Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Adeus "vintage"

Recommended Posts

Pois bem... estou aqui com um Marantz Model 1040 (1975)... depois de 30 anos, ele resolveu abrir o bico... esse amp ficou uns 10 anos jogado na casa de um amigo, até o dia que ele mandou aqui pra casa... fiquei um ano usado, depois devolvi. Agora o comprei, já que o conserto não vale a pena... não pro que ele era usado... nisto, qq amplificador com pelo menos 30W canal já resolve.

Nunca gostei dele... apesar de muita gente dizer que ele é vintage (hj qq porcaria velha é vintage), quando eu abri já tive milhões de idéias... o chassi é perfeito! Além de um trafo bem parrudinho. Bastaria mandar fazer um painel em aço escovado, com as mesmas medidas, e mandar parafusar, pra ter um amp totalmente novo. O painel traseiro dá pra aproveitar. Fora isto, pré, controles tonais, estágio de potência... sai tudo, pra entrar tudo novo!

Então é isto. Vou fazendo aos poucos, à medida (e quando) o tempo permitir. Vem aí um 2 canais classe A Single Ended, e se der, com pré valvulado. 10W / canal, não quero muita coisa... é mais pra usar na sala... sem muito SPL, afinal, moro em apartamento. Tô com meia chapa pra brincar de fazer um par de caixinhas, então vamos ver o que sai disso tudo... Vou alimentando o tópico à medida que o projeto andar!

Hoje, as fotos dele, enquanto "Marantz".

p10101402ur.jpg

p10101430ei.jpg

p10101440ko.jpg

p10101460hj.jpg

p10101496nf.jpg

p10101512pw.jpg

p10101544yw.jpg

E, como a moda agora é botar os cachorros pra participar dos testes/reviews/fotos/comentários, então eu tb resolvi aderir...

p10101555rb.jpg

Tá... ela não tava com a menor vontade de participar... quem sabe no próximo ela anima!

Bem, é isso, POR ENQUANTO!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

.....e em cima da cama. ]u[

hoje parece que vai funfar direito o forum :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, já tem idéia qual projeto de power vai usar?

Compartilhar este post

Link para o post
kleber, já tem idéia qual projeto de power vai usar?

Então... idéias, idéias, idéias... Como todo bom deficitário de atenção, cada vez que eu penso eu fico mais em dúvidas...

A primeira opção seria um ZEN (http://www.passdiy.com), com um pré valvulado... apenas um FET e uma válvula no caminho do sinal, com alguns capacitores e resístores no meio. Gosto desse setup, pois o power em sí não tem ganho nenhum de tensão... então seria apenas um amplificador de corrente pro pré, que teria que dar perto de 20V na saída (o que é fácil num valvulado).

A segunda, seria um PLH (também baseado no Nelson Pass). Neste caso, o pré poderia ser transistorizado (o BoZ do Nelson Pass também) ou valvulado...

A terceira... um SE totalmente valvulado.

No caso de usar o pré valvulado, eu teria que mandar fazer um trafo só pro pré, e usaria o próprio trafo do Marantz pra alimentar o power. Já no caso de montar um amp totalmente valvulado, eu pensei em mandar refazer o secundário do trafo que já tenho. Ele foi feito pra um consumo total de 120W (inclusive é beeem parrudo... trafo bom mesmo) e não ando pensando em exceder pra evitar saturações. Daria pra alimentar um powerzinho com 2x 10W numa boa. Aí o trafo de saída teria que ser comprado pronto, da Altana. É uma opção. Em todos os casos, o gasto não fica alto, pois o amp não será coisa de outro mundo... é mais pra poder brincar, e não pra tentar chegar ao dream team audiófilo... Por isto, por hora, nada de capacitores de pêlo de saco de texugo indiano albino... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi, o Zen pode ser uma boa opção, mas o consumo dele torna um projeto meio absurdo. Pelo menos na minha opinião.

No diyaudio postaram um projeto de PP valvulado interessante. Chama-se Baby Huei. Pena que valvulados ficam tão caros.

Deixe-nos informados.

Compartilhar este post

Link para o post
Vixi, o Zen pode ser uma boa opção, mas o consumo dele torna um projeto meio absurdo. Pelo menos na minha opinião.

No diyaudio postaram um projeto de PP valvulado interessante. Chama-se Baby Huei. Pena que valvulados ficam tão caros.

Deixe-nos informados.

O Zen consome o mesmo que um classe A normal (por volta de 20% de rendimento). Agora, tem um balanceado lá, que rende 10% apenas... hauhauhauhau. Pra mim, 10W de saída consomem cerca de 50W, então tá de boa, o trafo é pra 120W.

O PP é uma questão complicada... o custo é altíssimo... não sei se vai dar pra assumir isto agora, visto que estou tocando outros projetos agora... se tudo der certo, em breve todos conhecerão... :rolleyes:

Acho q vou ficar no Zen com pré valvulado... Baixo custo, bons resultados... pra tocar um par de BLH tá de boa.

Compartilhar este post

Link para o post

pow kleber eu jurava que era legal o som desses amps! vc não gostava pq?

tive olhando uns no ML e tive tendo umas idéias locas de comprar um, montar umas caixinhas 3 vias com fulls sansung ou outros melhores, Sony branquinho e TW não sei qual ainda!

um sonzinho pra ouvir meus MP3, quem sabe um DVD e FM no meu quarto! por enquanto só especulação não comprei nada!

mais achei que eles tivessem uma qualidade legal! sabe de algum desses antigos e baratos bons?

PS te mandei MP mais pelo visto vc nao limpa sua caixa! e tava cheia!! entao postei aqui mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo... o grande problema é que quem tava com amp velho jogado em casa, tá vendendo como vintage! Vintage são aparelhos clássicos, que marcaram época de alguma forma, e que, claro, são das décadas de 70-80.

Tem muita coisa boa... dessa época, nacional, os Gradientes Super A (A266 e A366) e o A-1 (um power de respeito, feito pra casa e adotado pelos profissionais), além de alguns outros... Tem muita coisa boa.

Esse amp eu já usei bastante... particularmente, eu nunca achei grande coisa. Até poderia reformá-lo, mas não acho que valha a pena nem um pouco. Meus planos são de fazer algo melhor e mais legal... hehehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...