Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edu*zin

Processo De Montagem - Monza

Recommended Posts

Parabéns, tá muito show o teu Monza. O meu está comigo há 10 anos e não estou nem um pouco a fim de me desfazer dele. É um excelente carro. Com certeza vai te dar muitas alegrias. E parabéns pelo trampo. Nota 10. Muito caprichado. Um grande abraço, e precisando de alguma coisa, é só dar um toque que ajudo no que for do meu alcance.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns, tá muito show o teu Monza. O meu está comigo há 10 anos e não estou nem um pouco a fim de me desfazer dele. É um excelente carro. Com certeza vai te dar muitas alegrias. E parabéns pelo trampo. Nota 10. Muito caprichado. Um grande abraço, e precisando de alguma coisa, é só dar um toque que ajudo no que for do meu alcance.

10 anos!? Eu quero chegar onde você chegou!

Valeu pela força!

muriloalvares, muito obrigado! Hoje fui ver o carro, o pessoal da minha instaladora tá desenhando os cortes das madeiras que vão dar acabamento no porta-malas e desenhando o tampão novo, nem tirei fotos porque não tem nada de muito interessante. Amanhã vou passar lá de novo pra pegar no pé dos peão. Hehehe...

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

É uma maravilha qdo entro no forum e me deparo com topicos como esse, é sempre bom acompanhar um projeto desde sua elaboração até a finalização, ainda mais qdo o dono do projeto tem criatividade e disposição como esse carinha!!

Boa sorte com o projeto!!

Duvida: Essa caixa como vc disse vai ficar com uma resposta bem plana, será que o xmax do sub não vai ser ultrapassado ?Pois eu acho q o sub tende a excursionar bastante numa caixa com volume tão grande né?

Flw ae!!

Compartilhar este post

Link para o post
É uma maravilha qdo entro no forum e me deparo com topicos como esse, é sempre bom acompanhar um projeto desde sua elaboração até a finalização, ainda mais qdo o dono do projeto tem criatividade e disposição como esse carinha!!

Boa sorte com o projeto!!

Duvida: Essa caixa como vc disse vai ficar com uma resposta bem plana, será que o xmax do sub não vai ser ultrapassado ?Pois eu acho q o sub tende a excursionar bastante numa caixa com volume tão grande né?

Flw ae!!

Muito obrigado!

Respondendo a sua dúvida, o negócio é o seguinte, quando agente faz uma caixa dutada, agente tem que pensar no volume interno na caixa, no diâmetro do duto e no comprimento do mesmo, o duto tem a função de dar certa resistência ao ar que quer entrar e sair quando o sub excurciona, isso vai depender do seu volume interno, do seu diâmetro e do seu cumprimento. A minha caixa á um pouco maior do que a indicada no manual, mas eu calculei ela no WinISD, acho que o programa não iria indicar uma caixa que ultrapasse o xmax, principalmente porque a caixa ideal, recomendada pelo WinISD é uma caixa de 131 litros e tem a resposta bem plana, perdendo apenas 9dB a 20Hz, sendo que a curva começa nos 30Hz e "termina" nos 10Hz.

Se eu colocasse um duto de 5" de apenas 10cm de cumprimento, eu teria sérios problemas, aí sim acho que poderia até danificar o sub.

As caixas recomendadas pelos fabricantes são as caixas "viáveis", onde eles se preocupam com a resposta mais plana possível dentro de um volume que se adapte aos porta-malas comuns (hehehe).

Os gráficos de resposta das caixas citadas estão abaixo:

graficos.jpg

A linha branca é o gráfico da caixa ideal, a amarela é a minha caixa e a vermelha é a recomendada pelo fabricante.

Não sei se deu pra entender, mas acho que é isso aí!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Edu como anda a instalação? Tem tempo que não posta fotos.. Quando será que fica pronto?

Compartilhar este post

Link para o post
Edu como anda a instalação? Tem tempo que não posta fotos.. Quando será que fica pronto?

Opa gazolli! Como você tá!?

Hoje fui ver o carro, ele tá todo depenado, inteiro desmontado, acho que quinta fica pronto e sexta vai ser um dia dedicado só aos testes.

