Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcomanho

3 Vias Na Frente...

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal, to com uma dúvida cruel em como fazer um upgrade no meu som...

Hj eu tenho no meu carro instalado um 2 vias composto por Mid Infinity de 4" em pezinhos de 4lts e tweeter Polk EX2500 em cima do painel, provisoriamente.

Peguei hj os mids do kit eclipse 8062 de 6.5" e conforme fiz alguns testes rápidos, pude comparar que o bicho desce bem, mas o médio, médio alto fica um pouco abaixo do que eu tenho no meu carro instalado hj. Claro que os testes feitos foram num pezinho pequeno, onde o pico constatado nesses médios e médios altos podem ter sido afetados por isso.. dps eu faço uma caixa com uns 10 lts pra testar melhor...

Mas ai me surgiu uma idéia bacana.. pq não usar um 3 vias no carro, deixando o mid de 4" no pezinho direcionado pro motorista, e fazer um door pod no carro com uns 10 lts, colocando o mid 6.5" da eclipse pra trabalhar no door cortado de 50 a 300hz, e o mid de 4" no pezinho de 300 até 5khz, e o tweeter dai pra cima, como está hj...

Eu utilizaria um cross passivo somente pra separar os frequencias do mid de 6.5 e do de 4", já que o sistema está ligado no 3way de um alpine 9815...

Ficaria esse esquema:

Tweeter - 5khz até 20khz +-

mid infinity 4" - 300hz a 5khz (em pezinho de uns 2lts, só pra direcionar)

mid eclipse 6.5" - 40 ou 50hz a 300hz (em door pod de 10lts talvez)

Alguém poderia me dar opiniões sobre isso, se seria viável.. como seria o acerto do posicionamento entre os 3, etc...

Postado em

e aew fio... qto tempo...

entaum... sinceramente... eh possivel.. sim fazer oq vc quer.... fiz mais ou menos isso no meu.... mas o fato de estarem os 2 no chao... o mid high e o mid creio q vai encontrar uma difilculdade ai.... pela altua de palco e talz.... principalmente no ajuste do TA do player... como vai fica os TW????

mas no meu caso fiz 3way no stereo....

o eskema eh vc ver a sensibilidade de cada falante... principamente.... entre os mids high e os mid... pra ver se vc consegue montar um xover passivo e usar o ativo pros TW.... creio q assim vc tera chance de usar melhor o TA.... assim vc regula mais facil por ajuste de ganho do modulo ou no player msm.... a sens... entre os mids..... e os Tws....

espero ter ajudado....

[]s

Postado em

Acho que dá pra ser feito sim, mas vai evidenciar mais a quebra de foco... vai dar um trampo fenomenal para achar uma configuração de ligações e TA para alinhar desta forma.

Foco para mim é crítico, e com o tw no painel, distante do resto, vai ser um desafio fazer tudo vir do mesmo lugar...

Os pezinhos dos Infinity estão selados?

Postado em

cara , eu já conheço esses MID que vc pegou , são FORTES hahahahahaha

mais então , creio que o MAIOR problema vai ser MESMo o direcionamento brother ...

é que não seria vantagem alguma deixar o 4" no painel né ???

se pudesse , vixi , seria PERFEITO . mais vc não ia conseguir dirigir , pos 4L num painel é sacanagem da boa hahahaha !

Postado em

Eu uso os mid de 4' e tweeters nos pezinhos e os midbass de 6' nas portas tratadas , até acho que meus midbass Boston respondem muito bem nas portas , meu maior problema é quanto a altura do palco , se tivesse peitinhos no painel ficaria show .

Mesmo com os problemas que o pessoal já citou , eu acho que ficaria bem legal , a vantagem de usar 3 vias é que dá uma boa encorpada no som , já usei o mesmo kit sem os médios de 4' e parece faltar algo , a voz dos cantores ficava meio fanha .......... os médios de 3' ou 4' preenchem bem essa parte .

Já definiu crossover para usar ?

