Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CSS_BA

Estou Montando Trio P/ Palio Weekend (ver Anexo)

Recommended Posts

PARABENS AMIGO PELO PROJETO

gostaria de saber o q esta tcando no FLAT do CROSS?

ja tentou tocar só:

Nitro

PW3

tweeter

ou seja, sem os drivers?

Obrigado Thiago!!!, esse som e de um amigo meu só a caixa dos PW3 é que é do meu projeto que ainda se encontra em andamento!!!

"ja tentou tocar só:

Nitro

PW3

tweeter"

Não testei assim não!!!, mais vi só elas com os nitros de 80 até 1200Hz, e a voz fica um pouco grave!!!

"gostaria de saber o q esta tcando no FLAT do CROSS?"

é porque ele tá fazendo os cortes pelo Roadstar Digital!!!, dai nao quiz usar o sub do cross!!!

Att, :legal:

Claudiomiro

+ o roadstar tem corte subsonico?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara.. os pw3, se usados com cortes 200hz ~~ 1200hz vao tocar muito melhor! Tenta colocar os subs tocando ate uns 200hz e os pw3 onde falei pra ver uq acha! (com esse corte, a selenium garante q toca o dobro da potencia RMS!)

Compartilhar este post

Link para o post
cara.. os pw3, se usados com cortes 200hz ~~ 1200hz vao tocar muito melhor! Tenta colocar os subs tocando ate uns 200hz e os pw3 onde falei pra ver uq acha! (com esse corte, a selenium garante q toca o dobro da potencia RMS!)

Blz blOom!!!, como uso sub BP, aindei testando e ele nao ficou legal tocando acima de 80Hz, portanto prefiro nao mudar isso, quanto ao PW3 com informado anteriormente testei a partir de 80Hz e tambem em 150Hz, devo adotar a segunda opçao pois a primeira estava excurcionando acho que além do permitido!!!

:legal:

Claudiomiro

Compartilhar este post

Link para o post

CAra, pinta seus pw3 + velhos com nugget preto hehe Fiz isso em 2 selenium antigos , e eles ficaram filé.

Compartilhar este post

Link para o post
CAra, pinta seus pw3 + velhos com nugget preto hehe Fiz isso em 2 selenium antigos , e eles ficaram filé.

Com Nuguet em pasta ou liquido?

Compartilhar este post

Link para o post
Com Nuguet em pasta ou liquido?

Na verdade, eu fiz duas coisas, pintei com nugget liquido mesmo e com outro produto que é um tipo de mousse para couro.( Marca Passus) Mas recomendo nugget mesmo, pq outras marcas tipo brilho max(inglesa) não sao lá essas coisas. Nugget eu pinto até algumas partes do carro, a saia por ex, onde perde a cor com o tempo.

Vou ver se posto as fotos dos falantes

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade, eu fiz duas coisas, pintei com nugget liquido mesmo e com outro produto que é um tipo de mousse para couro.( Marca Passus) Mas recomendo nugget mesmo, pq outras marcas tipo brilho max(inglesa) não sao lá essas coisas. Nugget eu pinto até algumas partes do carro, a saia por ex, onde perde a cor com o tempo.

Vou ver se posto as fotos dos falantes

Vou testar em uns falantes velhos aki pra ver se fica bom. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

segue as fotos do meu falante velho pintado !!! Detalhe : ele era branco encardido com o tempo, virou preto!!

ta vivo de novo!!

post-27-1154104197.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
segue as fotos do meu falante velho pintado !!! Detalhe : ele era branco encardido com o tempo, virou preto!!

ta vivo de novo!!

Putz, ficou novinho, hein? Zeradinho mesmo! Se soubesse, tinha pintado meus PW3 antigos!

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Será q naum da diferencia em nada, pintar com nuguet?Q tipo comprometa o falante?

Compartilhar este post

Link para o post

ta vivo de novo!!

Obrigado pela dica, vou testar nas minhas esse fim de semana!!! hehehehe :legal:

P.S: sempre tem que ficar passando o nugget, ou só fez isso uma vez e já ficou legal?