To com fotos novas, vou fazer upload e já posto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta muito bem feito esse projeto hein, ótimo trabalho vc fez!

realmente o manza é um baita carro, nunca tive, mas quem tem sempre gosta... Esse teu é completo?

Ah... tem como postar os preços dos produtos? + especialmente o kit...

Parabéns pelo projeto, vou estar acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

Edu... só "clareando fatos", o duto não tem a função de dar resistência ao ar... ele tem outra função. O conjunto duto e gabinete forma um sistema ressonante... o ar que entra e sai é mera "consequência" do fato, já que nas imediações da sintonia (a ressonância do conjunto gabinete/duto) ele passa a operar como sonofletor, ou seja, atua como se fosse outro alto falante... Isto explica o "fomoso porém desconhecido" Group Delay... que é a diferença de tempo entre o som emitido pelo falante e o som emitido pelo duto. Em linhas gerais é assim.

Ah, quanto aos fabricantes, eles costumam recomendar caixas mais puxadas pro SPL sem comprometer a durabilidade do falante. É um jeitinho de fazer render um pouco mais.

Mudando de assunto... cadê as fotos? Hauhauhauhauhau.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae biga! ... Hehehe... Meu instalador chama Biga também mew... Que coincidência.

Então, é meio difícil dar o preço de tudo, porque os gastos maiores foram imprevistos, mas é mais ou menos assim:

Player: R$ 740,00

Kit MB Quart: R$ 710,00

Kit Bravox: R$ 250,00

Subs: R$ 280,00 (cada)

Caixa: R$ 200,00 (ao todo, com tudo)

Audio Bank: R$ 475,00

Banda: R$ 700,00 (usado)

Cabeamento: R$ 250,00 (total)

Bateria Impact 80 Ah: R$ 250,00

* sem contar outros detalhes que também me sairam caro....

Foi aí uns R$ 4.300,00 ao TODO... Porque também me foi cobrada a instalação, insulfilm, etc... O acabamento em geral também sai caro, porque tem que comprar material, tinta, tecido, etc, etc... E vc sempre percebe que falta alguma coisa, como uma antena, um cabo de força, um forta-fusível, aí sai pra comprar parafuso, curvim, feltro, fibra de vidro, massa...Acaba juntando uma boa grana... É pra quem gosta.

...

Ae Kleberlpa! O negócio do duto é real, me confundi todo, hoje tava lendo a apostila da autosom sobre dutos e até ia editar meu post, hehehe... Foi mal, odeio falar mer**.

E sobre as fotos, vou mandar pra me redimir...

23-05-06_1710.jpg

Meu porta-malas vaziozão... Vou ter que anular meu STEP... Depois vou precisar fazer uma adaptação (vai sair caro) pra prender o step por baixo do carro.

23-05-06_1711.jpg

Pessoal trabalhando no porta-luvas. Tudo largado, cabos passados.

23-05-06_1730.jpg

Meus subs jogados no chão da loja. :x

23-05-06_1731.jpg

Tudo bagunçado...

To com poucas fotos porque acabou a bateria do celular, amanhã eu tiro mais fotos pra manter vocês informados.

Um abraço a todos e aguardo comentários!

Compartilhar este post

Link para o post

Edu, pelo que vi, vc tá usando o WinISD beta.. uma versão mais antiga...

baixe o Alpha, que vc vai ver melhor o comportamento do seu sub.

essa versão q vc tem não permite acompanhar o gráfico de excursão. talvez por isso vc tenha chegado nessa caixa.

simulei o uxp 12d4 numa caixa ed 74 litros com esse duto e a excursão ultrapassa o xmax, sim

dá uma olhada nisso

Compartilhar este post

Link para o post

essa versão q vc tem não permite acompanhar o gráfico de excursão. talvez por isso vc tenha chegado nessa caixa.

simulei o uxp 12d4 numa caixa ed 74 litros com esse duto e a excursão ultrapassa o xmax, sim

dá uma olhada nisso

Pow, quase você me mata do coração!

