Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

senomaR

Meu Projeto - Informações e dúvidas (Com fotos)

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, tudo bom com vcs?

Quero compartilhar meu projeto, que pretendo fazer integralmente por conta própria, desde confecção do porta-malas, até os pézinhos e passagem de cabeamento, etc.

Com o tempo irei atualizando o tópico, colocando fotos do andamento, e dos equipamentos em si.

Meu projeto conta com os seguintes equipamentos (Depois farei um desenho).

- HU:

Descrição: Mp3-Player Sony MP100X - Modelo Japones, o qual possuo já há alguns anos e adoro ele, pois nunca deu nenhum problema e toca muito bem.

Ponto negativo: Ele só possui 1 par de saídas RCA e não possui nenhuma regulagem de corte e eq. É bem simples. Pretendo troca-lo por um beeeem mais completo, mas não tenho verba agora.

- Amplificador:

Descrição: Pioneer GM-H120 - Possui 4 canais de 30W Rms e bridge de 90W Rms, sei que é pouco, mas por enquanto será somente ele para tocar o som todo.

Ponto Negativo: Não possui cross-over e nenhuma regulagem de corte de frequências, isso ficaria a cargo do HU.

- Kit 2 vias:

Descrição: Arlen Pro Carbon 6". É o kit completo com os mid-bass feitos com fibra de carbono, os tweeters com o domo de seda e o cross-over.

Ponto Negativo: Dizem que o cross dele não corta muito bem e que não suporta mais potência do que a declarada.

- Subwoofer:

Descrição: JL 10W0. Sub de 10 polegadas com uma única bobina de 4 ohms.

- Veículo:

Descrição: Ford Ka GL Image ano 2001.

Minhas dúvidas consistem no seguinte.

- Não tenho como regular corte no HU, nem no amplificador. Existe alguma forma de efetuar os cortes low-pass no bridge do Sub sem adquirir nenhum equipamento? (Estou totalmente desprovido). Se não tiver como irei efetuar a instalação apenas do kit e do amplificador, deixando o subwoofer de fora por enquanto, o que seria um pecado.

- Estou com o cabeamento mais ou menos já definido quanto as bitolas e tudo mais. Porêm me ficou uma dúvida. Pretendo aumentar o numero de amplificadores, deixando este Pioneer para o stero e adquirindo outro para um par de subs da JL (que tbm será adquirido). Posso passar já um cabo de força com bitola suficiente para alimentar ambos os amplificadores? Mesmo utilizando em somente um? Não há problema nisso né?

- Estarei utilizando cabos da Pompeia e/ou Santo Angelo. Os RCA se eu não adquirir nenhum bom custo x beneficio irei monta-los. Minha dúvida é. Preciso de cabos RCA bons para a parte do stereo e também do Mono? Ou realmente só é necessário para o stereo como venho lendo ultimamente?

Por enquanto é isso.

Muito obrigado pela ajuda de todos... :)

Postado em

fala rapaz das antiga! seguinte:

1) se nem o amp nem a HU têm corte, não tem como cortar sem adicionar por exemplo um Alpine 3342 entre eles ou um cross passivo entre o amp e o falante... o sub vai morrer em alguma frequência, mas até que isso aconteça vai tocar voz, o que fica bem feio. certeza que não dá pra dar uma apertada no orçamento? se bem que dá pra deixar do jeito que tá até vc arrumar uma HU melhorzinha, com cortes, só não vai ficar ideal.

2) não tenha dúvida que sim, é inclusive melhor, vc não vai ter que ficar mexendo na instalação mais tarde.

3) eu particularmente acho que não, basta o do stereo, do mono qualquer hurricane cuida. alguma diferença sempre dá se vc trocar, mas o nível do sistema todo tem que estar mais alto pra ela poder ser percebida.

e meu, joga os xover do carbon no lixo antes de começar o projeto ;) fazer um par de xover pra eles não vai te sair caro, não dá tanto trabalho como pode parecer e melhora muuuito o resultado.

Postado em

A solução pra vc é comprar um player com saída pra sub, e morrer numa graninha. Um Sony 5707x já tem o q vc precisa. Compra parcelado, troca, faz algo... mas sem ele, vc pode até montar algo pra ouvir no dia a dia, mas com qualidade absolutamente comprometida.

