diretamente num acoplamento capacitivo.... tipo 1uF da Multicap....

ou trocar o DAC e colocar um pre com LP com base no AD823 com ganho de 2.2 mais ou menos...???

esse DAC pede pra usar um LP de 2ordem...

fiz os teste em casa... peguei direto do DAC e liguei num cap de 1uF da solen... e um cap de mica com prata nos RCAs pra tenta tira o ruido...

a diferença foi bem legal... bem audivel...

mas acho q perdeu um pouco de extensao nas baixas.... falta um pouco de força...

depois tiro algumas fotos... e essa semana começo a mecher nele com calma..,

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entaum.... fiz algumas modificações... basicas...

e testei outras coisas....

metodologia...

- troca de capacitores da fonte...

- troca dos diodos retificadores.... por mais rapidos...

- by pass e retirada de alguns caps...

- uso de cap de mica com prata...

- audio direto da saida do DAC com acoplamento capacitivo e cap de mica com prata.. como LP....

depois disso...

a melhora nos medios e graves foi imprescionante... mais rapidos e detalhados.... agudos... mto bom... boa dinamica.... mas achei um pouco inteligivel em algumas partes... dah uma dispersada...

montei uma fonte externa e coloquei um ampop AD823... na saida do DAC com ganho de 2.2...

melhora na inteligibilidade dos instrumentos.... mas achei os agudos mto asperos.... o grave ficaram bons....

tenho q trabalhar em cima... vo ve se monto uma fonte externa pro DAC... e quem sabe mudar esse coco...

por um AD1852....

presciso testar outro ampop.... algum em mente... acho q vo tenta agora o AD843.... e quem sabe o AD8610... presciso melhorar a fonte do ampop tb... tah estranha.... comprei um travo 12+12 deveria teoricamente mandar proximo aos 15 mas esta mandando exatos 12... naum gostei disso naum....

eh por enquanto eh soh.....

assim q eu mudar mais coisas... falo os reviews.... tem coisa pra caramba pra fazer em cima... mas a prioridade por enquanto.... eh tentar mudar o DAC.... presciso de dicas alguem ai sabe????

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

opa esqueci de falar com quais equips eu testei....

basicamente... o 578+ ampli 40W (DIY) + cabos RCA (DIY) + cabos stereo (DIY) + mid akron em 10L + OW1...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Eddie!

Acho q um bom caminho seria melhorar a parte analógica ANTES de pensar em DAC, se é que pretende mesmo usar ele como transporte.

Haja vista que para o circuito original, não 'casa' usar esses opamps que vc comentou.

O 'menos pior' seria o OPA2132.

Além disso, estas modificações que vc propôs são basicamente as que o Carlos mencionou, e não tiveram grandes resultados.

Esse projeto de mod é de mais de 1 ano pra trás e muita coisa mudou.

Mas te digo...mantenha o foco na parte analógica.

Seria bom tbm ter certeza que o 'test bed' está num nível de transparência suficiente para que as alterações do player sejam eficientes e não estejam apenas 'corrigindo' falhas do restante do projeto.

Qquer coisa tamos ae ;)

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

eh.... vou tentar akilo msm....

fonte dedicada pro DAC.... e vamo ve no q vai dah......

Compartilhar este post

Link para o post

montei uma fonte dedicada pro DAC... me imprescionei com o rpple....

exatamente NULO.... demorou... mas saiu... e eskema encontrado... pra acabar com a instabilidade foi o uso de caps de poliester em paralelo com os diodos de retificação... na faixa de 47nF... jah dah conta.... facil facil....

mal por estar devendo as fotinhus... mas assim... q pegar ela em maos vou tirar fotos.... tah com a muie........

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de ir contra o maré de pensamentos...

Apesar de saber que minha declaração não agradará aos fãs de Analog Devices nem Burr Brown

Apesar de saber que daqui a pouco vem um dizendo que os amp-ops atuais são realmente bons

Apesar de ter comido peixe no almoço...

Eu daria um bico nos op-amps. Sim, tiraria fora mesmo... amp-op, por melhor que seja, ainda é algo que só serve pra economizar espaço. Se vc tá na pilha do upgrade, aí vai a primeira contribuição:

http://www.passdiy.com/pdf/brideofzen.pdf

Vc só vai precisar desenvolver uma fonte simples de 60V com baixo ripple. Vc pode até mesmo fazer apenas uma fonte e usar um regulador pra alimentar a DAC.

Aqui um exemplo desse pré montado: http://mitglied.lycos.de/Promitheus/balanc..._line_stage.htm

De casa eu posto outro pré instigante.

Compartilhar este post

Link para o post

entaum... realmente eu aboli o ampop.... :vts

desisti dele msm... falei com o Ri7 pelo msn.... ele jah fez testes antes... mas antes jah tinha descidido.... []-[]

o eskema q esta atualmente eh apenas um cap da Solen de 1uF e um de 680pF "ou" 147pF ainda a descidir pra LP.... em 22K ou 50K...

disso vai pra um pot motorizado... q vou usar como controle de volume e no ampli vou retirar o acoplamento capacitivo.... e mecher em alguns resistores... pq se naum me engano a pot de saida do DAC eh na faixa de 1vrms....

vou montar a fonte externa do DAC... tanto o de 5V e de 3.3V... a parte.... fiz os testes ontem... e vi o Vrpple.... exatamente nulo... gostei pelo menos do resultado.....

o eskema em si...

geral do projeto eh diminuir os acoplamentos capacitivos desde o transporte ate os falantes.....

