Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

victorjh

Caixa Tah Tremendo! Oq Fazer? Help Plz !

Recommended Posts

Fiz eu mesmo uma caixa acústica trapezoidal pro meu UXP 12". O problema é q qd aumento o volume do som, a caixa começa a vibrar! usei compensado 15mm e usei pregos a cada 2cm e fiz a vedação com silicone. Oq pode ser? será q é a madeira fina? Detalhe: eu usava uma caixa dutada feita tb d compensado d 15mm mas não treme! essa caixa q fiz tem litragem de dutada, porém, como os dutos ainda não chegaram, coloquei umas caixas dentro dela pra diminuir o volume e usar como selada por enquanto. Será q qd eu colocar o duto a vibração desaparece? a única diferença da caixa antiga para a nova é q a antiga é um trapézio quase quadrado , enquanto a nova é bem mais larga (uns 85cm d frente)tb trapezoidal. HELP plz! :banghead:banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caixa muito fina.

tenta colocar reforço interno v se melhora

como coloco esse reforço? é tipo uns L q junta 2 faces ou eh soh pedaço d madeira pregada na face interna?

Compartilhar este post

Link para o post

85 cm de madeira 15mm sem reforços internos, vai tremer mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

o que nao se usa é pregos....

tem que botar cola na juncao das chapas de madeira e parafusos a cada 10-15 cm, além de reforço interno se tiver um grande vão livre.

reforço = uma cruz de madeira unindo paredes paralelas

Compartilhar este post

Link para o post

fina a caixa eh mais eu axo que oq esta tremendo eh a caixa que ele colocou la dentro ai vibra madeira com madeira ai jah viu

Compartilhar este post

Link para o post

victorjh, espere colocar o duto para ver qual é.... minha caixa do UXP também está com 15mm, baixinha porém gorda (laraga) devido meu carango e não treme a caixa..... Mas, eu usei parafusos ao invés de pregos...

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Os reforcos tambem podem ser feitos unindo 1 pedaco retangular de bom tamanho em cada parede da caixa com cola e parafusos?

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post
victorjh, espere colocar o duto para ver qual é.... minha caixa do UXP também está com 15mm, baixinha porém gorda (laraga) devido meu carango e não treme a caixa..... Mas, eu usei parafusos ao invés de pregos...

;)

talvez diminua a tremedeira mesm, pq na caixa dutada a pressão da caixa diminui, diferentemente da selada...

Compartilhar este post

Link para o post

minha dutada nao treme e eh feita de compensado....

so com pregos...

e ele uniu com uma cola junto com serragem...

parece bem rigida..

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

o problema não é espessura nem a madeira usada.....

o pessoal leva tudo ao pé da letra.. dá pra usar compensado SIM e 15 mm nao é nada fino prum sub do porte do uxp

é claro q nao se pode fazer uma chapa com 20 m2 q ela vai vibrar

vibração pode adicionar colorações indesejadas ao som e até mesmo cancelamento de ondas....

a solução é tirar tudo de dentro da caixa q possa ficar solto e travar a caixa no sentido que ela é masi comprida, no meio, reforçando e unindo as paredes opostas

PS: parafusos de 2 em 2 cm!??!?!!??!deve ter ficado 2 dias girando o punho fechado de tanto pregar parafuso, não????

EDIT: li errado. eram pregos, não parafusos :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Ihhhh... pregos? Os pobres já devem ter até folgado.

Coloca parafusos (um a cada 15cm tá ótimo já) entre um prego e o outro, e faz uns sarrafos pra prender a parede da frente à do fundo, atravessados mesmo, no meio da caixa. O ideal é tirar a frente ou o fundo da caixa pra fcilitar o trabalho. Colocando uns 2 ou 3 sarrafos e parafusando bem pra ficar bem firme já deve dar uma ótima reforçada.

Compartilhar este post

Link para o post

ixiiii tu deveria ter usado mdf 20mm

mais cara,,tenta por uns reforço bem forte que vai diminuir um poco a vibração

um conselho,,,fais uma caixa com mdf

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Ihhhh... pregos? Os pobres já devem ter até folgado.

Coloca parafusos (um a cada 15cm tá ótimo já) entre um prego e o outro, e faz uns sarrafos pra prender a parede da frente à do fundo, atravessados mesmo, no meio da caixa. O ideal é tirar a frente ou o fundo da caixa pra fcilitar o trabalho. Colocando uns 2 ou 3 sarrafos e parafusando bem pra ficar bem firme já deve dar uma ótima reforçada.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
nao se usa compensado pra  caixa..

