Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carpehlo

BandPass 6ª Ordem

Recommended Posts

Postado em

diz ai pessoal...

estou com um carro sedan, e de acordo com alguns testes que fiz , realmente comprovei que o isolamento acustico do porta-malas , atrapalha muito na passagem do som pra cabine ....

gostaria de saber se é possivel utilizar uma caixa bandpass de 6ªordem com os dutos direcionados para os buracos do tampão...

pensei na caixa de 6ªordem por possuir os dutos na camara frontal e traseira , ficando assim o duto da camara frontal encaixado no buraco esquerdo do tampão e o da camara traseira , encaixado na buraco direito do tampão...

Meu objetivo é utilizar um NAR 10sw3 6x6ohms....ligado no bridge do AB4100...

simulei uma caixa BP6ªordem no winisd:

Camara Traseira = 45L sintonizado a 30Hz

Camara Frontal = 20L sntonizado a 65Hz

Gostaria de saber a opinião de quem ja teve , ou entende de caixas BP de 6ª....

SErá que ficaria bom num carro sedan, com um NAR ??

Abraço

Helio

Postado em
diz ai pessoal...

estou com um carro sedan, e de acordo com alguns testes que fiz , realmente comprovei que o isolamento acustico do porta-malas , atrapalha muito na passagem do som pra cabine ....

gostaria de saber se é possivel utilizar uma caixa bandpass de 6ªordem com os dutos direcionados para os buracos do tampão...

pensei na caixa de 6ªordem por possuir os dutos na camara frontal e traseira , ficando assim o duto da camara frontal encaixado no buraco esquerdo do tampão e o da camara traseira , encaixado na buraco direito do tampão...

Meu objetivo é utilizar um NAR 10sw3 6x6ohms....ligado no bridge do AB4100...

simulei uma caixa BP6ªordem no winisd:

Camara Traseira = 45L sintonizado a 30Hz

Camara Frontal = 20L sntonizado a 65Hz

Gostaria de saber a opinião de quem ja teve , ou entende de caixas BP de 6ª....

SErá que ficaria bom num carro sedan, com um NAR ??

Abraço

Helio

up

Postado em

bom não sou muito experiente com band pass, já escutei algumas sendo que apenas uma me agradou... era um sisteminha num opala com um par de bravox endurance line 10"...

não te preocupas o fato do delay dessa caixa não lhe agradar??

Postado em
bom não sou muito experiente com band pass, já escutei algumas sendo que apenas uma me agradou... era um sisteminha num opala com um par de bravox endurance line 10"...

então cara....percebi que tinha um delay alto.....

mas não sei oq fazer pra melhorar isso....o sistema que vc ouviu que te agradou tinha um delay muito alto...??

vc sabe qual era a litragem da caixa ?

abraço

Postado em

eu tenho uma band pass 4 ordem com um destroyer de 10 e ficou show muito bom e forte.agora um amigo meu fez uma para 2 de 12 da pioner esses novos e o grave ficou muito atrasado sei lá ele gosta mas eu nãO.O negócio é tirar os parametros exatos da peça.eu fiz assim e ele não se baseou no manual, acho que dá diferença para quem busca qualidade e a de 6 ordem nunca tentei e nem ouvi.

Postado em
É caixa para tocar quais frequencias(de qtos Hz até qtos Hz)?

Qual carro é?

Diz ai Crasher...blz?

então cara, eu estou usando um kit Bomber hi-end de 6" com o tweeter na coluna , e o midbass na porta tratada ...o cross desse kit é bandpass de 80Hz a5000Hz e HP de 5KHz...estou usando um AB4100 pro kit e o bridge para o sub....

meu objetivo era fazer o sub tocar frequencias abaixo de 70Hz/80Hz

o carro é um Mitsubishi Galant..

oq vc acha Crasher , qual sua sugestão a respeito....

Abraço

Helio

Postado em
eu tenho uma band pass 4 ordem com um destroyer de 10 e ficou show muito bom e forte.agora um amigo meu fez uma para 2 de 12 da pioner esses novos e o grave ficou muito atrasado sei lá ele gosta mas eu nãO.O negócio é tirar os parametros exatos da peça.eu fiz assim e ele não se baseou no manual, acho que dá diferença para quem busca qualidade e a de 6 ordem nunca tentei e nem ouvi.

Gustavo....que modulo vc esta usando pra empurrar ...??

qual o seu carro...?

