Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

Vc Quer Fazer Um Xover Passivo Para O 1tw1?

Recommended Posts

Postado em

Por ver muita gente querendo, resolvi postar aqui:

As medidas são (lembrando que o núcleo deverá ser a “ar” (núcleo a ar), ou seja, deverá ter nada no núcleo. O corte desse xover passivo será em 3Khz de 12db/8ª.

Inductância = 0.30 mH

H =13

d = 25

D = 33,2

X = 8,2

O fio deverá ser de 18 AWG, ou seja, igual ao diâmetro = 1,024 mm

xoverpassivo10gd.jpg

Aqui em baixo, nesse programa, ele só cacula aproximadamente a qtde de espiras e camadas, pois essa qtde informada aí poderá ser inexata, por serem valores aproximados, então o ideal é enrolar a mais(uns 20% a mais), e só depois cortar e depois medir a indutância se está em 0,30 mH, se não estiver aí vai cortando até chegar em 0,30mH

xoverpassivo21bo.jpg

É assim, além desse indutor vou colocar um capacitor de 10microfarad de polipropileno metalizado, e vou fazer uma placa de circuito assim:

xoverpassivo37mf.jpg

No final, deverá ficar mais ou menos(parecido) assim:

xoverpassivo41ba.jpg

abraços e boa sorte

Vinicius

ps: As fotos desses xovers passivos prontos é de algum usuário aqui que não lembro mais, se ele não gostar é só falar. blz?

Postado em
E essas plaquinhas encontra pra vender? Eu digo onde o cara montou o crossover...

O cara é de Goiânia, ficaria meio inviável para vc pq o cara dificilmente enviaria pelos correios.

Mas se quizer, mande mp.

O ideal seria vc fazer.

Postado em
so que essas fotas e pra um cross-over 2 vias , e nao para um tweeter , :legal:

Correto, tanto que eu digitei assim:

"No final, deverá ficar mais ou menos(parecido) assim:"

Postei essa foto aí pq era a única que eu tinha para postar.

Ah, para quem perguntou a plaquinha vc encontra em lojas que vendem produtos para eletrônica.

Ao invés de fazer o processo químico, pegue um estilete e faça os caminhos...

Postado em
Plaquinha?

Pra que?

:vts

Hehe :rolleyes: realmente indispensável não é, p. ex. o Kleberlpa não colocou plaquinha.

Mas eu prefiro colocar numa plaquinha, pq qq metal que esteja perto da bobina, até mesmo o capacitor, altera o valor da indutância da bebina e conseqüentemente o corte da freqüência.

Postado em
Plaquinha?

Pra que?

Hehe :rolleyes: realmente indispensável não é, p. ex. o Kleberlpa não colocou plaquinha.

Mas eu prefiro colocar numa plaquinha, pq qq metal que esteja perto da bobina, até mesmo o capacitor, altera o valor da indutância da bebina e conseqüentemente o corte da freqüência.

Vini,

Em breve a festinha pra nós ai no Tocantins,

Já adianto alguns Djs que provavelmente vão...

Lucas Paloschi

Jorge Neto

Renato Borges

Vamos ver, ainda não montei o projeto, falta de tempo monstro.

Podia incluir nesse projetinho ai os Resistores já cara montado o LPAD.

Ainda estou com os Resistores em serie, fiz um teste em um lado e ACHO que ficou bom.

Postado em
Plaquinha?

Pra que?

Legal a iniciativa Vini.. :legal:

Seria legal informar o corte que esse Xover irá cortar e fazer um comparativo com o corte original pra galera ver que vale a pena!!

Abraço!

Postado em

Valeu DJ !!!

Eu não saco absolutamente nada disso e nem sei por onde começar a fazer um negócio desses... hehehe, mas com o esquema em mãos fica mais fácil conseguir alguem que faça por aqui.

Valeu pela ajuda !!!

Postado em

o 1tw1 acompanha de fábrica um crossover com corte de 2,5khz a 18dB/oitava..

qual a diferença na prática (além do corte claro) entre usar o crossover q vem nele e esse aí? qual é melhor?

Postado em
http://autosom.net/artigo.asp?cod=26

http://autosom.net/artigo.asp?cod=70

http://autosom.net/artigos/diy_crossovers.htm

Depois vá em pesquisa e procure nos títulos por "overs", pronto, vc verá uma inteira possibilidades de para q serve e como usar e o que muda.

Mas vou te adiantar: Melhora da água para o vinho.

valeu

vo dar uma lida nesses artigos

fo** q é mt informação técnica ... cansa a cabeça hehehe

mas por enquanto vou levar em conta o seu comentário do vinho ;]

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...