Postado em
fala rapaz das antiga! seguinte:

1) se nem o amp nem a HU têm corte, não tem como cortar sem adicionar por exemplo um Alpine 3342 entre eles ou um cross passivo entre o amp e o falante... o sub vai morrer em alguma frequência, mas até que isso aconteça vai tocar voz, o que fica bem feio. certeza que não dá pra dar uma apertada no orçamento? se bem que dá pra deixar do jeito que tá até vc arrumar uma HU melhorzinha, com cortes, só não vai ficar ideal.

2) não tenha dúvida que sim, é inclusive melhor, vc não vai ter que ficar mexendo na instalação mais tarde.

3) eu particularmente acho que não, basta o do stereo, do mono qualquer hurricane cuida. alguma diferença sempre dá se vc trocar, mas o nível do sistema todo tem que estar mais alto pra ela poder ser percebida.

e meu, joga os xover do carbon no lixo antes de começar o projeto ;) fazer um par de xover pra eles não vai te sair caro, não dá tanto trabalho como pode parecer e melhora muuuito o resultado.

Opa, valeu Supersonico (tbm antigo de forum)... hehehehe...

É, realmente seus relatos bateram mais ou menos com o que eu imaginava. fo** que no atual momento estou complicado para trocar o HU, queria pegar um bom, mas o problema é que tenho inúmeras contas para pagar nesses próximos meses... Acho que farei o seguinte, montarei toda a estrutura e utilizarei o módulo apenas para tocar o kit 2 vias. Quando eu puder trocar o player farei a instalação do Sub. Acho que seria a decisão mais acertada.

Putz, quanto a Xover do Pro Carbon, sério que é tão ruim assim? Tem idéia de algum link onde ensine a montar um que seja compatível com o mid e o tweeter? Tenho noções de eletrônica suficientes (eu acho) para montar eu mesmo, desde que tenha o diagrama... hehehe..

No mais, muito obrigado pela resposta e um abraço pra vc... :)

Postado em
A solução pra vc é comprar um player com saída pra sub, e morrer numa graninha. Um Sony 5707x já tem o q vc precisa. Compra parcelado, troca, faz algo... mas sem ele, vc pode até montar algo pra ouvir no dia a dia, mas com qualidade absolutamente comprometida.

Opa, blz Kleber???

Então.. acho que pra trocar o player será bastante complicado no atual momento. Mas sei que preciso fazer isso...

Acho que montarei toda a estrutura e cabeamento, mas deixarei apenas o kit 2 vias tocando. Depois acerto a questão do sub com o player novo... :)

O que tu acha?

Valeu, e um abraço...

Postado em

pode fazer assim sim, aí vc já vê até onde o Carbon vai descer e qdo a HU nova chegar já acerta o corte pra só dar aquele complemento.

pro xover vc pode pegar os valores em http://autosom.net/artigos/cartab.htm (o diagrama já tá lá prontinho!) e pra enrolar a bobina use as especificações do calcbob (tem na parte de programas do site), tente usar capacitores de poliéster e fio de cobre esmaltado no mínimo 18 AWG pras bobinas, SEM usar passa-alta pro midbass, que já fica bem legal.

Postado em
pode fazer assim sim, aí vc já vê até onde o Carbon vai descer e qdo a HU nova chegar já acerta o corte pra só dar aquele complemento.

pro xover vc pode pegar os valores em http://autosom.net/artigos/cartab.htm (o diagrama já tá lá prontinho!) e pra enrolar a bobina use as especificações do calcbob (tem na parte de programas do site), tente usar capacitores de poliéster e fio de cobre esmaltado no mínimo 18 AWG pras bobinas, SEM usar passa-alta pro midbass, que já fica bem legal.

Estou lendo os artigos, realmente muito bons.

Claro que tenho algumas dúvidas, acho que é normal para quem nunca mexeu com isso... heheheeh.. A parte física tranquilo, para enrolar bobinas, mexer com capacitores, até criar trilhas em circuito impresso susse... Meu problema está em calcular os valores que preciso para cada componente.. :(

Será que tu consegue me ajudar, sem querer ser chato...

Os parametros do midbass e do tweeter são esses abaixo (Segundo o fabricante):

MID - Fs: 65hz, Z: 4 ohms, QTS: 1,07, Vas: 4,81 L, Pe: 95 W RMS

TWEETER: Fs: 2 Khz, Z: 4 ohms, R.F: 2-20 Khz, Pe: 30 W RMS (c/crossover)

Eu não entendi bem como montar o circuito do cross.... Vou continuar enchendo o saco e perguntando ok?

