Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Bomba elétrica?

Recommended Posts

Bom, eu tenho um fiesta 98 com motor 1.0 Endura ( :( ), e 117 mil kms rodados. bem, sei que o bicho é fraco... é manco das 4 rodas, ainda mais com DH pesando...

 

Mas uma coisa sempre me incomodou: Ele não me deixa esticar as marchas. Parece ridículo, mas se eu esticar a 3a, ele chega a 60 e empaca... simplesmente perde toda a força, te obrigando a trocar de marcha, o que numa subida íngreme é desesperador, pq ele não sobe de 4a, e a terceira só vai até 60, depois disto, o giro não sobe. Quando comprei, fiquei pensando que era pq era carro de mulher, e tal, mas já era pora ter soltado! Tá comigo a 20 mil kms e não soltou ainda.

 

De um tempo pra cá, a lenta não segura mais (o que não é constante, 'as vezes ela fica normal, 'as vezes não baixa, ficando aceleradíssimo nas trocas de marcha, e às vezes simplesmente morre toda vez que se tira o pé). Já me disseram que é o atuador da lenta, e creio que seja realmente. MAS quando se dá a partida, tenho que esperar uns segundos, bombar o acelerador, até o carro conseguir subir o giro... ele fica falhando.

 

Será que isto seria bomba de combustível que não tá dando pressão? Já limpei bicos, passei scanner, tudo aparece normal, mas ele ainda tá chato. Vou trocar o atuador da lenta, mas o problema dele manquear a partir de determinada rotação me deixa cabreiro. Seria falta mesmo? Ou será que é outra coisa? Hoje dirigi um ka com o mesmo motor, e o comportamento é beeeem diferente!

 

Se adiantar de algo, quando ele começa a ratear em giro alto, o giro não fica constante, fica variando rapidamente, dando pequenos trancos... O ka vc estica até o corte, se quiser. O Fiesta, nem em descida.,.. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Filtrode combustível pode ser... troca, começa pelas coisas mais baratas antes de trocar as mais caras.. rs.

 

Depois do filtro eu iria ver a pressão da bomba de combusta e relê da bomba.

 

Se mesmo assim der falha pode ser bico falhando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja

 

Filtro de combustivel

Regulador de pressào original (ver se a membrana não rompeu)

Va medir a pressào e vazão da bomba

 

Se não for nada dessas coisas , verifique a compressào de cada cilindro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na pior das hipoteses tb pode ser um catalizador entupido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, hoje fui de curiosidade a uma oficina... expliquei ao cara, e ele fez uns testes. O que mais me assustou foi quando ele girou toda a borboleta do acelerador, e o carro NEM SEQUER CORTOU! Não atingia o giro, mesmo sem carga!

 

Segundo ele, o ideal seria limpar o coletor, pois o do fiesta tem uma tendência a formar crosta (será?), verificar a pressão da bomba e verificar o jato dos bicos. Só que bicos já foram verificados quando eu fiz limpeza do sistema, e passaram.

 

Estou pensando em eu mesmo tirar o coletor e limpá-lo com querosene. Será que vale a pena, ou é muita zica? Aí, em casa mesmo, já trocaria os filtros (tanque e motor) de combustível, e, talvez, o regulador da lenta. Ele seria aquele motor de passo que fica no TBI? Meu carro não tem acel. eletrônico.

 

Se isto não resolvesse, aí eu pagaria pra verificar a bomba de combustível...

 

Ou será que é melhor deixar logo na oficina?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Veja

 

Filtro de combustivel

Regulador de pressào original (ver se a membrana não rompeu)

Va medir a pressào e vazão da bomba

 

Se não for nada dessas coisas , verifique a compressào de cada cilindro

Medindo a pressão na linha dá pra saber se o regulador de pressão está legal? Onde ele fica, pra eu desmontar e olhar?

 

Compressão um mecânico olhou (não mediu, mas verificou com métodos de mecânico velho... hehehehe) e disse que o motor não estava perdendo muita compressão não...

 

Se for pra abrir o bloco, não seria melhor tentar colocar as camisas, pistões e vira do endura 1.4??? :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte.

