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Tiago Scartozzoni

Taxa Compressão

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No meu CHT eu rodo tanto com alcool como com gasolina ehehehe.

Quando quero andar na gasolina pego minha velha luz estroboscopica e um joguinho de jicles e ja eras.

 

Fica um kpeta na gasolina, anda muito mais do que no alcool. Eu estou usando pistão 1.6 de alcool, virabrequim de 1.0 e cabeçote de alcool XR3. Se tivesse com o virabrequim de 1.6 a taxa subiria para 12.5 ou 14.5 senão me engano.

 

Não faço ideia de qual taxa que estou rodando mas não bate pino na gasolina a trapizomba hehehe. So que uma vez queimou a junta de cabeçote ai tive que ir atras de junta de aço e acabou os problemas :)

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Ainda ninguem respondeu a minha pergunta, só zuaram o mecanico que meche no meu carro e até hj não tenho nada contra ele !!!

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Eu queria só 13 de taxa no meu CHT...ele tem 12 original,falta pouco hahaha.

Mas o medo é a junta ficar indo pro saco toda hora,aí o santo num guenta.

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rapaziada entao ja que tamo falando de taxa, o que seria de um AP milinove taxado??

to pensando em montar um meu 1.8 ta bom mais vo monta forjado pra nao quebrar...

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pq vc's gostaum tanto de rebaixar cabeçote  ??? Meu mecanico diz que isso não ajuda em nada, e só faz junta queimar ....

ae chará :)

pelo pouco que sei , se meu motor original é 1.800 cc , com taxa de 8,5 , se eu aumentar essa taxa maior será a pressao dentro da camara de combustao , com isso a explosão será mais, em carros onde são aspirados , sem nenhum mecanismo ( turbo , supercharge ...) onde irão forçar a entrade de ar, já em um carro turbo , nao posso ter essa taxa muito alta , pois terei a turbina para empurrar o ar para dentro da camara de combusão , quanto maior o espaço dentro da camara de combustão , menor é a taxa de compressaõ , com isso posso aplicar uma pressão de ar ( turbo) maior , como meu carro é original , diminui essa taxa , para a pressão da esxplosão ser mais forte !!!

 

 

se estiver errado , favor corrigir :)

 

 

 

 

 

 

 

 

texto abaixo retirado do site best cars

 

 

 

 

 

A taxa de compressão pode ser obtida pela seguinte fórmula.

 

 

taxa = (volume de admissão + volume da câmara de combustão)

______________________________________________

volume da câmara de combustão

 

 

 

O volume da câmara de combustão é o volume restante ocupado pela mistura quando o cilindro está em sua posição superior (ponto morto superior ou PMS). E o volume de admissão é o de deslocamento do cilindro do PMS até a posição inferior (PMI), sendo dado pela fórmula:

 

 

volume de admissão = 3,1416 x (diâmetro do cilindro)² x curso do pistão

___________________________________________

4

 

 

 

Considera-se sempre um único cilindro. Para um carro de 2.000 cm3 e 4 cilindros, a cilindrada unitária, ou volume de admissão, será de 500 cm3. Com a fórmula pode-se calcular o volume da câmara de combustão de um carro do qual se conhece a taxa, ou calcular o volume de câmara necessário para atingir determinada taxa. Para se saber como ficará a taxa de compressão depois do rebaixamento do cabeçote, é necessário conhecer o novo volume da câmara de combustão. O ideal é retirar o cabeçote e medir o volume que restou enchendo a câmara com água ou outro líquido, não se esquecendo de considerar eventuais concavidades ou abaulamentos na cabeça do cilindro, ou o volume proporcionado pela junta. Recorre-se aos líquidos porque a câmara tem forma côncava e irregular, o que dificulta o cálculo -- não é como obter a cilindrada, operação em que se utilizam valores fixos de diâmetro dos cilindros e curso dos pistões.

 

 

Rebaixar o cabeçote é a maneira mais usual de aumentar a taxa de compressão, recurso comum em preparação de motores

 

 

Calcular a redução no volume da câmara de combustão através de fórmula, portanto, só é possível por aproximação. Para grandes rebaixamentos pode-se usar a fórmula do volume de uma calota, e para pequenos rebaixamentos é possível tomá-la como um cilindro e desprezar a concavidade.

 

O rebaixamento do cabeçote é a forma mais usual de aumentar a taxa de compressão. A redução pode ser obtida por um cabeçote mais alto, usinagem da câmara de combustão ou, até certo ponto, por uma junta de cabeçote mais espessa. Esta última modificação é freqüente nas conversões mais baratas de álcool para gasolina, mas o resultado é limitado. Outra maneira de retrabalhar a taxa, comum na produção de um mesmo motor para uso de diferentes combustíveis, é o emprego de pistões de perfil diverso. Seu topo pode ganhar forma plana, côncava ou mesmo convexa -- os chamados pistões "cabeçudos". Quanto mais "cabeçudos" os pistões, maior será a taxa, considerado um mesmo motor.

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Ainda ninguem respondeu a minha pergunta, só zuaram o mecanico que meche no meu carro e até hj não tenho nada contra ele !!!

Não quero ser "rude", nem nada do gênero...

 

Mas sugiro que vc pesquise algo sobre "eficiência térmica" e vc entenderá a barbaridade que seu mecânico disse...

 

;)

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Não quero ser "rude", nem nada do gênero...

 

Mas sugiro que vc pesquise algo sobre "eficiência térmica" e vc entenderá a barbaridade que seu mecânico disse...

 

;)

Sem problema Loko, sem recentimentos !!!

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