...então tô fodido :banghead , pois só uso compensado na fabricação das minhas!!! hehehehehe [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Lí isso rápido ontem e achei meio estranho...hoje lí direito e ví que você usou PREGOS né mano...hehe...E outra, é uma caixa selada! Quando você usava a dutada talvez não percebesse tanto, mas devia estar toda desengonçada também...

Compartilhar este post

Link para o post
Lí isso rápido ontem e achei meio estranho...hoje lí direito e ví que você usou PREGOS né mano...hehe...E outra, é uma caixa selada! Quando você usava a dutada talvez não percebesse tanto, mas devia estar toda desengonçada também...

desengonçada ?? a primeira (mandei fazer) tava boa, mas era um quadrado ocupando o meio da mala! fiz uma caixa na largura da mala pra liberar mais espaço. E qt a selada, estou usando dessa maneira pq o dutos nao xegaram. a caixa tah dimensionada para dutada (60l)

Compartilhar este post

Link para o post

BOA TARDE!

SUA CAIXA ESTÁ TREMENDO DEVIDO NÃO SÓ A ESPESSURA DA MADEIRA, MAS TAMBÉM PELAS PAREDES SEREM MUITO GRANDES, E TAMBÉM, CAIXA SELADA VIBRA MUITO MAIS SUAS SUPERFICIES QUE UMA DUTADA. SEU PROBLEMA PODE SER RESOLVIDO FACILMENTE, CORTE TRAVESSAS DESTE MESMO COMPENSADO QUE USOU PARA FAZER A CAIXA, E COLOQUE A CADA 30 CMS DE PAREDE, FAZENDO UM REFORÇO PARA QUE AS PAREDES NÃO SE DESLOQUEM COM OS GRAVES. ISTO JÁ DEVE RESOLVER SEU PROBLEMA, SE NÃO, APLIQUE ALGUM MATERIAL FONO ABSORVENTE NO INTERIOR DA CAIXA, UMA MANTA ASFÁLTICA DE 3 MMS PODE SER O IDEAL, O QUE TE TRARÁ MELHOR RENDIMENTO DO SUBWOOFER - PODE FAZER QUE EU GARANTO!!!!! E QUANTO A MADEIRA, PODE FICAR TRANQUILO QUE UMA CAIXA DE MADEIRA COMPENSADA PODE TRAZER O MESMO RESULTADO QUE UMA DE MDF, SE BEM FEITA E SELADA.... JÁ TIVE RESULTADOS SUPERIORES A 154 DBS UTILIZANDO SOMENTE 1 SUB E CAIXA FEITA COM COMPENSADOS, MAS COM FORRAÇÃO INTERNA ADEQUADA!!!!!!

ESPERO TER AJUDADO.

Compartilhar este post

Link para o post
BOA TARDE!

SUA CAIXA ESTÁ TREMENDO DEVIDO NÃO SÓ A ESPESSURA DA MADEIRA, MAS TAMBÉM PELAS PAREDES SEREM MUITO GRANDES, E TAMBÉM, CAIXA SELADA VIBRA MUITO MAIS SUAS SUPERFICIES QUE UMA DUTADA. SEU PROBLEMA PODE SER RESOLVIDO FACILMENTE, CORTE TRAVESSAS DESTE MESMO COMPENSADO QUE USOU PARA FAZER A CAIXA, E COLOQUE A CADA 30 CMS DE PAREDE, FAZENDO UM REFORÇO PARA QUE AS PAREDES NÃO SE DESLOQUEM COM OS GRAVES. ISTO JÁ DEVE RESOLVER SEU PROBLEMA, SE NÃO, APLIQUE ALGUM MATERIAL FONO ABSORVENTE NO INTERIOR DA CAIXA, UMA MANTA ASFÁLTICA DE 3 MMS PODE SER O IDEAL, O QUE TE TRARÁ MELHOR RENDIMENTO DO SUBWOOFER - PODE FAZER QUE EU GARANTO!!!!! E QUANTO A MADEIRA, PODE FICAR TRANQUILO QUE UMA CAIXA DE MADEIRA COMPENSADA PODE TRAZER O MESMO RESULTADO QUE UMA DE MDF, SE BEM FEITA E SELADA.... JÁ TIVE RESULTADOS SUPERIORES A 154 DBS UTILIZANDO SOMENTE 1 SUB E CAIXA FEITA COM COMPENSADOS, MAS COM FORRAÇÃO INTERNA ADEQUADA!!!!!!

ESPERO TER AJUDADO.

vlw pela dica!!

Compartilhar este post

Link para o post
...então tô fodido :banghead , pois só uso compensado na fabricação das minhas!!! hehehehehe [¨]

Pow, e eu que uso OSB então... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Pow, e eu que uso OSB então... :vts

eu bem que avisei que era melhor vcs fazerem de papelão...

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...