Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

diego.yanez

Panther 8" + Visteon 5" + Ab4100 - Impressões

Recommended Posts

Postado em
Cara, acho que você deve ter andando no meu carro e eu nem sabia...

UUUUUUUUUUUUUUUUUUI...

:P trink4.gif

Putz! É verdade...tenho que me cuidar pra não ficar assim de forma permanente.

Uffa! Passou ;)

Postado em

Acho que isso explica um pouco a dureza do sub...

Simulei caixas de 25 litros (que é a que vc usa e a que eu usava, antes da LT), com diferentes sintonias. Em laranja está a sua caixa, com um "leve" pico de 3,5dB e F3 em 37Hz, de acordo com o duto de 3" x 25cm, que sintoniza a caixa em 42Hz.

Em amarelo está a caixa com os mesmos 25 litros com duto de 3" x 50cm que equivale a um duto de 2" x 22cm que eu usava (soprava). F3 em 32Hz, e aparentemente plano (passei no RTA e tinha leve pico (1dB) em 31Hz.)

Aqui destacando o volume da caixa + sintonia dada pelos dutos

pantherdiego16zo.th.jpg

Agui o comprimento dos dutos:

pantherdiego24hr.th.jpg

O problema seria contornar a excursão, mas considerando as gravações normais que têm média de -9dB, não seria um problema.

Sugiro aumentar o duto para 3" x 45 ou 50cm, e ver como se comporta esse pico. Ele está com 80% da culpa do "mono-nota".

[]

Doug

PS: po*** de Imageshack. Daqui a pouco eu atualizo esta msg com os gráficos postados!

Postado em

Um pequeno detalhe que faz toda a diferença:

Vc por acaso, sequer ou pelo menos, por um segundo chegou a ouvir o carro do Guijs, do Mdiana e cia? Pq se ouviu eu sei a causa de vc mal instalar o som e já estar com vontade de trocá-lo!!

ps: Lembre-se que para trocar tudo isso aí que vc tá falando, como rca, sub, amplificador e kit 2 vias vc vai ter que gastar simplesmente o dobro ou mais do que vc já gastou até agora....se brincar só o kit já fica no preço do seu som...

abraços

dj_vini

Postado em

É... realmente, ouvir carros que estão muito acima dos seus equipamentos é fróids...

Me lembrando quando, de repente, chega o Giovanni e seu Clio e ele me faz uma audiçãozinha...

PQP... só não dava pra cair pra trás porque tava sentado no banco.

Postado em

Calma gente, a "única" coisa que ouvi foi o kit MBQ do Arisa na parati, isso com o sub desligado (descobri pagando o puta mico de falar "nossa, bom o som desse JL né"). Mas não estou nem considerando o som dele como referência não.

Quanto a caixa... não acho que vou mexer nessa de fibra não. Posso até pensar em mandar fazer de MDF, e aí já testar ela com o duto de 2" pra ver se fica bom. Mas nada disso tããão cedo! hehehe.

Esse fds vou me dar um tempo pro som. Vou configurar direito a correção de tempo dos canais, principalmente do sub, o crossover e até o EQ. Estou pensando em tentar corrigir esses 3db de pico no EQ, pra ver se melhora. Valeu homem trabalhando pelo gráfico!!! Isso deve me ajudar a configurar o som um pouco melhor!

Fiz o post mais pra dizer umas primeiras impressões de um sistema de entrada, e barato. Acho que pode ser usado pelo pessoal que quer começar um sistema ou que tem dúvidas sobre alguns dos produtos que eu usei. Afinal de contas, é um sistema de R$ 900 entre KIT AMP e SUB (e que pode ser de 750 se usar Bravox CSB).

Enfim, estou fazendo o tópico mais pra deixar (mais) um relato de um som feito com pouca grana, mas de bom custo benefício, junto das impressões. Já tirei as fotos do conector do iPod, só vou ficar devendo as fotos da interface, que é algo de uns 12x12x3cm mais ou menos (pelo que me lembro) que está preso com velcro por dentro do painel, atrás do porta-luvas.

