Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hellmind

Pra Quem Já Alterou A Fonte Conforme O Artigo

Recommended Posts

Estou com uma Satellite aqui de 400W que saiu do meu P4 pq não aguentou o pega (queimou o NTC, ver a marca na placa na foto). Estou querendo alterar ela que nem ensina o artigo pra usar em um player que está jogado aqui, só que não faço a mínima idéia do que remover aqui:

dsc053566hk.jpg

Alguém que já fez em alguma parecida pode dar uma mão?

Com essa fonte usando a saída 12V original eu consegui alimentar um canal do MXA6004 no talo e ela nem pediu arrego.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei a placa e o único indutor (que na verdade só tem um pedaço de condutor fechando contato) que está ligado no 5V é o L7:

dsc0535663im.jpg

Ele liga o 5V ao maior indutor que tem na placa. É ele que eu preciso remover?

Compartilhar este post

Link para o post

heh eu nao entendo de eletronica.. eu so fiz na minha fonte AT q era identica a q tem no artigo .. So sorry :(

o povo nao ajuda msm ein auhauuaa

Compartilhar este post

Link para o post
heh eu nao entendo de eletronica.. eu so fiz na minha fonte AT q era identica a q tem no artigo .. So sorry :(

o povo nao ajuda msm ein auhauuaa

kra não é que ninguem ajuda é que é dificil ajudar sem ter a fonte na mão..... eu não ajudo pois não entendo mto.. ;) mas se alguém ajudar e ele fazer e der errado e acabar queimando algo depois vão vir reclamar para quem disse tbm, pois isso só faça por sua conmta e risco ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, é possível que eu consiga mais 2 fontes dessa. Ninguém quer dar um palpite aí?

Compartilhar este post

Link para o post

Tu tem q tirar esse enrolamento q tem um ''anel'' amarelo q esta perto de um capacitor verde.

É o menor.

Depois tu segue as ligaçoes q ta no artigo do autosom.

Compartilhar este post

Link para o post

tu tem que tirar um indutos... isso vc ja sabe...

o problema é descobrir qual indutor é...

além do que essa fonte é atx... =X

no meu caso tive q tirar indutor por indutor... até a hora q deu certo...

mesmo assim não 100%

a fonte so ligava com o indutor, dae depois de ligada vc tirava

dae ela dava 12,9V se não me engano...

mas quando dava picos num amplicadorzinho booster q ru tinha aqui de 180wrms ela desarmava... dae era aquele constrangimento pra ligar de novo... =X

Compartilhar este post

Link para o post

Viu hellmind, eu tenho uma satelite igual a tua, com o ntc queimado tb, rsrsrsrs

e tenho mais outras 3 atx aqui, e nao consegui axar o tal L2

tu desistiu da empreitada ou conseguiu mexer nas maladeta?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala rapaz... Se você só achou esse jumper ligado nos 5V, então é ele mesmo. Tira esse jumper e liga a fonte rapidinho... se a saída chegar nos 28V (aprox), você encontrou o maledeto. Aí é só proceder com o zener.

Um detalhe simples: Se você não precisa de 13,8V, então relaxa... Apenas troque o capacitor eletrolítico por um de 100uF na parte de 5V, e coloque alguma carga, pode ser uma lâmpadazinha, um led... Sem isso a regulagem da fonte fica muito lenta.

Digo isto porquê já tive fonte que o zener queimou, e quase mandou o que tava na saída pro espaço... a sorte é que o aparelho (um RTA que nem era meu) provavelmente tinha proteção interna. Quando a tensão subiu ele botou a fonte em curto. Se for mexer sério, vale a pena investir em proteção... pode ser um varistor, ou mesmo um circuitinho com comparador de tensão e relê... assim se ela subir, o relê bota a fonte em curto e ela desarma. Eu acho o circuitinho mais confiável, e é bem simples de montar. Até um simples trimpot ligado diretamente ao relê já ajuda, basta ajustá-lo pra um ponto onde o relê não atraque em 12V.

Compartilhar este post

Link para o post

só algumas observações de quem ja fez alguns testes.

eu usava um player ligado numa fonte dessas de 450w que saiu dum P4 tmb, o player ela empurra tranquilo. Só que se for pra ligar algo que consuma mais *um módulo por exemplo), esquece!

essas fontes mais novas dessas marcas genericas (Dr Hank, Satelite..) são muito ruins, muito instaveis e fracas, qualquer coisa a voltagem ja ta la perto de 10v, ruim d+ mesmo..

por isso, para modulos e essas coisas use somente fontes antigas (la da época dos K6, pentiun II e antes). Olha a minha assinatura!

eu fiz um teste uma vez, uma fonte AT de 300w, marca Sunshine [¨] (era de um pentiun 166) contra uma fonte nova, Satelite de 450w para P4, liguei no meu modulo e fui acompanhando com o multimetro..

sem condições cara, a AT aguenta muito mais som, mantem a voltagem mais estavel, a outra não segurava nada, qualquer batidinha em volume baixo (bem baixo mesmo) ja caia pra 10.5v..

Com essas 2 fontes que to usando na assinatura, tiro um rendimento muito bom, da pra tirar 70% de potencia do modulo com voltagem acima de 11v ainda, fica show

Ps. Não alterei nada nas fontes, apenas cortei os fios que nao ia usar.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...