Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kbsex

Fonte De Pc... Ligar Sub No Armario...

Recommended Posts

qr dizer entao q soh preciso fazer duas pontes com os resistores ???

e esse "divisor resistivo" tem alguma espeficicação?

(ou eh apenas um nome mais bonito para RESISTOR? haeuhea)

valeu mano !!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
qr dizer entao q soh preciso fazer duas pontes com os resistores ???

e esse "divisor resistivo" tem alguma espeficicação?

(ou eh apenas um nome mais bonito para RESISTOR? haeuhea)

valeu mano !!

Hehehehehe. É o nome da configuração. Escolhidos os valores, é bom verificar se a dissipação é compatível. Neste caso, acho que 1W é suficiente. Mas as associações em série/paralelo pra chegar a estes valores já devem dar mais que isto. Um potenciômetro tb ajuda, mas não se deve usar valores altos demais, nem baixos demais. Valores altos podem gerer "conflitos" com outros resistores no ccto de referência. E valres baixos vão fazer o pot esquentar... hauhauhau.

Compartilhar este post

Link para o post

comprar fonte boa de pc é mais facil mandar fazer uma especial em eletronica q fica o mesmo preço, uma Thermaltake 420W custa em media 200 reais....eu tenho uma no pc....

Compartilhar este post

Link para o post
comprar fonte boa de pc é mais facil mandar fazer uma especial em eletronica q fica o mesmo preço, uma Thermaltake 420W custa em media 200 reais....eu tenho uma no pc....

Um transformador BOM, de 12V x 10A custa a BAGATELA de 100 reais... aliás, pra mim saiu por 90 pq eu sou cliente velho da eletrônica...

E olha que não estão inclusos diodos, capacitores, caixa, etc... com tudo, joga fácil 150 reais, pra 10A. Trafo vagabundo não conta. Sem falar que ela Não é estabilizada... pra estabilizar isto, pode jogar muita grana aí... e um trafo com 16V de saída.

Já a de PC, a 45 reais a unidade te dá picos de 20A, e consumo médio de 10 a 15 numa boa!

Compartilhar este post

Link para o post

essas q eu kero mesmo...45 reais e picos de 20A aheuehaueheuhe.....

bom, vou me aventurar a compras essas fontes baratinhas, ai se nao der certo eu parto pruma mais fodidona....

Compartilhar este post

Link para o post
Boa GuiHF!!!

Tava esquecendo do fusivel na saida.... !

Entao, amanha vo na sta ifigenia comprar as danadas....

vou de AT ou ATX mesmo?

(Só muda o esquema de ligar, ou elas se diferenciam em algo mais?)

-----------------

Usando a formula la que o Gustavo disse,

eu vou ter mais amperagem se a fonte trabalhar em 12V ao invez d 13.8V correto?

Para som automotivo, o melhor seria ter mais tensao ou mais amperagem?

EX: 300W - 12V/25A ou 13.8V/21,74A

PS: Tendo em vista que meu modulo da a potencia declarada em 14,4V.

----------------

A ideia de usar LEDS (consomem pouca corrente) para dar a tensao na saida de

5V nao eh uma boa ideia ? Seria uma forma de fazer uma luz espia p ver qdo a fonte ta ligada.....

valeu pessoal....

tao ajudando p ca***** !!!

assim q tiver montado eu posto fotos do armario desmontando !

cara quando você comprar lá faz um novo diy pra galera!!

vai fazendo passo a passo o que você fez , bota umas fotos com desenhos hehe e coloca todas as especificações ai pra gente ... eu por exemplo não entendi nada do que tem que fazer na fonte .. você podia fazer um diy bem detalhadinho pra galera!! ia ser muito bom!!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
essas q eu kero mesmo...45 reais e picos de 20A aheuehaueheuhe.....

bom, vou me aventurar a compras essas fontes baratinhas, ai se nao der certo eu parto pruma mais fodidona....

Tô usando uma vagaba aqui, e tá dando conta de "dar partida" em um pile 4.1...