Postado em

As vezes um mid que é bom no médio e médio alto pode resolver, e evitar o 3 vias. Afinal, 3 vias pra deixar tocando afinadinho é difícil, a não ser que a terceira via seja um woofer ou sub respondendo dos 20, 30 a 80, 200

Postado em

Faiz isso nao fio, é muito ficil de acertar..

Se eu fosse voce procuraria um bom woofer residencial, pq pra tocar com o timbre desse vifa vai ser dificil de achar automotivo.

Postado em
Faiz isso nao fio, é muito ficil de acertar..

Se eu fosse voce procuraria um bom woofer residencial, pq pra tocar com o timbre desse vifa vai ser dificil de achar automotivo.

Não é um pouco chato pra acertar, é muito chato mesmo. Já experimentei com equipamentos bem mais simples, talvez se tiver um canal para cada falante e puder ajustar individualmente, e um ótimo cross eletrônico mto flexível, fique legal. Eu fiz com cross passivo pronto, locais originais modificados (exceto tweeter, que foi pra coluna moldada) e fiquei alguns meses acertando cada ganho, adiciona capacitor, retira, experimenta outro, retira, adiciona midbass, muda regulagem, tenta de novo, ouve mais um pouco, volta, inverte fase de um, aí descasa o outro, etc... definitivamente não é plug-and-play, e isto que eu estava querendo um sonzinho mais gostoso pro dia-a-dia só, nem sonhos de hifi... :huh:

A menos que vc. esteja com a paciência muito preparada, eu não te aconselho a embarcar não.

:legal:

Postado em

Eu pensei e ainda penso em 3 vias na frente mas num esquema um pouco diferente. Um sub de 6.5 no pezinho, woofer na porta tratada e tweeter no painel.

No caso acho que num teria muito problema de acerto desse jeito por causa dos cortes. O tweeter HP 2k, woofer LP 2k e subwoofer LP 80hz.

Postado em
Eu pensei e ainda penso em 3 vias na frente mas num esquema um pouco diferente. Um sub de 6.5 no pezinho, woofer na porta tratada e tweeter no painel.

No caso acho que num teria muito problema de acerto desse jeito por causa dos cortes. O tweeter HP 2k, woofer LP 2k e subwoofer LP 80hz.

Correto, aí a chance de "acerto" aumenta sensivelmente. No caso do Marco, pelo que entendi, ele quer ter as 3 vias na frente, mas com o sub no porta-malas tbem. Aí seria, na realidade, um sistema de 4 vias...

Mas com o sub na dianteira (6w0?? 6w0??? :-) fica bem interessante a coisa!!! Vc. teria o tradicional 3 vias (sub, mid e tw), mas inteirinho na frente do carro... é uma das coisas que eu queria experimentar tbem. O único complicador "de fato" pra coisa é o subwoofer pequeno, já que o resto se resolve (dolorosamente, mas se resolve...).

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Como vc já me perguntou em outro tópico eu uso 2 subs da peerless de 6.5 e como falei no outro tópico ele tocar mais que o nar de 10.

Verdade, tinha me esquecido... falei no 6w0 de brincadeira, pq. sempre que se fala em sub pequeno, o povo daqui lembra dele. Não foi gozação contigo não, não leve a mal. É que é tta gente aqu no Forum, que fica complicado lembrar quem tem o que, instalado como. Blz??

Mas a idéia é pra lá de legal... se um dia for montar, tá apoiado!!! :-)

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Verdade, tinha me esquecido... falei no 6w0 de brincadeira, pq. sempre que se fala em sub pequeno, o povo daqui lembra dele. Não foi gozação contigo não, não leve a mal. É que é tta gente aqu no Forum, que fica complicado lembrar quem tem o que, instalado como. Blz??

um abraço,

Ricardo.

O diabo2 tem uns lances esquisitos com PVC....mas é melhor não comentar :vts

Postado em

um abraço,

Ricardo.

Se eh melhor não comentar, melhor não postar ]u[

Vamo, desembucha logo.