Se alguém quiser ver mais alguma foto, só pedir que eu providencio! Pode até ser a foto do Robinho (apelido carinhoso do meu pretinho de Santos) a 180 hehehe.

Edit: Trabalhador, nessa simulação sua, com os dois gráficos juntos (do meu atual, e do duto de 2"x22cm) você tem como mostrar o gráfico de sopração? Aproveitando sua boa vontade e que já está com tudo pronto aí :P;)

Postado em
Edit: Trabalhador, nessa simulação sua, com os dois gráficos juntos (do meu atual, e do duto de 2"x22cm) você tem como mostrar o gráfico de sopração? Aproveitando sua boa vontade e que já está com tudo pronto aí :P;)

Vixe... não salvei os gráficos, mas posso refazer... posto daqui a poco!

Vou ver se coloco também o de excursão! :legal:

Postado em
O problema seu é definitivamente o grave. Não sei se vc viu a curva de resposta do PanTHer no site da Keybass antes de comprar, mas ele é sim um sub picudo. E o pico é numa frequencia relativamente alta, e como é de 8", não desce mto. Por isso a impressão de ser "seco e duro". Ele deve ser o causador do efeito mono-nota que você esta sentindo, ou então é o duto. Para melhorar, vê se não dá para aumentar o comprimento do duto. Se não melhorar ainda, vai ter que comprar um sub mais plano... Tipo um UXP 10" por exemplo. O Visteon 12" eu vou ser cobaia em 18 dias e contando! :)

Panther picudo em altas?

Não tenho esse problema, aliás o pico do grave está em 55 hz (com a ajuda do corsa Bass Boost hehe), o duto tem 3 pol e pouco mais de 30 cm .Ainda penso em colocar pelo menos mais uns 15 cm pra suavisar um pouco, pq resposta plano no corsa é meio utópico.

Panther não desce nada?

Olha... não sei onde vc ouviu isso... mas, como todo o som depende de projeto isso não foge a regra. (até bomber one com projeto bem executado engana os desavisados :rolleyes: )

O meu em caixa de 27 lts desce mais que muito sub de 15... (claro estamos comparando alhos com bugalhos) o do working man então nem comento...

Na questão de SPL, estou com 2 de 8" e não passo vergonha não (soundworks aquele dia do churras estava tocando apenas 1 mesmo, tem que ouvir agora).

Depois de alguns dias de bass test e muito hip hop e black com certeza o sub vai estar diferente!

Mas é aquele negócio, ele nunca vai ser SQ total e muito menos SPL, ainda mais com apenas 1. Para o dia dia acho mais do que bom!

Ps: palavra de quem tem 2 deste a mais de 4 meses.

Postado em

Segue abaixo os graficuzinhos de sopração e arremesso de cone.

Recomendo não joselitar no volume se tiver coisa muito forte abaixo de 25 Hz (Climeira chato :P) sob riscos de danos (excursão maior que os 11mm de Xlim):

Velocidade do ar no duto x freq.

pantherdiego49sg.th.jpg

Excursionamento x freq.:

pantherdiego38ha.th.jpg

Aumentando o tamanho do duto, diminui-se também a possibilidade de sopro. O problema maior é colocar estes 45 ou 50cm de duto dentro da caixa. :(

Mais alguma coisa que eu possa ajudar?

Quando vc cola em Sampa???

Postado em

Recomendo não joselitar no volume se tiver coisa muito forte abaixo de 25dB sob riscos de danos (excursão maior que os 11mm de Xlim):

Não seriam 25 Hz? :P

Postado em

Recomendo não joselitar no volume se tiver coisa muito forte abaixo de 25dB sob riscos de danos (excursão maior que os 11mm de Xlim):

Isso, Isso, Isso... :P

Postado em

Isso, Isso, Isso... :P

Valeu trabalhador!!!

Talvez eu venha a fazer uma caixa de MDF (provavelmente by Advance) pro Panther, acho que apesar de ocupar mais espaço ela vai ser mais fácil de tirar em caso de viagens... mas isso provavelmente vai ser coisa pra não tão cedo, aí posso até pensar em fazer o duto de 2" como teste.

