Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matias

[fotos] Simulação Visteon 12"

Recommended Posts

Tava simulando o meu sub Visteon de 12" no WinISD, e deu isso aqui:

clipboard018og.jpg

clipboard025nu.jpg

Minha caixa é a verde (recomendada pelo Sepacheco), a calculada é a azul e pus um UXP 12D2 na caixa do manual para usar como referência.

Como dá para ver, minha caixa tem menor extensão que a calculada mesmo tendo o duto mais comprido! Como isso? :blink:

E outra: porque o Sepacheco teria me recomendado a verde em vez da azul?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro porque tem transferencia constante se contar os ganhos de cabine.. nao iria gostar dos valaes que iam aparecer, segundo porque o atraso de grupo é mais constante...

Outra coisa os dutos de 4 polegadas (PVC de 100mm) tem 0,096m (9,6cm) uteis de diâmetro... o Win ISD trabalha com volume liquido ou seja retire do volume total da caixa o que o falante e os dutos ocupam.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

eu ficaria com a verde mesmo.... a nao ser q a ideia seja spl

eu pessoalmente costumo utilizar mais o grafico de spl, com simulacao do corte q vou utilizar. as vezes surgem surpresas qdo se compara caixas muito diferentes ou subs diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Sepa! Nada como o projetista para explicar.

E valeu rammingpiston. A caixa não é pra SPL mesmo, é metida a SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

up pro Spetz ver. Viu o duto do gráfico azul? Desce mais com duto mais curto! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Matias

a GROSSISSIMO modo, o que dá a extensão não é o duto e sim o volume da caixa.. ou seja maior desce mais... Alias quanto menor a caixa, geralmente, maior o duto...

Lembre-se que a caixa SEMPRE é um jogo de ganha de um lado e perde do outro ganha em extensão, perde em transientes, ganha-se em SPL perde-se em linearidade, e por ai vai..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Matias, tá gostando desse Sub?

Estou mto satisfeiro com o Kit 6" 2 vias da Visteon, mas pouca gente tem os outros produtos desta marca.

Compartilhar este post

Link para o post

sepacheco: Eu to brincando aqui bastante com os gráficos, mantendo freq. de sintonia fixo e mexendo no volume, mexendo na sintonia e fixo no volume, etc. Diz uma coisa: quantos ms de atraso é excelente/regular/ruim? Oq é razoável? Eu sei que para linearidade, 1dB é nada e que só nos 3dBs é que se percebe algo na prática. To certo nisso?

To simulando usando 40 litros (2 a menos do sub, 2 a menos do duto, a caixa em si tem 44), e com o duto 0,096 de 46cm, ta com 31,7Hz de sintonia. Realmente dá para ver que subindo a sintonia para 37Hz ganha-se linearidade, mas o atraso fica com uma lombada forte. Aumentando o volume para 50 mesma coisa. Acho que já deu para ver o por quê do projeto hehehe.

w2will: foi justamente por estar tão satisfeito com os kits que resolvi experimentar o sub. Tipo, se os caras mandaram tão bem no custoXbeneficio do kit, o sub tinha que ser algo assim também!

E to muito satisfeito sim! Para um tiro cego no escuro (ninguem nunca tinha ouvido em detalhes o sub), eu me dei super-bem! Eu ainda pretendo por ele lado a lado com o UXP, seu rival de preço/potencia, e ver como cada um difere diretamente. De cara posso dizer que o Visteon é MUITO mais rápido, sendo as batidas de bumbo bem intensas e os bass tests muito controlados. Agora de extensão ele desce pouco mais fraco que o UXP, oq é uma pena, mas pelo menos não embola nos subgraves.

Vou te mandar o link de quando comprei e instalei que lá tem todas as minhas audições em detalhes. Boa leitura! []-[]

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=60566

Outra coisa que me intriga foi quando fiz comparação direta com o Panther 8" dutado do Caquito. Deu pra ver que o subzinho dele não descia tanto quanto o meu nos testes de frequencias (8" vs 12" tb né...), mas o BIZARRO é que quando a gente punha metal com pedal duplo, que fica aquele tututututututu nos bumbos que a gente usa de teste de velocidade, parece que o meu fica mais agudo que o dele. Tipo, como se tirasse a "frequencia média" dos bumbos, o dele parecia ficar no sub-grave e o meu na parte mais seca da batida do bumbo. Por isso achei até que o meu definia melhor a batida, como se eu tivesse no meio-termo do dutado do caquito e da metralhadora do working-man, que apresenta o mesmo efeito mas mais acentuadamente. Alguem me explica isso?! Como um sub desce bem mais em bass test e no tutututututu do pedal duplo fica mais agudo e acentuado? (sepa denovo? [¨] heheh)

Compartilhar este post

Link para o post

Matias,

Ótema explicação para o Sub! Ajudou mto.

Estou na dúvida pois consigo tirar produtos da Visteon BEM MAIS BARATOS, por isso pensei em comprar um sub deles.

Para vc ter uma idéia o VFR 165X tirei por 240 mango e o VFR 130 por 130, tudo lacrado na caixa com nota e garantia, direto da própria Visteon.

Antes de comprar os falantes conversei com um engenheiro de lá, e ele garante MTO MAIS qualidade do que os Kenwood (q eles tb representam)

Já ouviu um ampl deles?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Matias

Quanto ao atraso de grupo tente interpretar (imaginar) auditivamente o grafico.

Quanto mais alto o atraso mais tarde a frequencia toca o que altera a inteligibilidade. Portanto mais importante que o valor é a constancia dentro da faixa que vai utilizar o falante. Quanto menos constante e quanto maior a diferença entre o menor e o maior valor dentro da faixa, menos inteligível será o coo podemos usar onjunto (Mais embolado)

Digamos que o bumbo toque 3 frequencias ao mesmo tempo TA, TI e TO que quando no memso tempo resultam TUMM

Quanto maior a diferença de atraso entre elas mais TA, TI, TO vai ouvir ao invez do tumm.

Entretanto podemos propositadamente estender o GD das frequencias mais baixas procurando deixar um falante mais "macio" e extenso (Ou seja enganar o ouvido) ou ao contrario para que o falante fique mais "porradão" ou seja ai entra a expertise do projetista.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Vc diz então que no caso da batida rápida que eu disse, a LT é estupidamente rápida, meu Visteon meio termo, e o Panther em dutada é lento? Afinal no ultimo caso se ouve muito mais o MMM do que o T e o U do TUM, supondo que os 3 casos estão com o ganho linear.

(que papo de louco heheh)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...