Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SeMnOçÃo

Nar X Keybass X Uxp

Recommended Posts

Postado em

Olá Pessoal,

Estou para fazer meu sub DIY para meu ht, e os subs acima citados são os mais cotados, e como para ht a qualidade é o foco principal, achei que esse seria o subforum adequado. []-[]

Vamos a considerações:

Geral: não tive nem terei chance de ouvir nenhum dos subs ; todos os subs serão de 12 polegadas.

Caixa: devido ao meu conhecimento zero em construção de caixa, o máximo q conseguiria confeccionar seria uma selada ou dutada :banghead . Tb contarei com a ajuda dos senhores para me ajudar na confecção da mesma, com todos os travamentos e observações necessárias para otimizar o desempenho da caixa.

Powers: Os subs serão empurrados por um power vintage de qualidade reconhecida, será ou um HA-II de 500 rms de bridge em 8 ohms ( http://www.audiorama.com.br/gradiente/ampl...ador5.htm#HA-II ) ou um A1 de 700 rms de bridge em 8 ohms ( http://www.audiorama.com.br/gradiente/ampl...htm#MODEL%20A-1 )

Os subs:

NAR w3 de 300 rms: Achei o sub mt bonito, com ótima sensibilidade e com boa fs e ótimo xmax. O pessoal do forum fala mt bem do mesmo pra qualidade, porém alguns criticam seu baixo spl e necessidade de grandes caixas para tocar bem... uma dificuldade para casar com o power seria sua bobina dupla de 6 ohm. O par de 12 com frete custa na faixa de R$ 530 na Leosound.

UXP 400 rms: Sub mt bonito tb, bem parrudo, porém com baixa sensibilidade de 88 (± 2dB/m/2,83v), fs ruim de 32 hertz e xmax de 8mm. Apesar de ser mais voltado para spl, já vi mt gente aqui do hi-fi utilizando esse sub. Não tem um fs tão bom nem um xmax primoroso. O par de 12 com frete custa na faixa de R$ 620 na Leosound.

Keybass Panther: Apesar de ser pouco difundido aqui no forum quem utilizou, gostou do sub. A sua aparencia externa é simples, porém com bom acabamento. Teve a primeira linha que foi feita com material importado e a nova já é com material nacional ( hoje consegui por sorte encontrar, acho que os dois últimos da série antiga com material importado, quase comprei mas preferi me conter antes de consultar vcs). A fs desse sub é impressionante, 23 hertz com xmax de 9mm e sensibilidade de 88 db ( 1w/1m). O melhor é o custo: R$ 400 reais por dois de 12 sem frete pois vou comprar direto na loja.

Então pessoal, espero por considerações de colegas que já puderam ouvir ao menos dois deles para fazer uma comparação geral. Na maioria das vezes busco a máximo de qualidade do meu ht, o sub deve ser macio, com extensão e que desça bastante da forma mais plana possível, PORÉM, tb gosto de ouvir hiphop e techno e outras músicas para dar festinha na garagem aqui de casa, então um bom spl tb seria bem vindo. A melhor caixa com esse propósito de descer mt com mt qualidade e tb ter um bom spl seria uma TL, porém devido à sua complexidade e tamanho, a mesma está descartada :( . Não sei se seria possível fazer uma dutada com resposta plana, ou até mesmo que tivesse um duto escamoteavel que pudesse mudar de acordo com a necessidade de qualidade ou spl.

Enfim, vamos às vossas observações e vamos discutir durante essa semana pois sexta-feira estarei comprando os subs e o material para a caixa, deixando o power por último.

Desde já agradeço! abraços! :legal:

Postado em

Phanter em Lt (apesar de não ter experiência, Lt não difícil de fazer e o resultado vai ser espetacular).

Se não quizer use phanter em selada 120 litros para os dois subs.

Postado em
Phanter em Lt (apesar de não ter experiência, Lt não difícil de fazer e o resultado vai ser espetacular).

Se não quizer use phanter em selada 120 litros para os dois subs.

Amigo Golo,

Visualmente falando, tb não achei tão dificil... o complicado são as variéveis pois não existe uma fórmula exata para o cálculo e também não saberia como calcular... :(

A vontade realmente é grande, pois sempre queremos o melhor, mas como sou totalmente newbie nisso [^] , precisaria de uma babá para dizer a medida de cada pedaço e etc...

Essa selada necessitaria de divisão de câmaras certo? Como seriam feitos os travamentos internos?

Abraços! :mac1

Postado em

Se vc conseguir comprar esse modelo antigo do Panther, pode ser que sirva.

Pq o modelo novo não é nada bom.

UXP acho um sub mto pesado p/ usar em casa.

NAR novo eu Ñ conheço.

ps. postou no subforum errado

Postado em

NAR novo eu Ñ conheço.

de boa Crasher ... o Phanter de 8" em Lt me agrada e muito . cortado BAIXO fica perfeito pra complementar um som !

no meu caso está cortado em 40 hz a caixa do doug ... e poxa tá fantastico , nunca tive som parecido no carro , (subgraves)

Postado em
de boa Crasher ... o Phanter de 8" em Lt me agrada e muito . cortado BAIXO fica perfeito pra complementar um som !

no meu caso está cortado em 40 hz a caixa do doug ... e poxa tá fantastico , nunca tive som parecido no carro , (subgraves)

Tudo bem, é a sua opnião.

Mas, tem algumas coisas que devem ser consideradas... como:

1) Sub residencial dificilmente se corta baixo(tipo 40/50hz). Vai cortar lá pra 80hz ou 110hz.

2) Se no ambiente podre que é o carro o timbre do Panther já não é nada bom, imagine então numa sala.

E as coisas vão se complicando.

E isso sem nem se aprofundar mto na coisa...

Postado em

1) Sub residencial dificilmente se corta baixo(tipo 40/50hz). Vai cortar lá pra 80hz ou 110hz.

2) Se no ambiente podre que é o carro o timbre do Panther já não é nada bom, imagine então numa sala.

concordo em partes .

Primeiro que NUNCA tive subs muito TOPS no meu carro , isso é fato ...

Mais já tive JL w1 e de boa ??? MEU GOSTO , cortado BAIXO , eu vou de Phater sem duvidas ...

e num som residencial , tenho como ex. meu home estudio uso sub cortado em 50 hz aqui e fica ao meu ver PERFEITO ...

mais sei lá ...

vc tem mais audição que eu , não diria horas de audição , mais tem mais fontes pra dizer o que é bom ou não ...

sei lá !

mais iria de phanter !

Postado em

NAR novo eu Ñ conheço.

Crasher, para você então qual é o melhor sub nacional? O Nar 125 de 10 pol?

Semnoção, agente te ajuda a fazer a LT.

Ex:

Fs 23 Hz, então a linha terá 3,7 metros

Sd do keybass são 580 cm2. 1,5 sd = 870 cm2. Como são 2 keybass dá = 1740 cm2 no início da linha e 1160 cm2 no final.

A caixa pode iniciar com 35cm de altura e 50cm de largura (1750 cm2). O final pode ser 35cm de altura e 33 cm de largura...

Postado em
Eu compraria o NAR, tem boa qualidade e é mais leve que o UXP.

Amigo Roberto,

Eu também gostei muito do NAR, o maior problema é a impedância... não sei se fecharia legal com o A1... o bridge dele é 8ohm.

Na sua opinião qual sub com bom custo x beneficio então seria mais indicado do que o panther} Vale lembrar que a musicalidade seria o principal, depois o spl ( mas não tão menos importante ) [¨]

Semnoção, agente te ajuda a fazer a LT.

Valeu mesmo pela força Golo!

Abraços :legal:

Postado em

Diego,

Independente da qualidade dos subs citados, no seu lugar, definiria

primeiro o gabinete para depois ver o que melhor se enquadra nisso,

muito particularmente e como já lhe falei, para o seu ambiente

esqueceria potência e SPL e jogaria uma TL com um NAR novo de 10" e

pronto... dá para fazer algo realmente bom e bonito e se quiser um dia

montar uma boate na garagem, compre um bomber da vida (melhor ainda,

montaria uma W-Horn) e judiaria desta caixa, mas nao abriria mão de

ter no HT para o dia-a-dia uma TL, do mais:

NAR novos

----------------

2 x 12 - Se for dutada, para SPL e muito deslocamento.

3 x 10 - Para casar em 4ohms com mais de 95db de sensibilidade,

deslocando uma barbaridade para deixar muito importado vermelho de

vergonha... uma tentação... :) 3 x 12 seria para chutar o pau da

barraca.

