Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nexusbrz

Filtros Passa Alta Da Alchemy Way São Bons?

Recommended Posts

Pessoal,

como tem na minha assinatura, tenho um player Alpine CDA-7894, que tem cortes HP em 80, 120 e 160 Hz. Deixo em FLAT normalmente, mas em algumas musicas (dance/trance principalmente) o mid distorce por causa das baixas frequências emitidas. quando boto pra 80Hz, as distorções somem, mas parte do grave dos mid desaparecem.

Ai pensei em comprar 2 filtros 60Hz 12dB/8a passa alta dessa marca pra usar (pretendo fazer a ligação na saida do mid do crossover 2vias alpine). assim eu posso deixar em FLAT no cd player, e esse filtro se encarregaria de cortar as frequencias que fazem o mid distorcer.

vocês sabem se eles funcionam bem, ou será que vão interferir na qualidade do sinal enviado para os mids, e vou perder qualidade de audio?

Recomendam algum outro modelo ou marca? onde comprar? Não quero nada muito caro, já acho que esses dois filtros por R$100 já sai caro demais, mas faria o sacrificio pra melhorar a qualidade...

Obrigado!

Walter

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

como tem na minha assinatura, tenho um player Alpine CDA-7894, que tem cortes HP em 80, 120 e 160 Hz. Deixo em FLAT normalmente, mas em algumas musicas (dance/trance principalmente) o mid distorce por causa das baixas frequências emitidas. quando boto pra 80Hz, as distorções somem, mas parte do grave dos mid desaparecem.

Ai pensei em comprar 2 filtros 60Hz 12dB/8a passa alta dessa marca pra usar (pretendo fazer a ligação na saida do mid do crossover 2vias alpine). assim eu posso deixar em FLAT no cd player, e esse filtro se encarregaria de cortar as frequencias que fazem o mid distorcer.

vocês sabem se eles funcionam bem, ou será que vão interferir na qualidade do sinal enviado para os mids, e vou perder qualidade de audio?

Recomendam algum outro modelo ou marca? onde comprar? Não quero nada muito caro, já acho que esses dois filtros por R$100 já sai caro demais, mas faria o sacrificio pra melhorar a qualidade...

Obrigado!

Walter

Compra 4 eletrolíticos de 1500uF (ou o valor comercial mais próximo, de preferência para cima) por 50V.

Liga 2 deles, negativo com negativo, formando um só capacitor, despolarizado, de 750uF. Isto de dá um corte pouco acima de 50Hz em primeira ordem. Coloca esses dois conjuntos, um pra cada midbass, em série, e testa. Se resolver, aí é só partir pra uma associação de capacitores com melhor qualidade pra não degradar o áudio, e ser feliz.

Compartilhar este post

Link para o post
Compra 4 eletrolíticos de 1500uF (ou o valor comercial mais próximo, de preferência para cima) por 50V.

Liga 2 deles, negativo com negativo, formando um só capacitor, despolarizado, de 750uF. Isto de dá um corte pouco acima de 50Hz em primeira ordem. Coloca esses dois conjuntos, um pra cada midbass, em série, e testa. Se resolver, aí é só partir pra uma associação de capacitores com melhor qualidade pra não degradar o áudio, e ser feliz.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

eu ligo esse capacitor formado em série só no fio positivo, certo?

eu procuro por "eletrolítico" nas casas de eletrônica, eles sabem informar, ou tem algum outro nome? como eles são, tem alguma foto?

se não ficar legal com essas 6dB/8a, da pra fazer ficar 12dB/8a com poucos ajustes? (sou leigo nessa parte de eletrônica, faz tempo que não vejo isso eheh)

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
eu ligo esse capacitor formado em série só no fio positivo, certo?

eu procuro por "eletrolítico" nas casas de eletrônica, eles sabem informar, ou tem algum outro nome? como eles são, tem alguma foto?

se não ficar legal com essas 6dB/8a, da pra fazer ficar 12dB/8a com poucos ajustes? (sou leigo nessa parte de eletrônica, faz tempo que não vejo isso eheh)

valeu!

Se você der esses dados que o Kleber falou, eles sabem sim.

Pra passar pra 12dB/8ª precisa de mais componentes!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, ainda não achei nenhum eletroliticos com essas caracteristicas , mas achei perto...

mas tipo, existem alguns que são por 50V e outros por 63v. no caso , eu devo escolher o valor de 1500uF ou maior (até que valor é aceitável??) mas sempre por 50V é?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, ainda não achei nenhum eletroliticos com essas caracteristicas , mas achei perto...

mas tipo, existem alguns que são por 50V e outros por 63v. no caso , eu devo escolher o valor de 1500uF ou maior (até que valor é aceitável??) mas sempre por 50V é?

obrigado

Bom... se muito não me engano, vc vai achar 1680uF... qualquer coisa entre 1300 e 1700uF já ajuda muito nos testes. Se resolver, aí vc faz algo mais elaborado, com associações mais complexas de capacitores, e com uns capacitores melhores no meio, pra dar um up na criança.