Att,

Claudiomiro

Compartilhar este post

Link para o post

ta vivo de novo!!

Obrigado pela dica, vou testar nas minhas esse fim de semana!!! hehehehe :legal:

P.S: sempre tem que ficar passando o nugget, ou só fez isso uma vez e já ficou legal?

Att,

Claudiomiro

Bom, eu pintei td de uma vez vez, mas como ele era branco, e transformei ele em preto, dei uma mão, depois de seco, dei a segunda e só. Não precisa pintar de novo.

faloww

Compartilhar este post

Link para o post
Deixa eu ver si entendi.. vc quer ligar 2D405 e 2tweeter num 9.8??? E o outro bridge vai servir pra q? Medios?

Vc teria (basicamente) duas alternativas:

1-> Faz um crossover 2 vias 4ohms.. (pq cada via vai ser 2x 8ohms em paralelo) sendo que o amp vai enxergar tudo como si fosse apenas 4ohms, pq cada falante vai estar tocando uma frequencia diferente! Na primeira via vc coloca os D405 (de uns 600hz~5khz) e os tweeter de 5khz pra cima.. sendo que o High Pass, vc nao precisa deixar 600hz... pode aumentar no cross ativou ou ate mesmo pedir um de 1khz (q ja seria definitivo)..

2-> Faz DOIS crossovers de 3 vias da seguinte forma:

1via -> HP ~ 5khz, 8ohms e atenuaçao de 10db (pro tweeter)

2via -> LP ~ 5khz HP ~ 1 khz, 8ohms e atenuaçao de 10db (pro drive)

3via -> LP ~ 1khz HP ~ 100hz, 4ohms sem atenuaçao (pros woofers que pegariam desde medio graves ate os drive)

Dessa segunda alternativa, ficaria um crossover por bridge do 9.8.. e em cada crossover: 1 tw, 1 D405 e 2woofers.. e dessa forma seu som tocaria estereo e vc ainda poderia dispensar o cross ativo!

Mas vc pode estar pensando: De que adianta estereo num trio, se os falantes ficam do lado e nao vai ter palco NENHUM? Tudo bem, nao vai ter palco! O ideal para palco eh pelo menos 1m do falante direito pro esquerdo (varia de acordo com a sua distancia pra caixa).. mas hoje em dia, todos os cds sao equalizados em estereo.. e ao usar um som em mono, por exemplo, no rock.. vc soh vai ouvir uma guitarra, metade da bateria e metade dos pratos (e isso eh soh o começo).. em outros estilos musicais, nao sei como eles costumam dividir os instrumentos.. mas sempre fazem isso! Colocam cada canal destacando uma parte da banda, pra ficar mais facil de distinguir os sons! E quando usa um som em MONO, vc "mata" metade da banda  rs

Obs.: Posso ter mi enganado, mas a sugestao q dei acima foi a partir do pensamento que.. queres usar o 9.8 pros 4woofers (de mediograve, eu suponho) e pros D405 + tws ..

-----------------------------------------------------------------------

CSS_BA.. dei uma dica pro seu cross passivo no topico:

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...0entry1031607

Depois q eu ja tinha postado, foi q vi o link pra esse topico aqui! malz ae! rs

blOom, para melhorar o entendimento, estou anexando aqui seu comentario, também visando manter a conversa em um unico post!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok.. entao passarei a acompanhar os dois topicos! Agora, se alguem concorda/discorda ou tem alguma dúvida a respeito da minha sugestão, é só falar! Estamos abertos a críticas/sugestões! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Deixa eu ver si entendi.. vc quer ligar 2D405 e 2tweeter num 9.8??? E o outro bridge vai servir pra q? Medios?

A principio sim!!!

Vc teria (basicamente) duas alternativas:

1-> Faz um crossover 2 vias 4ohms.. (pq cada via vai ser 2x 8ohms em paralelo) sendo que o amp vai enxergar tudo como si fosse apenas 4ohms, pq cada falante vai estar tocando uma frequencia diferente! Na primeira via vc coloca os D405 (de uns 600hz~5khz) e os tweeter de 5khz pra cima.. sendo que o High Pass, vc nao precisa deixar 600hz... pode aumentar no cross ativou ou ate mesmo pedir um de 1khz (q ja seria definitivo)..

