Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

schumack

Subwoofer Mandando Em Full

Recommended Posts

Tenho esta duvida. Uns anos atras eu usava no trio o sub tocando em flat mesmo, mandando tanto grave qto o resto hehe..Qual o efeito disso ? Tenho algum tipo de perda ou algo assim ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o sub tiver tocando Full e receber distorçoes, queima mais facil do que se tivesse usando low pass! Alem de que, o sub nao vai conseguir tocar a 100% de sua potencia.. pois como ele vai estar mandando graves e medios simultaneamente, na hora de uma 'pancada' nos graves, os medios vao distorcer (eh proporcional a potencia do amp).

O ideal eh o uso de um crossover passivo.. fazendo com q o sub toque ate o drive... dessa forma vc pode usar um mesmo amp pra tocar subs drive e tweeter. Coloca o crossover 3 vias, o sub tocando ate 1.2khz, os drive de 1.2khz pra cima e os tw de 5khz pra cima. Fica mto boM!

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom mais não conheço NENHUM SUB que suba mais que 1khz brother ...

lógo , nem precisa de corte ... e se mandar distorção com ele em full quer dizer que seu modulo está mau regulado . pois não é pra fazer isso não !

Eu muitas vezes já usei meu STREET BASS (época boa da po*** :rolleyes: ) em FULL e nunca tive problema de nada , isso pq mandava pra CADA um coisa de 400 RMS !

é só saber regular ...

mais tem SUB que embola MUITO se vc deixa em full , mais isso é deficiencia do SUB !

Compartilhar este post

Link para o post

a distorçao do sub em full se da pelo fato de que o cone que estara mandando os medios eh o mesmo q esta batendo os graves! Essa distorçao eh natural e nem sempre incomoda (se o amp estiver bem regulado). A distorçao q eu falei que queima o falante se estiver em full eh por excesso de ganho, qd o amp começa a enviar ondas quadradas onde deveriam haver apenas redondas! Jah tive 2 Selenium Bass 10' q chegavam tranquilo a 1.2khz e tocavam ate uns 2khz de forma aceitavel! (talvez mais, porem mto atenuado).

Compartilhar este post

Link para o post
a distorçao do sub em full se da pelo fato de que o cone que estara mandando os medios eh o mesmo q esta batendo os graves!

???

realmente este eu não entendi...

o cone é "programado" para dar somente graves? ou ele é progamado para tocar apenas uma frequencia?

esta distorção que vc fala (sei la se podemos chamar isso de distorção, e sim deficiencia) nào seria porque, se o falante é projetado para abranger uma faixa de frequencia e ela operar em outra, funcionar funciona, ja que a estrutura do falante é praticamente a mesma (tirando o peso do cone), porem com deficiencias se comparado com um outro falante feito para tocar a faixa de frequencia certa e projetada para isso.

concordaria com esta frase se vc estivesse ligando um sub de bobina dupla, uma das bobinas vc cortasse em low pass... e a outra... em high pass.

edit.: alias.... tem gente no SQ que usa sub em full, e eu ja usei cortado em 160 hz hp

Compartilhar este post

Link para o post

Nao cara.. nao eh q o cone seja programado pra mandar soh determinada frequencia! Mas eh que.. um cone trabalhando com certa faixa, sub graves, por exemplo.. tem melhor rendimento do que um unico falante respondendo por grave, subgrave, medio.. etc! Mesma coisa se aplica aos medio! Se vc pode usar um falante apenas pro medio, ele vai ter melhor desempenho do que se o mesmo falante precisasse tocar medios, graves, subgraves...

Cara.. o sub toca ateh uns 2000 hz ou ate mais (selenium bass..). MASS ele nao foi projetado pra isso! Nao eh por que ele toca, que devemos banir os medios! O ponto alto do subwoofer eh o grave e subgrave! Medios, ele ate responde! mas com certa deficiencia (tanto no timbre quanto na resposta de frequencia). Assim como os falantes projetados pra medio, possuem certas deficiencias com frequencias graves e subgraves! Eles tb respondem subgraves! Porem, nao tao bem quanto um subwoofer!

Soh pra completar, estou usando atualmente 2 Pioneer IMPP 10' a 1.2khz (ou 1200hz).. elas tao tocando tranquilas! Mando mais de 200wrms pra cada falante e ele nao distorce! Sendo que se eu usasse as mesmas apenas pra grave e colocasse dois medios, o 'timbre' do som ficaria bem melhor, assim como o seu rendimento! Mas do jeito que ta, pretendo deixar ate folgar o $$.

Resumindo, meu som ta assim: Pioneer 10' Impp (1200hz LP), D250X (1200hz pra cima) e ST HINOR (5khz pra cima). tudo isso com crossover passivo, ligados juntos num bridge dum pyramid. UM trio estereo! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei crossover não, sempre regulei tdo só pelo módulo. Usava full faz um tempo mas hj não. No caso, vou botar 2 woofer tbm, preciso de cross de 2 vias entao, se for botar em full o sub e o woofer ??

Qual é o preço de um cross e onde encontro na net ?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

vc pode ligar em full, mas a partir de certa frequência (e isso depende do sub) ele vai perder o rendimento....

já não vai ter timbre pra reproduzir médios, já não vai ter velocidade pra isso, vai embolar, e vai atenuar mto o SPL....

Compartilhar este post

Link para o post
vc pode ligar em full, mas a partir de certa frequência (e isso depende do sub) ele vai perder o rendimento....

já não vai ter timbre pra reproduzir médios, já não vai ter velocidade pra isso, vai embolar, e vai atenuar mto o SPL....

Existem trocentas desvantagens! Mas quebra um galho danado! ;o)

Se tu usar um cross no SUB até pelo menos 1200hz, creio q ele não sobrecarregue TANTO (depende do SUB!).

Crossover 130,0.. eh soh procurar :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

valew a dica, vou ver a modificação que faço com a entrada de 2 woofers no projeto !! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...