Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CplNet

Processo Instalacao Do Som No Kadett

Recommended Posts

Ae galera, segue abaixo a instalacao do meu som que eu fiz no meu kadett.

Quem quiser ver direto no meu site:

http://cpl.freehostia.com

Sugestoes/Criticas/Comentarios sao bem vindos. Boa abracos

----

Instalação do Som no Kadett.

Ae.... bora instalar o som !

10 dias de espera e chegou a potencia, uma roadstar PowerOne RS-4510AMP.

4 Canais de 180w@2ohms. Bridge de 360w@4ohms. Crossover Alta/Baixa (40hz~150hz / 75~750hz), Circuito de Proteção, Controle de Sensibilidade....

IMG_5738.jpg

IMG_5750.jpg

IMG_5755.jpg

IMG_5756.jpg

Para medio e agudo vou utilizar 4x6" Pioneer Triaxial... dois pares que tenho aqui já há algum tempo, velhos companheiros meus hehe

TS-A1666 e TS-A16665... Ambos Triaxiais 50wrms 4ohms. Mais para frente trocarei os TS-A1666 por 6x9 ou Woofer+Tweeter.. para o tampão.

IMG_5585.jpg

IMG_5588.jpg

A foto nao esta das melhores.. mas tudo bem.

O par de TS-A1666 (Preto) vai ficar atras no tampão, e o par dos TS-A1665 ficará na frente, nos pezinhos de fibra.

Alias... olha os pezinhos ai! Fibra de vidro selados com courvin preto. Custou uma nota :~ mas coisa boa :D

IMG_5935.jpg

Agora vamos aos materiais, que consumiram boa parte do orcamento, porem, para se ter qualidade deve-se reservar uma grana boa pra material (~$150)

Nao adianta comprar falantes de alta qualidade, cdplayer top e utilizar aqueles cabos xing ling! heheh

Para energia, seria necessário 21mm², porem utilizei cabo de 25mm², assim se houver atualizações no futuro, nao preciso me preocupar com o cabo de alimentação, lembrando que eles são essenciais para a boa performace do sistema. Nao economize neste ponto, se utilizar cabos muito finos alem da possibilidade deles derreterem e até pegarem fogo, o som nao vai tocar bem, devido a falta de fluxo na corrente...principalmente os subs.... que puxam muita energia nas batidas.

Nao utilizei cabos proprios para som automotivo pelo preco/metro ser muito alto... porem eles são a melhor escolha, por serem mais flexiveis que os normais e terem uma capa de outro material (silicone se nao me engano), porem nessa espessura que utilizei não há muita diferenca. Eu utilizei cabo Soldaflex 25mm² 750v..... ele é mais flexivel que os outros de 25mm(Normais, nao automotivo) e pega bem solda. Muito bom o cabo... sai em torno de 7reais o metro.

Cabo para os falantes utilizei 2x2,5mm² e 2x4mm² para o subwoofer. Para o remote, que servirá para o player ligar e desligar o amplificador, pode ser utilizado qualquer cabo de 1mm², peguei um que eu tinha aqui.

Quanto aos cabos RCA para ligar a saida do player com a entrada do amplificador... de primeira comprei um RCA xingling de 10reais.... porem, fiquei arrependido e troquei eles por cabos RGC59, que eu mesmo fiz. Visando qualidade, coloquei cabos RGC59 com plug RCA Santo Angelo.... É um cabo utilizado normalmente em telefonia celular, porem apresenta baixa impedancia e nao perde frequencias altas. Quem já trocou RCA Hurricane pelos RGC59 disseram que sentiram muita diferenca... eu ainda estou terminando a instalação entao não posso afirmar nada, porem os cabos sao fo** hehe.

Quem quiser saber mais, da uma olhada nesses topicos do AutoSom.Net: 1 2 , lembrando que esse cabo é facil de achar e que deve-se dar preferencia para a marca KMP/RFS, de 75ohms... sai em torno de 1,5 o metro... e os plugs, procure pelos Plugs Santo Angelo.... sai em torno de 4,5 cada plug e sao de otima qualidade.