2-> Faz DOIS crossovers de 3 vias da seguinte forma:

1via -> HP ~ 5khz, 8ohms e atenuaçao de 10db (pro tweeter)

2via -> LP ~ 5khz HP ~ 1 khz, 8ohms e atenuaçao de 10db (pro drive)

3via -> LP ~ 1khz HP ~ 100hz, 4ohms sem atenuaçao (pros woofers que pegariam desde medio graves ate os drive)

Dessa segunda alternativa, ficaria um crossover por bridge do 9.8.. e em cada crossover: 1 tw, 1 D405 e 2woofers.. e dessa forma seu som tocaria estereo e vc ainda poderia dispensar o cross ativo!

Mas vc pode estar pensando: De que adianta estereo num trio, se os falantes ficam do lado e nao vai ter palco NENHUM? Tudo bem, nao vai ter palco! O ideal para palco eh pelo menos 1m do falante direito pro esquerdo (varia de acordo com a sua distancia pra caixa).. mas hoje em dia, todos os cds sao equalizados em estereo.. e ao usar um som em mono, por exemplo, no rock.. vc soh vai ouvir uma guitarra, metade da bateria e metade dos pratos (e isso eh soh o começo).. em outros estilos musicais, nao sei como eles costumam dividir os instrumentos.. mas sempre fazem isso! Colocam cada canal destacando uma parte da banda, pra ficar mais facil de distinguir os sons! E quando usa um som em MONO, vc "mata" metade da banda  rs

Anteriormente andei pensando em algo parecido com a primeira alternativa, pois já tenho o cross ativo e quero usar para o corte dos medios, mais não esquecendo o seu comentário a respeito do mono/estereo, está me levando a crer que seria melhor usar um terceiro amplificador com 2 ou 4 canais e aceite o casamento dois a dois (drive+tw) + (drive+tw), para atender os drives/tweeters, que diz?

Obs.: Posso ter mi enganado, mas a sugestao q dei acima foi a partir do pensamento que.. queres usar o 9.8 pros 4woofers (de mediograve, eu suponho) e pros D405 + tws ..

É isso mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Entao seria melhor, pelo menos nos tw/drive.. usar um amp 4 canais, ligados 2 a 2... e no cross ativo, coloca o Passa alta no limite do drive (tipo entre 600hz e 1200hz) e o Passa alta do tweeter vc faz com um capacitor (1a ordem) ou quem sabe ate um cross passivo à parte pro tw (passa alta entre 4khz e 6khz).. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Entao seria melhor, pelo menos nos tw/drive.. usar um amp 4 canais, ligados 2 a 2... e no cross ativo, coloca o Passa alta no limite do drive (tipo entre 600hz e 1200hz) e o Passa alta do tweeter vc faz com um capacitor (1a ordem) ou quem sabe ate um cross passivo à parte pro tw (passa alta entre 4khz e 6khz).. :legal:

Rapaz, estou pensando em usar os cortes assim:

Subwoofers: 35 a 80 Hz (cortes disponives no Cross Ativo)

Woofers: 150 a 1.200 Hz (cortes disponives no Cross Ativo)

Drives/Cornetas: 900 a 5.000 Hz (é possivel determinar o corte de 900 hz, no ativo, sendo assim qual seria a config. do cross passivo?)

Tweeters: 5.000 a ??? (sendo assim qual seria a config. do cross passivo?)

Deseculpa as duvidas, ainda sou principiante!!! hehehehe

Quanto ao amplificador, acredito que um Audiobank atenderia bem minha necessidade, que acha desse:

Audiobank KA-4100 (+detalhes)

4x 100 Watts RMS a 4 Ohms

4x 140 Watts RMS a 2 Ohms

Bridge:

2x 220 Watts RMS a 4 Ohms

...pode citar alguns outros como boa opção para esse fim?

Compartilhar este post

Link para o post

tenta colocar o sub tocando mais alto, pq 80hz ta mt 'subgrave' prum trio! PELO MENOS 120hz.. ideal seria na casa duns 200hz.. pq dai os woofer pegavam!

