Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

Gravações audiófilas

Recommended Posts

Bom, pelo menos o Good Stuff (nem todos os cds dele foram pela Opus3, sao 3 titulos que ele gravou por esta gravadora, que sao o Good Stuff, Just Like Love e Spirit & Blues), foi usado um microfone AKG C-24 para tudo, e em algumas faixas, foi usado um microfone exclusivo para o contra baixo (Neumann U-89). Para mixar as informacoes do microfone akg com o neumann foi usado um mixer analogico valvulado desenhado pelos engenheiros da opus3 (informacao tirada do encarte do disco, que eu tenho).

Eles geralmente colocam o microfone no que seria a 1a fila da sala de apresentacao, e gravam o som a partir dai.

Não poderia ser mais completo. Valeu Mogar. Se você acreditar, eu perguntei porque justamente tinha achado o contra-baixo muito presente e cheio para ser captado por um só microfone, mas como não conheço muito, resolvi perguntar. Confirmada a minha suspeita (estava ouvindo o Spirirt & Blues, não o Good Stuff, mas a técnica de gravação deve ter sido a mesma - excelente álbum por sinal).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso mesmo ... é POP , pq em pop se usa muito mudança de timbres de bateria , puxando o tal KIK do bumbo ...

E o famoso Trig , Trigar a bateria ... isto é : pegar a vibração da péle apartir de um sensor de vibração e mandar pra um modulo de timbres , assim pode-se misturar o som da bateria original juntamente com uma eletrônica , a Banda Angra usa esse recurso , isso eu vi pessoalmente em um show que a produtora de meu pai produziu !

Trigger pode ser feito com o próprio som do bumbo... protools é o paraíso e a desgraça da música. Num show ao vivo vc pode triggear a bateria, e até mesmo consertar as cagadas do vocalista. Isto é verdadeiro: Se a Sandy ou o Júnior pararem de cantar, automaticamente entra o playback... protools e seus addons. :blink:

Fora o afinador em tempo real que corrige até, salvo engano, meio tom de desafinação (o que não é pouco!)

Compartilhar este post

Link para o post
isso mesmo ... é POP , pq em pop se usa muito mudança de timbres de bateria , puxando o tal KIK do bumbo ...

E o famoso Trig , Trigar a bateria ... isto é : pegar a vibração da péle apartir de um sensor de vibração e mandar pra um modulo de timbres , assim pode-se misturar o som da bateria original juntamente com uma eletrônica , a Banda Angra usa esse recurso , isso eu vi pessoalmente em um show que a produtora de meu pai produziu !

Trigger pode ser feito com o próprio som do bumbo... protools é o paraíso e a desgraça da música. Num show ao vivo vc pode triggear a bateria, e até mesmo consertar as cagadas do vocalista. Isto é verdadeiro: Se a Sandy ou o Júnior pararem de cantar, automaticamente entra o playback... protools e seus addons. :blink:

Fora o afinador em tempo real que corrige até, salvo engano, meio tom de desafinação (o que não é pouco!)

mais pode dizer o que for , é artificil o pluging ... dá pra perseber ...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou perguntar para o Mogar, mas logicamente a pergunta é aberta a todos:

No CD do Eric Bibb você disse que é um mic para a banda e um separado para o baixo. E a voz? Não tem um mic para ela? Ou ele se aproxima do microfone principal? Como funciona isso nas gravações audiófilas com um ou dois microfones? A voz é captada juntamente com a banda? Não seria encoberta pela bateria por exemplo? Ainda no CD do Eric Bibb existe órgão elétrico e, salvo engano, guitarra elétrica. Como esses instrumentos são captados? São ligados a cubos amplificados e o microfone grava o som ambiente que sai desses cubos?

Agradeceria se comentassem.

Compartilhar este post

Link para o post

O trig vocal já existe faz há algum tempo já... se não me engano um dos pioneiros nessa foi os BACKSTREET BOYS (isso mesmo), mas não tenho certeza. Se não me engano a Britney também foi uma das primeiras artistas a utilizar esse recurso em show.