O duto dessa minha caixa antes era de 45cm, mas o sub não subia nada. Como a sintonia ficou muito baixa, ficava um vale entre o sub e o kit (instalado na porta).

Quando vou pra sampa? Quando tiver um encontro, quem sabe! hehehe. Vamos ver!!

E quanto ao iPod, tirei as fotos, mas acho que vou fazer um post só pra isso, pro pessoal interessado em colocar iPod no carro. Eu coloquei porque trouxe dos EUA, paguei uns 220~250 reais no adaptador, mas se fosse pra pagar os 600 que cobram aqui não colocaria! A qualidade do áudio eu acho melhor que se gravar CD com as músicas, mas não melhor que CD original, claro. Enfim, no tópico eu coloco todas minhas impressões sobre o áudio do iPod!

Abraços a todos!!!

Postado em

Não me lembro do gosto dele, mas se for voltado pra Hip Hop e Black, tem que ir de UXP mesmo. Mas se a busca for por velocidade, como a minha, toh pra achar sub melhor custo-benefício que este.

Postado em

Quem gosta de ouvir bastante rock e música eletrônica é difícil não gostar do Panther. Agora se seu gosto já é mais inclinado pra HipHop, infelizmente escolheu o sub errado.

O duto dessa minha caixa antes era de 45cm, mas o sub não subia nada. Como a sintonia ficou muito baixa, ficava um vale entre o sub e o kit (instalado na porta).

Vc não está confundindo pico de respota com a questão do sub "subir"? É muito provável que vc estava sentindo a deficiência do Visteon que não é muito adepto dos graves e a caixa "picuda" mascarou esse vale, qual foi o preço? Sub seco mono-nota.

Vc está cortando o sub pelo player? Qual o corte?

Postado em

Eu nem perdia tempo esquentando a cabeça com esse sub.

O duto dessa caixa foi acertado ao gosto do dono. Começou com uma sintonia bem mais baixa, mas ai não tinha a força e o impacto desejados.

Esse sub não serve p/ vc.

Mais negócio ir levando, e ai quando der p/ pegar um sub melhor, instalar e mandar fazer a caixa de mdf(não que a de fibra instalada no seu carro seja ruim, mto pelo contrário).

Fato: esse sub é mono nota. Já escutei trocentos, em trocentos carros, com trocentas receitas, e o resultado é o mesmo, grave de uma nota só. Ou seja, não é um falante musical.

Phanter é custo x beneficio, sub barato e que pede pouco volume na caixa para dar um grave relativamente fortinho.

Nada mais.

Eu não teria um no carro e não recomendaria para ng que tivesse alguma pretensão a mais do que escutar pop, rock e uns tunts tunts gastando pouco e economizando espaço na mala.

ps. crasher aki

Postado em

É gente.. calma, vamos dar tempo pro sub amaciar pra ter alguma noção! Enquanto isso vou tirando dúvidas aqui pra pensar num UP futuro, quem sabe..

Já ouvi dizer que o UXP 10" toca muito bem na mono do Banda 5.0 (240W RMS @ 4 ohm 14,4vcc). Minha dúvida é saber se alguém já ligou um na bridge do AB4100 (220W RMS @ 4 ohm, não sei qntos V)! Se toca, seria uma boa experiência pra daqui um mês, quem sabe, um UXP de 10".. Pelos comentários do povo é um sub que se encaixa mais no que eu quero!

Uma outra coisa que eu gostaria.. Alguém sabe de um sub importado que atenda as minhas expectativas? Do mesmo custo, ou talvez até um pouco mais, que um JL 10W0 (esse me atende?). Tenho extrema facilidade pra trazer produto dos EUA, por isso estou perguntando..

