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junior_rosso

Dicas De Preparação

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Daê galera, alguém tem alguma dica para deixar uma courier mais espertinha? Originais ela tem 95cv, e a taxa é 9,5 na gasosa, o motor não é muito velho, pois o carro é 2001 e tem 31000km, sempre foi da família.

Não quero colocar turbo, e nada que possa ter dor de cabeça, tipo, vira rebaixar cabeçote e passar pro alcool? Ou outra coisa? Tive olhando a taxa ideal para o alcool seria 14, ai se consegue isso rebaixando o cabeçote, procede? É viável, no meu mecânico ficaraia em torno de 350reias, com junta e mão de obra....

Só quero ela mais espertinha.

 

T+

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Daê galera, alguém tem alguma dica para deixar uma courier mais espertinha? Originais ela tem 95cv, e a taxa é 9,5 na gasosa, o motor não é muito velho, pois o carro é 2001 e tem 31000km, sempre foi da família.

Não quero colocar turbo, e nada que possa ter dor de cabeça, tipo, vira rebaixar cabeçote e passar pro alcool? Ou outra coisa? Tive olhando a taxa ideal para o alcool seria 14, ai se consegue isso rebaixando o cabeçote, procede? É viável, no meu mecânico ficaraia em torno de 350reias, com junta e mão de obra....

Só quero ela mais espertinha.

 

T+

Taxa ideal pro alcool seria 12 , com 14 jah eh uma taxa relativamnte alta e usada em carro aspirado fuçado , com ctz pra chegar nesta taxa vc precisa trocar os pistoes....

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Meu pai tem uma Courier 2005...

 

Esse motor é bastante espertinho para o propósito dele. Me agradou BASTANTE.

 

Só vejo um inconveniente nela. O mapeamento da injeção/comando de válvulas.

 

Por ser um veículo voltado para o transporte de carga, todo o mapeamento da injeção dela deve voltar para a condição de "torque".

 

Tanto é que ela é "um canhãozinho" em baixa. Chegando ser até um pouco desconfortável de tão "arisca" na menor "pisadela" no acelerador em baixas cargas em condições de transito pesado, por exemplo. Em compensação, amaaaaaaarra em alta que é uma beleza! :(

 

A demais, creio que o consumo esteja dentro de um nível aceitável para a categoria dela, é um motor moderno, de baixíssima manutenção, etc, etc, etc...

 

Particularmente eu faria o seguinte neste motor:

 

Trocaria o comando de válvulas por algum um pouco mais esportivo. Para deixá-lo mais esperto em altos regimes e tirar um pouco dessa "sensasão de coice" em baixa.

 

Um trabalho LEVE no cabeçote ( Nada de fluxo, válvulas maiores, polimento de dutos... ). Só um angulo a mais nas sedes/válvulas, quem sabe...

 

Adotaria uns pistões "cabeçudos" para dar algo em torno de uns 12,5:1 de taxa para ela. ( Problema de se achar! Não sei se existem... )

 

Bicos injetores com uns 60% mais vazão, reprogramação da central para deixar ela mais 'suave' de baixa e mais "nervosa" de alta/velocidade máxima.

 

Um escape de 2 e 1/4" com abafadores "esportivos" com direito à um coletor de inox. Um filtro menos restritivo ( No local do original mesmo... ) e quem sabe um trabalho na borboleta...

 

Creio que em uma configuração dessas, essa manquinha conseguiria assustar BASTANTE gente.

 

Estimaria uma potência de uns 115/120cv, dependendo do comando utilizado e da reprogramação da ECU.

 

Com essa potência e com um motor bem mais "elástico", essa manquinha não lembraria nada um veículo de "carga".

 

 

Mais do que isso, aí entraríamos no terreno de uma prep um pouco pesada já... Com mais retrabalhos e GRANA investida...

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Meu pai tem uma Courier 2005...

 

Esse motor é bastante espertinho para o propósito dele. Me agradou BASTANTE.

 

Só vejo um inconveniente nela. O mapeamento da injeção/comando de válvulas.