Abraço

Postado em

mas não sei oq fazer pra melhorar isso....o sistema que vc ouviu que te agradou tinha um delay muito alto...??

abraço

as poucas vezes que pude escutar com calma aquele sistema não notei nada de errado... é um opala de um conhecido e segundo ele foram feitas 3 caixas até chegar no resultado que ele queria...

em compensação as outras BP que ouvi sem condição...

bom o volume das camaras sinceramente não sei... apesar que não lhe ajudariam muito mesmo...

mas pro seu sistema acho dificil encaixar uma BP que tenha um delay controlado entre 20~80HZ, brinquei com umas simulações se fosse algo abaixo dos 50~55HZ acredito que dava pra fazer algo embora com delay a ser corrigido por player amplificador, ou outro que o faça...mas ao menos um delay constante nessa faixa de resposta...

se vc preza qualidade sinceramente acho complicado com os mids somente nas portas agora se for pra um spl até utilizaria sim...

simule aí: camara 1 com 36litros e sintonia 30 e camara 2 30 litros sintonia 67hz...

veja o que vc acha não queira uma resposta extremamente plana pq vc vai ter ganho de cabine e muito mais coisas q influenciarão e pra equalizar isso só passando num rta...

Postado em

abraço

as poucas vezes que pude escutar com calma aquele sistema não notei nada de errado... é um opala de um conhecido e segundo ele foram feitas 3 caixas até chegar no resultado que ele queria...

em compensação as outras BP que ouvi sem condição...

bom o volume das camaras sinceramente não sei... apesar que não lhe ajudariam muito mesmo...

mas pro seu sistema acho dificil encaixar uma BP que tenha um delay controlado entre 20~80HZ, brinquei com umas simulações se fosse algo abaixo dos 50~55HZ acredito que dava pra fazer algo embora com delay a ser corrigido por player amplificador, ou outro que o faça...mas ao menos um delay constante nessa faixa de resposta...

se vc preza qualidade sinceramente acho complicado com os mids somente nas portas agora se for pra um spl até utilizaria sim...

simule aí: camara 1 com 36litros e sintonia 30 e camara 2 30 litros sintonia 67hz...

veja o que vc acha não queira uma resposta extremamente plana pq vc vai ter ganho de cabine e muito mais coisas q influenciarão e pra equalizar isso só passando num rta...

Fala RogerCWB,

simulei a caixa que vc falou.....

li uma vez no forum que o delay pode ser todo ele "alto" , oq não pode haver é uma diferença maior que 10ms entre o ponto mais alto e mais baixo....

sua caixa ficou entre esses parametros, então creio que não havera problemas com delay....

mas oq fiquei meio em duvida em duas coisas:

1-) esse pico de 4,5Db a 65Hz , não ira atrapalhar visto que ainda haverá o ganho da cabine..?

2-)gostaria que a caixa descesse bem , nada muito absurdo e tb nada hi-fi...será que rola dessa caixa descer um pouco mais dentro do carro...?

Roger, não estou duvidando da sua caixa e suas ideais....só estou fazendo essas duas perguntas acima, por realmente não entender nada de caixa BandPass 6 ordem.....e por querer aprender um pouco mais a respeito.... :legal:

Abração

Postado em
Fala RogerCWB,

simulei a caixa que vc falou.....

li uma vez no forum que o delay pode ser todo ele "alto" , oq não pode haver é uma diferença maior que 10ms entre o ponto mais alto e mais baixo....

sua caixa ficou entre esses parametros, então creio que não havera problemas com delay....

mas oq fiquei meio em duvida em duas coisas:

1-) esse pico de 4,5Db a 65Hz , não ira atrapalhar visto que ainda haverá o ganho da cabine..?

2-)gostaria que a caixa descesse bem , nada muito absurdo e tb nada hi-fi...será que rola dessa caixa descer um pouco mais dentro do carro...?

Roger, não estou duvidando da sua caixa e suas ideais....só estou fazendo essas duas perguntas acima, por realmente não entender nada de caixa BandPass 6 ordem.....e por querer aprender um pouco mais a respeito.... :legal:

Abração

bom só fiz essa simulação, pra mostrar que dá pra controlar o delay tem que mecher um pouco mais e tentar acertar tanto a resposta que vc pretende com um delay adequado...

uma idéia melhor da resposta se tem no gráfico de spl... pela simulação ela até terá uma boa resposta nas frequencias mais baixas apesar do problema do ganho...

quanto ao delay poder ser alto, é bem isso que procurei fazer simulando manter um delay sem muita variação na faixa de resposta pretendida...

Mas BP pra mim também é um mistério nunca se quer montei uma, tudo que lhe disse foi baseado nas simulações... essa caixa que simulei na prática tambémpoderia se tornar um desastre... como saber só fazendo pasmafaute

Postado em

:banghead:pirou: Eu já escutei esse teu som, nao ficou bom nao, ficou meio xoxo, e esse teu módulo tu já queimou milhares de vezes....até o falante já foi pra arrumar..a tua caixa ta toda mal arrumada, com dutos caidos etc...ve se leva num cara que entende de som..pq tu nao sabe muito..já queimou até o audio art.. tsc tsc tsc :rolleyes:

Postado em
Gustavo....que modulo vc esta usando pra empurrar ...??

qual o seu carro...?