No risovox deu até pra botar alto em um dos canais... tb Não vamos pegar pesado... é só um falante de teste, que já queimou umas 2 vezes... hauhauhauhau. Falante de teste tem que aguentar CC também! Quando não aguenta, vai pro reformador da esquina... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

opa.....com certeza....vai rolar fotos do DIY sim !!!

aguardem !

Compartilhar este post

Link para o post

opa eh verdade as fontes atx... tem q ligar o remote... o fio verde ao terra... sim... se naum naum funfa.....

agora se uma fonte nominal de 300W.... consegue mandar 21,7A naum tenho tanta certeza... pq se naum me engano em fontes de 300W a corrente de pico em 5V eh de 12 a 14A e a de 12V na faixa de 3 a 5A....

isso chega entaum... de 15 a 19A.... isso de pico.....

se naum me engano uma fonte atx de potencia 500W tem potencial real de apenas 200W.... um probleminha nisso neh.....

Compartilhar este post

Link para o post

po*** eu ia usar uma fonte q eu tinha aki q pensei q era de 300w, mas ta escrito 223W aheueheuaheaueh osso.....

Entao Eddie, o modulo eh de 50A...sera q da p empurrar legal ?

Compartilhar este post

Link para o post
po*** eu ia usar uma fonte q eu tinha aki q pensei q era de 300w, mas ta escrito 223W aheueheuaheaueh osso.....

Entao Eddie, o modulo eh de 50A...sera q da p empurrar legal ?

pra te falar a verdade.... naum sei dizer mto naum... nunca fiz testes mto a fundo sobre isso... com fontes de pc....

eu montei uma soh pra ver no q ia dar.... montei com uma fonte de 400W....

funciona funciono um modulo de 40A... preu q naum sou mto fã de mto "grave" o esterio tocou legal..... mas quando resolvi aumentar o ganho soh pra ver... a fonte desarmou na primeira batida forte.....

resolvi colocar 2 fontes dessa em paralelo e ai funcionou sussa.... mas acho q eh mais viavel... vc abrir o modulo dependendo e cortar a parte de conversão DC DC e partir direto pra fonte... acho q fika melhor... mas pra isso tem q ter uma noçãozinha de eletronica....

fiz isso num modulo aki e ficou mto bom... cortei a parte DC DC e puz um transformador com as devidas estabilizaçoes... ficou massa.....

Compartilhar este post

Link para o post

aehuaehaueheauh meu chefe cabou de me arrumar duas fontes de 500W !!! vou tentar com essas...sera q precisa modificar ela? ou uma de 500w "original" ja aguenta ??

Eddie, n posso mecher no modulo pq eu vo colocar no carro novo q vo comprar....

Compartilhar este post

Link para o post
aehuaehaueheauh meu chefe cabou de me arrumar duas fontes de 500W !!! vou tentar com essas...sera q precisa modificar ela? ou uma de 500w "original" ja aguenta ??

Eddie, n posso mecher no modulo pq eu vo colocar no carro novo q vo comprar....

A modificação é só pra ela ficar em 13,8V... se vc quiser 12V mesmo, vai fundo. Como o ccto é de áudio, é bom botar alguma carga nos 5V... uma lâmpada, um resistor... apenas pra que a carga do capacitor na saída de 5V não impeça a estabilização da fonte quando a tensão cair.

Compartilhar este post

Link para o post

E kleber, nao tem perigo de a fonte falhar e mandar 28V na saida ????

É bom botar um varistor de 15V na saida ou só o fusivel ja ta bom ?

EDIT: Como eu calculo o resitor ? Tem que dividir a tensao pela amperagem, certo? Beleza.....mas é a amperagem maxima que ela manda em 5V?

Ou tem q calcular com uma amperagem pequena (pra sobrar pros 12V)???

Ou soh medindo com um multimetro mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post
E kleber, nao tem perigo de a fonte falhar e mandar 28V na saida ????

É bom botar um varistor de 15V na saida ou só o fusivel ja ta bom ?

EDIT: Como eu calculo o resitor ? Tem que dividir a tensao pela amperagem, certo? Beleza.....mas é a amperagem maxima que ela manda em 5V?

Ou tem q calcular com uma amperagem pequena (pra sobrar pros 12V)???

Ou soh medindo com um multimetro mesmo ?