Postado em

Se a facilidade de trazer coisas dos EUA for tão grande assim, põe um 12W0 na mala pra mim tb! :P

Se não, em algumas semanas eu vou desbravar mais um candidato:

http://euro.evisteon.com/techspec.cfm?prod...FTOKEN=79724113

Aparece nuns encontros quando eu tiver com o sub acertado que eu canso de mostrar pra quem quiser. (ui)

Climeira: já ouvi a dutada antiga do working man, a LT atual e a dutada do Caquito. Nos 3 casos eu ouvi missão impossível ("música de referência" :lol:) e nem um surdo vai me dizer que as duas notas mais graves do tema tocam com a mesma força que a central e as duas mais agudas. Isso eu chamo de não descer e mono-nota.

Obs: meu E2K era o contrário, não tocava as duas notas de cima hehehe.

Postado em
Uma outra coisa que eu gostaria.. Alguém sabe de um sub importado que atenda as minhas expectativas? Do mesmo custo, ou talvez até um pouco mais, que um JL 10W0 (esse me atende?). Tenho extrema facilidade pra trazer produto dos EUA, por isso estou perguntando..

10W0 tá de excelente tamanho.

Sub muito musical, bastante diferente do que vc tem hoje.

É um sub onde o contra-baixo parece um instrumento musical, pelo menos...

Postado em
É gente.. calma, vamos dar tempo pro sub amaciar pra ter alguma noção! Enquanto isso vou tirando dúvidas aqui pra pensar num UP futuro, quem sabe..

Já ouvi dizer que o UXP 10" toca muito bem na mono do Banda 5.0 (240W RMS @ 4 ohm 14,4vcc). Minha dúvida é saber se alguém já ligou um na bridge do AB4100 (220W RMS @ 4 ohm, não sei qntos V)! Se toca, seria uma boa experiência pra daqui um mês, quem sabe, um UXP de 10".. Pelos comentários do povo é um sub que se encaixa mais no que eu quero!

Cara, bota o 10w0 em uma selada grandinha que ele desce relativamente bem e pode ser cortado alto sem perigo de embolar. Acho que acompanharia bem seu visteon 5'' na porta.

E outra, com esse JL numa selada acho que vc poderia jogar a bridge do seu AB4100 sem problemas... é só regular direitinho e não ligar o LOUDNESS HIGH, MX ULTRA e MAGNA BASS... hehehe

Postado em

Eu não trocaria o AB por um banda, NUNCA..

Pode ser bom pra sb, mas pra estereo não vai ficar legal..

O Sub pega um JLW3 dos EUA e fiquei feliz..

Enquanto ao modulo, Wharf ou JVC são as melhores pedidas..

Abraços..

Postado em

Climeira: já ouvi a dutada antiga do working man, a LT atual e a dutada do Caquito. Nos 3 casos eu ouvi missão impossível ("música de referência" :lol:) e nem um surdo vai me dizer que as duas notas mais graves do tema tocam com a mesma força que a central e as duas mais agudas. Isso eu chamo de não descer e mono-nota.

:legal:

Preciso pegar essa música de referência hehe!

Uma coisa posso te dizer, antes de acertar o delay do Alpine existia um cancelamento absurdo entre 75 e 85 hz. Não está nem em 60% mas está infinitamente melhor do que quando estava com o pioneer onde eu só contava com a inversão de fase como regulagem. Agora meu visteon de 5 largado mal e porcamente na porta, coitado... som magrinho magrinho! rs

Postado em

:legal:

Preciso pegar essa música de referência hehe!

Uma coisa posso te dizer, antes de acertar o delay do Alpine existia um cancelamento absurdo entre 75 e 85 hz. Não está nem em 60% mas está infinitamente melhor do que quando estava com o pioneer onde eu só contava com a inversão de fase como regulagem. Agora meu visteon de 5 largado mal e porcamente na porta, coitado... som magrinho magrinho! rs

Realmente melhorou e muito seu som ...

E sei lá viu ... Eu gosto do Phanter , é um sub que segura a barra , não é tão ruim assim meu ...

Uma Nota só ??? Poxa num acho !

Mais não quero interfirir na conversa de vcs não !

Postado em
Fato: esse sub é mono nota. Já escutei trocentos, em trocentos carros, com trocentas receitas, e o resultado é o mesmo, grave de uma nota só. Ou seja, não é um falante musical.

Vc ouve uma nota só. <_<

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...