Abraço

ele usa um Fosgate 250.1, que dá 500rms em 12V, e o destroyer dele é 1200rms, por isso fica xoxo o som..ta tudo mal regulada a caixa dele, e sendo que o fosgate já queimou várias vezes pq ele ligava em 1ohms achando que dava pra tocar, pq ele "acha" que entende muito de som, um nanico corno ainda por cima..hehe, mas tudo bem, o som do cara que tem dois pioneer ficou bom..escutei..band pass é legal cara..só que acho que vale mais a pena tu dimensionar uma caixa selada com litragem maior que tu terá uma resposta plana também e nao perderá delay nem DB, pq na Real a BandPass nâo funciona como na teoria, o som fica com qualidade mas nao fica alto, pra ficar alto tem que por muita potencia....abraços

Postado em
acho que usar BP de 4ª ordem seria mais adequado por gerer menor delay

olha cara se for bem feita sim..mas tem que ter potencia pra ter spl..o próprio marcelo tem um com dois sub e disse pra mim se o cara quer spl....dai nao dá..tem que ser selada..com litragem maior..dai o cara tem qualidade e uma equalização plana...abração

Postado em
olha cara se for bem feita sim..mas tem que ter potencia pra ter spl..o próprio marcelo tem um com dois sub e disse pra mim se o cara quer spl....dai nao dá..tem que ser selada..com litragem maior..dai o cara tem qualidade e uma equalização plana...abração

diz ai pessoal...

agora é pra valer mesmo, ja estou com a caixa quase pronta , mas ainda não se vai ser 6ª ou 4ª ordem....

andei refazendo umas simulações e chegei a este resultado....

Camara traseira - 51L sintonia 28Hz

Camara Frontal - 45L sintonia 65Hz

A caixa vai ficar gigante, mas não tem problema de espaço e pode com certeza servir para futuros upgrades.... :)

o pico de delay esta em 20Hz com 17ms e o menor valor de delay do grafico fica com 60Hz e 10ms.....

acho que assim a caixa não vai embolar né...visto que a diferença entre o pico e o vale do grafico é de 7ms...

O que vcs acham...?

QualityBass:

o que me chamou a atenção nessa caixa foi o SPL ...(de acordo com o WinISD)

quase 117Db em 70Hz , 115,5 Db em 50Hz...(de uma simulada)

meu objetivo não é ter carro com som estrondoso , nem com SPL extremo....

será vai faltar graves pra dentro do carro?

(não se esqueça que mudei de ideia, não vou mais usar o NAR de 300wrms , e sim o de 180w)

Abraço

Postado em
diz ai pessoal...

agora é pra valer mesmo, ja estou com a caixa quase pronta , mas ainda não se vai ser 6ª ou 4ª ordem....

Camara traseira - 51L sintonia 23Hz

A caixa vai ficar gigante, mas não tem problema de espaço e pode com certeza servir para futuros upgrades.... :)

o pico de delay esta em 20Hz com 17ms e o menor valor de delay do grafico fica com 60Hz e 10ms.....

acho que assim a caixa não vai embolar né...visto que a diferença entre o pico e o vale do grafico é de 7ms...

O que vcs acham...?

QualityBass:

quase 117Db em 70Hz , 115,5 Db em 50Hz...(de uma simulada)

(não se esqueça que mudei de ideia, não vou mais usar o NAR de 300wrms , e sim o de 180w)

Abraço

cara olha só..a de 4 ordem..eu já escutei..o grave pra dentro.é muito bom..gostoso..nao prestei muita atenção no delay....mas é bom..só que pra fora do carro..nao dá grave nenhum..muito pouco..tu tem que abrir as portas pro som sair pra fora..mas se o teu intuito é som gostoso e macio...vai fundo....e vai ajustando a caixa...testa ai..o ideal era ter uma onda plana...falow..onde tu mora meu?

Postado em
diz ai pessoal...

Camara traseira - 51L sintonia 23Hz

O que vcs acham...?

QualityBass:

quase 117Db em 70Hz ,  115,5 Db em 50Hz...(de uma simulada)

Abraço

cara olha só..a de 4 ordem..eu já escutei..o grave pra dentro.é muito bom..gostoso..nao prestei muita atenção no delay....mas é bom..só que pra fora do carro..nao dá grave nenhum..muito pouco..tu tem que abrir as portas pro som sair pra fora..mas se o teu intuito é som gostoso e macio...vai fundo....e vai ajustando a caixa...testa ai..o ideal era ter uma onda plana...falow..onde tu mora meu?

é cara acho que vou ir fazendo alguns testes mesmo....se não ficar bom a de 6ordem mudo pra de 4ordem e ja era.....

sou de SP....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...