Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Romu

[imagem]gráficos Bassbox...

Recommended Posts

Postado em

Comecei a brincar com o Bassbox aqui em casa, resolvi não fazzer outra caixa para o MTX ainda, mas sim melhorar a minha caixa atual para aproveitar melhor meu set de graves.

Bom, os equipamentos são:

- Sub: MTX T9515-44 / 1000 Rms

- Amplificador: Soundigital SD2300.1 / 2300 Rms @ 2 ohms

- Caixa: Dutada MDF 20mm, 68,8 Litros totais, dutos 4" comprimento a decidir ainda.

Estes são os gráficos que consequi com os dutos com 58,2 cm cada.

graficos5ul.th.jpg

Conto com a ajuda dos experts em simulação para análise dos gráficos.

Valeu amigos. :legal:

Postado em
me diz uma coisa.: o bassbox é melhor ou inferior ao winisd?

Bom Fabio, eu não sou o cara mais indicado para analisar os 2 softwares, mas achei o Bassbox muito mais fácil de utilizar, têm em seu banco de dados a maioria dos falantes do mercado, inclusive os da Bravox e Selenium, isso realmente ajuda muito !!! :legal:

Postado em
Gente da uma força aí para o Romu que é gente fina e ta tentando ajustar esse sub miniatura. []-[]

Valeu pela força Fernandão !!! []-[]

Postado em

Tenho muito medo desse sub em dutada. Acredito fielmente que a simulação vai dar menos efeito funcional que o teste prático.

Eu pegaria um pedação de PVC e iria cortando pra fazer os ajustes.

Esse sub em selada é punk...em dutada chega a ser monstro mesmo.

Postado em
Poe logo 3 intão!

Porquê 3 ? O.O o que melhoraria na minha configuração ?

Acredito que 2 4" já tá bom, o que preciso é que analisem os resultados nos gráficos !!

Notem que o Fb da caixa está igual ao Fs do Sub, acho que isso deve ser importante não ? :unsure:

Postado em
me diz uma coisa.: o bassbox é melhor ou inferior ao winisd?

Melhor... bem melhor.

Ok... se seu objetivo for um grave forte mesmo, tá bom. Agora, vai ficar um grave estranho... ruim mesmo pra música, pois o pico em 50Hz é alto demais, e junto com o ganho de cabine... bom, seu baixista vai perder 2 cordas ao menos... hauhauhauhauhauhau.

Postado em

Romu, qual o objetivo da tua caixa?

Como o Kleber falou, deve estar com uns 6dB de pico. Muita coisa.

Posta um gráfico mais nítido.

Postado em
é...dizem que esse sub é complicado....selada deve ficar forte e mais musical

Realmente Lucas o sub é complicado mesmo, mas isso é que é gostoso, hehehe

Não sei porque mas tenho uma enoorme resistência a caixas seladas, mesmo assim aqui são gráficos em seladas:

Vermelho: 46,7 Litros

Laranja: 70 Litros

imagem9mh.th.jpg

Para visualizar malhor clica na imagem e depois quando abrir no imageshack, clique novamente para ampliar e mostrar em tela cheia.

E agora ? t^na maior dúvida faço uma caixa selada mesmo ?? :pirou:

Postado em

Na minha selada de 70L eu fiquei bem mais feliz! Ainda havia um pico lá pelos 60Hz mas era bem pouco (ainda chato mas menor que na dutada); pra ouvir normalmente (música) dava pra arriscar brincar com atenuações no sub e através do TA e fficava bem interessante.

Na dutada...vixx, pelo menos a do manual era muito forte, mas pra SPL quase puro.

Se morássemos mais perto eu te mandaria minha caixa pra você testar.

Postado em
Na minha selada de 70L eu fiquei bem mais feliz! Ainda havia um pico lá pelos 60Hz mas era bem pouco (ainda chato mas menor que na dutada); pra ouvir normalmente (música) dava pra arriscar brincar com atenuações no sub e através do TA e fficava bem interessante.

Na dutada...vixx, pelo menos a do manual era muito forte, mas pra SPL quase puro.

Se morássemos mais perto eu te mandaria minha caixa pra você testar.

Valeu NOISESTEEL, sua caixa selada com 70 Litros era uma máquina mesmo, ví os vídeos que fez. Mas diz uma coisa, eram 70 Litros totais ou livres ?? Porque seu sub ficava dentro da caixa certo ? ele ocupa 7,9 Litros se não me falha a memória.

Valeu pela proposta, se tivesse mais perto com certeza usaria sua caixa com maior honra. :rever1:

Abraços :legal:

Postado em
Opa, era 70L totais.

Essa que simulei, a laranja nos gráficos é 70 Litros totais porém livres, pois vou continuar usando o sub montado invertido (com a bunda de fora, hehe), então deve descer mais um bocadinho que a sua, né ??

Valeu NOISE. :legal:

Postado em
Essa que simulei, a laranja nos gráficos é 70 Litros totais porém livres, pois vou continuar usando o sub montado invertido (com a bunda de fora, hehe), então deve descer mais um bocadinho que a sua, né ??

Valeu NOISE.  :legal:

Rapaz..sabe que não sei mais se tem 70L :huh: . Estou sem nada que possa medir a caixa direitinho (usei o "método palma") mas muito provavelmente tem mais de 70 litros.

No seu caso, tudo leva a crer que deva descer bastante sim.

Vou tentar achar uma fita métrica e já edito aqui.

EDIT: Usando uma fita métrica em decomposição, cheguei a 78,8L internos.

Postado em

Valeu NOISE.  :legal:

Rapaz..sabe que não sei mais se tem 70L :huh: . Estou sem nada que possa medir a caixa direitinho (usei o "método palma") mas muito provavelmente tem mais de 70 litros.

No seu caso, tudo leva a crer que deva descer bastante sim.

Vou tentar achar uma fita métrica e já edito aqui.

EDIT: Usando uma fita métrica em decomposição, cheguei a 78,8L internos.

Então é isso, mais ou menos 70Lts livres, hehehe.

Acho que vou de selada então.

Postado em

Não sei porque mas tenho uma enoorme resistência a caixas seladas,

entendo vc! tmb era assim ate ir para o encontro em SP e escutar um JL 12w6 em selada....

agente ta acotumado a escutar aqui um Street Bass de 15' numa selada de 10l...e acha que toda caixa selada vai deixar o falante batendo seco....

mas tem falante em selada que desce uma barbaridade!!! OpO

Postado em

Bem resolvi, vou fazer uma caixa selada com 79,1 Litros, quais estarão livres pois o falante será montado invertido.

Abaixo alguns gráficos da selada com 79,1Lts em comparação com a caixa dutada atual de 68,8 Lts / 2 dutos de 10 x 60 cm.

graficosseladadutada7do.th.jpg

Bem melhor não ? O que possso esperar de diferença, pela análise dos gráficos ?

Valeu :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...