Eu utilizei também o alpha, os screenshots foram tirados no beta.

Coloquei a caixa com o volume real de 72 litros, duto de 9,8cm de diâmetro, com 41cm de cumprimento e a excursão máxima foi de + ou - 3 mm... Tenta refazer e me fala o que deu. Pega os dados do UXP12D4 no site da bravox porque o uxp12d4 que vem salvo no alpha é diferente do da bravox.

Dá uma olhada pra mim e me fala o que você viu.

Abraços e muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma olhada nisso

Coloquei a caixa com o volume real de 72 litros, duto de 9,8cm de diâmetro, com 41cm de cumprimento e a excursão máxima foi de + ou - 3 mm... Tenta refazer e me fala o que deu. Pega os dados do UXP12D4 no site da bravox porque o uxp12d4 que vem salvo no alpha é diferente do da bravox.

Colocou a potência aplicada? Tem um canto lá que é pra colocar a potência aplicada no sub, e o gráfico do xmax vai lá pra riba...

Senão ele simula com 1 WRMS.

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma olhada nisso

Colocou a potência aplicada? Tem um canto lá que é pra colocar a potência aplicada no sub, e o gráfico do xmax vai lá pra riba...

Senão ele simula com 1 WRMS.

Isto explica pq eu tava estranhanho 2mm de excursão... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eu simulei também a caixa recomendada no manal e o gráfico de excursão ficou bem parecido com o da minha caixa. Será que é normal?

Acho que não estou correndo muitos riscos. Simulei os dois com a potência de 490w agora e vi... :P

Simulei também a selada que o manual recomenda com 49 litros e o xmax também passa, apesar de ser bem diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
E tá batendo quanto de excursão agora?

o gráfico tá doidinho, dos 20hz pra baixo ele sobe com tudo e num para mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha os gráficos:

graficos.gif

A linha cinza é a minha caixa e a vermelha é a recomendada pelo manual.

Compartilhar este post

Link para o post

17mm de xmax não é considerado um excursionamento "normal"... o do UXP é 8... :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
17mm de xmax não é considerado um excursionamento "normal"... o do UXP é 8... :huh:

Putz, então porque será que mesmo simulando a caixa deles o gráfico fica assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Putz, então porque será que mesmo simulando a caixa deles o gráfico fica assim?

Com qual potência vc simulou?

Compartilhar este post

Link para o post
Com qual potência vc simulou?

Eu simulei com 490 que é a que eu vou aplicar. Mas mesmo simulando com 100 ela já passa bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui ver o carro hoje, tá ficando bonito. Até bati umas fotos do acabamento do porta-malas sendo feito. Foi bom que hoje eu até pude dar uma ajudinha.

24-05-06_1320.jpg

24-05-06_1321.jpg

Agente tirou todo carpete e vai colcoar outro agora, para deixar tudo igual.

24-05-06_1346.jpg

Frente nova da caixa... Agora os subs vão ficar embutidos.

24-05-06_1556.jpg

Canto superior da mala... Tá ficando bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda to com um pouco de receio sobre o negócio da caixa...

Alguém tem alguma explicação?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... dei uma simulada aqui... vc pode ter passado algum parâmetro errado.

Esses aqui foram coletados / calculados a partir do PDF da bravox.

edu41qk.jpg

Na simulação, nem a sua caixa nem a da bravox passam do x-max.

Segue aí os gráficos:

Em vermelho, a caixa da Bravox.

Em amarelo, a sua caixa, com sintonia em 25Hz como vc quer... o duto é de 4" x 50cm.

Em verde, sintonia em 30Hz. Duto de 31cm.

Em azul, sintonia em 34Hz. Duto de 21cm.

edu19xh.gif

edu24wn.jpg

edu36wn.jpg

Pela análise, com a caixa desse tamanho não dá pra querer sintonizar lá embaixo. O grave vai embolar muito, e vc vai perder em velocidade com essa caixa.

Eu faria um duto de 31cm e um de 21cm. Testaria os dois pra ver qual te agrada mais. Assim o group delay fica aceitável, e a resposta não muda muito.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...