Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

furbeta

Banda 1800 + Eros 1200mb 600w Rms

Recommended Posts

Vamos ver se alguém pode me ajudar:

Estou montando um som num Gol GIII, e possuo os seguintes equipamentos:

1 CD PLAYER PIONEER P1Y

1 BANDA 1800

1 BANDA 4.8

2 “EROS 1200MB 600W RMS 12”

2 TWEETERS HINOR TRINYUM

2 DRIVERS 250X SELENIUM

2 DRIVERS D405 SELENIUM

2 PIONEER 6” X 9” 6986 80W rms

E, para a melhor qualidade do som e relação entre os equipamentos, mandei e-mail para a Eros Alto falantes e para a Banda Audio Parts, assim sendo, olhem o que me responderam:

Pergunta para Eros:

Adão, você me indicaria estes 2 woofers Eros (dados abaixo), para som automotivo, médio-grave, ligados em paralelo em uma banda 1800w de 1 canal, mono, com freqüência de 30 ~3.000 hz?

E 1200 MB (600 Wrms em 4 ohms) em 12 polegadas;

Alto Falante E-1200MB 600W Rms 4 Ohms ( Lançamento )

RESPOSTA DE FREQÜÊNCIA 45 ~ 3.500 Hz

Resposta da Eros:

Pode usar com este módulo sem nenhum problema, apenas ligue na saída normal do CD Player e acione o H.P.F. em 50 ou 60 Hz.

Pergunta para a Banda Audioparts:

Olá, boa tarde.

Sobre o ganho da potencia, o que vocês têm a dizer sobre uma banda 1800w rms para dois falantes de 600wrms em paralelo, totalizando 1200w rms (2 ohms)???

Resposta da Banda Audio Parts:

Ao Sr. Fábio Boa tarde,

Em seu projeto com dois alto-falantes de 600Wrms totalizando 1200Wrms (2ohms), não é aconselhado à utilização de um amplificador VXICE pois ele MESMO com o ganho no mínimo pode liberar 1800Wrms, pois dependendo do CD Player ou do crossover utilizado antes do amplificador, se o nível de tensão que ele é capaz de soltar for próximo ou maior que 2,2Volts RMS, ele chegará a sua potência máxima, mas com nível de volume do CD Player bem elevado.

O ganho não aumenta ou diminui a potencia ou funciona como volume, mas sim "casa" a relação entre saída do CD Player e entrada do amplificador.

Utilização de níveis de ganho elevado pode levar a deterioração do alto-falante.

Sem mais,

Fábio.

Tendo em vista, gostaria que vocês me ajudassem para a melhor performance dos equipamentos e se as potências realmente estão em excesso para os woofers.

Obrigado(a),

Fabio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio

Eu tenho um Ice 1800 tocando dois alto falantes Selenium WPU 1507 500Wrms cada bobina simples de 4 ohms cada. Casado, os falantes resultam em 2 ohms. Tenho um Pioneer 7500 que possui saída RCA de 4 Volts. Dessa forma, o módulo está com nível na metade (no 5). Dessa forma consigo um ótimo rendimento com o volume do Aparelho em, no máximo 2/3 do máximo.

Obs: Vai fazer 2 anos que tenho dessa forma e até hoje nunca deu problema.

Compartilhar este post

Link para o post

ae galera, desculpe a ignorancia mas o que é: "acione o H.P.F. em 50 ou 60 Hz"... que a eros respondeu no primeiro e-mail???? é que tenho dois mg 600 da eros num voxpert e fiquei interessado no assunto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

HPF=> High Pass Filter, ou Filtro Passa Alta.. pra cortar as frequencias abaixo de 50/60hz!

Quanto à potência excessiva, é mais fácil queimar um falante por distorção do q por excesso de potência! QUanto ao HPF, eu acho q não vale a pena! Ou, se fosse colocar, colocaria HPF em 30hz +/-! (algo beem mais alto, pra não tirar a profundidade dos graves.).

Outra escolha boa, seria usar um crossover ativo! Pra poder regular tudo com mais calma. Pelo q pretende gastar, 130,0 num crossover seria um bom investimento!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok BloOm,

a ideia do crossover é boa! por 130 reais pode evitar perdas bem maiores.

obrigado por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Na hipótese de não colocar crossover, qual deve ser o nível de ganho da 1800 e da 4.8?

valeu galera.

fabio

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. tu tem q saber até onde seu player distorce! Como fazer isso? A maneira mais correta é com um multimetro e um osciloscópio! Mas se tu num tem, pode fazer de um jeito menos exato porém q dá certo:

1- Coloca 2 falantes nele, tipo coaxiais mesmo.. deixa o Loudness desligado e as regulagens todas "zeradas" (Bass 0, treble 0..) e vai aumentando.. até perceber q o som deixou de tocar 'RMS' e tá mandando distorção! Aí aquele é o volume onde ele toca bem sem distorcer! Guarde esse volume (lembre).