No total de RGC59 e Plugs, para 4 vias com (4 cabos.. 8plugs.), gastei uns 60reais, alguns podem achar muita coisa, porem não é, alem de serem essenciais para a qualidade do som, custam bem em conta, compararando-se com cabos monstercable/stinger, que voce gastaria em torno de 150reais, pelo fato de ter quase a mesma qualidade... é um otimo custo/beneficio... boa qualidade e baixo preco. Se quiser saber mais sobre os cabos veja o link a seguir, RCA com RGC59.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixo umas fotos dos cabos...

IMG_5920.jpg

IMG_5921.jpg

IMG_5926.jpg

Detalhe dos materiais: Porta Fusivel de acrilico... cabo RCA xingling (Trocado pelo RGC59), Cabo Y 1F2M (Trocado por 2F1M)... cabo para os falantes (verde).. cabo para o sub(vermelho)... e espaguete para o acabamento do tampao/sub. No embrulho tem os terminais para os cabos.

Material%201.jpg

Agora... bora começar a instalação.

Instalação do Som no Kadett.

Primeiramente, o cabo de energia.

O positivo vira direto da bateria ate o porta-malas e o negativo sera aterrado na lataria.

IMG_5941.jpg

Detalhe para o porta fusivel de acrilico, coloquei um fusivel de 60Amp. Vou fixar o porta fusivel quando finalizar a instalação com silicone(Cola Quente), assim evito furos desnecessarios.

E o buraco passando pela parede corta fogo, deu certinho pro cabo :) Ainda bem... furar lataria a toa é fo**.

IMG_5943.jpg

Colocarei silicone em volta depois, para nao deixar o cabo solto....

O cabo foi passado pela lateral do carro, junto com o chicote original, passou por debaixo do banco traseiro e chegou na mala. Detalhe... o fio do remote passou junto com o positivo, do lado esquerdo do carro.

Agora... vamos passar o cabo dos falantes e os RGC59 (RCA), pelo lado esquerdo do carro, longe de outros cabos para nao pegar interferencia e passando longe do modulo da injeção.

IMG_5931.jpg

Cabos RCA + Cabo Pezinho Direito.

IMG_5918.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Modulo da Injeção(acima)

-

IMG_5916.jpg

Detalhe do fiamento passando pela lateral e depois contornando por debaixo do carpete, passando longe da injeção.

IMG_5930.jpg

Cabeamento debaixo do banco traseiro indo para a mala.

Passada a fiação.. vamo fazer o tampao. Os falantes traseiros ficam em uma madeira com os furos dos falantes, sendo esta madeira entao parafusada no tampão, o bom desse sistema é ser facil para trocar os falantes, basta trocar a madeira superior... e poder selar os falantes, coisa que nao fiz ainda hehehe. Nao tirei foto colocando o carpete... mas não eh nada complicado, basta esticar bem e grampear. Depois parafusar a madeira no tampão e os falantes na madeira. Tudo feito... vamos passar os cabos para os falantes pelos espaguetes, soldar nos falantes e montar o plug do tampão (4vias).

Nao tirei muitas fotos montando o tampão pois estava sem pilha a camera :(

No tampao estao os dois falantes triaxiais 6" pioneer. Lembrando que quanto mais longe do centro do carro os falantes, melhor a sensação de stereo.

IMG_5946.jpg

IMG_5965.jpg

tilizei os espaguetes nos fios, assim nao fica mais bonito. Para prender o espaguete no tampao, colei com silicone. Ainda falta colocar um carpete por baixo dos falantes, para deixar mais bonito... porem nao tive tempo ainda. O acabamento por baixo nao esta dos melhores, eu sei hehe, mas nao tem grandes problemas tambem, pois vai estar pra baixo... nao da pra ver :)

Vamos colocar os pezinhos agora.... esse deu um pouco mais de trabalho hehe.

Depois de achar o lugar de encaixe correto do pezinho.. furei o pezinho e a lataria, um furo apenas por pezinho, para prende-lo. O furo saiu no paralamas e depois de prender o pezinho, vedei com silicone. Utilizei um parafuso, rosca e ruela para prender os pezinhos.