 

Por ser um veículo voltado para o transporte de carga, todo o mapeamento da injeção dela deve voltar para a condição de "torque".

 

Tanto é que ela é "um canhãozinho" em baixa. Chegando ser até um pouco desconfortável de tão "arisca" na menor "pisadela" no acelerador em baixas cargas em condições de transito pesado, por exemplo. Em compensação, amaaaaaaarra em alta que é uma beleza! :(

 

A demais, creio que o consumo esteja dentro de um nível aceitável para a categoria dela, é um motor moderno, de baixíssima manutenção, etc, etc, etc...

 

Particularmente eu faria o seguinte neste motor:

 

Trocaria o comando de válvulas por algum um pouco mais esportivo. Para deixá-lo mais esperto em altos regimes e tirar um pouco dessa "sensasão de coice" em baixa.

 

Um trabalho LEVE no cabeçote ( Nada de fluxo, válvulas maiores, polimento de dutos... ). Só um angulo a mais nas sedes/válvulas, quem sabe...

 

Adotaria uns pistões "cabeçudos" para dar algo em torno de uns 12,5:1 de taxa para ela. ( Problema de se achar! Não sei se existem... )

 

Bicos injetores com uns 60% mais vazão, reprogramação da central para deixar ela mais 'suave' de baixa e mais "nervosa" de alta/velocidade máxima.

 

Um escape de 2 e 1/4" com abafadores "esportivos" com direito à um coletor de inox. Um filtro menos restritivo ( No local do original mesmo... ) e quem sabe um trabalho na borboleta...

 

Creio que em uma configuração dessas, essa manquinha conseguiria assustar BASTANTE gente.

 

Estimaria uma potência de uns 115/120cv, dependendo do comando utilizado e da reprogramação da ECU.

 

Com essa potência e com um motor bem mais "elástico", essa manquinha não lembraria nada um veículo de "carga".

 

 

Mais do que isso, aí entraríamos no terreno de uma prep um pouco pesada já... Com mais retrabalhos e GRANA investida...

Os pistões do Fiesta 1.6 Flex não poderiam ser usados??Ajudaria a subir a taxa ou não???

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Particularmente eu faria o seguinte neste motor:

 

Trocaria o comando de válvulas por algum um pouco mais esportivo. Para deixá-lo mais esperto em altos regimes e tirar um pouco dessa "sensasão de coice" em baixa.

 

Um trabalho LEVE no cabeçote ( Nada de fluxo, válvulas maiores, polimento de dutos... ). Só um angulo a mais nas sedes/válvulas, quem sabe...

 

Adotaria uns pistões "cabeçudos" para dar algo em torno de uns 12,5:1 de taxa para ela. ( Problema de se achar! Não sei se existem... )

 

Bicos injetores com uns 60% mais vazão, reprogramação da central para deixar ela mais 'suave' de baixa e mais "nervosa" de alta/velocidade máxima.

 

Um escape de 2 e 1/4" com abafadores "esportivos" com direito à um coletor de inox. Um filtro menos restritivo ( No local do original mesmo... ) e quem sabe um trabalho na borboleta...

 

Creio que em uma configuração dessas, essa manquinha conseguiria assustar BASTANTE gente.

 

Estimaria uma potência de uns 115/120cv, dependendo do comando utilizado e da reprogramação da ECU.

 

Com essa potência e com um motor bem mais "elástico", essa manquinha não lembraria nada um veículo de "carga".

 

 

Mais do que isso, aí entraríamos no terreno de uma prep um pouco pesada já... Com mais retrabalhos e GRANA investida...

Bem por ai loko , mas vc concorda q pode subir um pouquinho mais a taxa hehehe.... vc num acha q para um motor 1.6 mais de 2 pol no escape num eh mto naum??? Pistao eh complicado..... e mandar fazer tbm ia sair bem caro....

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Os pistões do Fiesta 1.6 Flex não poderiam ser usados??Ajudaria a subir a taxa ou não???