 

Compressão pode ser anel ou valvula. Se mede a compressão com um aparelho que vai ligado no lugar da vela que joga ar comprimido dentro do cilindro e indica a comrpessào.

 

Não sei como é a linha de combustivel do endura , mas a maioria dos carros que conheço , o regulador de pressão (diga-se dosador original) fica junto com a flauta de combustivel , dai vc mede a pressào e vazão da linha antes mesmo.

 

Quanto ao coletor , da um trampo desmontar , eu desmontei o do chevas ontem , mas pra quem ja ta um pouco acostumado não é nada de anormal não , so solter e apertar parafusos...

 

Seu motor de passo provavelmente não é a causa deste problema. Ele é somente uma valvula q inclusive se fecha quando a TBI esta aberta.

 

Sugiro

 

 

Se o carro não falha nenhum cilindro (vc pode conferir isso com o carro ligado e desconectando os cabos de vela ou conectores de bico) , verifique antes de tudo

 

Filtro de combusta

Pressão e vazão da bomba

 

E a primeira coisa q vc tem que ver. Tem varias outras , mas comece pelas mais provaveis.

 

PS: esse papo de sujeira no coletor e paia , sujar suja , mas não o necessário para causar este tipo de falha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maresca, o carro tá com os 4 direitinho... o giro tá "liso".

 

Ainda agora, resolvi tentar algo... tentei abrir a caixa do filtro de ar, mas ela é parafusada, e deixei meu jogo de chaves sextavadas com um amigo meu... aí resolvi soltar a braçadeira tirar aquele tubo puxar ar direto. Fui dar uma volta:

 

Em baixa, não senti grandes diferenças. Aparentemente, o tempo entre pisar no acelerador e o giro subir diminuiu, mas não sei se foi só impressão. Em alta, a coisa mudou bastante. Dei uma puxadinha de leve, estiquei a 2a, que passou de 60 tranquilo, mas não tentei levar ao corte... por volta de 65 eu troquei pra 3a, mas na hora q pisei de novo, o carro engasgou com gosto. Continuei pisando, mas havia uma fumaça escrota dentro do carro. Parei, tava saindo de debaixo do capu. Quando olhei, essa fumacinha (óleo queimado) saía de dentro da caixa do filtro. Como ali passa um pouco do óleo (que já andou pingando uma vez, mas disseram ser normal no endura), e há sensor de vazão, acho que ele queimou esse óleo, por trabalhar quente. Agora tá um cheirinho palha dentro do carro... :P

 

Bem, voltei com ele engasgando mais que velha asmática, e botei o tubo de volta. Andou normal, mas a perda de desempenho com a subida do giro é clara.

 

Acredito que ele esteja respirando mal. Tentei trocar o filtro (não sei pq, mas desconfio q o fdp do mecânico não trocou), mas o pessoal dos postos não vende nesse horário, por causa do horário de troca de óleo.

 

Há forma de medir com multímetro os sensores? Tem 2, um de vazão, e um outro, que acho que é temperatura, fica na tampa. Tirei foto, mas o cabo tá no escritório.

 

Alguma luz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huummmmmm

 

Dai a coisa muda de figura.

 

Provavelmente o respiro de oleo do motor que entra na caixa de ar (geralmente e perto da TBI) esta mandando uma quantidade um pouco auta de detrito para dentro.

 

Como vc falou que o carro esta com quase 100k Kilometros , provavelmente ja ouve desgaste de anel ou retentores de valvula.

 

Se o respiro vem para antes do filtro , provavelmente tenha entupido todo ele. Dai o problema de desempenho.

 

Primeira coisa.

 

Abre a caixa do filtro e tira ele para ver o estado

PS: Quanto tempo faz que vc não troca o filtro de ar ?

 

Passa em alguma auto peça e compra um filtro novo , deve custar uns 15 reais , troca e veja como o carro se comporta.

 

Dica

 

Se o envio de poluente pra dentro do motor esta alto , provavelmente o catalizador esta amarrando o fluxo também ! No seu lugar eu arrancaria e colocaria um cano no lugar. Na verdade eu sempre tirei os catalizadores dos carros que eu tive. Nunca deu nada com vistoria ou algo parecido e gasta em torno de 30 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...