UXP

----------------

Não iria nunca, custa uma fortuna pelo que oferece e pelo preço

compraria 4 Phoenix de 10" e faria uma selada animal para comer com

farinha 2 UXP de 12", quanto mais 1 apenas... :(

Panther

----------------

Se for Selado para muita qualidade na Sala, aliás, pelos custos e

oportunidade seria esta a minha opção...ops, foi este o meu último

sub como mostro aqui, apesar de não estar 100% finalizado.

http://www.mrweb.com.br/fvm/sumario/S2020382_a.jpg

http://www.mrweb.com.br/fvm/sumario/S2020385_a.jpg

http://www.mrweb.com.br/fvm/sumario/S2020388_a.jpg

Um forte abraço e sucesso neste seu dilema,

Renato

Postado em

Fala grande Renato, estava aguardando sua aparição!

Vamos às considerações...

Gabinete:

O dutado seria a última opção tendo em vista o quesito qualidade.

TL:

Sem duvidas seria o mais apropriado devido às qualidades, porém como estou decidido à aprender, creio que adquirir um pouco de intimidade e ler mais também seria o ideal.

Selado:

Apesar de não descer tanto, tem uma resposta mais honesta do que o dutado e seria o mais simples de ser feito, além de ser um pouco menor... Seria uma experiência legal, além do que ainda estou em um espaço meio pequeno, aí veria se ficaria legal ou não. Depois quando o mesmo não me atender mais, vejo se alguem compra... ou reaproveito alguma parte, ou então vai pra fogueira santa :P

Quanto aos drivers, fiquei animado com os panthers, pois consegui achar do modelo antigo, porém na loja só tem 2... acho que se conseguisse mais um para a selada iria ficar show. Já o NAR, como faria para casar em 4 ohm} Será que o Sanben faz bridge em 8ohm} No caso do NAR acho que não conseguiria ligar 3 no Sanben não. Quanto ao uxp, foi somente para ouvir o que os amigos iriam dizer realmente...

Esse Sanben não sei de onde tirei que ele só ligava em 220v, mas ontem um amigo do outro forum alerto que ele liga em 110v aí me reanimei... o preço inicial o cara me passou 1100 reais, mas creio que conversando caia um pouco, meu problema agora vai ser arrumar alguém do rio que tenha loja para poder fazer o pedido para mim, pois só vendem para pessoa juridica. Esse power também está sendo vendido nas americanas nesse link que eu passei, mas vc viram o precinho neh O.O Acho que para quem iria pagar 750 reais em HA-II ou no A1, pagar 1000 e uns quebrados em um power mais potente, bem mais bonito, novo e ainda bem um pre de brinde, nem tem comparação... Só falta conseguir encomendar.

Fico no aguardo dos coments de Renato e compania, sobre as ligações e possibilidades!

PS.: Renato, esse sub é um esculacho... fala sério, mt show... conseguiu tirar as panterinhas do sub}

Postado em

Acabei de ver que o Sanben vendendo para pessoa juridica sai por 770+frete ( uns 40-50 reais ).

Aguardo opinião do pessoal sobre a ligação de 3 nar dos novos ( como faria para ligar no Sanben )!

AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA DK400P

- Potência de saída:

--- em 8 Ohms: 2 x 200W RMS

--- em 4 Ohms: 2 x 400W RMS

- Sensibilidade 600mV

- Impedância 10K Ohms

- Distorção harmônica Total: 0.3%

- Razão sinal/ruido +/- 115dB

- Frequência de resposta 5Hz - 250kHz - 3dB

- Consumo 1000W em AC 220V, 50Hz

- Controle de nivel de ganho de -12 dB a 0 dB com seis níveis por canal (left / right)

- Saida auxiliar de força AC (não chaveada)

- Entradas RCA e PM

- Saida para duas caixas

- Funciona em 110V / 220V

Postado em
Renato, que tipo de caixa é essa das fotos?

Aprecio muito as caixas que vc faz... parecem ser muito boas!

http://www.quarter-wave.com/

:legal:

... mas há um sub próximo à boca (ou duto... ou sei lá como se chama a aquilo... ) além do sub mais visível, e isso eu nunca tinha visto em caixas LT...

Postado em

Pessoal, chegou o sanben lá em casa porém o mesmo não veio com manual especifico, somente com aquelas descrições que eu mesmo já postei aqui, e preciso saber se é possível fazer bridge em suas saídas para definir quais subs irei comprar.

Já procurei por mt tempo na net mas naum consegui achar o site oficial do power para obter tal informação, nem o vendedor da importadora sabe, mas disse que iria tentar procurar :rolleyes:

Creio que só de olhar não irei adivinhar se ele faz bridge ou não, então se alguem conhecer alguem que tem esse power, ou os fuçadores da net de plantão acharem tal informação serei mt grato!

abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...