Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

agm2112

[diy] Troca Da Correia Dentada

Recommended Posts

Continuando a série "se quer bem-feito, faça voce mesmo" ... vou mostrar o DIY para troca da correia dentada dos motores AP (1.6 a 2.0).

O carro utilizado foi novamente o meu Apollo que difere dos APs clássicos pela posição transversal do motor e pela posição do compressor do A/C. A desvantagem é a falta de espaço, e a vantagem é a facilidade para remover a polia da bomba d´água. Acho que a maioria das pessoas terá que tirar a bomba para poder remover a capa da correia, pois não conseguirão remover os parafusos da polia.

dsc023463gt.th.jpg

Primeiramente devemos remover a capa da polia da correia dentada (aquela tampa de metal na parte de cima) e a(s) correias(s) do alternador e do ar condicionado. No meu caso tambem tive que tirar o compressor do ar condicionado.

dsc023472bs.th.jpg

Comece soltando os 4 parafusos allen de 5mm da polia da bomba d´água. Se algum mecânico gorila andou montando sua bomba, provavelmente será impossível tirar estes parafusos sem a remoção da bomba para um local com mais espaço. Existe uma ferramente específica para travar o eixo da bomba e facilitar a remoção, mas eu utilizeu uma chave inglesa. É feio mas funciona.

dsc023484sx.th.jpg

Depois vamos para baixo do carro ... solte os parafusos allen de 5mm da polia do virabrequim. Os mecânicos costumam apertar estes parafusos até sair água. Será necessário uma chave allen de boa procedência para que ela não quebre com o esforço (Gedore ? Belzer ?)

dsc023496yf.th.jpg

A proxima etapa é a remoção da capa da correia dentada. Ela é fixada por uma porca de 10mm na carcaça da bomba d´água, e na parte de baixo por um parafuso de 10mm e um allen de 4mm no bloco do motor.

dsc023503rj.th.jpg

Removida a capa, devemos sincronizar os eixos para facilitar a troca da correia. Retire a tampa de regulagem de ponto (fica mais ou menos em cima da embreagem) e gire o motor manualmente até aparecer uma marca no volante do motor. Em alguns motores é apenas uma marca, em outros está escrito OT (iniciais de ponto morto superior em alemão !)

dsc023516rp.th.jpg

Verifique que ao aparecer esta marca, as marcas OT nas polias do comando de válvulas e do eixo do distribuidor/bomba de óleo também estarão com a marca OT virada para baixo (ou para cima, tanto faz. Eu prefiro deixa-la embaixo pois é mais facil achar a posicao correta. Lembre-se que a cada volta do virabrequim o comando e o eixo do distribuidor dão 1/2 volta).

dsc02352copy8vi.th.jpg

Agora é fácil ... afrouxe a porca de 15mm do esticador da correia e retire a mesma, evitando girar qualquer um dos eixos.

dsc023539fk.th.jpg

Coloque a nova correia, sem empurra-la até o fim. Levante a correia dos eixos (comando e distribuidor) e gire-os para que fiquem com as marcas OT viradas para baixo (totalmente para baixo). Ao mesmo tempo verifique que o virabrequim não tenha saído da marca.

dsc023541rj.th.jpg

Aperte o tensionador de forma que a correia não fique esticada e nem fique muito solta. Ela deve ser facilmente movimentada com as mãos.

Para esta função utiliza-se um alicate de anéis ou similar. Eu inventei uma feramenta tosca com uma chave allen pequena e um alicate de pressão, que funcionou perfeitamente.

dsc023568cp.th.jpg

Só para desencargo de consciencia, gire o motor manualmente duas voltas antes de liga-lo, para confirmar que nenhuma válvula será esmagada ... reze e vire a chave. Se a os eixos foram corretamente sincronizados, ele irá funionar sem problemas. Uma checada no ponto de ignição pode ser feita, mas não deverá ser necessário o ajuste.

Monte o resto das capas e correias na ordem inversa a desmontagem ... e é isso ! Mais 40.000km sem medo da correia dentada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurando a correia nas lojas, achei uma da Gates por 45 reais ... acho que é a do Golf, ou sei lá. Fui na loja ao lado e comprei a da Contitech por 11 reais. É feita pelo fabricante alemão de pneus, Continental.

dsc023555xj.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Show!

Parabéns pelo tópico, nota 10!

Como de costume, entrou para os Hot topic :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis