Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jefcanoli

Mitos E Verdades Sobre O Motor Flex

Recommended Posts

Postado em

Li no jornal de domingo e achei legal postar aqui:

MITOS E VERDADES

1) O motor flex, quando abastecido somente com álcool, demora mais para funcionar pela manhã. Qual a razão?

R) Verdade. O álcool combustível tem como característica física possuir menor capacidade de evaporação a frio do que a gasolina. Isto dificulta a formação da mistura ar combustível e a combustão na partida a frio.

2) Abastecer com 30% de gasolina e 70% de álcool melhor o desempenho?

R) Mito. Não existe vantagem aparente no abastecimento com alguma proporção dos dois combustíveis. Porém, manter uma porcentagem mínima de 15% de gasolina no tanque ajuda durante a partida a frio, principalmente no inverno.

3) Abastecer o carro por muito tempo apenas com um álcool diminui o tempo de vida de um motor flex?

R) Mito. As fábricas garantem para o motor flex a mesma durabilidade do propulsor a gasolina. Os sistemas que têm contato com o álcool, de fato um combustível mais corrosivo, são projetados para isso.

4) É aconselhável encher o tanque somente com gasolina após uma seqüência de abastecimento com álcool?

R) Mito. Não existe nenhuma recomendação nesse sentido.

7) Se a gasolina do reservatório do sistema de partida a frio acabar e o motorista não perceber, isso pode prejudicar o motor ou o sitema de injeção?

R) Verdade. Nesse casso o veiculo poderá apresentar dificuldades durante a partida quanto se utiliza álcool e o motor está frio.

8) O cálculo que indica qual o combustível mais viável na hora de abastecer, é uma regra para todos os carros equipados com o sistema flex?

R) Verdade. O motorista deve chegar ao posto e verificar os preços das bombas. Então, basta dividir o preço do litro do álcool pelo litro da gasolina. Se o valor ultrapassar a 0,70, o motorista deve optar pelo derivado de petróleo. Abaixo de 0,70, use álcool.

9) O primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina, para evitar problemas de partida?

R) Mito. Desde o início de sua vida útil, o motor pode funcionar tanto com gasolina quanto com álcool.

10) O carro só pode ser abastecido com gasolina ou com álcool, para evitar falha do motor?

R) Mito. O sistema é projetado para funcionar com os dois combustível. Falhas, quando acontecem, estão relacionadas à má qualidade do combustível, como o excesso de água no álcool. Convém abastecer apenas em postos de confiança e, na dúvida, pedir um teste de qualidade. O posto é obrigado a fazê-lo.

11) A substituição de álcool por gasolina, e vice-versa, deve ser feita gradativamente?

R) Mito. O gerenciamento do motor é eletrônico, e o sistema é programado para instantaneamente reconhecer o combustível.

* Fonte: Jornal Folha de Londrina

* Respostas obtidas junto a Bosch do Brasil, Magnetti Marelli e General Motors do Brasil

Postado em

eu ja tinha ouvido um lance do módulo 'viciar' no mesmo combustivel, por exemplo, se eu andar muuuito tempo somente com alcool, e resolver abastecer com gasolina, o carro apresentar algumas falhas, engasgos etc, ja ouvi umas 2 ou 3x isso.... alguem com carro flex aih confirma a historia??

Postado em

rodo de flex desde 1997. quando conveti meu mile elx carburado pra alcool.

so nao concordo com essa regra do 0,7. acho que cada um deve medir como seu carro se comporta com os combustiveis.

Postado em

A única coisa quanto a abastecer com álcool ou gasolina é que o motor se calibra automaticamente para um e para outro e, para detectar qual combustível (ou mistura) está sendo utilizado, deve-se consumir a quantidade que fica na linha de combustível, o que dá talvez uns 10 km. Ou seja, estava com gasolina e mudou para álcool, é recomendável andar uns 10 km para que a gasolina da linha seja consumida e o motor reconheça o álcool. Caso contrário, haverá dificuldade na partida depois que o motor esfriar. Disseram isso na concessionária e eu comprovei na prática.

Postado em

o bom desse topico eh q serve pra fazer uma pa de engraçadinhu metido a besta.....a NAO falar assim:

eu conheco motor flex....e nao pode fazer isso pq pipipi popopo......

como eu jah vi muitos mecanicos dizerem......e manda troca tudu q tem direito

muito bom o topico.....

seria bo mcoloka esse topico em destake

Postado em
o bom desse topico eh q serve pra fazer uma pa de engraçadinhu metido a besta.....a NAO falar assim:

eu conheco motor flex....e nao pode fazer isso pq pipipi popopo......

como eu jah vi muitos mecanicos dizerem......e manda troca tudu q tem direito

muito bom o topico.....

seria bo mcoloka esse topico em destake

:+1

Muito bom tópico mesmo, me ajudou a tirar algumas dúvidas :legal:

Merece destaque.

Postado em

realmente mt bom o topico

mesmo pq tem q parar com tanto mito tonto e tem gente q ainda acredita

qt a mediçao eu acho q deve ser feita em cada veiculo

esse negocio de 0,7 no meu por exemplo é furado

no alcool o meu faz 9,5 a 10 na cidade

e entre 11 e 12 na estrada

com gasolina sozinho faz 10na cidade e 13 na estrada

Postado em

Merecido destaque!!! :legal:

-----------------------------------------------------------------

O "gobierno" está fazendo esse "esforço" de o pessoal "dividir o preço da cana pelo preço da gasolina", só para FORÇAR os usineiros a baixarem seus preços...

MAs isso não terá vantagem alguma para nós.

O "gobierno" deveria "MODERAR" as fontes de energia/combustível num país grande como o nosso e sem ferrovias.

O custo com transporte no Brasil é UM ABSURDO.

:(

Postado em
Merecido destaque!!! :legal:

-----------------------------------------------------------------

O "gobierno" está fazendo esse "esforço" de o pessoal "dividir o preço da cana pelo preço da gasolina", só para FORÇAR os usineiros a baixarem seus preços...

MAs isso não terá vantagem alguma para nós.

O "gobierno" deveria "MODERAR" as fontes de energia/combustível num país grande como o nosso e sem ferrovias.

O custo com transporte no Brasil é UM ABSURDO.

:(

:+1

Bom msm

Aproveitando e a questão do chip pouco antes da chegada do Flex, alg sabe quais problemas apresentam após certo tempo de uso, tenho um Palio 1.5 com chip e bomba de gasolina já foi pro saco, será que é por conta deste chip ? [o_]

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...