Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matias

[fotos] Simulação Visteon 12"

Recommended Posts

Postado em

Tava simulando o meu sub Visteon de 12" no WinISD, e deu isso aqui:

clipboard018og.jpg

clipboard025nu.jpg

Minha caixa é a verde (recomendada pelo Sepacheco), a calculada é a azul e pus um UXP 12D2 na caixa do manual para usar como referência.

Como dá para ver, minha caixa tem menor extensão que a calculada mesmo tendo o duto mais comprido! Como isso? :blink:

E outra: porque o Sepacheco teria me recomendado a verde em vez da azul?

Postado em

Primeiro porque tem transferencia constante se contar os ganhos de cabine.. nao iria gostar dos valaes que iam aparecer, segundo porque o atraso de grupo é mais constante...

Outra coisa os dutos de 4 polegadas (PVC de 100mm) tem 0,096m (9,6cm) uteis de diâmetro... o Win ISD trabalha com volume liquido ou seja retire do volume total da caixa o que o falante e os dutos ocupam.

[]

Sandro

Postado em

eu ficaria com a verde mesmo.... a nao ser q a ideia seja spl

eu pessoalmente costumo utilizar mais o grafico de spl, com simulacao do corte q vou utilizar. as vezes surgem surpresas qdo se compara caixas muito diferentes ou subs diferentes.

Postado em

Matias

a GROSSISSIMO modo, o que dá a extensão não é o duto e sim o volume da caixa.. ou seja maior desce mais... Alias quanto menor a caixa, geralmente, maior o duto...

Lembre-se que a caixa SEMPRE é um jogo de ganha de um lado e perde do outro ganha em extensão, perde em transientes, ganha-se em SPL perde-se em linearidade, e por ai vai..

[]

Sandro

Postado em

sepacheco: Eu to brincando aqui bastante com os gráficos, mantendo freq. de sintonia fixo e mexendo no volume, mexendo na sintonia e fixo no volume, etc. Diz uma coisa: quantos ms de atraso é excelente/regular/ruim? Oq é razoável? Eu sei que para linearidade, 1dB é nada e que só nos 3dBs é que se percebe algo na prática. To certo nisso?

To simulando usando 40 litros (2 a menos do sub, 2 a menos do duto, a caixa em si tem 44), e com o duto 0,096 de 46cm, ta com 31,7Hz de sintonia. Realmente dá para ver que subindo a sintonia para 37Hz ganha-se linearidade, mas o atraso fica com uma lombada forte. Aumentando o volume para 50 mesma coisa. Acho que já deu para ver o por quê do projeto hehehe.

w2will: foi justamente por estar tão satisfeito com os kits que resolvi experimentar o sub. Tipo, se os caras mandaram tão bem no custoXbeneficio do kit, o sub tinha que ser algo assim também!

E to muito satisfeito sim! Para um tiro cego no escuro (ninguem nunca tinha ouvido em detalhes o sub), eu me dei super-bem! Eu ainda pretendo por ele lado a lado com o UXP, seu rival de preço/potencia, e ver como cada um difere diretamente. De cara posso dizer que o Visteon é MUITO mais rápido, sendo as batidas de bumbo bem intensas e os bass tests muito controlados. Agora de extensão ele desce pouco mais fraco que o UXP, oq é uma pena, mas pelo menos não embola nos subgraves.

Vou te mandar o link de quando comprei e instalei que lá tem todas as minhas audições em detalhes. Boa leitura! []-[]

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=60566

Outra coisa que me intriga foi quando fiz comparação direta com o Panther 8" dutado do Caquito. Deu pra ver que o subzinho dele não descia tanto quanto o meu nos testes de frequencias (8" vs 12" tb né...), mas o BIZARRO é que quando a gente punha metal com pedal duplo, que fica aquele tututututututu nos bumbos que a gente usa de teste de velocidade, parece que o meu fica mais agudo que o dele. Tipo, como se tirasse a "frequencia média" dos bumbos, o dele parecia ficar no sub-grave e o meu na parte mais seca da batida do bumbo. Por isso achei até que o meu definia melhor a batida, como se eu tivesse no meio-termo do dutado do caquito e da metralhadora do working-man, que apresenta o mesmo efeito mas mais acentuadamente. Alguem me explica isso?! Como um sub desce bem mais em bass test e no tutututututu do pedal duplo fica mais agudo e acentuado? (sepa denovo? [¨] heheh)

Postado em

Matias,

Ótema explicação para o Sub! Ajudou mto.

Estou na dúvida pois consigo tirar produtos da Visteon BEM MAIS BARATOS, por isso pensei em comprar um sub deles.

Para vc ter uma idéia o VFR 165X tirei por 240 mango e o VFR 130 por 130, tudo lacrado na caixa com nota e garantia, direto da própria Visteon.

Antes de comprar os falantes conversei com um engenheiro de lá, e ele garante MTO MAIS qualidade do que os Kenwood (q eles tb representam)

Já ouviu um ampl deles?

Abs

Postado em

Matias

Quanto ao atraso de grupo tente interpretar (imaginar) auditivamente o grafico.

Quanto mais alto o atraso mais tarde a frequencia toca o que altera a inteligibilidade. Portanto mais importante que o valor é a constancia dentro da faixa que vai utilizar o falante. Quanto menos constante e quanto maior a diferença entre o menor e o maior valor dentro da faixa, menos inteligível será o coo podemos usar onjunto (Mais embolado)

Digamos que o bumbo toque 3 frequencias ao mesmo tempo TA, TI e TO que quando no memso tempo resultam TUMM

Quanto maior a diferença de atraso entre elas mais TA, TI, TO vai ouvir ao invez do tumm.

Entretanto podemos propositadamente estender o GD das frequencias mais baixas procurando deixar um falante mais "macio" e extenso (Ou seja enganar o ouvido) ou ao contrario para que o falante fique mais "porradão" ou seja ai entra a expertise do projetista.

[]

Sandro

Postado em

Entendi. Vc diz então que no caso da batida rápida que eu disse, a LT é estupidamente rápida, meu Visteon meio termo, e o Panther em dutada é lento? Afinal no ultimo caso se ouve muito mais o MMM do que o T e o U do TUM, supondo que os 3 casos estão com o ganho linear.

(que papo de louco heheh)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...