- Terei quantos cortes com o cross-over? 1 para o tweeter e apenas 1 para o midbass? é isso mesmo? O mid-bass não teria que ser cortado em "passa-banda" tbm (2 cortes)???

- O esquema de ordem realmente não entendi. Como defino se meu crossover é de 1ª, 2ª ou outra ordem?

EDITADO: Consegui a resposta para essa pergunta neste endereço: http://www.audioespresso.com.br/cursos/div/div.htm

- Contando que tenho que efetuar os devidos cortes com os componentes eletronicos, até aí tudo bem. Mas não consigo entender em que frequencias devo cortar utilizando o FS como referência. Aliás, devo utilizar o FS como referência para os cortes correto??? Mas como?

Heheeheheh.. sinceramente, acho que estou mais confuso agora do que no ínicio do tópico.. mas faz parte do processo de aprendizado.. :D

Obrigado Supersonico... e quem quiser ajudar seria uma boa... aposto que, das duas uma, ou vai querer se aventurar em fazer um crossover por conta própria ou nunca irá se atrever... hahahah..

Abraços,

Postado em

Um diagrama de um famigerado crossover que achei na net...

crossover.gif

É mais ou menos assim que eu penso, com isso consigo montar... Porêm, chegar nos valores do indutor e capacitores é que está complicado demais para minha cabeça...

Mas vou continuar pesquisando, uma hora sai... :P

Postado em

Fala Hombreee!!!!

Quanto a instalação como já lhe disse não esqueça de chamar, estarei aí para dar uma mão com toda certeza!!!

Aliás este sábado já estaremos mechendo novamente no som do Wagon, aproveite.

Sobre os cabos RCA acredito que a grande pedida seria montá-los com os tais RGC tão comentados no fórum Hi-Fi, poderia rolar uma "excursão" hehe até a 24 de Maio a procura de bons conetores e os tais cabos.

É uma pena realmente este player não fazer os cortes enh.. Vc tambem enh... ficou tão empolgado como pioneerzinho que se esqueceu deste detalhe.

Mas já que vc pretende meter a mão na massa para ageitar estes cross, aproveite e ,monte um simples para o corte do subwoofer. pq som sem um subzinho pra dar um grave não é som hehe...

Sabe que na condição atual estou com bastante tempo aí, precisando é só avisar.

[]'s

Postado em
Fala Hombreee!!!!

Quanto a instalação como já lhe disse não esqueça de chamar, estarei aí para dar uma mão com toda certeza!!!

Aliás este sábado já estaremos mechendo novamente no som do Wagon, aproveite.

Sobre os cabos RCA acredito que a grande pedida seria montá-los com os tais RGC tão comentados no fórum Hi-Fi, poderia rolar uma "excursão" hehe até a 24 de Maio a procura de bons conetores e os tais cabos.

É uma pena realmente este player não fazer os cortes enh.. Vc tambem enh... ficou tão empolgado como pioneerzinho que se esqueceu deste detalhe.

Mas já que vc pretende meter a mão na massa para ageitar estes cross, aproveite e ,monte um simples para o corte do subwoofer. pq som sem um subzinho pra dar um grave não é som hehe...

Sabe que na condição atual estou com bastante tempo aí, precisando é só avisar.

[]'s

Opa, opa.. blz Roger?

Então cara... pode deixar que quando eu for realmente montar tanto vc quanto o Guilherme estão na minha lista de recrutas pra ajudar a beber umas cervas e montar meu sonzinho... haahahah..

Estou na idéia de fazer todo o planejamento agora em Janeiro, e montar em Fevereiro, pois só terei tempo de realmente botar a mão na massa em Fevereiro (férias)... :)

Tbm pensei em montar o RCA, estou ficando em Curitiba estes dias (trabalhando ali do lado da 24 de Maio)... Vou tentar dar uma olhada se tem em algum lugar esses cabos e os conectores...

Putz, quanto ao player foi cagada, realmente nem pensei no módulo não possuir crossover... MAs faz parte... heeheh..

E realmente, tu me deu uma boa idéia, se eu conseguir entender o esquema de montar um cross, posso fazer um low-pass bom para o sub... Quem sabe isso não de samba...

Abração procê, que agora vou dormir... semaninha puxada viu.. :banghead

Postado em

crossover.gif

É mais ou menos assim que eu penso, com isso consigo montar... Porêm, chegar nos valores do indutor e capacitores é que está complicado demais para minha cabeça...