IMG_5974.jpg

IMG_6001.jpg

IMG_6003.jpg

IMG_6005.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

IMG_5991.jpg

IMG_5993.jpg

IMG_5994.jpg

Ta vendo esses dois cabinhos preto/vermelho ai? É o jumper... tirei eles. Com eles... o canal 1 fica igual o canal 3.. e o canal 2 igual o 4...

Isso funciona... se voce for utilizar a potencia com subs, pois ela vai trabalhar em mono.. porem é porquisse mexer nela assim.. nao facam isso em casa! :P

IMG_5996.jpg

Agora vamos fixar a potencia heh....

IMG_6000.jpg

Nao tirei foto do processo... hehehe mas nao tem segredo.. marca o lugar que quer ela.. marca no carpete onde vai furar.. e fura :P

Agora... eh ligar os terminais do cabeamento que vai para os falantes... e os terminais do positivo, esses ja deram mais trabalho.

Os falantes estao em paralelo.. ou seja.. tem dois fio por terminal. soldado, prensado e fita isolante em volta para proteger.. o acabamento damos depois com carpete e/ou conduite, de acordo com sua preferencia.

O terminal do cabo 25mm foi mais chato de fazer... pq... nao se acha terminal para cabo 25mm que caiba na potencia hehe.. entao o q eu fiz, comprei aqueles terminais em argola...amassei eles do lado... ficando de forma retangular... entao cortei a parte da frente do terminal, deixando como se fosse terminal de garfo... pois argola nao tem como colocar no powerone, pois o parafuso nao sai :( bem.. depois que ficou como terminal faca... gastei os lados com smirill para caber no terminal da potencia e ta feito.... para prender o cabo no terminal, prensei o terminal com o cabo dentro, com alicate de pressão.. e coloquei uma soldinha na ponta tambem para garantir ne? depois.. bastante fita isolante e ta feito. ficou bem firme.

IMG_5966.jpg

IMG_7374.jpg

Pronto, potencia instalada... Cabos de alimentacao plugados, cabos dos falantes plugados, RCAs plugados... na potencia so falta regular o ganho.. que faremos depois.

No player.. que possui apenas um par de RCA... basta colocar um Y em cada RCA... e ligar os 4 RCAs (RGC59)...

Ligado o sub no amplificador, no bridge. Ligado os RCAs no Player, conferi toda a fiacao novamente, para evitar problemas... e pronto.. o som esta instalado :)

Basta regular o ganho do amplificador. Plugar o subwoofer no bridge e curtir ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o ganho do amplificador, colocarei em outra pagina na parte de SOM do site.

IMG_6008.jpg

IMG_6010.jpg

IMG_6053.jpg

Obrigado. Duvidas/Sugestoes/Criticas seram bem vindas por email ;)

Ate a proxima .

Compartilhar este post

Link para o post

ta gostoso sim.

agora com o uxp q instalei.. preciso regular..

+ o som ta bem limpo, ta forte, nao decepciona

ta pegando alguma interferencia no rca.. com carro ligado no vol 0 da pra ouvir.. mas eu arrumo isso dps e posto pra voces :)

nao tenho o q reclamar viu

Compartilhar este post

Link para o post
ta gostoso sim.

agora com o uxp q instalei.. preciso regular..

+ o som ta bem limpo, ta forte, nao decepciona

ta pegando alguma interferencia no rca.. com carro ligado no vol 0 da pra ouvir.. mas eu arrumo isso dps e posto pra voces :)

nao tenho o q reclamar viu

Pode ser o cabo de velas, ou mo módulo encostando em alguma lata..

Compartilhar este post

Link para o post

fala cplnet, beleza, primeiramente parabens, ficou legal pacas, fiquei cuirioso com o pezinho, ele é daqueles pré-fabricados né?

vc comprou aonde? leosound?somcuritiba, ou em outo lugar?

tem mais ou menos quantos litros?

se quiser dá uma zoiada no meu projeto

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=69891

flow, obrigado

[]-[][]-[][]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as fotos bugaram! (sumiram) :(

Compartilhar este post

Link para o post