Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matias

Artigo No Wikipédia

Recommended Posts

Postado em

Resolvi por meus conhecimentos de som automotivo em um artigo no wikipédia. Para quem não conhece, é uma enciclopédia gratuita na Internet que qualquer um pode editar. Como não tinha nenhum artigo de som automotivo, fiz um geralzão e pus lá. Ainda vou aumentar bastante ele e por algumas fotos para ilustrar melhor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Som_automotivo

Queria que vocês opinassem, corrigissem e idealmente até aumentassem ele para mim. Não é "meu artigo", é "nosso artigo", e o intuito é ajudar a quem quiser conhecer!

Agradeco qualquer ajuda pessoal, valeu! :legal:

OBS: também dei um tapinha no artigo "alto-falantes" falando sobre selada X dutada, e criei alguns bem mínimos sobre tweeters, mid-ranges e woofers. Vale o mesmo para eles.

Postado em

Opa! Parabéns pela iniciativa, rapaz.

Mas dá uma corrigida nisto aqui, por favor:

Os aparelhos de som High End - tidos como um sinônimo de alta fidelidade ou ainda uma ramificação dela - utilizam válvulas eletrônicas e possuem uma excelente qualidade de reprodução sonora, tida como melhor que os transistorizados.

Entre transistores e válvulas tem muito mais chão pra dizer que uma "raça" é melhor que a outra. É como dizer que um veyron é melhor que uma F1, que uma murcielago, ... Além do projeto, vem questão de gosto. Teoricamente as válvulas são mais lineares, as válvulas, mais "emotivas". E aí vai...

Mas parabéns!

Abraços

Postado em

tiba: era no artigo de "Alta fidelidade", né? Dei uma arrumada nele.

To revisando um monte de coisa no artigo "Som automotivo", tá ficando bonito! :)

Postado em

Incrivel.. ta bem legal..

Mas oq eu nunca entendi eh com tanto espirito de porco na web como é que nao ESTRAGAM a enciclopedia.. pq qualquer um pode la editar e ate escrever besteira.. mas nao.. sempre tem informações EXCELENTES na wikipedia e eu utilizo muito incusive em trabalhos para a faculdade :D

Postado em

Engraçado, todo mundo SEM EÇEÇÃO me pergunta isso.

Mas não tem com que se preocupar, todas as versões são guardadas. Se o artigo for detonado, é só pegar a versão anterior e em 5s tá no ar. :)

OBS: próxima vítima está sendo "Aparelho de som" :legal:

Postado em

Poxa Matias!

Que dá hora, parabéns mesmo! Tá muito bom, assim que tiver um tempinho...vou dar um pitaquinho par ajudar!

Iniciativa 100% aprovada.

Abraços,

Heber

Postado em

seria interessante relacionar tudo.. e também artigos de crossover, amplificadores, etc.. ali no meio..

se quiser algumas coisas posso procurar..

Postado em
seria interessante relacionar tudo.. e também artigos de crossover, amplificadores, etc.. ali no meio..

se quiser algumas coisas posso procurar..

Opa, se quiser colaborar, fique a vontade, tem muita coisa pra se escrever no assunto ainda!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...