Mas vou continuar pesquisando, uma hora sai... :P

Carlos,

Sobre os crossovers, entre no Msn para conversarmos...

neste esquema q vc passou ai de crossover acho que não seja nada complicado elaborar o cross, visto que serão um Hp com atenuação pro tweeter e um LP pros Mids, agora acho que seria necessário um BandPass pra esse mid visto que seu player não fará corte algum para tal...

não é nada difícil não... só estou meio enferrujado e tenho que reler algumas coisas pra calcular estes indutores :P ...

antes de se preocupar com isso e já sair gastando na montagem desse cross, vamos instalá-lo inicialmente com o cross original depois com mais calma trabalhar no definitivo, de início acho que só um cross mequetrefe para poder instalar o subwoofer, pq som sem grave é HORRIVEL...

Primeiro, montar estes cabos DIY, aliás este fds pensei em convocar-lhe para dar uma força na confecção duma caixa pro guilherme, assim já conversamos melhor sobre isso :legal:

[]'s

Roger

Postado em

crossover.gif

Mas vou continuar pesquisando, uma hora sai...  :P

Carlos,

Sobre os crossovers, entre no Msn para conversarmos...

neste esquema q vc passou ai de crossover acho que não seja nada complicado elaborar o cross, visto que serão um Hp com atenuação pro tweeter e um LP pros Mids, agora acho que seria necessário um BandPass pra esse mid visto que seu player não fará corte algum para tal...

não é nada difícil não... só estou meio enferrujado e tenho que reler algumas coisas pra calcular estes indutores :P ...

antes de se preocupar com isso e já sair gastando na montagem desse cross, vamos instalá-lo inicialmente com o cross original depois com mais calma trabalhar no definitivo, de início acho que só um cross mequetrefe para poder instalar o subwoofer, pq som sem grave é HORRIVEL...

Primeiro, montar estes cabos DIY, aliás este fds pensei em convocar-lhe para dar uma força na confecção duma caixa pro guilherme, assim já conversamos melhor sobre isso :legal:

[]'s

Roger

Velhinho, vamos papear no fim de semana sim, tipo, dependendo do horário é só chamar que vou lá com vcs pra fazermos a tal caixa pro guilherme sim... :)

Estou pensando em realmente não fazer esse crossover, e realmente instalar o original mequetrefe e depois fazer os cortes todos pelo player novo (aí vou precisar de um que faça isso e bem), isso quando eu pegar outro amplificador para o sub tbm, aí deixo esse modulo da pionner somente para o kit 2 vias, acho que rola... :ol

Abraço hombre, nos falamos...

Postado em

se o mid estiver bem instalado, não precisa de passa-banda, ele não vai conseguir tocar as frequências mais baixas mas não tem muito problema. quando vc comprar a HU nova coloca ele em high-pass (fazendo um passa-banda com o passivo low-pass), o que vai ser melhor do que fazer um passivo passa-alta, que na frequência que vc vai precisar vai ficar um verdadeiro monstrinho de grande.

definir ordem de corte é meio trabalhoso e demanda uma certa ciência (alinhamento também, embora vc nem esteja considerando isso por enquanto), mas pra tweeter, a menos que vc corte ele bem lá em cima, precisa ser pelo menos 2ª ordem, isso pq a excursão do domo vai dobrando conforme vai baixando a frequência, e vc não quer brincar de arremesso de domo de tweeter, tou certo? ;)

como eu falei acima, pro mid vc não precisa se preocupar com passa-alta, pro tweeter basta escolher um ponto de corte que esteja acima da Fs (eu chuto uns 3 KHz), exatamente pra vc contornar o negócio da excursão.

qto a valores de componente, pode pegar os da tabela que eu mostrei, considerando que os seus falantes são de 4 ohms, ou também tentar o programa do Silvio Sakata, disponível na parte de arquivos, que é uma calculadora de componentes, vc escolhe a frequência de corte e a impedância e ele te dá o resultado.

e vai ficar meio complicado se vc quiser fazer todos os cortes pelo player novo, vai precisar de um player com xover de 3 vias e esses não são tão baratos assim... se vc conseguir, maravilha, mas também vai precisar de um canal de amplificação pra cada falante, o que vai aumentar o custo (vc vai precisar de mais um amp pra tocar o 10W0).