Boa e velha lei de ohm... U²=R x I. Isto já te dá o resultado em watts.

U, no caso, é 14V (tenão de sa~ida da fonte)

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte... Não entendo nada de eletronica nem quero tentar fazer pra num dar m*****. Entaum, eu tenho uma fonte de 20 amperes que tirei de um pc e um booster stesom cl-500 fusivel de 10 A, posso ligar direto nos amarelos e pronto?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito simples isso ai... modifica essas danadas como tem em varios sites ai ensinando... depois pega e associa ela atraves de diodos pra n haver entrada de corrente de uma em outra, e na saida bota ai uma bateria de uns 10 capacitores em paralelo de 4700uf de 25V pra da uma aguenta nos picos, apenas melhorar... E mete bronca, achu q ela n desarma, logicamente q vc n vai colocar um amplificador grande... achu q pra grave mermo da futuro n, mas pra medios e agudos da pra ligar tranquilo pq o consumo vai ser mais leve.

Compartilhar este post

Link para o post

Felas, não é pra sair tirando o "segundo indutor" não!! As fontes geralmente são Xing Ling e MUITO semelhantes quanto a construção e layout de PCB, mas generalizar assim é demais!

Tenho uma fonte aki q não tem nem sinal de 5v no "segundo indutor" (o pequeno na saida da fonte... )....

Tem um inutor maior com a segiunte serigrafia:

+5 IN --> +5 OUT

Seria só cortar o +5 out?

Ai não teria tensão sendo chaveada no local onde supostamente deveria ter 5v, e eu "emularia" os "5v" ( 8.1v ) com o zener??

Acabou?! hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Felas, não é pra sair tirando o "segundo indutor" não!! As fontes geralmente são Xing Ling e MUITO semelhantes quanto a construção e layout de PCB, mas generalizar assim é demais!

Tenho uma fonte aki q não tem nem sinal de 5v no "segundo indutor" (o pequeno na saida da fonte... )....

Tem um inutor maior com a segiunte serigrafia:

+5 IN --> +5 OUT

Seria só cortar o +5 out?

Ai não teria tensão sendo chaveada no local onde supostamente deveria ter 5v, e eu "emularia" os "5v" ( 8.1v ) com o zener??

Acabou?! hehehehe

Basta seguir a trilha dos 5V. Quando Não há um indutor ali, há um jumper. Além dele, só vai ter um resistor e um capacitor, então

é fácil achar de onde vem.

Compartilhar este post

Link para o post

aheuheuaehaeuh CARAIOOOOOOOOOOOOOOOOO.........

liguei as duas fontes de 500W da marca VCOM....em paralelo.

fiz o seguinte:

- peguei todos os fios pretos (GND) das duas fontes e liguei no NEGATIVO do modulo.

- peguei todos os fios amarelos (12V) das duas fontes e liguei no POSITIVO do modulo.

- peguei todos os fios vermelhos (5V) das duas fontes e só liguei-os entre si. Sem carga alguma.

- Liguei o remote direto, ja que tem uma chave L/D para desligar as fontes.

Perguntas:

- A tensao não era regulada de acordo com a tensao nos 5V???

Pq aqui eu liguei o modulo no 12V sem nada na linha de 5V e ta tocando normal....?

- Meu porta fusivel q tava guardado nao ta mais, devo ter perdido...entao liguei direto...mas tem os fusiveis do modulo...pod dexa assim mesmo ?

Observações:

- Não deu pra testar o som legal pq os vizinhos sao chatos aki...mas amanha d manha vo fazer o quarto tremer. o-o-o-o- ...mas eu diria que pra qm saiu de duas caixinhas veias de PC pra um Sub de 12" ta otemooooo..... :pirou:

- Uma coisa que eu notei eh que se aumentar o som, a luz do modulo pisca, como se tivesse com uma bateria fraca manja.....mas ta tocando legal.....

- Só é osso quando acaba uma musica akele barulho de ventoinha na minha orelha !!! heuehaueahe

logo mais posto fotos da GAMBI MONSTRA!!! haeuheuaeh

vlw a todo mundo ai q deu um help p mim....principalmente ao KLEBERLPA!!!!!

valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...