Compartilhar este post

Link para o post

No CD do Eric Bibb você disse que é um mic para a banda e um separado para o baixo. E a voz? Não tem um mic para ela? Ou ele se aproxima do microfone principal? Como funciona isso nas gravações audiófilas com um ou dois microfones? A voz é captada juntamente com a banda? Não seria encoberta pela bateria por exemplo? Ainda no CD do Eric Bibb existe órgão elétrico e, salvo engano, guitarra elétrica. Como esses instrumentos são captados? São ligados a cubos amplificados e o microfone grava o som ambiente que sai desses cubos?

as vozes e instrumentos, exceto o contrabaixo, sao todos captados com um microfone estereo soh.... e pra conseguir isso, os instrumentos sao posicionados de forma que a bateria nao encubra.... e bateria nesse tipo de musica o baterista vai mais suave, nao sai mandando bala..

quanto ao cd que vc esta falando especificamente, eu nao sei pois nao eh o que tenho, mas geralmente guitarras e orgaos eletricos sao ligados aos seus respectivos amplificadores como numa apresentacao ao vivo.

Compartilhar este post

Link para o post

no livreto do Genuinamente Brasileiro vol. 1 tem uma descrição legal de como cada equipamento foi gravado. na faixa 7 tem guitarra, baixo e bateria, e pra isolar essa última dos demais instrumentos, impedindo vazamento, lacraram ela num canto atrás de um jogo de biombos. achei interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

as vozes e instrumentos, exceto o contrabaixo, sao todos captados com um microfone estereo soh.... e pra conseguir isso, os instrumentos sao posicionados de forma que a bateria nao encubra.... e bateria nesse tipo de musica o baterista vai mais suave, nao sai mandando bala..

quanto ao cd que vc esta falando especificamente, eu nao sei pois nao eh o que tenho, mas geralmente guitarras e orgaos eletricos sao ligados aos seus respectivos amplificadores como numa apresentacao ao vivo.

Olha, por experiência própria (sou baterista) se você quiser extrair um som consistente da bateria tem que tocar com um certo vigor, entende? O tambor, o prato requerem uma certa força no golpe para soarem a contento. É claro que um programa musical mais suave e um bom baterista tocando controladamente ajuda. Ou deve-se recorrer a outros tipos de baqueta, como a "vassourinha" e os hot rods (baqueta composta de vários filamentos que suaviza o som). Porém essas baquetas têm som característico. Som de caixa, de ride, de tom com baqueta comum tem que golpear com uma certa pressão. E isso, mesmo tocando controladamente já seria suficiente para encobrir a voz de alguém cantando sem microfone, por mais projeção que a voz da pessoa tenha (não dá para cantar - tem que começar a berrar).

Acredito que o fato de a bateria não encobrir o cantor (e outros instrumentos) deva-se mais ao posicionamento e, como o supersônico mencionou, o uso de biombos abafadores (já tinha visto esses biombos em estúdios, super - tem uns que parecem uma tela transparente).

Compartilhar este post

Link para o post

na própria Take Five do Brubeck dá pra perceber que a bateria tá bem longe do mic (muuuuita reverberação na ambiência), é jazz, e o cara nem toca tão forte, pra vcs verem... é bem difícil de controlar, mesmo. e concordo sobre o timbre, baterista que não põe o braço inteiro atrás da baqueta não tira o mesmo som do instrumento.

difícil tá sendo achar em SP um estúdio que comporte gravação ao vivo com todo mundo na sala. o que eu gravei a demo e o disco que citei tinha tipo 4x5m e era todo acusticamente morto, já seria difícil tirar ambiência de um lugar tão pequeno, e a absorção ainda piorou tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa meu, mas esses abafadores não influem muito na hora da gravação?

Já tive a oportunidade de tocar uma bateria com esses abafadores e talz e achei que ficou muito... abafado. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive a oportunidade de tocar uma bateria com esses abafadores e talz e achei que ficou muito... abafado. :D

Não são abafadores na bateria (no tambor) e sim biombos que circundam toda a bateria, suavizando algumas freqüências (mais ou menos como se a bateria fosse colocada em uma caixa - só para exemplificar).

Compartilhar este post

Link para o post

Não são abafadores na bateria (no tambor) e sim biombos que circundam toda a bateria, suavizando algumas freqüências (mais ou menos como se a bateria fosse colocada em uma caixa - só para exemplificar).

aaaaaaaaaaaaaaaannn... táá! :D

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...