Postado em
se o mid estiver bem instalado, não precisa de passa-banda, ele não vai conseguir tocar as frequências mais baixas mas não tem muito problema. quando vc comprar a HU nova coloca ele em high-pass (fazendo um passa-banda com o passivo low-pass), o que vai ser melhor do que fazer um passivo passa-alta, que na frequência que vc vai precisar vai ficar um verdadeiro monstrinho de grande.

definir ordem de corte é meio trabalhoso e demanda uma certa ciência (alinhamento também, embora vc nem esteja considerando isso por enquanto), mas pra tweeter, a menos que vc corte ele bem lá em cima, precisa ser pelo menos 2ª ordem, isso pq a excursão do domo vai dobrando conforme vai baixando a frequência, e vc não quer brincar de arremesso de domo de tweeter, tou certo? ;)

como eu falei acima, pro mid vc não precisa se preocupar com passa-alta, pro tweeter basta escolher um ponto de corte que esteja acima da Fs (eu chuto uns 3 KHz), exatamente pra vc contornar o negócio da excursão.

qto a valores de componente, pode pegar os da tabela que eu mostrei, considerando que os seus falantes são de 4 ohms, ou também tentar o programa do Silvio Sakata, disponível na parte de arquivos, que é uma calculadora de componentes, vc escolhe a frequência de corte e a impedância e ele te dá o resultado.

e vai ficar meio complicado se vc quiser fazer todos os cortes pelo player novo, vai precisar de um player com xover de 3 vias e esses não são tão baratos assim... se vc conseguir, maravilha, mas também vai precisar de um canal de amplificação pra cada falante, o que vai aumentar o custo (vc vai precisar de mais um amp pra tocar o 10W0).

Super, valeu pela explicação. Por incrível que pareça consegui entender tudo e acho que já consigo calcular os valores e definir os componentes que preciso para o cross. Acho que duranet o dia não conseguirei fazer isso, mas a noite quero fazer e postarei aqui. :)

Realmente a idéia de ter um player com recursos assim era minha meta inicial já, mas isso do meio para o fim do ano, e não quero esperar tanto assim para montar o som. Acho que, se possível farei o cross, senão manterei o cross original mesmo e do meio para o fim do ano eu arrumo a casa. Fazer o cross pro kit (e quem sabe para o sub) seria bacana principalmente para aprendizado. Acho que vou tentar fazer. Os RCA eu mesmo vou montar, acho que para o meu nível de exigência os componentes que irei utilizar estão ótimos. (Cabo KMP e conectores Santo Angelo).

Cara, mais uma vez obrigado... :)

Abração,

Postado em

Atualizado agora com umas fotinhos de alguns equipamentos... :)

Fotos do Subwoofer JL 10W0:

jl10w0.jpg

jl10w02.jpg

Foto do Kit 2 vias Arlen Pro Carbon 6":

kit.jpg

Fotos do Amplificador Pioneer GM-H120:

pioneer.jpg

aberto.jpg

espec.jpg

:legal:

Postado em

Pessoal, estou decidido a trocar o player mesmo. Andei estudando um monte de coisas, e realmente, estarei muito, mas muito limitado utilizando este player atual. Ainda verei o que vou fazer, talvez até instale como está, mas a meta é a troca do player mesmo. Vi um modelo da Kenwood que me agradou tanto no custo quanto no benefício, irei criar um post sobre o mesmo.

Valeu galera... :)

Postado em

Vc não acha o Alpine 7892 interessante? O Diana vende. Eu achei muito boa a qualidade dele. Não é completão como vc quer, mas o custo é muito bom e tem alinhamento de tempo.

Postado em
Vc não acha o Alpine 7892 interessante? O Diana vende. Eu achei muito boa a qualidade dele. Não é completão como vc quer, mas o custo é muito bom e tem alinhamento de tempo.

Opa, blz Miguel? :)

Show o player, mas quero um com MP3, infelizmente já não vivo sem... hehehe...

O que vcs acham deste player da Kenwood??? Consigo na faixa de R$900,00

Kenwood Excelon KDC-X889

http://www.kenwoodusa.com/products/ListPro...&k3=128&pr=2161

Se alguém souber de um Alpine com uma faixa de preço equivalente tbm tá valendo... :D

Abraços,

Postado em

O Crasher tava vendendo o Alpine (acho que é 9815 - verde) dele. Não sei se já vendeu. É bem completo e toca MP3. Manda uma MP pra ele. Salvo engano, ele estava pedindo 1000,00 na época. Acho que tá dentro, né?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...