2- Ligue a caixa com os falantes e o amp (bem alimentado). Deixe o ganho do amp no mínimo... vá aumentando o volume até aquele nível q vc lembrou no "1-".. o falante vai estar tocando ainda abaixo do normal.. aí tu vai aumentando o ganho até perceber q o falante tá forçando! Se o amp tiver led de CLIP ajuda muito! o CLIP avisa qd vc tá exagerando no ganho!

Num crossover é ainda mais pratico pq depois dessa regulagem, vc pode refaze-la no crossover mesmo! Todo crossover ativo possui regulagem de ganho independente! Então, tu vai gastar mais de 1000,00 de equipamentos, não tenha pena de dar 130,0 num cross ativo! XD

Compartilhar este post

Link para o post

galera, abaixo um dos primeiros e-mails que mandei pra eros, sobre o ganho e a potência, falando justamente sobre o q nosso amigo blOom falow, dêem uma olhada:

EROS: 21/06/2006

Olá Fábio, tudo bem !

Em primeiro lugar me desculpe, pois você me perguntou a respeito do banda 1800 e acabei não falando nada, mas vamos lá....

Os 02 alto falantes de 600 juntos suportam 1200 Wrms, só que musicalmente falando ele suportam o dobro da potência. Ok

O que pode fazer gerar qualquer dano nos produtos são as distorções, causadas por excesso de volume ou falta de bateria.

Outra curiosidade, o ganho do módulo:

Muitas pessoas pensam que se deixarmos o ganho do módulo no centro só estamos trabalhando com a metade da potência, vamos analisar então. O nome do controle já diz tudo "Ganho", ou seja, este controle tem a única função de equilibrar o nível de sinal que está entrando com o que está saindo nos alto-falantes, sendo assim não um limite de potência e sim um equilíbrio em relação ao sinal que está entrando no cabo "RCA",.

Existem algumas maneiras de identificarmos este equilíbrio e não deixar o módulo trabalhar distorcendo:

- Ligar na saída do módulo um Osciloscópio, para visualizar o tipo de sinal que esta sendo reproduzido;

- Monitorar com um Multímetro a tensão da bateria;

- Treinar os nossos ouvidos para percebermos quando o som está distorcendo (que é o meio mais viável economicamente falando). Ok

Qualquer dúvida entre em contato.

Atenciosamente.

Adão Amorim Oliveira.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é isso mesmo! Sem distorções, quase todos os amps suportam o dobro da potência RMS! Os pioneer IMPP 10', por exemplo.. suportam 120wrms ou 400w musicais (rms sem distorção!).

Compartilhar este post

Link para o post

Esse meu primeiro projeto seria mais ou menos como na imagem abaixo, sendo:

- caixa 1 (extra): seria a parte, não ficaria ligada direta, somente para ocasiões necessárias.

- caixa 2 (tampão): tampa comum, com os 2 6x9", 2 tweeter e 2 drive d-250x

- caixa 3 (woofers): a caixa dutada com os dois eros

- por último as potencias nas tampas laterais do porta-malas.

* imagem (desenhei no corel para facilitar):

gol.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

o banda 4.8 vai arrastar sozinho 2 6x9 + 2 tweeters + 2 D250X + 2 D405? Cara.. vai faltar amp! Os falantes vão ficar sobrando!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria diferente, amigão... usaria o 4.8 apenas para as D405 e os Hinor Trinyum... melhor ter dois drivers e dois sts bem alimentados do que 4 drivers, 2 sts, 2 triaxiais mal alimentados!

Acho que seria muito mais interessante e aproveitaria mais os equipamentos!

Compartilhar este post

Link para o post

ou colocava mais um amp! um de 4 canais pra fornecer 2 bridges! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como é meu primeiro projeto, a verba está meio curta, de início talvez monto somente com os dois módulos, mas as dicas estão ajudando bastante, valeu galera.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu faria diferente, amigão... usaria o 4.8 apenas para as D405 e os Hinor Trinyum... melhor ter dois drivers e dois sts bem alimentados do que 4 drivers, 2 sts, 2 triaxiais mal alimentados!

Acho que seria muito mais interessante e aproveitaria mais os equipamentos!

pra mim tem modulo sobrando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

em uma bridge 2 d 405 + 2 trinyun no canal 3 2 d 250x e no canal 4 2 x 69.

pode por tbm so as d 405 em bridge e passar os trinyum pro canal 3 junto com as d250x.

sobre aduvida do ice, eu usei por uns 4 meses o 1800 em 2 wpu de "apenas" 450w rms. meu cd tinha saida em 2,2v e o cross é o stetsom.. sempre regulo o som no volume maximo... nunca tive problema !

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
e ai amigo ja ligo os e-1200mb?? como eh o som deles?

coveiro detected! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não liguei os 1200Mb,

estou trocando de carro!

Logo estarei postando os resultados do som montado.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

e ai, blz?? bom, eu ja vi esses eros tocando, me agrado muito, mais toma cuidado com o ganho do ice, e corta em 50hz HP, pq senão msm eles tendo o ressalto no imã eles batem bobina...vai toca muito

Compartilhar este post

Link para o post
coveiro detected! :P

hahahaha essa eh boa.. pensei q nem lembravam mais de min aqui hehehe eu acompanho o forum ainda.... as tamos ai feitoooo

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...