Kleber e seu eu abolir de vez o pre???? oq acha???

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
entaum... realmente eu aboli o ampop.... :vts

desisti dele msm... falei com o Ri7 pelo msn.... ele jah fez testes antes... mas antes jah tinha descidido.... []-[]

o eskema q esta atualmente eh apenas um cap da Solen de 1uF e um de 680pF "ou" 147pF ainda a descidir pra LP.... em 22K ou 50K...

disso vai pra um pot motorizado... q vou usar como controle de volume e no ampli vou retirar o acoplamento capacitivo.... e mecher em alguns resistores... pq se naum me engano a pot de saida do DAC eh na faixa de 1vrms....

vou montar a fonte externa do DAC... tanto o de 5V e de 3.3V... a parte.... fiz os testes ontem... e vi o Vrpple.... exatamente nulo... gostei pelo menos do resultado.....

o eskema em si...

geral do projeto eh diminuir os acoplamentos capacitivos desde o transporte ate os falantes.....

Kleber e seu eu abolir de vez o pre???? oq acha???

[]s

Não acho legal não.

Impedância de saída muito alta no DAC... aí vc fica à mercê da capacitãncia do cabo, e de mais milhões de fatores que podem atrapalhar bastante o desempenho... sem falar na perda de "punch" por conta da baixa capacidade de corrente na saída. Se a impedância de entrada do amp for baixa então, a desgraça tá feita, vai soar magro MESMO.

A vantagem do pré (ou mesmo um line driver com ganho unitário) é ter uma saída de baixa impedância... Te recomendo fortemente este pré... estou montando um desses pra mim, pra ligar antes do OP-Amp da saída RCA do meu player. Não vou puxar da DAC pra não perder as entradas do magazine, além de depender de controle externo de volume.

O fato é que qualqer pré de bom projeto vai soar melhor que um operacional. Opções não lhe faltam... dá até pra apelar pra um line driver valvulado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, cuidado ao retirar o acoplamento capacitivo no amplificador! Se houver resístores de polarização no primeiro estágio, o acoplamento vai servir como isolador... sem ele vc vai polarizar o player... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

bem....

descobri um fato bem peculiar e curioso....

moro em casa teoricamente desde quando nasci..... a fiação se naum me engano tem uns 30anos.... naum me lembro se foi trocada uma unica vez....

fiz os testes ontem no trampo... e na fonte... o Vrpple... estava nulo....

com o msm circuito... fiz os mesmos testes em casa.... pra minha surpresa... agora o ripple eh de 40mV.... q chato.....

entaum Kleber.... eh verdade naum tinha pensado em relaçao a impedacia do DAC q eh na faixa de 5K... vou repensar.... no q posso fazer.... por enquanto tah assim msm.... mas revi as ligaçoes e vi q tava pegando a saida do audio naum do dac e sim depois do acoplamento.... agora sinceramente esta começando a me agradar....

dv 578-> pre com AD823 -> ampli.....

ah.... posso... fazer isso... pq o DV-578 naum tem volume... o volume sera a partir de um irda + pot motorizado.... vlw...

em relação a valvulados... nem quero valvula.....!!!

vou reler o pdf q me passou....

e se tiver msn me add ai....

Compartilhar este post

Link para o post

terminei de montar a fonte externa pro DAC... tava no proto.. pra teste... agora q foi pra placa ficou melhor... agora usei capacitores da Rubycon e da TK de 2200uF...

naum sei os reviews ainda pq do q escutei aki... naum dah pra tirar muitas conclusoes... naum....

essa semana creio q fike mas calmo... e ai consigo ver as coisas... com calma....

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber jah experimentou montar esse pre?????

se naum.... MONTE!!!!!! vai gostar... gostar nada... vai adorar....!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber jah experimentou montar esse pre?????

se naum.... MONTE!!!!!! vai gostar... gostar nada... vai adorar....!!!!

Sério? Ainda não montei, tô numa correria infeliz... o q vc achou dele?

E como vc o ligou? Direto no DAC? Como ficaram os agudos?

Estou pensando em fazer um "driver" entre a saída do DAC e a entrada do pré, sem ganho de tensão, apenas um transístor em modo CC.

Compartilhar este post

Link para o post

entaum....

basicamente..... o atual prototipo montado no proto msm... esta tocando absurdo.... absurdo msm.....

tava com o IRF630... ai os agudos estava apagados... depois vi q mosfets de alta corrente tem capacitancias altas... prejudicando os agudos......

agora com o 610.... no comments... soh ouvindo pra saber msm....

pra ter ideia vendi ate meu NAD.... depois de montado o pre.... pro DAC.... a ideia desse pre se encaixou perfeitamente ao DAC.... pq ele eh mto ruidoso nas altas... a caracteristica do mosfet jah ajuda e mto nessa regiao.....

teoricamente... por enquanto esta assim....

alimentação externa pro DAC... (5V e 3.3V), pre, RCA, Volume, Ampli.....

soh outra coisa... q o Ri7 fikou escutando de mim estes dias... "PQP ESTE EH UM DOS MELHORES PRES Q ESCUTEI ATE HJ" q medios sao esses................................................... basicamente eh isso..... soh escutando msm pra ter uma ideia melhor.....

[]s

prometo q esses fds tiro algumas fotos....

Compartilhar este post

Link para o post

Eita... não fosse um trabalho maldito pra faculdade, já estaria traçando a placa...

O meu eu monto esta semana... quero ver esse bicho tocando o mais breve possível, nem que seja com capacitor vagaba. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...