Diabo2, pronuncie-se. []-[]

Postado em

um abraço,

Ricardo.

Vamo, desembucha logo.

Noise gay man.

A idéia do PVC é o seguinte.

Usar um cotovelo de 4" pra fazer o suporte dos meus tweeters. Tá aqui.

http://www.geocities.com/graba666/P3030058.JPG

E usar um cotovelo e cano de 6" pra fazer uma LT com litragem muito grande num lugar fora do tradicional onde se faz pezinhos.. isso num tem foto ainda.. mas está por vir..

Agora vou comentar a idéia do Noise.

Fazer um furo no assoalho do carro na parte do motorista e adaptar uma caixa de 40 litros com um Image Dynamics IDmax de 12" pra ter bastante SPL anal.

Postado em

Fazer um furo no assoalho do carro na parte do motorista e adaptar uma caixa de 40 litros com um Image Dynamics IDmax de 12" pra ter bastante SPL anal.

Lembre-se que o furo vem logo abaixo do tecido do banco (pode ser couro, com aquecimento), direto pra camada abaixo do chassi (sim, de fora a fora pra não ficar muito profunda, afinal o vti é baixo!).

Nuh, me senti o Kleber agora!

Mas muito boa a tua idéia, Noise! Só não esquece do arco-íris em amarradinho na antena :P

Postado em

Lembre-se que o furo vem logo abaixo do tecido do banco (pode ser couro, com aquecimento), direto pra camada abaixo do chassi (sim, de fora a fora pra não ficar muito profunda, afinal o vti é baixo!).

Mas muito boa a tua idéia, Noise! Só não esquece do arco-íris em amarradinho na antena :P

Tiba seu maníaco! auhhua

Essa história é fake total!! To fugindo do SPL foreva! :vts

Postado em

Tiba seu maníaco! auhhua

Ainda tá chamando todo SPL´er de vi***?!

tsc tsc tsc!

Postado em

Tiba seu maníaco! auhhua

Mudança de projeto. No lugar do IDmax vai botar um IDQ pra SQ anal grave.

Postado em

Tiba seu maníaco! auhhua

Ainda tá chamando todo SPL´er de vi.ado?!

tsc tsc tsc!

Você é SPL'er agora??? :rolleyes:

Aí você já tá se perdendo todinho na lógica! Lembra do esquema premissa->conclusão?! E não conclusão->premissa?!

Mas, de qualquer forma, estaria errada a construção das 2 maneiras! hehehe O mais perto de vi*** que cheguei foi em Floripa mesmo, do ladinho de joinville e pelotas :P

(Tá, já fui à Sampa também!)

Abraço

Postado em

Tiba seu maníaco! auhhua

tsc tsc tsc!

Aí você já tá se perdendo todinho na lógica! Lembra do esquema premissa->conclusão?! E não conclusão->premissa?!

Mas, de qualquer forma, estaria errada a construção das 2 maneiras! hehehe O mais perto de vi*** que cheguei foi em Floripa mesmo, do ladinho de joinville e pelotas :P

Abraço

Ahhh, foi em Pelotas o lance da sauna!!!

Putz...mistério solucionado :vts

Postado em

Tiba seu maníaco! auhhua

tsc tsc tsc!

Abraço

Ahhh, foi em Pelotas o lance da sauna!!!

Putz...mistério solucionado :vts

SQ anal. Com graves bem profundos.

Postado em

um abraço,

Ricardo.

Vamo, desembucha logo.

Noise gay man.

A idéia do PVC é o seguinte.

Usar um cotovelo de 4" pra fazer o suporte dos meus tweeters. Tá aqui.

http://www.geocities.com/graba666/P3030058.JPG

E usar um cotovelo e cano de 6" pra fazer uma LT com litragem muito grande num lugar fora do tradicional onde se faz pezinhos.. isso num tem foto ainda.. mas está por vir..

Agora vou comentar a idéia do Noise.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

povo tudo xarope daqui mesmo...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...