Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PHAER

Graves Mais Fracos Com Balance Em R2 (direita)..

Recommended Posts

Postado em

Acabei de instalar um par de midbass Bravox premium nas portas, mas mesmo antes disso eu notava uma coisa chata no meu sistema. São dois pares de falantes, cada par ligado em um canal estéreo (são 2) do Corzus CR-703 (o estéreo está a 2ohms). Tem também um Hinor Star 10" ligado no canal mono a 4ohms. Fiz assim pra que pudesse regular o som mais pra frente ou pra trás, utilizando o comando balance do player.

Pois bem.. o que está acontecendo é o seguinte: Ao colocar o Balance levemente para a direita, na posição R2, jogando o som um pouco pra frente no caso da minha instalação, os graves praticamente somem e o sub distorce muito facilmente.

Cheguei a pensar que fosse algum efeito acústico ao jogar o som levemente pra frente, mas ainda tendo uma boa quantidade vindo de trás.. sei lá.. podia fazer parecer ter menos graves. Mas fiz um teste: tirei a caixa selada do porta-malas pra poder escutar o som do sub melhor. E realmente acontece.. com o som ou todo pra direita ou todo pra esquerda, o sub funciona bem, sendo que deu a impressão de ser melhor com o balance todo pra esquerda. No centro, o sub perde um pouco de eficiencia e na posição R2 (um pouco pra direita), distorce muito e o som é bem baixo.

Agora no final da tarde liguei para um telefone de assistência técnica da Corzus aki em Campina e perguntei sobre isso. O cara informou que provavelmente é a polaridade de algum alto falante que está invertida e recomendou testar. Mas eu não entendi direito como seria o teste...

>>>>Então... gostaria de perguntar aqui. Realmente este defeito pode ser causado por inversão de polaridade de algum falante??

Ou o meu módulo pode estar zuado? Ele esquenta bastante (parece que já é famoso por fritar ovo hehe), mas nunca desarmou, mesmo tendo 5 falantes ligados.. sempre guentou o tranco.

Aproveitando.. como é feito esse teste? Desligo os dois canais estéreo e deixo só o sub e depois ligo um canal por vez pra ver se o sub fica mais fraco?? Devo deixar o balance como? no centro ou mais pra algum lado?

Valeu desde já qualquer ajuda!!!

Abraços!!

Postado em

hmm.. to ligado. Os fios do estéreo são diferentes um do outro (cores.. um eh vermelho e outro é laranja), mas eles parecem ter a mesma bitola.. vou conferir isso depois.. mas nem acho que seja, até porque não se trata de tanta potência... o corzus manda 70wrms por canal a 2ohms..

Mas vlw a ajuda!! Alguem ae já viu alguma coisa parecida também?

Abraços!!

Postado em

primeira coisa vai ter que conferir a instalação

esse esquema de usar balanço (esquerda/direita) para alternar entre frnete e trás está errado

vc perde o estéreo do som

sobre o seu problema: normalmente os boosters de 3 canais tem 4 entradas. nos canais dianteiros vc entra com as saídas dianteiras do cd e nos canais traseiros, vc liga os dois canais traseiros, q serão os canais q alimentarão o sub... o fader funcionará como atenuador do sub....

não tem como vc ligar de modo a permanecer com o fader...

portanto, primeiramente sugiro que confira a instalação

Postado em

Se ajudar, aki está o manual do CR-703

http://www.corzus.com.br/v2/modulos/manuais/cr703.pdf

São dois conectores de entrada apenas, mas cada qual com 4 fios. Para atenuar os falantes traseiros, o que vc recomendaria? Resistor?? Os falantes são 5x7 quadraxiais buster. Na caixa dizia 55wrms cada. No caso, qual resistor seria??

Ah, eu testei o fader do som. Acho que estão ligados somente 2 canais do player. Quando coloco o fader todo pra frente, some todo o som. O modulo parece estar ligado somente nos dois canais traseiros do player.

Valeu e abraços!!

Postado em

pois é.. justamente o que eu falei

são 2 conectores (um pra parte estéreo outro pro sub)

1 e 2 para o sub

3 e 4 para os falantes estéreo

vc pode ligar os traseiros em paralelo com os dianteiros, mas não terá como controlá-los independentemente.

se vc atenuá-los com resistores, vai perder potência.

o fader vai funcionar como atenuador do sub... todo pra frente, ele some.. todo pra trás, fica só o sub

Postado em

Valeu a ajuda! Vou ter que revisar a instalação mesmo. Realmente estão ligados somente os dois canais traseiros do player (fader pra frente some todo o som). Na próxima semana vou dar uma olhada em toda a instalação, desde o player até o modulo e também nos fios para os falantes. Qualquer coisa se não for mto incômodo, pedirei ajuda aki ehehheheeh.

Abraços!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...