Compartilhar este post

Link para o post

minha idéia inicial é usar esse com peças genéricas, e se ficar bom, partir pro upgrade com peças mais caras, ou fazer um mix.

existe alguma calculadora on-line ou formula pra saber qual vai ser a frequencia de corte com base no valor de eletrolitico eu usar?

tipo, 1500uF/50V da um corte HP de +- 50Hz, usar 1300uF/50V muda pra valor mais alto (55Hz) ou baixo (45Hz)?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

no site do autosom tem uma tabela com referências....

lembre de associar em série esses capacitores eletrolíticos

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor botar capacitores mesmo, do q comprar esse filtro aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Melhor botar capacitores mesmo, do q comprar esse filtro aí.

melhor pela qualidade ou pelo preço?

Compartilhar este post

Link para o post
melhor pela qualidade ou pelo preço?

up

ainda kero sanar a dúvida ;)

Compartilhar este post

Link para o post

hum, qual a diferença entre usar capacitores eletrolitricos dos mais simples com os mais caros?

é o corte que não vai ficar tão 100% nesses 6dB/8a , ou pode chegar a tirar qualidade do som que vai pro mid bass, mesmo não estando nessa faixa em que a atenuação vai atuar?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal,

fui ontem na rua que tem lojas com componentes eletronicos, e comprei 2 conjuntos com 2 capacitores eletrolitricos para testar, mas nenhum se enquadra nessa faixa que vocês falaram.

comprei 2 de 1000uF 50v (era o mais proximo de 1500uF 50v, o proximo era 2200uF 50v) e comprei 2 de 1500uF mas com 63v.

queria saber se esses 63v dão problema no lugar de ser 50v , e se algum deles pode danificar o altofalante ou amplificador no teste. qual deles deve ser o mais indicado para cortar em torno de 50Hz?

ah, e por favor, respondam minha duvida no post acima.

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
pessoal,

fui ontem na rua que tem lojas com componentes eletronicos, e comprei 2 conjuntos com 2 capacitores eletrolitricos para testar, mas nenhum se enquadra nessa faixa que vocês falaram.

comprei 2 de 1000uF 50v (era o mais proximo de 1500uF 50v, o proximo era 2200uF 50v) e comprei 2 de 1500uF mas com 63v.

queria saber se esses 63v dão problema no lugar de ser 50v , e se algum deles pode danificar o altofalante ou amplificador no teste. qual deles deve ser o mais indicado para cortar em torno de 50Hz?

obrigado

naum quanto maior a voltage melhor o capacitor existe 50 63 ateh 100 200 etc quanto mais melhor e mais caro......

Compartilhar este post

Link para o post
naum quanto maior a voltage melhor o capacitor existe 50 63 ateh 100 200 etc quanto mais melhor e mais caro......

Como assim, ''melhor''?

Compartilhar este post

Link para o post
pessoal,

obrigado

Não tem problema algum!

Os capacitores para 63Vdc poderão suportar mais tensão, pois o dielétrico (material isolante) suporta esta tensão. Não que o isso venha a causar algum problema.

A regra é: pode-se usar o capacitor de tensão maior em qualquer circuito no lugar de um de tensão menos, mas sempre mantendo o valor (nesta caso em uF) igual. Às vezes o problema é que alguns capacitores de tensão maior podem não caber, devido ao tamanho...

Para uma frequência de corte em 50Hz, à 6dB/oitava (só o capacitor), o valor seria de 795uF, na associação de dois capaciotres, dois de 1590uF.

No caso este não é um valor comercial, então, 1500uF em associação série (negativo com negativo - despolarizado), resulta em 53Hz. Espere uma tolerância nestes capacitores em torno de 15 a 20%.

Falou,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela explicação pessoal.

djimi, o que você quer dizer com "Espere uma tolerância nestes capacitores em torno de 15 a 20%." ???

ah, e como perguntei anteriormente, a diferença entre capacitores mais baratos para os mais caros resume-se a melhorar a atenuação, ou a não alterar o sinal por toda a faixa ??? tipo, usando um capacitor desses simples de 5,50 reais (no caso do 1500uF 63v que comprei), o sinal por toda a frequencia que vai ser tocada pelo médio-grave vai sofrer alteração e soar pior, é isso, ou somente nas frequencias abaixo de 53Hz?

muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
valeu pela explicação pessoal.

djimi, o que você quer dizer com "Espere uma tolerância nestes capacitores em torno de 15 a 20%." ???

ah, e como perguntei anteriormente, a diferença entre capacitores mais baratos para os mais caros resume-se a melhorar a atenuação, ou a não alterar o sinal por toda a faixa ??? tipo, usando um capacitor desses simples de 5,50 reais (no caso do 1500uF 63v que comprei), o sinal por toda a frequencia que vai ser tocada pelo médio-grave vai sofrer alteração e soar pior, é isso, ou somente nas frequencias abaixo de 53Hz?

muito obrigado!

A diferença na voltagem deles nao vai melhorar a atenuação, apenas vai aguentar mais, ou menos, potencia.

abaixo de 53 Hz no caso do seu, vai ficar cada vez mais fraco. esse eh o papel do corte. acima de 53 tende ficar normal. O som só tende a piorar se a qualidade dos capacitores for muito ruim.

SDS...

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...