Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogerioagostinelli

Crossover Passivo

Recommended Posts

Alguém sabe onde eu encontro crossover passivo 12d/B8ª p/ Woofer, Médio e Tweeter p/ 4ohms ???

Quanto pode custar um desses +/- ???

é díficil de montar um???

valew

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq os tw e drive tocam frequencias diferentes! O tw pega de 4khz pra cima (pelo menos) jah os drive pegam de 600hz (alguns) ateh uns 6khz (fenolicos) ou 20khz (TI).. enfim.. cross passivo sempre ajuda! E uma atenuaçao, a depender do som, cai bem! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Pq os tw e drive tocam frequencias diferentes! O tw pega de 4khz pra cima (pelo menos) jah os drive pegam de 600hz (alguns) ateh uns 6khz (fenolicos) ou 20khz (TI).. enfim.. cross passivo sempre ajuda! E uma atenuaçao, a depender do som, cai bem! :legal:

blz blOom, aproveitando oortunidade, pretendo comprar os divisores passivos para meus Drives/Tweeters, tambem gostei do cara do ML que o nosso amigo indicou acima, até pretendo comprar com ele os meus, mais estou um pouco perdido quanto ao que especificar para os divisores, será 2 D405 e 2 Tweeters Hinor, já tenho cross ativo, pretendo ligar os 4 em bridge a 2 Ohms, em 1 canal (bridge) do Banda 9.8 (só nao sei se será o modelo velho ou o novo)

Vem cá tambe tenho que informar a potencia que preciso a ser suportada pelos divisores?

caso queira entender melhor pode consultar o post do meu projeto: ( http://stforum.com.br/index.php?showtopic=66556 )

Obrigado, :legal:

Claudiomiro

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver si entendi.. vc quer ligar 2D405 e 2tweeter num 9.8??? E o outro bridge vai servir pra q? Medios?

Vc teria (basicamente) duas alternativas:

1-> Faz um crossover 2 vias 4ohms.. (pq cada via vai ser 2x 8ohms em paralelo) sendo que o amp vai enxergar tudo como si fosse apenas 4ohms, pq cada falante vai estar tocando uma frequencia diferente! Na primeira via vc coloca os D405 (de uns 600hz~5khz) e os tweeter de 5khz pra cima.. sendo que o High Pass, vc nao precisa deixar 600hz... pode aumentar no cross ativou ou ate mesmo pedir um de 1khz (q ja seria definitivo)..

2-> Faz DOIS crossovers de 3 vias da seguinte forma:

1via -> HP ~ 5khz, 8ohms e atenuaçao de 10db (pro tweeter)

2via -> LP ~ 5khz HP ~ 1 khz, 8ohms e atenuaçao de 10db (pro drive)

3via -> LP ~ 1khz HP ~ 100hz, 4ohms sem atenuaçao (pros woofers que pegariam desde medio graves ate os drive)

Dessa segunda alternativa, ficaria um crossover por bridge do 9.8.. e em cada crossover: 1 tw, 1 D405 e 2woofers.. e dessa forma seu som tocaria estereo e vc ainda poderia dispensar o cross ativo!

Mas vc pode estar pensando: De que adianta estereo num trio, se os falantes ficam do lado e nao vai ter palco NENHUM? Tudo bem, nao vai ter palco! O ideal para palco eh pelo menos 1m do falante direito pro esquerdo (varia de acordo com a sua distancia pra caixa).. mas hoje em dia, todos os cds sao equalizados em estereo.. e ao usar um som em mono, por exemplo, no rock.. vc soh vai ouvir uma guitarra, metade da bateria e metade dos pratos (e isso eh soh o começo).. em outros estilos musicais, nao sei como eles costumam dividir os instrumentos.. mas sempre fazem isso! Colocam cada canal destacando uma parte da banda, pra ficar mais facil de distinguir os sons! E quando usa um som em MONO, vc "mata" metade da banda ;) rs :legal:

Obs.: Posso ter mi enganado, mas a sugestao q dei acima foi a partir do pensamento que.. queres usar o 9.8 pros 4woofers (de mediograve, eu suponho) e pros D405 + tws .. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...