Se bem q seus woofer tem tudo pra far um grave maneiro.. mas evite deixar buraco.. tipo sub (ate) 80hz.. e woofer pegando de 150hz pra cima... tente colocar pelo menos sub 120, woofer 120hz (em diante)

Seria interessante vc colocar um equalizador no som tb.. pq com 4 woofers iguais eh bem possível q fique algum 'pico' (q pode ser corrigido pelo eq.)

Coloca um cross passivo apenas nos tweeters, em 5khz (passa alta)... aih nos drive vc coloca direto no amp.. e corta pelo ativo! Ou, caso queira, ainda pode colocar um passa baixa nos drive em 5khz (mas eh opcional).

o AB vai ficar perfeito pros tw+ corneta! Ele eh otimo com medios/agudos (timbre) e tem tudo pra dar certo!

PS.: Agora eu to de saida, mas qd voltar, tiro quaisquer outras duvidas q possam surgir!

Compartilhar este post

Link para o post
tenta colocar o sub tocando mais alto, pq 80hz ta mt 'subgrave' prum trio! PELO MENOS 120hz.. ideal seria na casa duns 200hz.. pq dai os woofer pegavam!

blOom, já coloquei certa vez os BP's para tocar até 150Hz (unico valor disponivel no cross depois de 80 hz), e o resultado ao meu ver não foi muito bom, por isso devo mante-los na casa dos 80Hz como de costume, até gosto do resultado no trio, mais como dizem gosto é pesoal e muda para cada individuo!!! hehehehe, mais prometo que depois de tudo montado, vou tentar um novo teste com sua sugestão!!!

Se bem q seus woofer tem tudo pra far um grave maneiro.. mas evite deixar buraco.. tipo sub (ate) 80hz.. e woofer pegando de 150hz pra cima... tente colocar pelo menos sub 120, woofer 120hz (em diante)

Pode crer, nao acreditei quando vi os bichinhos dando um gravesinho maneiro!!! hehehehe, infelizmente com a limitação do cross ativo em 80 ou 150hz (caso queira ver os cortes disponiveis no cross eu adicionei uma foto na pag. anterior), infelizmente caso eu limite os BP,s até 80hz e os PW3 a partir de 150hz (minimo permitido na faixa de medios), vai ficar um buraco entre ass faixa 80 e 150, mais se comparado a antes quando nao usava medios, isso será nada, já terei evoluido bastante!!! hehehehe

Seria interessante vc colocar um equalizador no som tb.. pq com 4 woofers iguais eh bem possível q fique algum 'pico' (q pode ser corrigido pelo eq.)

Quem sabe numa outra fase do projeto!!!

Coloca um cross passivo apenas nos tweeters, em 5khz (passa alta)... aih nos drive vc coloca direto no amp.. e corta pelo ativo! Ou, caso queira, ainda pode colocar um passa baixa nos drive em 5khz (mas eh opcional).

Nesse caso quando fala num cross passivo, deria um capacitor para cada tw, ou algo mais complexo?

o AB vai ficar perfeito pros tw+ corneta! Ele eh otimo com medios/agudos (timbre) e tem tudo pra dar certo!

apesar de noa conhecer, tenho lido bons comentarios a respeito dele!!! :rever1: , sendo assim a ligação seria Drive+Tw = 1 Bridge + Drive+Tw = 1 Bridge, ok?

Vale lembrar que com essa mudança, meu projeto passará a usar 3 ampli. ao invés de 2, nesse caso vc acha que os PW3 ficariam bem num POne?, o ideal seria um amplificador com apenas dois canais e que me dé um Bridge em 2Ohms, para atender a configuração da caixa (falantes em paralelo = 2Ohms), acho um saco retirar os falantes da caixa para fazer novas interligações, no caso para atender bridge em 4ohms, hehehe, é sóda!!! :vts

Que acho da lista dos equipamentos?, falta algo?, como o uso de 3 ampli. será que a config. das baterias atende?

...deixa eu dá uma folga para te!!! :legal:

Valeu o apoio...