Ate podem , mas com ctz num devem dar mta taxa......flex geralmente eh na casa dos 10 de taxa..... :legal:

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Eu sou a favor da substituição do comando por um mais esportivo, e um kit turbo com baixa pressão (0,4 ou 0,5). Não teria dor de cabeça com manutenção e nem com consumo elevado, e o custo não seria nada absurdo.

 

O problema de uma preparação aspirada como a sugerida, é em pouco tempo vc vai achar que o carro vais estar fraco de novo, e aí dalhe grana pra fuçar mais a manquinha hehe... ;)

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Eu sou a favor da substituição do comando por um mais esportivo, e um kit turbo com baixa pressão (0,4 ou 0,5). Não teria dor de cabeça com manutenção e nem com consumo elevado, e o custo não seria nada absurdo.

 

O problema de uma preparação aspirada como a sugerida, é em pouco tempo vc vai achar que o carro vais estar fraco de novo, e aí dalhe grana pra fuçar mais a manquinha hehe... ;)

Tá e turbo no carro por exemplo esquenta mais? Ou é asneira? Tipo tenho som no carro e as vezes ele fica um tempo ligado, mas nunca ferveu... nem aumento a temperatura e tal.

Estava olhando as dicas do Loko, aspirar dá trabalho né??? bahhh aqui onde moro não tem gente que saiba mecher tanto em motor.

E pra turbinar o que precisaria? Que turbina usar?

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Eu sou a favor da substituição do comando por um mais esportivo, e um kit turbo com baixa pressão (0,4 ou 0,5). Não teria dor de cabeça com manutenção e nem com consumo elevado, e o custo não seria nada absurdo.

 

O problema de uma preparação aspirada como a sugerida, é em pouco tempo vc vai achar que o carro vais estar fraco de novo, e aí dalhe grana pra fuçar mais a manquinha hehe... ;)

Tá e turbo no carro por exemplo esquenta mais? Ou é asneira? Tipo tenho som no carro e as vezes ele fica um tempo ligado, mas nunca ferveu... nem aumento a temperatura e tal.

Estava olhando as dicas do Loko, aspirar dá trabalho né??? bahhh aqui onde moro não tem gente que saiba mecher tanto em motor.

E pra turbinar o que precisaria? Que turbina usar?

Bem montado num eskenta naum.........e se naum pisar fica ate mais economico q quando original , preparação aspirada , ou turbo tbm num eh taum facil assim de acertar...montar eh uma coisa acertar eh outra......... tamanho de turbina varia do q vc deseja , se eh desempenho maior em arrancada , ou em final....... :mac1

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Bem montado num eskenta naum.........e se naum pisar fica ate mais economico q quando original , preparação aspirada , ou turbo tbm num eh taum facil assim de acertar...montar eh uma coisa acertar eh outra......... tamanho de turbina varia do q vc deseja , se eh desempenho maior em arrancada , ou em final....... :mac1

Bom eu queria desempenho maior em arrancada, para brincar de lombada a lombada.. :mac1 Não curto fica dando vdo, muito perigoso, e ainda com essas estradas Jesuis.

Que turbina usar? E o que precisaria ao certo?

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Bom eu queria desempenho maior em arrancada, para brincar de lombada a lombada.. :mac1 Não curto fica dando vdo, muito perigoso, e ainda com essas estradas Jesuis.

Que turbina usar? E o que precisaria ao certo?

Tem por ai um bom preparador? Um motor naum mto comum , e tbm montar em qqr lugar mesmo sendo o kit certo , sem acerto num vale nada........ Bom preparador eh fundamental....

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Bom eu queria desempenho maior em arrancada, para brincar de lombada a lombada..  :mac1 Não curto fica dando vdo, muito perigoso, e ainda com essas estradas Jesuis.

Que turbina usar? E o que precisaria ao certo?

Tem por ai um bom preparador? Um motor naum mto comum , e tbm montar em qqr lugar mesmo sendo o kit certo , sem acerto num vale nada........ Bom preparador eh fundamental....

Vou tenar achar algo que preste, valeu aos que opinaram!! []-[][]-[]

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