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agm2112

[diy] - Troca Do Braco Oscilante

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Troca do braço oscilante do Apollo/Verona/Escort, linha Fiat derivada do Uno e outros..

 

Dificuldade: Moderada

Risco para segurança: muito alto

Ferramentas: Chaves estriadas de 17, 19 e 22mm. Chave para homocinética

Peças substituídas: Braço oscilante, retentores do cubo de roda e buchas da junçao com a barra estabilizadora

 

A troca do braco oscilante é necessária quando o carro comeca a ficar com o cáster negativo (cambagem), e comeca a devorar a parte de dentro dos pneus. Com o desgaste do braco as rodas ficam "abertas", gastando o "ombro" interno de cada pneu dianteiro. Perdi 2 pneus XT-AS nesta brincadeira, muito mais caros que os braços :(

 

Não recomendo a quem tem pouca experiência tentar isto em casa. Além de desmontar componentes vitais, como freios e terminais de direção, são necessárias algumas ferramentas difíceis de se conseguir, como a chave para a junta homocinética. Após a troca do braço, o alinhamento do carro ficará ridículo, e em alguns casos será impossível andar com o carro sem antes reduzir a divergência nas rodas. Parafusos de suspensão precisam ser apertados com o torque correto para evitar que quebrem ou se soltem no meio da rua (ex: 12mkgf na homocinética e 8mkgf no amortecedor). Algumas porcas ou parafusos possuem travas que devem ser substituídas a cada desmontagem, como os da barra estabilizadora e a porca da homocinética (que eu reaproveitei neste caso, o que está errado !)

 

Começe afrouxando a porca da junta homocinética, com a roda ainda no chão:

 

dsc03145xm4.th.jpg

 

Remova a roda e levante o carro:

 

dsc03146uf3.th.jpg

 

Remova a pinça do freio, evitando deixa-la pendurada pelo mangote. amarre com um arame em algum lugar. Remova o disco de freio. Solte o terminal de direção. Ele provavelmente só sairá com muita porrada. Uma única marretada bem dada irá soltá-lo, e uma mal-dada irá empena-lo ou destruir sua rosca.

 

dsc03147kf6.th.jpg

 

Solte a porca e remova o cubo da roda. Solte a porca de 22mm da junção do braço com a barra estabilizadora, removendo a bucha e sua guia. Com o auxilio de uma chave "Torx" e uma chave 17mm, solte o pivô inferior. Remova o parafuso de 19mm que fixa a base do amortecedor.

 

dsc03148pp4.th.jpg

 

Com o auxilio de uma alavanca, forçe o braço para baixo, e enquanto isso dê umas batidas proximo a base do amortecedor, com martelo de borracha ou madeira.

 

dsc03150ew7.th.jpg

 

Removida a desgraça, aproveite para limpa-la com querosene e escova de aço. Lave também os rolamentos. Sujeira é uma mer**.

 

dsc03152wn9.th.jpgdsc03153yf2.th.jpg

 

Solte a fixação frontal da barra estabilizadora, para facilitar a retirada do braço oscilante

 

dsc03154qn7.th.jpg

 

Solte a fixação do braço na longarina. Substitua pelo novo:

 

dsc03155os0.th.jpg

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Aperte a fixação na longarina, já mantando o braço encaixado com as novas buchas (da Axios, obviamente) na barra estabilizadora. Aperte todos os parafusos da barra estabilizadora (inclusive os da fixação frontal).

 

dsc03156xu5.th.jpg

 

Recoloque os rolamentos limpos e secos. Troque os retentores do cubo e entupa tudo de graxa. Graxa azul da Fag é uma boa pedida.

 

dsc03160sn2.th.jpg

 

Encaixe a desgraça primeiro no pivô inferior.. posicione a ponta da homocinética. Com a alavanca, forçe a estabilizadora pra baixo, para encaixar o amortecedor.

 

dsc03162qt4.th.jpg

 

Um pouco de força bruta pode ser necessaria para encaixar o amortecedor. Eu apoiei o cavalete e desci um pouco o carro. Desta forma é fácil encaixar, com o auxilio do martelo de borracha.

 

dsc03166qo6.th.jpg

 

O resto se monta na ordem inversa a desmontagem. Não se esqueca de apertar a porca da homocinética quando a roda estiver no chão.

 

Montada a suspensão, corra para um alinhamento, pois o carro vai ficar "indirigível".

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Simplesmente fantástico o DIY!

:rever1:

 

Coloquei no Hot Topic.

Como sempre contribuindo com materiais interessantes.

 

 

Parabéns e obrigado por postar aqui :legal:

 

Abraço

 

Duke

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