Claudiomiro

Compartilhar este post

Link para o post

blOom, já coloquei certa vez os BP's para tocar até 150Hz (unico valor disponivel no cross depois de 80 hz), e o resultado ao meu ver não foi muito bom, por isso devo mante-los na casa dos 80Hz como de costume, até gosto do resultado no trio, mais como dizem gosto é pesoal e muda para cada individuo!!! hehehehe, mais prometo que depois de tudo montado, vou tentar um novo teste com sua sugestão!!!

Pode crer, nao acreditei quando vi os bichinhos dando um gravesinho maneiro!!! hehehehe, infelizmente com a limitação do cross ativo em 80 ou 150hz (caso queira ver os cortes disponiveis no cross eu adicionei uma foto na pag. anterior), infelizmente caso eu limite os BP,s até 80hz e os PW3 a partir de 150hz (minimo permitido na faixa de medios), vai ficar um buraco entre ass faixa 80 e 150, mais se comparado a antes quando nao usava medios, isso será nada, já terei evoluido bastante!!! hehehehe

Quem sabe numa outra fase do projeto!!!

Nesse caso quando fala num cross passivo, deria um capacitor para cada tw, ou algo mais complexo?

apesar de noa conhecer, tenho lido bons comentarios a respeito dele!!! :rever1: , sendo assim a ligação seria Drive+Tw = 1 Bridge + Drive+Tw = 1 Bridge, ok?

Vale lembrar que com essa mudança, meu projeto passará a usar 3 ampli. ao invés de 2, nesse caso vc acha que os PW3 ficariam bem num POne?, o ideal seria um amplificador com apenas dois canais e que me dé um Bridge em 2Ohms, para atender a configuração da caixa (falantes em paralelo = 2Ohms), acho um saco retirar os falantes da caixa para fazer novas interligações, no caso para atender bridge em 4ohms, hehehe, é sóda!!! :vts

Que acho da lista dos equipamentos?, falta algo?, como o uso de 3 ampli. será que a config. das baterias atende?

...deixa eu dá uma folga para te!!! :legal:

Valeu o apoio...

Claudiomiro

O equalizador sera uma melhoria no som, pra se pensar depois de tudo pronto! :legal:

Quanto ao buraco entre 80hz e 150hz.. realmente.. pra qm nao tinha medios, jah evoluiu bastante! entao da pra usar assim por um bom tempo!

E o cross dos tweeter, vc poderia colocar simplismente um capacitor em cada tweeter cortando entre 4 e 6khz.. e se nao ficar satisfeito, acrescenta um indutor pra fazer filtro 2a ou quem sabe ate 3a ordem.. (Mas isso soh se vc realmente achar necessario!)..

O esquema de 1tw + 1 drive por bridge eh legal pq vc nao perde nenhum canal do estereo! Mesmo que vc nao tenha o efeito 'palco' do som estereo (requer pelo menos 1m entre as caixas).. vc vai ouvir todos os instrumentos no trio! :legal:

4pw3 num power one ficaria perfeito.. 2 bridges @4ohms.. 2 falantes por canal.. tb vao tocar em estereo! Acho q vale a pena o trabalho!

Quanto ao fato de ter muitos amps, nao si preocupe... um amp tocando 2 drive + 2 tweeter JAMAIS pode ser comparado ao mesmo amp tocando 2 subs ou algo parecido! O consumo do amp eh proporcional ao seu uso(lembrando q as potencias altas requerem menos potencia, consequentemente menos ganho e menor consumo! ;) )!

Qualquer coisa.. eh soh falar! To entrando menos no forum pq do trabalho.. mas sempre q da, entro e tiro as duvidas (as q sei a resposta! :rolleyes: ).. teh mais!

Compartilhar este post

Link para o post

blOom, valeu as dicas!!!, muito obrigado pela ajuda!!!, qualquer coisa volto a falar contigo!!! :legal:

Att,

Claudiomiro

Compartilhar este post

Link para o post

Só para variar, fiz o pedido das HL4750 hoje pela manhã!!! [-] , agora é só aguardar as criançinhas!!!hehehehe [¨]

:legal: ...já tô ansioso!!! hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...